Festival traz o melhor e o 'novo' da arquitetura globalUm espetáculo de formas inusitadas e design arrojado e que traz as inovações nos conceitos de lugar para morar, fazer compras ou trabalhar.
É o que trazem os concorrentes a um dos prêmios globais de maior destaque na arquitetura internacional, o Festival Mundial de Arquitetura.
Obras conhecidas e significativas do mundo inteiro participam do festival, que recebeu projetos de mais de 50 países.
Os vencedores serão escolhidos durante um período de três dias em outubro, em Cingapura.
www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2014/07/140707_galeria_premio_arquitetura_fn.shtml------------------------------------------
Projetos de mais de 50 países foram enviados para a edição de 2014 do Festival Mundial de Arquitetura, um dos mais importantes prêmios de arquitetura do mundo. Entre as categorias do concurso estão projetos de paisagismo,prédios competos, entre outros. A Ala Akiha, no Centro Cultural de Niigata, Japão, foi um dos projetos inscritos na categoria cultural pelo escritório Chiaki Arai de Design Urbano e Arquitetura.
Os vencedores serão avaliados durante um festival de três dias em Cingapura, em outubro. A Stamp House, uma residência na Austrália, é um dos projetos concorrentes, criado pelo escritório Charles Wright Architects.
Liderando o júri deste ano está o arquiteto britânico Richard Rogers e outros grandes nomes da área como Rocco Yim, de Hong Kong, Julie Eizenberg (EUA), Enric Ruiz Geli (Espanha) e Peter Rich (África do Sul). O Complexo da Marina de Yalikavak, em Bodrum, na Turquia, foi o projeto apresentado pelo escritório EAA-Emre Arolat Achitects na categoria shopping.
A Aula Medica, na Universidade de Medicina do Instituto Karolinska, em Solna, na Suécia, foi criada pelo escrtório Arkitektkonter AB.
Este projeto de restauração para o templo budista tailandês Wat Ananda Metyarama, em Cingapura, foi apresentado pelo escritório Czarl Architects como um projeto futuro na categoria cultura.
O Dongdaemun Design Plaza, em Seul, Coreia do Sul, foi criado pelo escritório da arquiteta Zaha Hadid.
O prédio da administração da Universidade Xi'an Jiaotong-Liverpool em Suzhou, China, é outro concorrente e foi apresentado pelo escritório Aedas.
O espaço cultural Spotlight Youth, em Londres, 'oferece de graça instalações sofisticadas de (produção em) som, filme, design, arte e radiodifusão'. O projeto é do Astudio.
Uma casa com vistas panorâmicas, a Narigua House em El Jonuco, no México, projeto criado pelo escritório P+O Architecture.
A Galeria Garangula, na Austrália, criada por Fender Katsalidis Mirams Architects, abriga uma grande coleção particular de arte aborígene.
O Banco Nacional da Austrália, em Melbourne, é outro projeto finalista, criado pelo escritório Woods Bagot.
O duque e a duquesa de Cambridge inauguraram o novo centro de visitantes do Jardim Botânico de Christchurch, durante uma viagem à Nova Zelândia. O projeto é do escritório Patterson Associates Ltd.
Outro projeto concorrente do escritório Aedas é o Bravo Group Pazhou, em Guanzhou, China, na categoria escritórios.
A companhia de arquitetura vietnamita a21 studio transformou madeira de demolição em uma cafeteria em Nha Trang, Vietnã.
O novo Museu Marítimo da Dinamarca, em Helsingor, foi criado pelo Bjarke Ingles Group e inaugurado em outubro de 2013. O projeto foi inscrito na categoria cultura.
Este prédio de apartamentos em Abadan, Irã, foi criado pelo escritório Farshad Mehdizadeh Architects.
Flanagan Lawrence criou estas conchas acústicas em Littlehampton, Inglaterra.
Oxley, do escritório LAUD Achitects Pte Ltd é um projeto de habitação criado em Cingapura.
A Torre de Inovação do Jockey Club, sede da Escola de Design da Universidade Politécnica de Hong Kong é outro projeto concorrente do escritório de Zaha Hadid.
O projeto de 189 milhões de libras (cerca de R$ 716 milhões) para a Biblioteca de Birmingham, na Inglaterra, foi criado pelo escritório Mecanoo. A biblioteca foi inaugurada em setembro de 2013 por Malala Yousafzai, a adolescente baleada no Paquistão por membros do Talebã por defender o direito à educação para mulheres do país.