Autor Tópico: Mundo da arquitetura  (Lida 32095 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Mundo da arquitetura
« Resposta #200 Online: 13 de Novembro de 2013, 01:50:35 »
Tudo se resume a "fama", e reafirmação da mesma como se essa comprovasse qualidades, que são apenas vagamente descritas, e apenas assumidas como sendo geniais inovações dele, inimaginadas por qualquer outro ser humano.

Sobre Picasso e etc,

http://www.artrenewal.org/articles/Philosophy/ArtScam/artscam.php

Série de vídeos no youtube, "the banishment of beauty"
http://www.youtube.com/playlist?list=PL619ED61282CD714E

Tópico relacionado: Imposturas intelectuais: Arte abstrata

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #201 Online: 13 de Novembro de 2013, 01:59:48 »
E o que comprova qualidade?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #202 Online: 13 de Novembro de 2013, 02:19:26 »

Pergunte para as pessoas que tem passar várias horas por dia em locais com iluminação e ou ventilação inadequadas.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #203 Online: 13 de Novembro de 2013, 03:03:22 »

Pergunte para as pessoas que tem passar várias horas por dia em locais com iluminação e ou ventilação inadequadas.

Só isso comprova qualidade arquitetonica?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #204 Online: 13 de Novembro de 2013, 03:16:48 »
Interessante esse conceito popular de genialidade. No caso de Niemayer é óbvio que de gênio ele não tem nada e as evidências que o Lobão apontou estão aqui no tópico. É constrangedor ver tanta gente inteligente e culta elogiar aquelas obras de gosto duvidoso e atribuí-las a um gênio. Fico me perguntando porque isso acontece. É como o Lobão falou e tem mais. Parece que é chique se submeter aos caprichos de um chato como João Gilberto e se você não reconhece o gênio, o problema está com você. Tudo que Tom Zé diz, por definição também é genial, apesar de não falar coisa com coisa. Os palavrões de Dercí Gonçalves ainda são considerados geniais por certos intelectuais e tem até tese de doutorado sobre ela. Temos Gabriel, o pensador e sua obra de genialidade incontestável. Jô Soares, um gênio que fala diversas línguas mas que só diz bobagem. E por aí vai...

O que é ser genial? Tipo, qual o contexto sócio-cultural disso? O conceito mais aceitável de genialidade que eu já tive é o da sensibilidade, e não tem necessariamente a ver com criatividade. Marx, Frida Kahlo, Einstein, Weber, Mary Shelley,  João Gilberto, Picasso, Andy Warhol, todxs elxs, são talentosxs sim, mas são geniais pela sensibilidade que tiveram.

Explico, Marx e Weber não tiraram fundamento e inspiração de suas teorias da sua própria imaginação, Einstein não foi responsável por todos os conceitos de sua teoria, Picasso não desenvolveu sua técnica de perspectiva sozinho, Mary Shelley não revolucionou a literatura por causa de motivações puramente pessoais e Andy Warhol não é considerado gênio por nada. Todxs elxs, sem exceção, fizeram parte de um contexto cultural que permitiram que elxs desenvolvessem suas ideias e, mais que isso, o que diferencia Marx de outrxs hegelianos de esquerda, Picassos e Warhol de outrxs artistas contemporâneos é a sensibilidade delxs de expressar o espírito de sua época com maior expressão possível.  Todxs elxs representam marcos sócio-históricos e daí sua importância. Marx melhor representou o ideário revolucionário moderno e melhor analisou a infraestrutura, em oposição a Weber que teve a sensibilidade de trazer a tona a discussão sobre o fim do encantamento na modernidade diante das luzes, assim como melhor analisou a superestrutura. O mesmo vale para Warhol, que para os semióticos melhor representou o contexto das relações imagéticas na pós-modernidade/modernidade tardia, onde surge o contexto de hiper-real, valor simbólico-cultural da criação da imagem publicitária, entre outras coisas.

Na minha opinião, clássico e gênio são puramente contextuais socialmente, longe de qualquer objetividade.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #205 Online: 13 de Novembro de 2013, 03:38:11 »
Tudo se resume a "fama", e reafirmação da mesma como se essa comprovasse qualidades, que são apenas vagamente descritas, e apenas assumidas como sendo geniais inovações dele, inimaginadas por qualquer outro ser humano.

Sobre Picasso e etc,

Sobre a arte abstrata, não quero questionar seu valor estético (até porque entendo como algo puramente cultural), mas a desconstrução da arte trás em si significados incríveis. A arte de vanguarda não pode ser entendida sem sua crítica à sacralidade da arte, ao positivismo representado pelas novas técnicas de congelamento de imagens (a fotografia acabou com séculos de tradição artística que privilegiava o retrato mais fiel possível do real), entre outros valores importantes que essa arte nos trás.
Agora, dizer que algo é de mau gosto porque não condiz com suas representações simbólicas do belo, é muito reducionista. Se estética é provocar sensibilidades, não acho que a arte abstrata não provoque nada a ninguém, até porque já tive experiências imagéticas muito mais incríveis com Picasso do que com qualquer obra de arte que ficou presa aos valores greco-romanos de belo. Pessoalmente, se quero ver um retrato análogo ao real eu vejo ensaios fotográficos, se quero descobrir como a criatividade humana é fecunda e provocadora, vejo obras de arte ~fritas~, como de Matisse.
Não que você não possa desgostar de qualquer artista que outrxs pessoes gostam, mas acho válido levar em conta os valores simbólicos de toda produção artística.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #206 Online: 13 de Novembro de 2013, 09:10:27 »
eu acho a estética feia e a funcionalidade fala por si mesma
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 13 de Novembro de 2013, 09:39:17 »
Só isso comprova qualidade arquitetonica?

No que concerne à funcionalidade isto é, sem dúvida, muito importante.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #208 Online: 13 de Novembro de 2013, 16:57:46 »

Sobre Picasso e etc,

Sobre a arte abstrata, [...]

No outro tópico eu disse quase que o contrário. OK ter apreciação pela estética, as coisas não precisam ser representações realistas para serem visualmente agradáveis ou "interessantes". Não precisam nem mesmo representar qualquer coisa, podem ser só figuras geométricas aleatórias ou pingos de tinta pollockianos (os quadros colocados inicialmene no tópico, como de Pollock, não são "nem" abstratos, diga-se de passagem), o que me incomoda é toda a defesa pseudo-intelectual de seus aspectos revolucionários, transcendentais e etc. Todo o papo "novas roupas do imperador". Porque no fundo são como "cartuns", "caricaturas", ou padrões meio caleidoscópicos. Só. Coisas que não têm todo esse verniz intelectual, a menos que um "artista" pegue quadrinhos e os copie em tamanho maior, e diga que é "arte mesmo".

(Mas arte realista/não-abstrata também pode ser grandemente inflada em termos de genialidade e etc).

<a href="http://www.youtube.com/v/gFa4ySkv9Dg" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/gFa4ySkv9Dg</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/gVI9fh6RXMY" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/gVI9fh6RXMY</a>

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #209 Online: 13 de Novembro de 2013, 18:24:07 »
Não gostar das obras é uma coisa, isso é dor de cotovelo mesmo, só pode.

Qualquer um faria, qualquer um receberia o maior prêmio da arquitetura mundial pelo conjunto da obra, qualquer um seria estudo obrigatório em escolas de arquitetura, qualquer um receberia o reconhecimento dele em vida, qualquer um teria projetado o edifício da ONU, qualquer pequeno arquiteto sem talento seria convidado para projetar esses grandes edifícios, qualquer um. Ok, conviva com isso.

Algumas casas projetadas por ele.

Existe alguma obra (Em se tratando de obra não residencial) dele que foi feita para um cliente particular, sem grana pública?

E as casas das fotos não tem merda nenhuma de diferente do que outros arquitetos já fizeram, concordo que são casas de alto padrão mas basta vc olhar algumas revistas de decoração para ver que existem obras muito melhores.

Elas não tem absolutamente nada diferente das casas de alto padrão feitas por outros arquitetos.

« Última modificação: 13 de Novembro de 2013, 18:30:26 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #210 Online: 14 de Novembro de 2013, 00:19:42 »
Parece que o título do post deveria ser "vamos meter o pau no comunistinha ateu" :o
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
  • Não há sofrimento real sem esperança.
« Resposta #211 Online: 14 de Novembro de 2013, 00:27:25 »
Parece que o título do post deveria ser "vamos meter o pau no comunistinha ateu" :o

Poderiam dividir o tópico e criar um só pro Arcanjo e demais foristas "meter o pau no comunistinha ateu". ::)
« Última modificação: 14 de Novembro de 2013, 00:30:51 por Jovem Cético »
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
  • Não há sofrimento real sem esperança.
« Resposta #212 Online: 14 de Novembro de 2013, 00:40:28 »

E acomete alguns céticos. Acho que foi ainda no fórum da STR que postaram sobre uma menina-prodígio que fazia umas pinturas "geniais" meio pollockóides em aparência (não em método, que era pincel mesmo), mas geralmente acho que tudo num tom meio avermelhado.

Seria a Akiane?

http://www.akiane.com/home

Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #213 Online: 14 de Novembro de 2013, 09:15:38 »

Já que as falácias estão livres, que tal fazer este outro tópico: "Vamos 'puxar o saco' do nosso amiguinho ideológico"?
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #214 Online: 14 de Novembro de 2013, 10:28:25 »

Existe alguma obra (Em se tratando de obra não residencial) dele que foi feita para um cliente particular, sem grana pública?

E as casas das fotos não tem merda nenhuma de diferente do que outros arquitetos já fizeram, concordo que são casas de alto padrão mas basta vc olhar algumas revistas de decoração para ver que existem obras muito melhores.

Elas não tem absolutamente nada diferente das casas de alto padrão feitas por outros arquitetos.

Pois é, de que fonte será que esses arquitetos beberam quando você não nota muita diferença entre construções deles e de Niemayer?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #215 Online: 14 de Novembro de 2013, 11:14:13 »
Sinceramente, não entendo o ponto dessa discussão. Se as obras do Niemeyer são bonitas? Sim, considero a maior parte bonitas de se ver, como o Itamaraty. Isso é uma questão de gosto, e o fato de ele ter sido aplaudido por arquitetos não quer dizer muito: eles também são vítimas de modismos e de culto a personalidade. Os arquitetos aplaudiam a Bauhaus - que acho sem graça. Os arquitetos aplaudiam o Le Corbusier* e eu detesto seu estilo. Houve um tempo em que se aplaudia o estilo brutalista**, e eu acho esses prédios horríveis.

Os prédios do Niemeyer são funcionais? Muita gente que trabalha nos seus prédios realmente reclama disso. Os que tive a chance de visitar são todos quentes e desconfortáveis. Isso é um fato.

Outro fato é que ele era convidado para grandes obras por ser famoso, e era famoso também por causa de suas grandes obras. Um exemplo de retroalimentação. Nada ver com ideologia. É como já foi dito acima: como arquiteto, ele foi um grande escultor.

*

**
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 14 de Novembro de 2013, 11:27:56 »
Eu gosto do estilo brutalista. o problema é que as pessoas acham que concreto não precisa de manutenção.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 14 de Novembro de 2013, 11:33:13 »
Na minha opinião, o melhor estilo de arquitetura seria o dos Hobbits. Isto é, integrar a arquitetura à natureza. Isso é praticamente a antítese do brutalismo ou do estilo do Niemeyer.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 14 de Novembro de 2013, 12:05:54 »
Na minha opinião, o melhor estilo de arquitetura seria o dos Hobbits. Isto é, integrar a arquitetura à natureza. Isso é praticamente a antítese do brutalismo ou do estilo do Niemeyer.

Eu já acho que tem que ter harmonia, os Hobbits enfiam as casas debaixo da terra  e parecem cavernas com portas enfiadas em gramados. Não gosto. É até mais radical que a concretagem do Niemeyer.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #219 Online: 14 de Novembro de 2013, 13:00:16 »

Eu já acho que tem que ter harmonia, os Hobbits enfiam as casas debaixo da terra  e parecem cavernas com portas enfiadas em gramados. Não gosto. É até mais radical que a concretagem do Niemeyer.

Mais é mais humano, pelo menos. Foi um pouco de hipérbole, claro, mas se aproximam do que para mim é o ideal. Se eu fosse um arquiteto, faria sempre questão de que meus prédios fossem cercados de árvores e que tivessem jardins, no telhado, na frente, onde fosse possível.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #220 Online: 14 de Novembro de 2013, 13:53:23 »
Mais humano?

Quando você vê uma planície gramada vc pensa em humanos?

E quando você vê um monolito de concreto?

:biglol:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 14 de Novembro de 2013, 14:08:33 »

Pois é, de que fonte será que esses arquitetos beberam quando você não nota muita diferença entre construções deles e de Niemayer?

Você consegue demonstrar que Niemayer é realmente a fonte deles?

Estou sem tempo agora. Mas depois vou procurar os projetos de um arquiteto estadunidense do segundo quarto do século passado e colocá-los aqui no fórum para comparar. Ele é considerado o principal mentor de obras que integram elementos da natureza com os arquitetônicos.

Aí os foristas poderão avaliar se os projetos residenciais contemporâneos são realmente provenientes do senhor Niemayer.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #222 Online: 14 de Novembro de 2013, 15:22:55 »

Você consegue demonstrar que Niemayer é realmente a fonte deles?

Estou sem tempo agora. Mas depois vou procurar os projetos de um arquiteto estadunidense do segundo quarto do século passado e colocá-los aqui no fórum para comparar. Ele é considerado o principal mentor de obras que integram elementos da natureza com os arquitetônicos.

Aí os foristas poderão avaliar se os projetos residenciais contemporâneos são realmente provenientes do senhor Niemayer.

Talvez eu teria que pesquisar, mostrar projetos, comparar e colocar a opinião de especialistas para provar, mas é meio surreal duvidar que um dos arquitetos mais importantes do mundo, o maior nome no Brasil, não tem influência na arquiteruta modernista/brutalista de concreto armado que as vezes a gente se depara por aí.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #223 Online: 14 de Novembro de 2013, 15:36:05 »

Você está falando do Frank Lloyd Wright?

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #224 Online: 14 de Novembro de 2013, 15:58:47 »

Já que as falácias estão livres, que tal fazer este outro tópico: "Vamos 'puxar o saco' do nosso amiguinho ideológico"?
Arquitetura é fascinante, então que tal mudarmos o foco, e falar sobre arquitetura mesmo.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2013, 16:01:11 por Vento Sul »
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!