Na verdade ,no caso czarismo ,ele já tinha sido derrubado em fevereiro de 1917 ,o que a insurreição de Lenin derrubou em outubro de 1917 ,foi o governo repúblicano de Kerensky. E mesmo depois disso ,nas eleições posteriores para a assembleia constituiente ,os bolcheviques só conseguiram 25% dos votos ,sinal de que não eram a maioria. Tá certo que esses votos incluiam a população rural ,onde os sovietes eram fracos ,e que houve uma fase em que os bolcheviques tiveram a maioria nos sovietes ,mas isso logo passou ,e na primavera de 1918 ,eles perderam a maioria nos sovietes ,então eles fizeram mais um golpe ,e expulsaram os mecheviques e eseristas dos sovietes ,e tudo isso ANTES da guerra civil russa.
Já na propria guerra civil russa ,ao contrário do que alguns pensam ,não eram só bolcheviques de um lado ,e czaristas de outro. Havia além dos czaristas ,outros contra a ditadura bolchevique. Havia também a coalizão de mencheviques -eseristas-liberais que queriam uma democracia liberal e havia também os anarquistas.
E de qualquer modo ,o bolchevismo fez a Rússia ,retroceder em liberdade e humanitarismo ,para 150 anos antes do golpe leninista ,para a época anterior a Catarina a grande ,retrocedeu nesses pontos ,para 1750.