Autor Tópico: Você mudou de ideia sobre o quê?  (Lida 12330 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Você mudou de ideia sobre o quê?
« Online: 21 de Julho de 2011, 09:51:23 »
Uns anos atrás, o site Edge.org fez uma enquete com vários cientistas, filósofos e pensadores de um modo geral. A pergunta era o do título do tópico. As respostas forma em geral bem interessantes e vale a pena dar uma olhada nesse site para ver algumas. Gostaria de repetir isso aqui no CC.

E aí? Sobre o que vocês mudaram de ideia nos últimos dias/meses/anos?

Vou começar: até algum tempo atrás eu era um dos que achavam que haveria alguma base biológica para a predominância de homens sobre mulheres nas ciências exatas. Com o tempo, me convenci de que, mesmo que exista tal base, seu efeito é minúsculo e na verdade irrelevante se comparado às pressões sociais que as mulheres sofrem no ambiente de estudo ou trabalho nessas áreas. Aliás, aos poucos tenho me tornado mais feminista, no sentido de ter uma sensibilidade maior para o constante assédio e (nem sempre) sutil menosprezo que as mulheres continuam sofrendo em todas as áreas.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
Re: Você mudou de ideia sobre o quê?
« Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2011, 12:22:22 »
Recentemente perdi a determinação de agir com as pessoas da forma mais sincera possível, que era uma das coisas que eu tinha mais orgulho em mim. Parece que as pessoas querem/preferem viver em um mundo de pequenas mentiras ou deturpação da verdade do que encarar as coisas como elas são, mesmo que sejam totalmente óbvias. Isso aconteceu depois de uma grande decepção causada por essa minha sinceridade que me causou uma perda e tanto no campo das minhas relações pessoais.

Não sei se esse assunto entra na pergunta do tópico. Se for só sobre questões científicas ou sobre o conhecimento humano em geral por favor desconsidere minha postagem.

(Droga. Estou com uma dificuldade tremenda pra organizar as ideias e de expressá-las.)
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2011, 12:37:36 »
Aproveitando esse gancho de visão científica e de visão pessoal, vou tecer um comentário que mescla os dois. Estou melhorando bastante meus relacionamentos interpessoais através do estudo da psicologia. E fica bem de acordo com o meu lado nerd e analítico de me relacionar, pois ao invés de me relacionar normalmente com as pessoas (externamente é isto que ocorre) eu fico, intrapessoalmente,  fazendo análises comportamentais e de comunicação com todos.

É claro que todos fazem isto, é natural do ser humano analisar as pessoas e se espelhar nisto. Porém estou fazendo de uma maneira diferente, deixando a folk psychology de lado e entendendo melhor o seu aspecto científico, como o cognitivismo.

É muito satisfatório notar o resultado positivo através desta própria melhor interação que estou tendo. Notar até a surpresa dos demais com este avanço, o que melhora para todos  :lol:

Porém a minha maior motivação ainda é a minha experiência traumática de problemas psiquiátricos e o medo de que eu volte a ter qualquer recaída  :medo:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2011, 12:58:41 »
É claro que todos fazem isto, é natural do ser humano analisar as pessoas e se espelhar nisto. Porém estou fazendo de uma maneira diferente, deixando a folk psychology de lado e entendendo melhor o seu aspecto científico, como o cognitivismo.

É muito satisfatório notar o resultado positivo através desta própria melhor interação que estou tendo. Notar até a surpresa dos demais com este avanço, o que melhora para todos  :lol:
Sou adepto disso ...

Porém a minha maior motivação ainda é a minha experiência traumática de problemas psiquiátricos e o medo de que eu volte a ter qualquer recaída  :medo:
Interessante a sua experiência ... valeria a pena dissecá-lo depois de morto ... ainda vivo pode ser mais útil ainda ...  :oba:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2011, 13:18:22 »
Interessante a sua experiência ... valeria a pena dissecá-lo depois de morto ... ainda vivo pode ser mais útil ainda ...  :oba:
Tá viajando?  :P

:biglol:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2011, 13:20:41 »
Ok, outra questão sobre a qual mudei de ideia: eu tinha certas dúvidas se o Brasil algum dia ainda poderia apresentar indicadores sociais comparáveis aos de países desenvolvidos, pelo menos dentro dos próximos 100 anos. Nesse caso, fui convertido pelos dados: tem havido uma supreendente evolução rápida e monotônica [1] de indicadores como expectativa de vida, alfabetização, natalidade, etc. ao longo dos últimos 25 ou 35 anos. Isso nos permite extrapolar esses indicadores para supor que, dentro dos próximos 20 ou 30 anos estaremos, pelo menos nesses quesitos, próximos de países como o Canadá (sério).

[1] No sentido de uma curva que apenas cresce ou apenas decresce, sem oscilar.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2011, 13:38:54 »
Tá viajando?  :P
:histeria:

Edit: adriano, tem um site com umas dicas muito legais:
http://www.psychologytoday.com/blog/greaseless/201107/don-t-condemn-your-instincts
O site como um todo parece ser muito bom.
« Última modificação: 21 de Julho de 2011, 14:14:33 por gilberto »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2011, 16:28:09 »
Eu mudei de idéia quanto a limpeza, ante a perspectiva de que uma higienização muito profunda de um ambiente pode gerar cepas de microorganismos resistentes a sua profilaxia. 
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2011, 00:39:54 »
Há uns dez anos ou quase eu era contra a legalidade do aborto.

Em algum momento dos tempos da STR para cá eu deixei de achar trivial/inexistente o problema de qualia, falhando em enxergar sua distinção da parte de percepção sensorial e processamento.

Oscilei bastante em opiniões sobre determinismo genético sobre o que quer que se possa conceber ser geneticamente determinado, tendo passado por uma fase inicial meio "empolgada" e pouco crítica com essa perspectiva. Hoje considero que as coisas são bastante mais complexas.

Também ao longo dos anos fui bem mais esquerdista, passando por um considerável entusiasmo com o libertarianismo, num vai-e-vem que foi oscilando cada vez mais perto do "centro". Agora sou definitivamente "agnóstico" nisso tudo.

E de modo geral, daí não tem nada tão mais recente no qual eu tenha mudado significativamente de opinião, geralmente eu nem bem tenho uma opinião/idéia, tento "abrigar" todo o espectro de possibilidades, ainda que julgue uma ou outra coisa mais provável de vez em quando. Mas não chega a ser algo que se diga, "nossa, mas como ele tem uma opinião a esse respeito, meu deus".

Talvez tenha havido mais, mas há um fenômeno de que a gente inconscientemente prefere esquecer que defendeu algo que veio a considerar errado mais tarde, e dá um jeito de fazer isso, distorcendo o próprio histórico pessoal. :-/

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2011, 04:01:39 »
Ok, outra questão sobre a qual mudei de ideia: eu tinha certas dúvidas se o Brasil algum dia ainda poderia apresentar indicadores sociais comparáveis aos de países desenvolvidos, pelo menos dentro dos próximos 100 anos. Nesse caso, fui convertido pelos dados: tem havido uma supreendente evolução rápida e monotônica [1] de indicadores como expectativa de vida, alfabetização, natalidade, etc. ao longo dos últimos 25 ou 35 anos. Isso nos permite extrapolar esses indicadores para supor que, dentro dos próximos 20 ou 30 anos estaremos, pelo menos nesses quesitos, próximos de países como o Canadá (sério).

Você verificou se os dados são do tipo: "sabe assinar seu nome? então você é alfabetizado" (há tanta manipulação nesse tipo de dado que eu sempre desconfio), ou se os dados são de fato impressionantes (no caso da alfabetização)?
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2011, 01:54:31 »
Até algum tempo atrás eu era da opinião que não há necessidade em se firmar socialmente como um ateu, que religião e fé são coisas de foro íntimo, sendo totalmente indiferente a toda essa discussão.
Eu achava a campanha dos ônibus da ATEA um pouco precipitada e exagerada, assim como aquele programa do Ateus em Curitiba. Mas depois de ver as tretas da bancada religiosa tentando criar leis favoráveis as religioes, vejo que é preciso reagir, do contrário seremos vítimas de nossa própria omissão.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2011, 12:05:46 »
Me tornar ateu conta? :lol:

Bem, nos últimos dez anos eu:

* me convenci que às vezes é preciso "dar a cara a tapa" com o ateísmo, mesmo que isso ofenda muita gente;

* mudei de ideia sobre a obrigatoriedade do voto no Brasil (antes pensava que ainda era preciso que o voto fosse obrigatório);

* me tornei mais consciente que existem SIM preconceitos muito arraigados na sociedade moderna (de classe, de gênero, de credo etc.) e que a gente pode cair na armadilha de um deles se não tomar cuidado.

E não sei se conta, mas abandonei de vez a interpretação Realista da mecânica quântica.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Julho de 2011, 13:00:29 »

Você verificou se os dados são do tipo: "sabe assinar seu nome? então você é alfabetizado" (há tanta manipulação nesse tipo de dado que eu sempre desconfio), ou se os dados são de fato impressionantes (no caso da alfabetização)?

Foram dados colhidos do site do Banco Mundial, que alguem havia linkado por aqui. Não dava mais detalhes. E desconfio que avaliar até que pontos as pessoas são mesmo alfabetizadas é algo bastante difícil.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2011, 13:03:48 »
Também mudei de ideia em relação à legalização do aborto. Hoje sou a favor em todos os casos, até os 3 meses de gravidez.

Mudei de ideia uns 5 anos atrás em relação à adoção de crianças por casais homossexuais. Eu achava que a "figura do pai" era deveras importante, mas novamente os dados me convenceram que as crianças criadas por casais de gays ou lésbicas crescem OK.

Alan Watts

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Julho de 2011, 13:21:13 »
Também mudei de ideia em relação à legalização do aborto. Hoje sou a favor em todos os casos, até os 3 meses de gravidez.
Idem. Sobre o abortamento, eu já fui a contra, depois a favor da legalização, agora sou meio termo. Mas como princípio, acho que o objetivo seria chegar ao banimento do abortamento com efetivas práticas de prevenção que envolvem questões médicas e sócio-culturais.

Mudei de ideia uns 5 anos atrás em relação à adoção de crianças por casais homossexuais. Eu achava que a "figura do pai" era deveras importante, mas novamente os dados me convenceram que as crianças criadas por casais de gays ou lésbicas crescem OK.
Interessante, vou procurar me informar sobre o q vc comentou.
Eu não sou a favor da permissão da adoção por casais homossexuais nos dias atuais pq a criança poderá estar exposta a todo a discriminação que os gays sofrem. Acho que a concientização e aceitação dos homossexuais pela sociedade deveria estar em um patamar mais civilizado antes de expor as crianças no meio desse problemão. Mas como princípio, não tenho nada contra.

Offline rizk

• Nível 11
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Julho de 2011, 20:45:13 »
Ok, outra questão sobre a qual mudei de ideia: eu tinha certas dúvidas se o Brasil algum dia ainda poderia apresentar indicadores sociais comparáveis aos de países desenvolvidos, pelo menos dentro dos próximos 100 anos.

Já eu, antigamente, tinha profunda convicção de que tinha nascido na época e local errado.

Hoje em dia estou muito satisfeita com a minha sorte. Estou vendo a batalha dar frutos.

Às vezes a gente desanima. Isso da Noruega me deixou praticamente catatônica. Agora, se a reação está vindo forte assim é porque o que a gente está fazendo está dando certo. Ainda que essa esquerda que hoje governe o Brasil não seja a "minha", é a primeira vez que a gente está brigando entre si e não com o PFL e tal. Estou contente e tenho esperanças no futuro.  :lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Julho de 2011, 20:49:10 »
[...]
Isso nos permite extrapolar esses indicadores para supor que, dentro dos próximos 20 ou 30 anos estaremos, pelo menos nesses quesitos, próximos de países como o Canadá (sério).
[...]

Eu acho que não conseguiremos ficar próximos* do Canadá.

* Próximo significa, neste caso, estar na mesma ordem de valor.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Julho de 2011, 20:51:18 »
[...]
Ainda que essa esquerda que hoje governe o Brasil não seja a "minha", é a primeira vez que a gente está brigando entre si e não com o PFL e tal. Estou contente e tenho esperanças no futuro.  :lol:

E qual que é a "sua esquerda"?

De fato. Hoje não se briga com o PFL. Hoje isto é feito contra o PMDB, PR e alas do PT, e que são muito piores do que o PFL.
Foto USGS

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Julho de 2011, 07:13:44 »
[...]
Isso nos permite extrapolar esses indicadores para supor que, dentro dos próximos 20 ou 30 anos estaremos, pelo menos nesses quesitos, próximos de países como o Canadá (sério).
[...]

Eu acho que não conseguiremos ficar próximos* do Canadá.

* Próximo significa, neste caso, estar na mesma ordem de valor.

Veja por você mesmo:

http://data.worldbank.org/indicator/SP.DYN.LE00.IN/countries/1W-BR-CA?display=graph

http://data.worldbank.org/indicator/SH.STA.ACSN/countries/1W-BR-CA?display=graph

http://data.worldbank.org/indicator/SH.STA.ACSN.UR/countries/1W-BR-CA?display=graph

Alguns indicadores realmente ainda vão estar longe, como PIB per capita*, mas outros estarão próximos.

*Na verdade, vejo na minha bola de cristal um inflexão no gráfico de PIB per capita do Brasil, causada pela rápida queda na fertilidade da população.

Alan Watts

Offline rizk

• Nível 11
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Julho de 2011, 09:21:27 »
[...]
Ainda que essa esquerda que hoje governe o Brasil não seja a "minha", é a primeira vez que a gente está brigando entre si e não com o PFL e tal. Estou contente e tenho esperanças no futuro.  :lol:

De fato. Hoje não se briga com o PFL. Hoje isto é feito contra o PMDB, PR e alas do PT, e que são muito piores do que o PFL.

Sim, sim, meu amor, tudo aí dentro da sua linda cabecinha...

Toma um gatinho.

Convenhamos. O PMDB e o PR (que é a fusão do PRONA com o PL) sempre foram presentes na nossa política e cruzes que tivemos que carregar. Eles vão com a corrente, sempre foram. Olha aí a honestidade.

- É sensacional poder reclamar do Lula, que destinou só 8bi po Bolsa Família em todo o seu mandato. Que isso é um SIMULACRO de programa de transferência de Renda, é esmola, é uma desgraça. Que só no final de 2008, 9bi foram destinados pra salvar montadora de veículo e o agronegócio. E pro povo uma banana!
Mas agora EXISTE um programa, que não existia antes.
- A gente pode xingar muito porque tem um déficit animal de vaga no ensino superior e só foram criadas 14 universiadades federais durante o mandato do Lula. Embora durante o mandato dele tenha surgido o Prouni, que banca de 25% a 100% do valor da mensalidade do aluno na universidade particular, nos 4 primeiros anos de existência, beneficiou apenas 30.000 pessoas. Mas não existia prouni no mandato do Dr. FHC. E ele não fez nenhuma Universidade.
- O financiamento pra habitação cresceu, de 5bi no FHC pra 80bi no Lula. Os juros, porém, sempre os juros, são uma monstruosidade. No final de 30 anos dava pra comprar 2,5 imóveis.

Você está é surtando quando diz que o status quo ante é preferível. Ou está surtando ou está de má fé. Todos esses dados são públicos e notórios, publicados na grande mídia e tudo o  mais.

O que a pessoa da esquerda pode dizer é PORRA, o povo ganha alguma coisa, mas quem ganha mesmo são os bancos, as empreiteiras, as universidades particulares.

Aquele comunismo velha guarda de extinção da propriedade privada, esse parece que já foi. Não sei se alguém em são consciência pode propor isso hoje em dia. Agora, continua sendo necessário prover para todos os cidadãos.

E hoje isso existe, em uma escala ainda menor do que precisamos. A gente precisa expandir e fiscalizar, mas está montado e  funcionando.

E esse povo que fica aí xingando mimimimi tá ficando pras bordas. Como esses velhinhos italianos que têm saudades do Duce e tal. Bananas procês.  :no:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #20 Online: 26 de Julho de 2011, 09:25:27 »
Na época do fórum STR as discussões sobre ateismo eram as mais interessantes e eu gostava de ler e debater sobre. Hoje acho tudo um saco e não tenho mais paciência e nem dou muita importância para isso.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Skorpios

• Visitante
« Resposta #21 Online: 26 de Julho de 2011, 09:28:53 »
Na época do fórum STR as discussões sobre ateismo eram as mais interessantes e eu gostava de ler e debater sobre. Hoje acho tudo um saco e não tenho mais paciência e nem dou muita importância para isso.

Com a idade e os compromissos da vida, você vai aprendendo que o que parecia se importante antes, já não o é na mesma medida.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Julho de 2011, 09:34:21 »
Foi bom você ter lembrado, Skorpios: mudei de ideia sobre debater com trolls. Hoje eu só os ignoro, na maioria das vezes. :)

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #23 Online: 26 de Julho de 2011, 10:00:03 »
Ah, sim. Estou muito mais seletivo nos debates: existem aqueles que valem a pena ser travados, quando se detecta que o outro lado tem pontos válidos, ou ao menos a intenção de mudar de ideia; e aqueles que são pura perda de tempo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Julho de 2011, 15:03:46 »
[...]

Sim, sim, meu amor, tudo aí dentro da sua linda cabecinha...

Não. Não está "dentro da minha (feia) cabecinha". É a história que demonstra.

Toma um gatinho.

Muito obrigado. É um animal muito simpático.

Convenhamos. O PMDB e o PR (que é a fusão do PRONA com o PL) sempre foram presentes na nossa política e cruzes que tivemos que carregar. Eles vão com a corrente, sempre foram. Olha aí a honestidade.

Primeiro. Pare com este discurso maniqueísta que relaciona "honestidade com partido político", pois o PT e outros partidos de centro-esquerda tem uma porção considerável de corruptos, assim como ocorre com os de centro-direita.

Segundo. Eu tenho plena ciência que muitos políticos da maioria dos partidos acompanha "a corrente de oportunidade" e, talvez, os casos mais conspícuos sejam os do PMDB, PR e DEM.

Terceiro. Voce está me acusando de desonestidade? Explique e demonstre ou retrate-se.

- É sensacional poder reclamar do Lula, que destinou só 8bi po Bolsa Família em todo o seu mandato. Que isso é um SIMULACRO de programa de transferência de Renda, é esmola, é uma desgraça. Que só no final de 2008, 9bi foram destinados pra salvar montadora de veículo e o agronegócio. E pro povo uma banana!
Mas agora EXISTE um programa, que não existia antes.

Uau. Saímos de uma singela pergunta ("E qual é a sua esquerda?") e uma trivial constatação ("De fato. Hoje não se briga com o PFL. Hoje isto é feito contra o PMDB, PR e alas do PT, e que são muito piores do que o PFL.") para um embate ideológico e uma acusação de desonestidade. Minha cara, em qual foi o trecho que eu mencionei o governo Lula? Ou que eu fiz comparações entre as duas administrações?

E para a sua ciência o Bolsa-Família (BF) foi quase uma junção (e um avanço, em termos de política pública de redistribuição de renda) de políticas criadas pelas pessoas que comandaram a União entre 1995 e 2002. E não há como negar que o BF foi usado como instrumento político-eleitoreiro por um partido que se autointitulava (e se autointitula!) o "paladino da ética e da moral". Partido este que condenava o uso político da 'máquina pública'.

E quem decidiu ajudar montadoras de automóveis e o agronegócio foi a administração petista do senhor Lula e não a sua oposição política. E muito menos eu.

"Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço".

- A gente pode xingar muito porque tem um déficit animal de vaga no ensino superior e só foram criadas 14 universiadades federais durante o mandato do Lula. Embora durante o mandato dele tenha surgido o Prouni, que banca de 25% a 100% do valor da mensalidade do aluno na universidade particular, nos 4 primeiros anos de existência, beneficiou apenas 30.000 pessoas. Mas não existia prouni no mandato do Dr. FHC. E ele não fez nenhuma Universidade.

Realmente não existia o ProUni na administração de FHC. Existia o FIES, que é uma proposta similar e ambos derivam do antigo Crédito Educativo criado em 1976.

E quanto às universidades, eu pergunto: Quantas são realmente novas? Quantas não surgiram de rearranjos de outras instituições, como por exemplo a UTFPR? E quantas ainda estão apenas na "prancheta"? Além disto a quantidade delas é menos relevante que a qualidade delas e a qualidade do ensino fundamental e médio.

E para efeito de comparação, voce poderia apresentar os números percentuais e absolutos de a) evasão escolar, b) inscritos em cursos noturnos, c) número de alunos por docente, d) crescimento de matrículas, e) número de matrículas em cursos superiores, etc, nos dois períodos de cada governo?

Ou será que a comparação só deve ocorrer naquilo que favorece o seu campo ideológico?

- O financiamento pra habitação cresceu, de 5bi no FHC pra 80bi no Lula. Os juros, porém, sempre os juros, são uma monstruosidade. No final de 30 anos dava pra comprar 2,5 imóveis.

Ótimo. Isto é muito bom para a sociedade, a despeito de ter alguns pequenos inconvenientes.

Mas de onde veio o dinheiro para isto? Voce sabe? Ou não?

Espero que voce não seja daquelas esquerdistas que acha que para se ter dinheiro, basta fabricá-lo.

Você está é surtando quando diz que o status quo ante é preferível.

Em qual foi o trecho que eu expus a minha "preferência"?

E eu não estou "surtando" coisa alguma. Voce é que está "esbanjando" seu discurso maniqueísta do tipo "A esquerda é boa, a direita é malvada". Se voce quiser discutir sobre Economia e não sobre wishful thinking ideológico, há tópicos específicos.

Fico no seu aguardo.

Ou está surtando ou está de má fé. Todos esses dados são públicos e notórios, publicados na grande mídia e tudo o  mais.

Não estou "surtando", minha cara.

Se voce não lembra, o atual partido majoritário se opôs ferozmente a tudo o que permitiu este país avançar, tanto em termos de democracia como da economia. Basta citar que o PT foi contra a Constituição Federal de 1988; o Plano Real em 1993; a Lei de Responsabilidade Fiscal; a legislação bancária de 1997; entre outros.

E não custa lembrá-la que durante as administrações petistas ocorreram casos notórios de corrupção em que a maioria dos principais membros estavam envolvidos.

Todos estes dados são públicos e notórios. Bem, quase todos, pois eu desconfio que muitos "podres" ainda não viram a luz do dia.

Editado

Citação de: Geotecton, postagem original
Opsss. Uma nova acusação de desvio de caráter. Vou levá-la à moderação para que esta analise-a e, se comprovada, proceda a minha expulsão sumária. Ajudaria bastante se Vossa Senhoria também fizesse uma acusação formal.

Citação de: Geotecton, postagem alterada
Opsss. É uma nova acusação de desvio de caráter? Se Vossa Senhoria acha que estou com um comportamento inadequado, denuncie-me para a moderação. Do contrário, eu solicito que se retrate.

O que a pessoa da esquerda pode dizer é PORRA, o povo ganha alguma coisa, mas quem ganha mesmo são os bancos, as empreiteiras, as universidades particulares.

Também ganharam bastante os políticos de esquerda, os sindicalistas de esquerda, os familiares deles (o filhinho biólogo-empresário do Lula que o diga, não?)...

Aquele comunismo velha guarda de extinção da propriedade privada, esse parece que já foi. Não sei se alguém em são consciência pode propor isso hoje em dia. Agora, continua sendo necessário prover para todos os cidadãos.

E quem é que discorda que a população não deve ter serviços básicos de qualidade aceitável? E, observando os exemplos mundiais, tais serviços foram conseguidos sob quais sistemas políticos e econômicos?

E hoje isso existe, em uma escala ainda menor do que precisamos. A gente precisa expandir e fiscalizar, mas está montado e  funcionando.

Desculpe. Mas a sua ideologia ainda não permitiu voce observar que programas sociais de sucesso existem há muito tempo no Brasil, embora com enfoques e amplitudes distintas?

Afirmar (ou insinuar) que a população do Brasil só começou a "existir e ser lembrada" a partir de 2003 é, no mínimo, um maniqueísmo ideológico. E que está errado, porque as bases institucionais e econômicas que permitiram "colher bons frutos hoje" vieram de várias administrações anteriores.

E esse povo que fica aí xingando mimimimi tá ficando pras bordas.

A maioria deste "povo" tem informações e capacidade crítica suficiente para reconhecer as virtudes e apontar os defeitos, sem a menor necessidade de se auto-afirmar.

Como esses velhinhos italianos que têm saudades do Duce e tal.

Pelo menos a falácia supra não citou Hitler.

Bananas procês.  :no:

"Procês"?

Quem mais entrou neste "diálogo"?
« Última modificação: 26 de Julho de 2011, 22:33:08 por Geotecton »
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!