Acho que existem estudos (não lembro de nada bem específico, raramente leio uma coisa ou outra sobre isso, mas um pouco da informação acaba ficando, embora não seja 100% fiel ou confiável) dizendo coisas como que, se a pessoa não tomar cuidado, pode acabar comendo mais quando começa a fazer exercícios. O corpo tem seus mecanismos de auto-regulação, que meio que "tentam", ou tendem a manter o peso que a pessoa já tem, então quando você insere cansaço adicional isso desengata mais fome. Acho que é algo que pode até passar despercebido, porque outra coisa (essa tenho mais certeza de de ter visto em algum lugar) que acontece é que as pessoas, mesmo que estão contando calorias e tentando ter refeições bem limitadas, acham que isso não está funcionando porque descontam uma mordiscada aqui e outra ali, que julgam não ser muita coisa, mas acaba fazendo diferença.
E acho que provavelmente o aumento de peso não é (ou, não todo ele) massa muscular. Outra coisa que me lembro de ter lido é que tipicamente, depois dos 30 anos ou um pouco mais tarde que isso, nem se pensa muito em musculação não-"profissional"/competitiva/extremamente dedicada como algo que produz ganhos de massa muscular (mesmo em homens), mas que apenas conserva. Acho que ganhar quilos de massa muscular assim "sem querer", e em tão pouco tempo, não deve ser nada comum. -- dei uma pesquisadinha rápida e parece que isso seria próximo do máximo já registrado por uns pesquisadorers, 0,8kg/mês, o que não deve ter sido em condições "médias".
Já também ouvi dizer coisas como que exercício ajuda mais significativamente a não ganhar peso do que a perder. A maior parte das calorias que se gasta é só em metabolismo basal, em qualquer caso. Mas ainda assim tem benefícios, e mesmo sem conseguir emagrecer "tão" rápido (que seria com dieta), coisas como a resistência a insulina (diminuindo o risco de diabetes ou síndrome metabólica) e uma série de outras coisas. Pessoas com bom condicionamento aeróbico tem menor mortalidade "por todas as causas" (coisa que achei estranha quando li/ouvi, será que incluia, sei lá, atropelamentos?) do que pessoas sem condicionamento, mesmo pessoas acima do peso.