Autor Tópico: Mundo da arquitetura  (Lida 32097 vezes)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re:Mundo da arquitetura
« Resposta #250 Online: 01 de Dezembro de 2013, 12:14:54 »
Pelos relatos do Geo, é mais ou menos como eu imaginava mesmo. Sempre que acontece algum acidente como esse, logo se fala na imprensa que "o alvará estava vencido". Mas pelo que vejo por aí, ter ou não o alvará pouco ou nada adianta.
"Deus prefere os ateus"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #251 Online: 10 de Julho de 2014, 15:43:00 »
Festival traz o melhor e o 'novo' da arquitetura global

Um espetáculo de formas inusitadas e design arrojado e que traz as inovações nos conceitos de lugar para morar, fazer compras ou trabalhar.
É o que trazem os concorrentes a um dos prêmios globais de maior destaque na arquitetura internacional, o Festival Mundial de Arquitetura.
Obras conhecidas e significativas do mundo inteiro participam do festival, que recebeu projetos de mais de 50 países.
Os vencedores serão escolhidos durante um período de três dias em outubro, em Cingapura.

www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2014/07/140707_galeria_premio_arquitetura_fn.shtml
------------------------------------------

Projetos de mais de 50 países foram enviados para a edição de 2014 do Festival Mundial de Arquitetura, um dos mais importantes prêmios de arquitetura do mundo. Entre as categorias do concurso estão projetos de paisagismo,prédios competos, entre outros. A Ala Akiha, no Centro Cultural de Niigata, Japão, foi um dos projetos inscritos na categoria cultural pelo escritório Chiaki Arai de Design Urbano e Arquitetura.

Os vencedores serão avaliados durante um festival de três dias em Cingapura, em outubro. A Stamp House, uma residência na Austrália, é um dos projetos concorrentes, criado pelo escritório Charles Wright Architects.

Liderando o júri deste ano está o arquiteto britânico Richard Rogers e outros grandes nomes da área como Rocco Yim, de Hong Kong, Julie Eizenberg (EUA), Enric Ruiz Geli (Espanha) e Peter Rich (África do Sul). O Complexo da Marina de Yalikavak, em Bodrum, na Turquia, foi o projeto apresentado pelo escritório EAA-Emre Arolat Achitects na categoria shopping.

A Aula Medica, na Universidade de Medicina do Instituto Karolinska, em Solna, na Suécia, foi criada pelo escrtório Arkitektkonter AB.

Este projeto de restauração para o templo budista tailandês Wat Ananda Metyarama, em Cingapura, foi apresentado pelo escritório Czarl Architects como um projeto futuro na categoria cultura.

O Dongdaemun Design Plaza, em Seul, Coreia do Sul, foi criado pelo escritório da arquiteta Zaha Hadid.

O prédio da administração da Universidade Xi'an Jiaotong-Liverpool em Suzhou, China, é outro concorrente e foi apresentado pelo escritório Aedas.

O espaço cultural Spotlight Youth, em Londres, 'oferece de graça instalações sofisticadas de (produção em) som, filme, design, arte e radiodifusão'. O projeto é do Astudio.

Uma casa com vistas panorâmicas, a Narigua House em El Jonuco, no México, projeto criado pelo escritório P+O Architecture.

A Galeria Garangula, na Austrália, criada por Fender Katsalidis Mirams Architects, abriga uma grande coleção particular de arte aborígene.

O Banco Nacional da Austrália, em Melbourne, é outro projeto finalista, criado pelo escritório Woods Bagot.

O duque e a duquesa de Cambridge inauguraram o novo centro de visitantes do Jardim Botânico de Christchurch, durante uma viagem à Nova Zelândia. O projeto é do escritório Patterson Associates Ltd.

Outro projeto concorrente do escritório Aedas é o Bravo Group Pazhou, em Guanzhou, China, na categoria escritórios.

A companhia de arquitetura vietnamita a21 studio transformou madeira de demolição em uma cafeteria em Nha Trang, Vietnã.

O novo Museu Marítimo da Dinamarca, em Helsingor, foi criado pelo Bjarke Ingles Group e inaugurado em outubro de 2013. O projeto foi inscrito na categoria cultura.

Este prédio de apartamentos em Abadan, Irã, foi criado pelo escritório Farshad Mehdizadeh Architects.

Flanagan Lawrence criou estas conchas acústicas em Littlehampton, Inglaterra.

Oxley, do escritório LAUD Achitects Pte Ltd é um projeto de habitação criado em Cingapura.

A Torre de Inovação do Jockey Club, sede da Escola de Design da Universidade Politécnica de Hong Kong é outro projeto concorrente do escritório de Zaha Hadid.

O projeto de 189 milhões de libras (cerca de R$ 716 milhões) para a Biblioteca de Birmingham, na Inglaterra, foi criado pelo escritório Mecanoo. A biblioteca foi inaugurada em setembro de 2013 por Malala Yousafzai, a adolescente baleada no Paquistão por membros do Talebã por defender o direito à educação para mulheres do país.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #252 Online: 10 de Julho de 2014, 15:59:05 »
Senti falta do Linnaeusborg, o prédio onde trabalhei na Universidade de Groiningen:

Praticamente todo o telhado é coberto de grama e essa parte fica voltada rpa face Sul, onde pega mais sol. Na primavera e no verão a galera faz piquenique ali na hora do almoço:

Essa era a vista da janela da sala do postdoc sênios do meu grupo:

Do "cantinho do café", a a gente via isso:

O edifício foi inaugurado pelo Richard Dawkins :oba:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #253 Online: 10 de Julho de 2014, 16:56:32 »
 Cada prédio bonito...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #254 Online: 11 de Julho de 2014, 12:13:46 »
Cada prédio bonito...

São mesmo, tb achei legal aquela cafeteria feita com madeira de demolição, usaram material que seria descartado para fazer algo moderno.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #255 Online: 11 de Julho de 2014, 13:49:10 »
Legal esse prédio. Esse aqui é o edifício Huygens, o prédio onde estarei trabalhando (está faltando espaço nele, e por enquanto estou num prédio pequeno por trás dele):

Esse espelho d'água fica ao redor do laboratório de NMR. No telhado de um dos prédios dá pra ver uma das duas antenas do experimento de interferometria de microondas dos astrônomos - as antenas acompanham o movimento do sol.

No hall de entrada do prédio tem um pêndulo de Foucault:

O legal também é que no depto. de computação existe um grupo especializado em criptografia e segurança de dados em geral. Daí que no andar superior existe um pequeno museu de dispositivos de criptografia, que tem desde discos de cifras usados na Guerra Civil Americana, máquinas tipo a Enigma e até telefones seguros usados por presidentes americanos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #256 Online: 11 de Julho de 2014, 16:30:44 »
Gostei do edifício Huygens! E aí, já aprendeu a falar Huygens do jeito nativo? :hihi:

Na coisa verde que eu postei (que alguns chamam de "o sapo") ia ter um esqueleto de baleia azul no saguão (os leitores atentos devem ter percebido, pelo nome do edifício, que se trata de um departamento de biologia). Atrasos, problemas com ecochatos e provavelmente custos impediram que isso se realizasse.

Em frente há um prédio azul, o Bernoulliborg que os mais observadores já devem ter percebido que abriga ciências exatas. No saguáo há várias demosntrações interativas, envolvendo dinâmica, magnetismo e visão computacional:

É lá também que fica a cafeteria onde eu almoçava, na parte envidraçada à direita:

Interior:

No topo do prédio há uma cúpula de observatório
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #257 Online: 08 de Janeiro de 2016, 17:18:26 »
Prédios com formas diferentes

Planetário Indira Gandhi

Biblioteca nacional da Bielorússia

Chang Building (Tailândia)

Casa de adoração Baha'í (Nova Délhi)

Flame Towers (Azerbaijão)

Mais aqui: http://www.viverbemagora.com.br/2014/06/15-predios-com-formas-diferentes/

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #258 Online: 08 de Janeiro de 2016, 17:27:07 »
Construção feita com robôs aponta para novas possibilidades arquitetônicas

Em vez de vigas e concreto, madeira. Em vez de operários, robôs. O Landesgartenschau Exhibition Hall, construído pela Universidade de Stutgart, na Alemanha, é a primeira construção a ser criada com a ajuda de computadores e robôs, o que torna o trabalho mais simples, preciso e rápido.

A estrutura contém dois domos e uma parede em vidro e foi projetada de forma que as placas de madeira se interconectem sem que haja a presença de outros elementos, como em um verdadeiro quebra-cabeça. Ao travar-se com pinos, a construção se mantém estável, sem que haja a necessidade de colunas, por exemplo. Ao todo, são 243 peças de madeira com 50 mm de espessura, cortadas por robôs industriais em um local externo. Isso permite que uma estrutura como essa seja criada e montada em até 4 semanas – tempo muito menor em relação ao processo manual.

Segundo os acadêmicos responsáveis pelo projeto do Landesgartenschau Exhibition Hall, o experimento não garante apenas uma forma mais rápida de criar estruturas, mas abre espaço para novos rumos arquitetônicos.

http://www.viverbemagora.com.br/2014/06/construcao-feita-com-robos-aponta-para-novas-possibilidades-arquitetonicas/

It's an award I've won"

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #259 Online: 08 de Janeiro de 2016, 17:37:38 »
O paradigma de se construir com robôs parece mesmo promissor, mas nesse exemplo dado dessa edificação circular me causa uma impressão angustiante.

E esta exposição de modularidade também é meio aflitiva.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2016, 17:39:55 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #260 Online: 08 de Janeiro de 2016, 17:43:46 »
O paradigma de se construir com robôs parece mesmo promissor, mas nesse exemplo dado dessa edificação circular me causa uma impressão angustiante.

Por que angustiante? É uma cúpula geodésica. Extremamente resistente para seu peso:

Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #261 Online: 08 de Janeiro de 2016, 17:46:17 »
Isso aí é um amendoinzão.

O auxílio de robôs foi só pra cortar as placas? Porque se for essa notícia é um engodo forte. Essa conversa de ser a primeira também com "ajuda de computadores"... Pfff...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #262 Online: 08 de Janeiro de 2016, 18:41:30 »
Gostei do sistema e achei bem prático para um prédio comercial, mas e quanto ao resto?

Vedação contra goteiras, tratamento contra apodrecimento da madeira, encanamentos e sistemas elétricos?

Qual a vida útil estimada de uma construção dessas?
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2016, 18:43:35 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #264 Online: 08 de Janeiro de 2016, 19:09:13 »

Por que angustiante? É uma cúpula geodésica. Extremamente resistente para seu peso:

Nada contra a qualidade estrutural, mas elementos esféricos ou esferóides não me são acolhedores psicologicamente, eu prefiro quadriláteros e triângulos, elementos angulosos.

Esses exemplos de edificações eu acho bastante atraentes,

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #265 Online: 08 de Janeiro de 2016, 19:22:43 »
Engraçado que eu simplesmente não conseguia "empatizar" com uma sensação de aflição por arquitetura, até ver essa primeira foto.

Parece um barco misturado com uma pilha malfeita de panquecas em forma de barco, e por extensão, com uma torre de pizza.

A segunda é já normal, bem tradicional. Nada contra, mas se falando de coisas menos exóticas acho que prefiro arquiteturas meio "modernistas", daquelas casas ainda mais quadradas.

Eu acho que paredes retas são preferíveis simplesmente por melhor utilização do espaço, e talvez outros aspectos práticos de manutenção. Deve haver métodos de construção tão eficientes ou mais quanto os usados para domos e formas de domos "misturados", e construída de forma que não é significativamente estruturalmente inferior aos domos. (A primeira casa é inclusive mencionada como "resistente a furacões", seja lá quanto for que custe para erguer).

Mas... se for em algum lugar que neva bastante, acho que não tem muita escapatória aos telhados bem pontiagudos, não me lembro de ter visto outra solução.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #266 Online: 08 de Janeiro de 2016, 19:31:57 »
Será que é construído como aqueles domos de concreto infláveis, só que com madeira?

Imagino que usam um adesivo especial nas juntas que fixa e veda ao mesmo tempo.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #267 Online: 08 de Janeiro de 2016, 19:43:32 »
Arquitetura modernista é das minhas favoritas.

Gosto muito também de brutalismo

E de Art déco:

Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #268 Online: 08 de Janeiro de 2016, 19:50:06 »
Uma arquitetura que me deixa descofortável é Art Nouveau:

Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #269 Online: 08 de Janeiro de 2016, 19:57:56 »

Desses eu gostei muitíssimo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #270 Online: 08 de Janeiro de 2016, 19:58:21 »

Isso aqui já me lembra um pouco disso:

Eu fazia parte da comunidade "tenho medo de ficar embaixo do vão do MASP" no Orkut.

Gosto de googie, mas aí já é algo que deve ser geralmente mais espalhafatoso/menos eficiente do que muitas das coisas "modernistas"/próximas mais comportadas/menos idiotas:

Engraçado, progurando por imagens de googie no google (!) vem alguns resultados do Niemeyer, que eu achava que categorizava pessoalmente e pretensamente ironicamente como "googie tropicalista" de forma que seria um erro grotesco para os entendidos.

Talvez uma "influência" googie fosse uma solução compatível com esses modernismos mais retangulares para os telhados que precisam ser mais íngremes.

Para prédios e coisas maiores/mais sérias, deco também é bem bacana.

Acho que é a melhor mistura de algo moderno, até possivelmente "futurista", com coisas retro/clássicas, até meio "barroquistas". E dá até para emendar com googie nas pontas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #271 Online: 14 de Novembro de 2016, 09:42:30 »
Pesquisando para ver se haveria em algum lugar do mundo aeroporto sem pistas de pouso e decolagem fixas, mas orientadas na hora de acordo com a direção do vento, acabei encontrando planos de algo muito próximo disso, com um toque que não esperava, e até uma versão mais radical da que eu tinha imaginado para o mesmo princípio. O toque adicional é ser um aeroporto elevado sobre a cidade, embora a reorientação das pistas seja rígida:

Por outro lado, a versão mais radical teria uma reorientação "bruta", literal, da pista, em vez de apenas dos marcadores/luzes dela em um pátio enorme (ou múltiplas pistas fixas em diferentes orientações):

Outro projeto de aeroporto elevado:

Muito "steampunk" isso.

Acabei esbarrando também com um outro conceito apenas marginalmente relacionado, que resolve de maneira ainda mais simples o problema da reorientação da pista:

http://www.endlessrunway-project.eu/

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #272 Online: 29 de Março de 2019, 13:47:28 »
O Brasil tem a igreja católica mais bonita do mundo, a Catedral de Brasília e a mais feia do mundo sendo construida em Belo Horizonte, a Catedral Cristo Rei. Ambas as obras concebidas por Oscar Niemeyer!

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #273 Online: 29 de Março de 2019, 14:33:34 »
Ué, Niemayer já morreu e continua projetando? Foi psicografia?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #274 Online: 29 de Março de 2019, 14:37:45 »

È, não deu muito certo.

Eu tirava só os chifres do capacete e ficava legal.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!