Autor Tópico: Dicas de malhação e boa forma  (Lida 31179 vezes)

Offline Laura

• Nível 23
  • *
Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #50 Online: 27 de Novembro de 2013, 21:21:55 »
Acho que existem estudos (não lembro de nada bem específico, raramente leio uma coisa ou outra sobre isso, mas um pouco da informação acaba ficando, embora não seja 100% fiel ou confiável) dizendo coisas como que, se a pessoa não tomar cuidado, pode acabar comendo mais quando começa a fazer exercícios. O corpo tem seus mecanismos de auto-regulação, que meio que "tentam", ou tendem a manter o peso que a pessoa já tem, então quando você insere cansaço adicional isso desengata mais fome. Acho que é algo que pode até passar despercebido, porque outra coisa (essa tenho mais certeza de de ter visto em algum lugar) que acontece é que as pessoas, mesmo que estão contando calorias e tentando ter refeições bem limitadas, acham que isso não está funcionando porque descontam uma mordiscada aqui e outra ali, que julgam não ser muita coisa, mas acaba fazendo diferença.

E acho que provavelmente o aumento de peso não é (ou, não todo ele) massa muscular. Outra coisa que me lembro de ter lido é que tipicamente, depois dos 30 anos ou um pouco mais tarde que isso, nem se pensa muito em musculação não-"profissional"/competitiva/extremamente dedicada como algo que produz ganhos de massa muscular (mesmo em homens), mas que apenas conserva. Acho que ganhar quilos de massa muscular assim "sem querer", e em tão pouco tempo, não deve ser nada comum. -- dei uma pesquisadinha rápida e parece que isso seria próximo do máximo já registrado por uns pesquisadorers, 0,8kg/mês, o que não deve ter sido em condições "médias".

Já também ouvi dizer coisas como que exercício ajuda mais significativamente a não ganhar peso do que a perder. A maior parte das calorias que se gasta é só em metabolismo basal, em qualquer caso. Mas ainda assim tem benefícios, e mesmo sem conseguir emagrecer "tão" rápido (que seria com dieta), coisas como a resistência a insulina (diminuindo o risco de diabetes ou síndrome metabólica) e uma série de outras coisas. Pessoas com bom condicionamento aeróbico tem menor mortalidade "por todas as causas" (coisa que achei estranha quando li/ouvi, será que incluia, sei lá, atropelamentos?) do que pessoas sem condicionamento, mesmo pessoas acima do peso.

Dizer que o aumento de 2kg é só de massa muscular (no caso do nosso amigo Arcanjo) é um exagero, qualquer um que já fez ou faça um treino acompanhado de uma dieta para hipertrofia sabe da dificuldade de ganhar músculo sem ganhar gordura, sempre vem um pouco junto, que pode ser eliminado depois. Por isso, em geral os fisiculturistas alternam períodos de dieta para ganho de massa com períodos de dieta para definição muscular. Mas, certamente, não se ganha 2kg de pura gordura fazendo exercícios e melhorando os hábitos alimentares. Enfim, nesse tipo de assunto, evito usar “peso” de forma isolada, porque é uma informação que, sozinha, não diz muita coisa. O que importa é a composição corporal.

Um erro que observo com frequência nessas mudanças radicais de dieta e atividade física, especialmente quando alguém viciado em doces e outras porcarias faz muitas substituições: é muito comum passar a consumir coisas igualmente ruins, no sentido de serem igualmente calóricas e pouco nutritivas (talvez o exemplo mais clássico seja o das barrinhas de cereais), mas por acreditar que são boas (arrisco dizer que ter “light” escrito na embalagem costuma ser o bastante para enganar a maioria) se sente “no direito” de consumir uma quantidade maior. 
« Última modificação: 27 de Novembro de 2013, 22:24:57 por Laura »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 27 de Novembro de 2013, 21:31:53 »
"Sorvete light, 90% da gordura de sempre 10% a menos de gordura."

Vi algo que acho que confirma essa sua suspeita, que pessoas "contando calorias" tem maior tendência a achar que um hambúrguer e uma salada têm menos calorias que o mesmo hambúrguer sozinho.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #52 Online: 27 de Novembro de 2013, 21:41:51 »
Estranho!  :hein: Faz mais um mês de academia e continua com a dieta, se continuar ganhando peso procure um médico porque tem algo errado.

Vou prestar atenção nisso.

Arcanjo, além de acompanhar o peso, acompanhe as medidas. Caso não tenham anotado as tuas medidas quando começou a frequentar a academia (em geral faz parte da avaliação física que toda academia faz no ingresso de cada aluno), se meça com uma fita métrica (circunferências dos braços, pernas, cintura, peito e quadril). Só assim você vai conseguir avaliar o seu resultado.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #53 Online: 27 de Novembro de 2013, 21:46:44 »
É bom quando tem um parque pra correr, eu vou todos os dias no Ibirapuera, vão 10km fáceis.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #54 Online: 27 de Novembro de 2013, 22:06:06 »
É bom quando tem um parque pra correr, eu vou todos os dias no Ibirapuera, vão 10km fáceis.

É bom sim, eu corro no Aterro do Flamengo do Rio. Não conheço São Paulo, mas aposto que é melhor e mais bonito.  ;P

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #55 Online: 27 de Novembro de 2013, 22:16:09 »
Mas experimetar não doi, vc só pode decidir o que é melhor para você depois de experimentar os dois.  :smartass:

Vamos continuar esta conversa por mensagem privada...  :borboleta:

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #56 Online: 27 de Novembro de 2013, 22:21:50 »
http://www.exercicios-com-pesos.com/index.html

Legal o site  :ok:
Tenho duas barras curtas (é assim que chama? são do tipo mostrado nas ilustrações do site) e vi que dá pra aproveitar em vários exercícios.

Não curto academia, então to pensando em comprar um banco de supino e fazer em casa.

Pra quem já é experiente, duas perguntas:

1. Suplementos alimentares são eficazes pra um iniciante magricelo que quer ganhar um pouco de massa?

2. o perograma abaixo é adequado?

segunda    terça    quarta    quinta    sexta    sábado            domingo
costas    peito    descanso costas    peito    descanso    descanso
biceps    triceps                    biceps    triceps
pernas    ombro                    pernas    pernas

Não aconselho ninguém não experiente a sair fazendo exercícios de musculação em casa, sem orientação adequada. Você certamente vai fazer algo errado, com má postura, vai ter resultados muito inferiores e, mais ou cedo mais tarde, se lesionar.

1 - Suplementos podem ajudar, desde que sejam apenas um complemento a uma dieta e um treino adequados a hipertrofia. Mas também podem ser um grande desperdício de dinheiro, se não souber escolher e usar. Em uma dieta muito boa, são dispensáveis. O que acontece é que dificilmente alguém consegue comer como deveria para ganhar massa magra, especialmente no que diz respeito a quantidade de proteínas (entre 1,7g e 2g de proteína por Kg de peso corporal). Vá a um bom nutricionista esportivo. É o melhor dinheiro que você pode gastar com isso.

2 - Não é possível avaliar. Quais exercícios você pretende fazer? Muitos exercícios trabalham um músculo principal e outro indiretamente e isso pode, e deve, ser usado para montar um programa de exercícios mais eficiente. Quantas séries de quantas repetições? Vai contar ou fazer até a falha muscular? São perguntas retóricas... se você quer fazer musculação, vá a uma academia.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #57 Online: 27 de Novembro de 2013, 23:10:41 »

É bom sim, eu corro no Aterro do Flamengo do Rio. Não conheço São Paulo, mas aposto que é melhor e mais bonito.  ;P

O Aterro pode até ser mais bonito, mas tem um problema gravíssimo e imperdoável: Cheio de cariocas :enjoo:   :hihi: :biglol:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 27 de Novembro de 2013, 23:13:25 »
Acho que existem estudos (não lembro de nada bem específico, raramente leio uma coisa ou outra sobre isso, mas um pouco da informação acaba ficando, embora não seja 100% fiel ou confiável) dizendo coisas como que, se a pessoa não tomar cuidado, pode acabar comendo mais quando começa a fazer exercícios. O corpo tem seus mecanismos de auto-regulação, que meio que "tentam", ou tendem a manter o peso que a pessoa já tem, então quando você insere cansaço adicional isso desengata mais fome. Acho que é algo que pode até passar despercebido, porque outra coisa (essa tenho mais certeza de de ter visto em algum lugar) que acontece é que as pessoas, mesmo que estão contando calorias e tentando ter refeições bem limitadas, acham que isso não está funcionando porque descontam uma mordiscada aqui e outra ali, que julgam não ser muita coisa, mas acaba fazendo diferença.

E acho que provavelmente o aumento de peso não é (ou, não todo ele) massa muscular. Outra coisa que me lembro de ter lido é que tipicamente, depois dos 30 anos ou um pouco mais tarde que isso, nem se pensa muito em musculação não-"profissional"/competitiva/extremamente dedicada como algo que produz ganhos de massa muscular (mesmo em homens), mas que apenas conserva. Acho que ganhar quilos de massa muscular assim "sem querer", e em tão pouco tempo, não deve ser nada comum. -- dei uma pesquisadinha rápida e parece que isso seria próximo do máximo já registrado por uns pesquisadorers, 0,8kg/mês, o que não deve ter sido em condições "médias".

Já também ouvi dizer coisas como que exercício ajuda mais significativamente a não ganhar peso do que a perder. A maior parte das calorias que se gasta é só em metabolismo basal, em qualquer caso. Mas ainda assim tem benefícios, e mesmo sem conseguir emagrecer "tão" rápido (que seria com dieta), coisas como a resistência a insulina (diminuindo o risco de diabetes ou síndrome metabólica) e uma série de outras coisas. Pessoas com bom condicionamento aeróbico tem menor mortalidade "por todas as causas" (coisa que achei estranha quando li/ouvi, será que incluia, sei lá, atropelamentos?) do que pessoas sem condicionamento, mesmo pessoas acima do peso.

Dizer que o aumento de 2kg é só de massa muscular (no caso do nosso amigo Arcanjo) é um exagero, qualquer um que já fez ou faça um treino acompanhado de uma dieta para hipertrofia sabe da dificuldade de ganhar músculo sem ganhar gordura, sempre vem um pouco junto, que pode ser eliminado depois. Por isso, em geral os fisiculturistas alternam períodos de dieta para ganho de massa com períodos de dieta para definição muscular. Mas, certamente, não se ganha 2kg de pura gordura fazendo exercícios e melhorando os hábitos alimentares. Enfim, nesse tipo de assunto, evito usar “peso” de forma isolada, porque é uma informação que, sozinha, não diz muita coisa. O que importa é a composição corporal.

Um erro que observo com frequência nessas mudanças radicais de dieta e atividade física, especialmente quando alguém viciado em doces e outras porcarias faz muitas substituições: é muito comum passar a consumir coisas igualmente ruins, no sentido de serem igualmente calóricas e pouco nutritivas (talvez o exemplo mais clássico seja o das barrinhas de cereais), mas por acreditar que são boas (arrisco dizer que ter “light” escrito na embalagem costuma ser o bastante para enganar a maioria) se sente “no direito” de consumir uma quantidade maior. 

Na verdade estou sobrevivendo de arroz, salada, peixe ou frango ( Bem pouco, mesmo antes disso quase nem comia carne) e suco de laranja natural ou água com gás para tapear a vontade de refrigerante.

Praticamente sem doces, nem mesmo barras de cereais ou produtos "light", cortei até biscoitos e enlatados em geral, massas e coisas salgadas demais.

A única coisa que diminui bastante tb mas não cortei de vez foi pão e café preto bem forte.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #59 Online: 27 de Novembro de 2013, 23:39:18 »

O Aterro pode até ser mais bonito, mas tem um problema gravíssimo e imperdoável: Cheio de cariocas :enjoo:   :hihi: :biglol:

:rola:

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #60 Online: 28 de Novembro de 2013, 00:58:29 »
Na verdade estou sobrevivendo de arroz, salada, peixe ou frango ( Bem pouco, mesmo antes disso quase nem comia carne) e suco de laranja natural ou água com gás para tapear a vontade de refrigerante.

Praticamente sem doces, nem mesmo barras de cereais ou produtos "light", cortei até biscoitos e enlatados em geral, massas e coisas salgadas demais.

A única coisa que diminui bastante tb mas não cortei de vez foi pão e café preto bem forte.

É melhor cortar o suco de laranja, é muito calórico. Eventualmente, você pode comer uma laranja. A diferença é que em um copo de suco de laranja, tem umas 3 ou 4 laranjas espremidas (o suco é a parte mais calórica) e comendo você vai ingerir mais fibras, que farão volume e darão a impressão de maior saciedade do que tomar só o suco.

Sua dieta parece estar pobre em proteínas. Eu acrescentaria ovos (não fritos, claro).

Não precisa cortar o pão, mas prefira o integral (nos pães industrializados não faz taaanta diferença, porque é comum o primeiro ingrediente ser a tal farinha "enriquecida", mas ainda assim é melhor) e o café, desde que seja puro, ok.

O momento de comer cada coisa também é muito importante e depende de como as suas atividades são distribuídas ao longo do dia.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #61 Online: 28 de Novembro de 2013, 01:19:50 »
Vou ter de it contra a maré aqui. Para mum, o que funcionou foo nadar, correr, andar de patins, caminhar, etc. Necessitei de 0 controle de alimentação ( a única coisa que eu faço é preferir mais "bife" e menos arroz). Aqui vale a pena mencionar que eu tento comer frutas, quase nunca bebo refrigerante, e bebia suco de laranja cuado no almoço e jantar. Massa também só integral.

Perdi 3 buracos de cinto e até agora nem sinal do cinto estar apertando, apesar de estar há um tempo sem fazer exercício regularmente há alguns meses (entrei de férias). Na minha opinião, viver paranóico com calorias é pedir para ser infeliz. Se você pegar pesado se exercitando mesmo, seu corpo vai meio que alto regular a vontade em termos de quantidade. Em termos de cortar refrigerante e porcarias aí é com você. Tome cuidado só para não se quebrar no processo (acho que variedade é a chave aqui), aquela corrida super rápida em 5 segundos no futebol pode machucar os músculos e te deixar sem se exercitar por um bom tempo.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 28 de Novembro de 2013, 01:22:31 »

É melhor cortar o suco de laranja, é muito calórico. Eventualmente, você pode comer uma laranja. A diferença é que em um copo de suco de laranja, tem umas 3 ou 4 laranjas espremidas (o suco é a parte mais calórica) e comendo você vai ingerir mais fibras, que farão volume e darão a impressão de maior saciedade do que tomar só o suco.

Sua dieta parece estar pobre em proteínas. Eu acrescentaria ovos (não fritos, claro).

Não precisa cortar o pão, mas prefira o integral (nos pães industrializados não faz taaanta diferença, porque é comum o primeiro ingrediente ser a tal farinha "enriquecida", mas ainda assim é melhor) e o café, desde que seja puro, ok.

O momento de comer cada coisa também é muito importante e depende de como as suas atividades são distribuídas ao longo do dia.

Aqui acho que ironicamente os refrigerantes "diet" seriam preferíveis a essa substituição, se bem que também parecem poder ter o efeito acidental/contra-intuitivo de levar a pessoa a engordar mais. Acho que nisso tinha mais do que o "efeito halo" da coisa ser diet, algo como a falta de ingestão calórica fazer o estômago cobrar a ingestão de algo mais. Existem umas coisas muito doidas nisso, mesmo que conscientemente não sintamos (ou não todos nós) a diferença de açúcar e adoçante, "o cérebro" percebe e já desengata reações diferentes de acordo. Não lembro se era diretamente relacionado a refrigerantes diet (acho que não), mas vi algo sobre um experimento onde as pessoas andavam em bicicleta estacionária e tinham que só por na boca e cuspir, ou água, ou alguma bebida com carboidratos, ou uma com o mesmo sabor/outro sabor, mas não calórica. Havia uma diferença na disposição das pessoas, aqueles que apenas provaram a bebida calórica (sem ingerir, a não ser talvez por algum grau de "ingestão sublingual," se é que existe essa rota) tinham "mais energia", sugerindo que o cérebro percebe e avalia que vai ter mais energia para gastar (e ligado a isso, a exaustão muscular não é realmente muscular, mas nervosa, esse processo é então adiado, aparentemente). Ou algo assim. Acho que estou só falando de coisas que acho interessante mas não devem ter muia aplicação com o tópico. Tarde demais.

...

Ouvi dizer que dar preferência por coisas integrais (ou massas especificamente, já que no caso de leite, é o contrário) na maior parte do tempo não vale muita coisa, pois o efeito teórico esperado das fibras e etc e tal seria dependente de uma concentração muito maior, raramente encontrada. Coisa de uns pães amish ou uns pães alemães que parecem quase que uma barra de cereais gigante e/ou bolo de chocolate, nem se reconhece imediatamente como "pão". O pão integral que se vê por aí seria mais uma questão de paladar apenas.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #63 Online: 28 de Novembro de 2013, 10:32:33 »
http://www.exercicios-com-pesos.com/index.html

Legal o site  :ok:
Tenho duas barras curtas (é assim que chama? são do tipo mostrado nas ilustrações do site) e vi que dá pra aproveitar em vários exercícios.

Não curto academia, então to pensando em comprar um banco de supino e fazer em casa.

Pra quem já é experiente, duas perguntas:

1. Suplementos alimentares são eficazes pra um iniciante magricelo que quer ganhar um pouco de massa?

2. o perograma abaixo é adequado?

segunda    terça    quarta    quinta    sexta    sábado            domingo
costas    peito    descanso costas    peito    descanso    descanso
biceps    triceps                    biceps    triceps
pernas    ombro                    pernas    pernas

Não aconselho ninguém não experiente a sair fazendo exercícios de musculação em casa, sem orientação adequada. Você certamente vai fazer algo errado, com má postura, vai ter resultados muito inferiores e, mais ou cedo mais tarde, se lesionar.

1 - Suplementos podem ajudar, desde que sejam apenas um complemento a uma dieta e um treino adequados a hipertrofia. Mas também podem ser um grande desperdício de dinheiro, se não souber escolher e usar. Em uma dieta muito boa, são dispensáveis. O que acontece é que dificilmente alguém consegue comer como deveria para ganhar massa magra, especialmente no que diz respeito a quantidade de proteínas (entre 1,7g e 2g de proteína por Kg de peso corporal). Vá a um bom nutricionista esportivo. É o melhor dinheiro que você pode gastar com isso.

2 - Não é possível avaliar. Quais exercícios você pretende fazer? Muitos exercícios trabalham um músculo principal e outro indiretamente e isso pode, e deve, ser usado para montar um programa de exercícios mais eficiente. Quantas séries de quantas repetições? Vai contar ou fazer até a falha muscular? São perguntas retóricas... se você quer fazer musculação, vá a uma academia.

Sim, o nome é barra curta.

Montei o seguinte treino:

Treino 1

Peito: Supino
      Crucifixo
       Pullover

Costas: Remada
          Remada Ampla
          Encolhimento

Pernas: Agachamento
          Avanço Reverso
          Agachamento Pés Afastados
          Panturrilha em Pé
          Panturrilha Sentado

Antebraços: Flexão de Pulso (palmas p baixo)
                  Flexão de pulso (palmas p cima)

Treino 2:
Bíceps: Rosca Alternada
         Rosca c Concentração
         Rosca Sentado

Tríceps:   Extensões Sentado
           Extensões Deitado
           Coice

Ombro: Press Militar
         Remada Vertical
         Elevação Frontal
         Elevação Lateral

O número de repetições vai variar... entre 3 repetições de 12  ou 3 repetições de 8. Ombro por exemplo, meu ombro direito é podre então pego leve com ele.

O que a Laura falou sobre se lesionar devido a postura incorreta é muito provável de acontecer. Sugiro que faça pelo menos um ou dois meses de academia e preste muita atenção nas posturas. Depois disso você já vai ter uma base para malhar em casa.  Eu fiz academia uns 2 anos atrás, parei e agora resolvi voltar. No meu caso só quero aumentar a resistência, quero estar preparado quando o apocalipse zumbi começar.  :P

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #64 Online: 28 de Novembro de 2013, 12:30:21 »
Sim, o nome é barra curta.
Montei o seguinte treino:
[etc e tals]
O que a Laura falou sobre se lesionar devido a postura incorreta é muito provável de acontecer. Sugiro que faça pelo menos um ou dois meses de academia e preste muita atenção nas posturas. Depois disso você já vai ter uma base para malhar em casa.  [...] quero estar preparado quando o apocalipse zumbi começar.  :P

Valeu pelas dicas, Lion. Obrigado também, Laura.
Cara, esse treino que você montou é sem utilizar aparelho, só com as barras e banco de supino, né?
Acho que vou ter que encarar a zorra da academia, por um tempo, mas acho soda.
eu já tentei umas duas vezes. Aqueles caras se olhando no espelho , comparando a quantidade de ferro que lev[ant]am, :enjoo: de lascar. E outra, como bem disse o Veríssimo, todo tímido acha que é o centro das atenções: acha que todo mundo, principalmente as gostosas, vai perder tempo olhando pro nosso bíceps mirrado. Minha esposa diz que eu tenho que desencanar com isso, mas...

Ah, se ficar bombado tem chance de arrancar a cabeça dos zumbis?
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #65 Online: 28 de Novembro de 2013, 13:08:47 »
Eu não faria treino com três grupos de músculos no mesmo dia, principalmente para quem está começando. Eu sugiro um treino A B C básico, do tipo peito e bíceps, costas e tríceps, pernas e ombros.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #66 Online: 28 de Novembro de 2013, 15:51:46 »
Valeu pelas dicas, Lion. Obrigado também, Laura.
Cara, esse treino que você montou é sem utilizar aparelho, só com as barras e banco de supino, né?
Acho que vou ter que encarar a zorra da academia, por um tempo, mas acho soda.
eu já tentei umas duas vezes. Aqueles caras se olhando no espelho , comparando a quantidade de ferro que lev[ant]am, :enjoo: de lascar. E outra, como bem disse o Veríssimo, todo tímido acha que é o centro das atenções: acha que todo mundo, principalmente as gostosas, vai perder tempo olhando pro nosso bíceps mirrado. Minha esposa diz que eu tenho que desencanar com isso, mas...

Ah, se ficar bombado tem chance de arrancar a cabeça dos zumbis?

O treino que montei é só com as barras.  Ainda não tenho o banco. Improviso usando cadeiras e pra alguns exercícios eu deito no próprio chão, nesse caso alguns movimentos podem ficar um pouco limitados, mas nada que atrapalhe o exercício. 

Bom, sobre os zumbis é o seguinte...  Bombado eu não vou ficar porque sou magrelo e a natureza não ajuda  :lol:  mas posso ficar mais resistente e isso pode fazer a diferença.

Sobre suplementos que você (eu acho) perguntou mais acima. whey protein é uma boa, mas caso venha a tomar lembre de 2 coisas. Não compre os mais baratos. Conheço várias pessoas que ficaram cagando como patos, opte por algum de boa qualidade $$$. E a outra coisa é: se tomar treine de verdade, não esqueça das abdominais, caso contrário você vai ser um magrelo barrigudo  :biglol:

Eu não faria treino com três grupos de músculos no mesmo dia, principalmente para quem está começando. Eu sugiro um treino A B C básico, do tipo peito e bíceps, costas e tríceps, pernas e ombros.

Voltei a treinar recentemente, deixa eu ver, humm... faz UMA semana que voltei  :lol:  Então estou dando uma "amaciada" nos músculos com pouca carga.  Provavelmente vou fazer algo como esse treino ->  http://massamuscular.blog.br/treine-somente-com-halteres/  porém sem dia de descaço. Já que é pra treinar 2 grupos de músculos por dia não vejo necessidade de descanso entre os treinos.   

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 28 de Novembro de 2013, 20:06:33 »

O suco é só um copo na hora do almoço, eu realmente não consigo comer nada sem beber algo junto, mesmo que seja água.

E o café é puro mesmo, não bebo leite ou misturado com leite há décadas.

Não é modo de dizer, muito tempo atrás eu bebia 1 litro de café por dia e umas cinco garrafas de 600 ml de Coca-Cola/ dia mas diminui bastante o consumo de café tb.

Eu tomava três copos no café da manhã e o resto durante o dia, mas hoje é mais ou menos uns dois copos apenas.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 28 de Novembro de 2013, 20:25:21 »
O suco é só um copo na hora do almoço, eu realmente não consigo comer nada sem beber algo junto, mesmo que seja água.

Não é modo de dizer, muito tempo atrás eu bebia 1 litro de café por dia e umas cinco garrafas de 600 ml de Coca-Cola/ dia mas diminui bastante o consumo de café tb.

Eu tomava três copos no café da manhã e o resto durante o dia, mas hoje é mais ou menos uns dois copos apenas.

Sem querer me intrometer, e já me intrometendo, eu vejo alguns problemas aqui.

Sobre o suco, a importante função da saliva na hora da digestão, participando com suas enzimas e etc, está sendo "afogada" pelo suco/água ou outro líquido qualquer. É recomendação geral de que se deve evitar se alimentar acompanhado de líquidos, justamente para permitir a função de excelência da saliva na composição do bolo alimentar que desce para o estômago. Acho que você poderia repensar sobre essa seu hábito arraigado de acompanhar sua alimentação necessariamente com líquidos de qualquer espécie. No começo é difícil, mas logo se acostuma. A manutenção de um hábito antigo não pode nem deve ser desculpa para acomodação a ele, em detrimento de uma melhor postura alimentar.

Sobre o café, não sei se entendi corretamente as orientações de Laura, mas creio que ela chamou atenção ao fato da presença do açúcar ou adoçante no café. A respeito dessa enorme quantidade de café que você disse ingerir no passado, imagine a quantidade de açúcar relacionada!

E sobre o refrigerante, nem se fala. Acho que você deve ter conhecimento dos efeitos nocivos dele e a gritante necessidade de cortá-lo pelo pé, "sem choro nem vela".

Não sou nutricionista nem estou ligado à área e posso ter dito bobagens. Se esse foi o caso, que algum colega mais entendido me corrija.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 28 de Novembro de 2013, 20:45:30 »
Eu acho que é besteira tentar fazer algo muito drástico e "cold turkey", do nada. Se a pessoa realmente consegue fazer isso, ótimo. Mas acho que não é o caso com a maioria, devendo ser preferível algo mais gradual, ao menos em coisas como trocar refrigerante por diet, algum açúcar por adoçante. Mais ou menos o mesmo princípio pelo qual se diz que "dietas não funcionam"; não é necessariamente que elas não funcionem no aspecto fisiológico de emagracimento, mas no comportamental. Não são sustentadas, a pessoa volta aos hábitos alimentares e de atividade anteriores, e ao peso anterior.

Acho que isso de não ser recomendável beber durante ou após as refeições é bobagem:

http://www.mayoclinic.com/health/digestion/AN01776

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 28 de Novembro de 2013, 20:57:09 »

Sem querer me intrometer, e já me intrometendo, eu vejo alguns problemas aqui.

Sobre o suco, a importante função da saliva na hora da digestão, participando com suas enzimas e etc, está sendo "afogada" pelo suco/água ou outro líquido qualquer. É recomendação geral de que se deve evitar se alimentar acompanhado de líquidos, justamente para permitir a função de excelência da saliva na composição do bolo alimentar que desce para o estômago. Acho que você poderia repensar sobre essa seu hábito arraigado de acompanhar sua alimentação necessariamente com líquidos de qualquer espécie. No começo é difícil, mas logo se acostuma. A manutenção de um hábito antigo não pode nem deve ser desculpa para acomodação a ele, em detrimento de uma melhor postura alimentar.

Sobre o café, não sei se entendi corretamente as orientações de Laura, mas creio que ela chamou atenção ao fato da presença do açúcar ou adoçante no café. A respeito dessa enorme quantidade de café que você disse ingerir no passado, imagine a quantidade de açúcar relacionada!

E sobre o refrigerante, nem se fala. Acho que você deve ter conhecimento dos efeitos nocivos dele e a gritante necessidade de cortá-lo pelo pé, "sem choro nem vela".

Não sou nutricionista nem estou ligado à área e posso ter dito bobagens. Se esse foi o caso, que algum colega mais entendido me corrija.

O refrigerante já era, o café é com pouco açúcar e apenas uns dois copos/ dia.

Sobre o líquido nas refeições, não dá mesmo, pelo menos isso é coisa que não deixo de lado.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #71 Online: 28 de Novembro de 2013, 23:14:04 »
Em relação ao café, eu estava falando dele puro mesmo, sem açúcar, adoçante, leite e qualquer outra coisa. Se não gosta de tomar puro, é preferível adoçante (se precisa emagrecer). Particularmente, não uso adoçante, meu café é puro porque eu prefiro assim e o no que eu adoço, uso mel ou açúcar mesmo.

Já quanto a não beber durante as refeições, também sempre ouvi essa recomendação, Gabarito. Não exatamente relacionado a engordar/emagrecer, o problema seria demorar mais para fazer a digestão, ficar com o estômago mais inchado, menos disposta. Mas nunca pesquisei a veracidade disso. Eu era criança quando comecei a dançar balé e quando adolescente eu já era professora na escola em que comecei, então passei anos ouvindo isso das bailarinas mais velhas. Herdei o hábito delas e porque eu almoçava e meia hora depois já estava lá, rodopiando. Então, um estômago menos cheio vinha a calhar.  :enjoo:

Aqui acho que ironicamente os refrigerantes "diet" seriam preferíveis a essa substituição, se bem que também parecem poder ter o efeito acidental/contra-intuitivo de levar a pessoa a engordar mais. Acho que nisso tinha mais do que o "efeito halo" da coisa ser diet, algo como a falta de ingestão calórica fazer o estômago cobrar a ingestão de algo mais. Existem umas coisas muito doidas nisso, mesmo que conscientemente não sintamos (ou não todos nós) a diferença de açúcar e adoçante, "o cérebro" percebe e já desengata reações diferentes de acordo. Não lembro se era diretamente relacionado a refrigerantes diet (acho que não), mas vi algo sobre um experimento onde as pessoas andavam em bicicleta estacionária e tinham que só por na boca e cuspir, ou água, ou alguma bebida com carboidratos, ou uma com o mesmo sabor/outro sabor, mas não calórica. Havia uma diferença na disposição das pessoas, aqueles que apenas provaram a bebida calórica (sem ingerir, a não ser talvez por algum grau de "ingestão sublingual," se é que existe essa rota) tinham "mais energia", sugerindo que o cérebro percebe e avalia que vai ter mais energia para gastar (e ligado a isso, a exaustão muscular não é realmente muscular, mas nervosa, esse processo é então adiado, aparentemente). Ou algo assim. Acho que estou só falando de coisas que acho interessante mas não devem ter muia aplicação com o tópico. Tarde demais.

O problema dos refrigerantes diet é o sódio. As calorias são baixas, mas a quantidade de sódio é altíssima, muito maior do que na versão normal. Além disso, o Arcanjo parece um desses viciados em refrigerante, provavelmente ele não conseguiria ficar só em um copo, como um alcoolista, que evita qualquer quantidade. Nesse caso, um corte total é necessário.

Interessante, mesmo que houvesse algum grau de "ingestão sublingual", as calorias absorvidas seriam provavelmente desprezíveis e não proporcionariam mais disposição de forma significativa, mas não sei quantas vezes eles provaram a bebida nem quanto tempo fizeram de exercício. Fiquei curiosa por mais detalhes desse experimento.

---------

Também acho interessantes esses efeitos provocados pelo cérebro

Eu acho que é besteira tentar fazer algo muito drástico e "cold turkey", do nada. Se a pessoa realmente consegue fazer isso, ótimo. Mas acho que não é o caso com a maioria, devendo ser preferível algo mais gradual, ao menos em coisas como trocar refrigerante por diet, algum açúcar por adoçante. Mais ou menos o mesmo princípio pelo qual se diz que "dietas não funcionam"; não é necessariamente que elas não funcionem no aspecto fisiológico de emagracimento, mas no comportamental. Não são sustentadas, a pessoa volta aos hábitos alimentares e de atividade anteriores, e ao peso anterior.

Concordo, é melhor ir aderindo aos poucos, mas de forma definitiva do que adotar uma dieta muito rigorosa abruptamente, só por 2 meses e depois voltar a como era antes ou até piorar "para compensar".

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #73 Online: 29 de Novembro de 2013, 19:43:08 »
http://thechart.blogs.cnn.com/2013/07/10/diet-soda-may-do-more-harm-than-good/

Relevante ao tópico. Para mim é meio que intuitivo que qualquer bebida extremamente artificial (industrial) devem ser deletérias ao longo prazo. De qualquer forma, Seria interessante ler um estudo sério sobre o tópico, vou ver se acho.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 29 de Novembro de 2013, 20:13:18 »
Pelo que eu já li a respeito (e o que parece ser abordado na notícia), o problema não é exatamente "artificialidade" dos adoçantes artificiais, que são seguros (e, coincidentemente um dos mais naturais é que talvez seja o com maior risco, "Stevia", ou relacionados -- extraídos de uma planta, com nome que começa assim), ou qualquer efeito fisiológico cumulativo diferente do que haveria com alternativas naturais, mas os efeitos colaterais psicológicos e até "neurológicos" do sistema de regulação de saciedade.

Psicológicos são o "efeito halo", as pessoas, especialmente que querem fazer dieta, acham que consumindo coisas diet meio que estão ganhando "créditos" para indulgência em porcarias aqui e ali, ou comer mais dessas mesmas coisas quando essas mesmas podem ser também calóricas, e o acréscimo da porção supera o "descréscimo" de ser diet.

Ainda há uns efeitos psicológicos de haver esses alimentos mais saudáveis mesmo apenas como opção. As pessoas parecem ver essas opções no cardápio ou no armário, e se sentem bem pelo que acham que farão no futuro (comer coisas saudáveis), e essa satisfação lhes permite indulgir em umas coisas mais calóricas "só dessa vez", mas isso ocorre repetidas vezes. Tem estudos sobre como a opção de salada em redes de fast food fez aumentar as vendas das opções mais calóricas que já existiam.

E na base neurologica de saciedade, o que aconteceria é que alimentos de caloria zero, que acho que são quase que exclusivamente os refrigerantes, simplesmente não desengatam a mesma saciedade nos mecanismos hormonais e nervosos, o que faria a pessoa consumir mais de outras coisas, calóricas (deve ser agravado em pessoas já gordas, que têm esses mecanismos de saciedade alterados, e não voltam a um estado normal depois de perderem peso, sentindo sempre menos saciedade), e mais calóricas do que seriam o refrigerante não-diet. Não sei se ainda existe, não consumo muito refrigerante, mas ao menos uma companhia já tentou remediar isso em alguns fazendo ua versão não "zero", mas menos calórica, acho que tinha até um nome como refrigerante de "1 ou 3 [quilo]calorias".

Teoricamente então não haveria problema em nível individual, se a pessoa está ciente dessas possibilidades e se preparar para isso, mas é meio problemática para políticas de saúde pública, que podem falhar miseravelmente, tendo o efeito contrário do desejado, se você simplesmente estabelece como que as lanchonetes devem ter "no mínimo uma opção saudável", levando as pessoas a pedirem mais das coisas mais calóricas, ou proibir refrigerantes não-diet (ou exigir algo como 50% sendo diet), levando as pessoas a comer mais de modo geral.

<a href="http://www.youtube.com/v/VUo2XW0z218" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/VUo2XW0z218</a>

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!