[...]
Ainda que essa esquerda que hoje governe o Brasil não seja a "minha", é a primeira vez que a gente está brigando entre si e não com o PFL e tal. Estou contente e tenho esperanças no futuro. 
E qual que é a "sua esquerda"?
De fato. Hoje não se briga com o PFL. Hoje isto é feito contra o PMDB, PR e alas do PT, e que são muito piores do que o PFL.
Sim, sim, meu amor, tudo aí dentro da sua linda cabecinha...
Não. Não está "dentro da minha (feia) cabecinha". É a história que demonstra.
Toma um gatinho.

Muito obrigado. É um animal muito simpático.
Convenhamos. O PMDB e o PR (que é a fusão do PRONA com o PL) sempre foram presentes na nossa política e cruzes que tivemos que carregar. Eles vão com a corrente, sempre foram. Olha aí a honestidade.
Primeiro. Pare com este discurso maniqueísta que relaciona "honestidade com partido político", pois o PT e outros partidos de centro-esquerda tem uma porção considerável de corruptos, assim como ocorre com os de centro-direita.
Segundo. Eu tenho plena ciência que muitos políticos da maioria dos partidos acompanha "a corrente de oportunidade" e, talvez, os casos mais conspícuos sejam os do PMDB, PR e DEM.
Terceiro. Voce está me acusando de desonestidade? Explique e demonstre ou retrate-se.
- É sensacional poder reclamar do Lula, que destinou só 8bi po Bolsa Família em todo o seu mandato. Que isso é um SIMULACRO de programa de transferência de Renda, é esmola, é uma desgraça. Que só no final de 2008, 9bi foram destinados pra salvar montadora de veículo e o agronegócio. E pro povo uma banana!
Mas agora EXISTE um programa, que não existia antes.
Uau. Saímos de uma singela pergunta ("E qual é a sua esquerda?") e uma trivial constatação ("De fato. Hoje não se briga com o PFL. Hoje isto é feito contra o PMDB, PR e alas do PT, e que são muito piores do que o PFL.") para um embate ideológico e uma acusação de desonestidade. Minha cara, em qual foi o trecho que eu mencionei o governo Lula? Ou que eu fiz comparações entre as duas administrações?
E para a sua ciência o Bolsa-Família (BF) foi quase uma junção (e um avanço, em termos de política pública de redistribuição de renda) de políticas criadas pelas pessoas que comandaram a União entre 1995 e 2002. E não há como negar que o BF foi usado como instrumento político-eleitoreiro por um partido que se autointitulava (e se autointitula!) o "paladino da ética e da moral". Partido este que condenava o uso político da 'máquina pública'.
E quem decidiu ajudar montadoras de automóveis e o agronegócio foi a administração petista do senhor Lula e não a sua oposição política. E muito menos eu.
"Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço".
- A gente pode xingar muito porque tem um déficit animal de vaga no ensino superior e só foram criadas 14 universiadades federais durante o mandato do Lula. Embora durante o mandato dele tenha surgido o Prouni, que banca de 25% a 100% do valor da mensalidade do aluno na universidade particular, nos 4 primeiros anos de existência, beneficiou apenas 30.000 pessoas. Mas não existia prouni no mandato do Dr. FHC. E ele não fez nenhuma Universidade.
Realmente não existia o ProUni na administração de FHC. Existia o FIES, que é uma proposta similar e ambos derivam do antigo Crédito Educativo criado em 1976.
E quanto às universidades, eu pergunto: Quantas são
realmente novas? Quantas não surgiram de rearranjos de outras instituições, como por exemplo a UTFPR? E quantas ainda estão apenas na "prancheta"? Além disto a quantidade delas é menos relevante que a qualidade delas e a qualidade do ensino fundamental e médio.
E para efeito de comparação, voce poderia apresentar os números percentuais e absolutos de a) evasão escolar, b) inscritos em cursos noturnos, c) número de alunos por docente, d) crescimento de matrículas, e) número de matrículas em cursos superiores, etc, nos dois períodos de cada governo?
Ou será que a comparação só deve ocorrer naquilo que favorece o seu campo ideológico?
- O financiamento pra habitação cresceu, de 5bi no FHC pra 80bi no Lula. Os juros, porém, sempre os juros, são uma monstruosidade. No final de 30 anos dava pra comprar 2,5 imóveis.
Ótimo. Isto é muito bom para a sociedade, a despeito de ter alguns pequenos inconvenientes.
Mas de onde veio o dinheiro para isto? Voce sabe? Ou não?
Espero que voce não seja daquelas esquerdistas que acha que para se ter dinheiro, basta fabricá-lo.
Você está é surtando quando diz que o status quo ante é preferível.
Em qual foi o trecho que eu expus a minha "preferência"?
E eu não estou "surtando" coisa alguma. Voce é que está "esbanjando" seu discurso maniqueísta do tipo "A esquerda é boa, a direita é malvada". Se voce quiser discutir sobre Economia e não sobre
wishful thinking ideológico, há tópicos específicos.
Fico no seu aguardo.
Ou está surtando ou está de má fé. Todos esses dados são públicos e notórios, publicados na grande mídia e tudo o mais.
Não estou "surtando", minha cara.
Se voce não lembra, o atual partido majoritário se opôs ferozmente a tudo o que permitiu este país avançar, tanto em termos de democracia como da economia. Basta citar que o PT foi contra a Constituição Federal de 1988; o Plano Real em 1993; a Lei de Responsabilidade Fiscal; a legislação bancária de 1997; entre outros.
E não custa lembrá-la que durante as administrações petistas ocorreram casos notórios de corrupção em que a maioria dos principais membros estavam envolvidos.
Todos estes dados são públicos e notórios. Bem, quase todos, pois eu desconfio que muitos "podres" ainda não viram a luz do dia.
EditadoOpsss. Uma nova acusação de desvio de caráter. Vou levá-la à moderação para que esta analise-a e, se comprovada, proceda a minha expulsão sumária. Ajudaria bastante se Vossa Senhoria também fizesse uma acusação formal.
Opsss. É uma nova acusação de desvio de caráter? Se Vossa Senhoria acha que estou com um comportamento inadequado, denuncie-me para a moderação. Do contrário, eu solicito que se retrate.
O que a pessoa da esquerda pode dizer é PORRA, o povo ganha alguma coisa, mas quem ganha mesmo são os bancos, as empreiteiras, as universidades particulares.
Também ganharam bastante os políticos de esquerda, os sindicalistas de esquerda, os familiares deles (o filhinho biólogo-empresário do Lula que o diga, não?)...
Aquele comunismo velha guarda de extinção da propriedade privada, esse parece que já foi. Não sei se alguém em são consciência pode propor isso hoje em dia. Agora, continua sendo necessário prover para todos os cidadãos.
E quem é que discorda que a população não deve ter serviços básicos de qualidade aceitável? E, observando os exemplos mundiais, tais serviços foram conseguidos sob quais sistemas políticos e econômicos?
E hoje isso existe, em uma escala ainda menor do que precisamos. A gente precisa expandir e fiscalizar, mas está montado e funcionando.
Desculpe. Mas a sua ideologia ainda não permitiu voce observar que programas sociais de sucesso existem há muito tempo no Brasil, embora com enfoques e amplitudes distintas?
Afirmar (ou insinuar) que a população do Brasil só começou a "existir e ser lembrada" a partir de 2003 é, no mínimo, um maniqueísmo ideológico. E que está errado, porque as bases institucionais e econômicas que permitiram "colher bons frutos hoje" vieram de várias administrações anteriores.
E esse povo que fica aí xingando mimimimi tá ficando pras bordas.
A maioria deste "povo" tem informações e capacidade crítica suficiente para reconhecer as virtudes e apontar os defeitos, sem a menor necessidade de se auto-afirmar.
Como esses velhinhos italianos que têm saudades do Duce e tal.
Pelo menos a falácia supra não citou Hitler.
Bananas procês. 
"Procês"?
Quem mais entrou neste "diálogo"?