Autor Tópico: Guia Politicamente Incorreto da América Latina  (Lida 21069 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.503
Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Online: 15 de Setembro de 2011, 10:22:23 »
http://oglobo.globo.com/megazine/mat/2011/09/11/livro-tenta-desconstruir-personagens-da-historia-da-america-latina-como-che-guevara-simon-bolivar-925332394.asp

Citar
Livro tenta desconstruir personagens da história da América Latina, como Che Guevara e Simón Bolívar


Leandro Narloch e Duda Teixeira, autores do
'Guia Politicamente Incorreto da América Latina'


RIO - O jornalista Leandro Narloch conseguiu um feito e tanto: emplacou dois livros na lista dos mais vendidos do país, segundo a lista publicada pelo Prosa & Verso, de O GLOBO. O primeiro, "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil", apresentava aspectos obscuros de personagens famosos da nossa história. E mandava na lata tijolaços como "Zumbi dos Palmares tinha escravos" e "Santos Dumont não inventou o avião". Depois do estrondoso sucesso e das polêmicas acumuladas, o jornalista chamou o colega Duda Teixeira e virou sua metralhadora giratória para as grandes personagens latinoamericanas: Simon Bolívar, Che Guevara, Perón, Allende.

Na continuação da sua saga em destruir tudo o que se sabe sobre essas figuras, o "Guia Politicamente Incorreto da América Latina" tenta aniquilar reputações: chama Che Guevara de sanguinário, diz que a experiência socialista no Chile foi uma ameaça às instituições e que o inspirador de Hugo Chávez só queria controlar as ações de negros e pardos. Revolucionários? Nem tanto, pelo menos para a dupla. Abertamente anti-esquerdas e anti-marxistas, Duda e Leandro soltam o verbo em entrevista à Livro-Pipoca. Então, ame-os ou odeie-os.


Depois de escrever o primeiro "Guia" sobre o Brasil, você partiu para a história da América Latina. Já era uma vontade sua? Quais os critérios para escolher os personagens do livro?

LEANDRO NARLOCH: A ideia era fazer o Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo. Mas de repente, conversando com o Duda, percebi que um guia da América Latina era mais necessário. Como aconteceu com o passado brasileiro, o da América Latina foi retratado por uma historiografia combatente; está encoberto por uma enorme doutrinação ideológica. Era urgente mostrar um outro lado. Escolhemos os assuntos mais desagradáveis e inconvenientes aos considerados heróis do bom-mocismo. Como no primeiro livro, o objetivo foi mostrar virtudes dos vilões e erros dos considerados mocinhos.

A América Latina possui personagens que já foram retratados muitas vezes, seja em livros, biografias, filmes e até musicais. O que vocês viram que podiam trazer de novo sobre eles?

LEANDRO: Apesar de terem sido retratados várias vezes, os personagens da América Latina aparecem sempre do mesmo jeito. Na maior locadora de São Paulo, por exemplo, há 8 DVDs sobre Che Guevara, todos elogiosos e melancólicos. Além disso, descobrimos histórias excelentes que vão contra aqueles estereótipos. Muitos índios protagonizaram ações e tiveram algum poder - e essas ações poucas vezes foram contra a ordem vigente. Revolucionários como Che e Allende, desestabilizando a economia e as instituições democráticas, aumentaram a miséria do continente. E em geral os países que mais se aproximaram dos Estados Unidos mais se deram bem.

DUDA TEIXEIRA: Também vale notar que muitos desses heróis são admirados sem que as pessoas realmente conheçam suas histórias. Em qualquer biografia do Simón Bolívar se pode ver que ele era um centralizador que queria mais poder para o governo para reprimir revoltas populares de negros e mestiços. Ele temia o que chamava de "pardocracia", o governo dos pardos. Ninguém sabe disso. Qualquer chileno esclarecido com mais de cinquenta anos vivendo no Brasil vai te contar histórias assombrosas sobre o governo do Allende. Mas não são novidades, apenas estavam escondidas.

Qual foi a principal descoberta que vocês fizeram durante a produção do livro? Vocês já imaginavam o que encontrariam?

DUDA: As investidas antidemocráticas de Allende foram uma grande surpresa. Ele perseguiu a imprensa, montou uma guarda pessoal treinada por terroristas cubanos, atropelou ordens da justiça e consentiu com invasões de fazendas. A lista de barbaridades que ele cometeu como presidente foi enorme, e isso sem contar no que tentou fazer quando foi ministro da saúde, quando promoveu uma lei de esterilização em massa, semelhante a uma lei nazista. Mas fizemos outras descobertas saborosas também sobre Che e outros personagens. Eu jamais imaginaria Che pedindo que os operários trabalhassem nas férias sem ganhar nada por isso e que pedisse cortes de salário aos mais preguiçosos. Quando o Leandro veio com essa história, fiquei alucinado.

Vocês vão atrair polêmicas com o livro. Vocês consideram o "Guia" da América Latina mais explosivo do que o anterior? Como veem as críticas?

LEANDRO: Sim, este livro está mais consistente e polêmico. Damos alguns golpes narcísicos que deixam as pessoas furiosas e desesperadas. Elas atiram para todos os lados, nos acusam de leviandade, de só querer ganhar dinheiro, mas não contestam os fatos que demonstramos no livro. É uma pena, porque sentimos falta de análises descompromissadas e imparciais.

Já houve quem reclamasse de dois jornalistas fazerem o "papel" de historiadores?

LEANDRO: Sim, muita gente reclama. Mas acredito que quem faz esse comentário não sabe qual o papel de um historiador. Historiadores são cientistas. Analisam documentos, registros, censos históricos e a partir dali tiram conclusões a despeito de suas convicções ideológicas. Nosso trabalho está bem longe disso. Como mostra o título do livro, não é uma obra imparcial, é politicamente incorreta. Além disso não é preciso ser médico ou historiador para escrever sobre medicina ou história: basta ter a orientação e a revisão dos especialista. E a gente teve esse cuidado. O livro tem revisão técnica do historiador Marco Antonio Villa.

A que vocês atribuem o sucesso do livro?

LEANDRO: Depois ao fato de muitos leitores estarem esperando uma história menos esquemática e marxista. Como nós dois, muitos leitores desconfiavam da história em que os ricos sempre são do mal e os pobres só fazem boas ações.

DUDA: O Guia da América Latina seguiu o mesmo formato do primeiro, que já era um sucesso. E nisso o Leandro realmente adquiriu um know how que só ele tem. Ele pegou no meu pé várias vezes, pedindo para suavizar algumas coisas, brincar um pouco e, principalmente, contextualizar os fatos. Essa leveza, misturada com seriedade, deixa o livro algo gostoso de ler. Muita gente vem dizer que leu o capítulo em "uma sentada", ou que devorou o livro em um final de semana. É uma receita agradável que deu certo.

Offline Zeichner

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.123
  • Sexo: Masculino
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2011, 10:25:43 »
Recomendo. Aliás, estou recomendando para todo mundo esta leitura subversiva.

Offline Liddell Heart

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.237
  • Sexo: Masculino
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2011, 11:35:48 »
Lembrando que eles são jornalistas, e não historiadores. Longe de serem imparciais, eles só mostram um lado da história. Por exemplo:

Citar
Che Guevara de sanguinário

Como se Fulgêncio Batista fosse um santo.

Citar
experiência socialista no Chile foi uma ameaça às instituições

A sanguinária ditadura de Pinochet acabou com as "instituições".

Citar
que o inspirador de Hugo Chávez só queria controlar as ações de negros e pardos

O inspirador de Chávez já foi inspirador do direitista Antonio Guzmán-Blanco.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2011, 11:44:08 »
Eu não se se Salvador Allende ia ou não arruinar a economia do Chile, se ia ou não implantar uma ditadura socialista, se ia ou não fazer tudo aquilo que se dizia dele. Mas eu sei de duas coisas: que foi eleito democraticamente pelo povo do Chile, e que a ditadura do Pinochet torturou, matou e sumiu com um monte de gente.

Todo mundo enche a boca para falar desse livro, que sem dúvida deve ser divertido. Mas se ele apenas troca as fantasias da esquerda pelas fantasias da direita, continua sem prestar grandes serviços...

E só pra lembrar: existe um mundo de diferença entre ser politicamente incorreto e ser babaca. Cuidado para diferenciar qual é qual :)

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2011, 11:57:20 »
Citar
E só pra lembrar: existe um mundo de diferença entre ser politicamente incorreto e ser babaca. Cuidado para diferenciar qual é qual

 :ok:


He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.503
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2011, 12:27:30 »
Eu não se se Salvador Allende ia ou não arruinar a economia do Chile

Ele não ia arruinar, arruinou.
A velha demagogia de distribuir benefícios sem ter dinheiro e proibir aumentos de preço que já sabemos no que dá.

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.503
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2011, 12:32:50 »
Lembrando que eles são jornalistas, e não historiadores. Longe de serem imparciais, eles só mostram um lado da história.
Como o jornalista que escreveu "As veias abertas da América Latina",  mas que é não é criticado porque é de esquerda.
Por exemplo:

Citar
Che Guevara de sanguinário

Como se Fulgêncio Batista fosse um santo.

Não era, e a revolução até fazia sentido, mas não foram os revolucionários que tomaram o poder em Cuba e sim um grupinho que transformou o país numa ditadura, prendendo ou fuzilando os antigos companheiros de luta que se opuseram.

Che Guevara visto por suas vítimas
http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2011/06/o-mito-che-guevara.html

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2011, 12:36:21 »
Eu não se se Salvador Allende ia ou não arruinar a economia do Chile

Ele não ia arruinar, arruinou.
A velha demagogia de distribuir benefícios sem ter dinheiro e proibir aumentos de preço que já sabemos no que dá.

Não discuto isso. Mas qual a legitimidade de um processo armado que fuzila (ou "sucida", como se queira) um presidente eleito pelo voto e instaura um governo sem eleições por sei lá quantos anos?

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.503
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2011, 12:41:02 »
Eu não se se Salvador Allende ia ou não arruinar a economia do Chile

Ele não ia arruinar, arruinou.
A velha demagogia de distribuir benefícios sem ter dinheiro e proibir aumentos de preço que já sabemos no que dá.

Não discuto isso. Mas qual a legitimidade de um processo armado que fuzila (ou "sucida", como se queira) um presidente eleito pelo voto e instaura um governo sem eleições por sei lá quantos anos?

A violência dos militares foi um erro. Se apenas tivessem derrubado o idiota, legitimamente ou não, e convocado eleições, ele teria sido esquecido pela História. Seria apenas mais um dos 'trocentos' presidentes derrubados em países sulamericanos.

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2011, 12:43:02 »
Sim, seria. Esse é todo o ponto.

A Revolução dos Cravos em Portugal foi um movimento militar que derrubou uma ditadura e que me parece (do pouco que eu conheço da história) infinitamente mais legítima.

Offline Zeichner

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.123
  • Sexo: Masculino
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2011, 12:55:49 »
Eu não se se Salvador Allende ia ou não arruinar a economia do Chile

Ele não ia arruinar, arruinou.
A velha demagogia de distribuir benefícios sem ter dinheiro e proibir aumentos de preço que já sabemos no que dá.

Não discuto isso. Mas qual a legitimidade de um processo armado que fuzila (ou "sucida", como se queira) um presidente eleito pelo voto e instaura um governo sem eleições por sei lá quantos anos?

A violência dos militares foi um erro. Se apenas tivessem derrubado o idiota, legitimamente ou não, e convocado eleições, ele teria sido esquecido pela História. Seria apenas mais um dos 'trocentos' presidentes derrubados em países sulamericanos.

Quem colocou Pinochet como chefe das forças armadas foi Allende.
Pinochet atendeu a um pedido do Supremo, que depôs o Allende, que se entrincheirou no palácio, querendo dar o golpe na decisão judicial.
O golpe de Pinochet não foi contra Allende, foi contra o Judiciário.

Os crimes dele são esquecidos, por causa de sua ideologia. Os crimes de Pinochet são reforçados, por falta dela.

Se fosse o contrário, como em Cuba, Pinochet seria herói.

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2011, 12:58:45 »
Filigranas.

Milhares de mortos e desaparecidos, sei lá quantos torturados e décadas de ditadura não justificam nada -- nem mesmo os acertos econômicos de Pinochet.

Além do mais, muita gente no Chile ainda tem um altarzinho para Pinochet, da mesma forma que muitos russos suspiram pelo Stalin e o pessoal de esquerda ainda endeusa Che e Fidel.

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.503
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2011, 13:10:20 »
Milhares de mortos e desaparecidos, sei lá quantos torturados e décadas de ditadura não justificam nada -- nem mesmo os acertos econômicos de Pinochet.

Não, não justificam. O problema está em se demonizar absolutamente um lado e endeusar o outro.
Em aplaudir seja lá o que faça uma ditatura de esquerda e condenar seja lá o que façam governos de direita, ditatoriais ou não.

Aliás e a propósito, sou de direita, mas acho que Franco e Salazar eram dois escrotos.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2011, 13:12:41 por Fernando Silva »

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2011, 13:19:51 »
Concordo, endeusar seja lá quem for é uma idiotice sem tamanho, porque passamos a aceitar acriticamente tudo o que vem do nosso totem favorito :-)

Eu não me identifico mais com a esquerda e muito menos com a direita ou o centro -- para falar a verdade, acho que esses rótulos estão uns 200 anos obsoletos... tenho ideais Humanistas e liberais, mas o ponto é: as pessoas costumam se apegar desnecessariamente aos rótulos e às fórmulas comumente associadas a esses rótulos.

Por exemplo, eu não gosto da elefantina presença do Estado Brasileiro na nossa vida. Mas tampouco acho que o vale-tudo de Wall Street seja uma coisa boa. A tal mão invisível do mercado é uma piada de mau gosto, tanto quanto a fantasia do socialismo.

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #14 Online: 15 de Setembro de 2011, 14:36:45 »
Não conheço o livro, mas quais foram as fontes para ele? É só uma coleção de anedotas? Essa história do Santos-Dumont não me parece correta.

Offline Liddell Heart

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.237
  • Sexo: Masculino
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #15 Online: 15 de Setembro de 2011, 16:35:42 »
Lembrando que eles são jornalistas, e não historiadores. Longe de serem imparciais, eles só mostram um lado da história.
Como o jornalista que escreveu "As veias abertas da América Latina",  mas que é não é criticado porque é de esquerda.

A versão marxista da história da América Latina já havia sido contestada pela historiografia "séria" nos últimos anos (por Doratioto e outros). Agora a direita quer transformar os "heróis" da esquerda em "vilões".

Citar
Por exemplo:

Citar
Che Guevara de sanguinário

Como se Fulgêncio Batista fosse um santo.

Não era, e a revolução até fazia sentido, mas não foram os revolucionários que tomaram o poder em Cuba e sim um grupinho que transformou o país numa ditadura, prendendo ou fuzilando os antigos companheiros de luta que se opuseram.

Che Guevara visto por suas vítimas
http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2011/06/o-mito-che-guevara.html

Longe de justificar o deplorável sistema sócio-político cubano, mas foram os E.U.A que empurraram Fidel para a URSS.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2011, 16:46:24 por Liddell Heart »
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Liddell Heart

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.237
  • Sexo: Masculino
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #16 Online: 15 de Setembro de 2011, 16:38:55 »
Eu não se se Salvador Allende ia ou não arruinar a economia do Chile

Ele não ia arruinar, arruinou.
A velha demagogia de distribuir benefícios sem ter dinheiro e proibir aumentos de preço que já sabemos no que dá.

Não discuto isso. Mas qual a legitimidade de um processo armado que fuzila (ou "sucida", como se queira) um presidente eleito pelo voto e instaura um governo sem eleições por sei lá quantos anos?

A violência dos militares foi um erro. Se apenas tivessem derrubado o idiota, legitimamente ou não, e convocado eleições, ele teria sido esquecido pela História. Seria apenas mais um dos 'trocentos' presidentes derrubados em países sulamericanos.

Quem colocou Pinochet como chefe das forças armadas foi Allende.
Pinochet atendeu a um pedido do Supremo, que depôs o Allende, que se entrincheirou no palácio, querendo dar o golpe na decisão judicial.
O golpe de Pinochet não foi contra Allende, foi contra o Judiciário.

Os crimes dele são esquecidos, por causa de sua ideologia. Os crimes de Pinochet são reforçados, por falta dela.

Os crimes de Pinochet precisam ser reforçados?
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #17 Online: 15 de Setembro de 2011, 16:53:32 »
Citação de: Dbohr
A tal mão invisível do mercado é uma piada de mau gosto, tanto quanto a fantasia do socialismo.

A mão invisível do mercado EXISTE. Apenas não é perfeita como pregam os ultraliberais e anarquistas. Já o comunismo tem amparo ZERO na realidade.

Não dá pra comparar ambos.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #18 Online: 15 de Setembro de 2011, 16:58:03 »
Lembrando que eles são jornalistas, e não historiadores. Longe de serem imparciais, eles só mostram um lado da história.
Como o jornalista que escreveu "As veias abertas da América Latina",  mas que é não é criticado porque é de esquerda.

A versão marxista da história da América Latina já havia sido contestada pela historiografia "séria" nos últimos anos (por Doratioto e outros). Agora a direita quer transformar os "heróis" da esquerda em "vilões".

Citar
Por exemplo:

Citar
Che Guevara de sanguinário

Como se Fulgêncio Batista fosse um santo.

Não era, e a revolução até fazia sentido, mas não foram os revolucionários que tomaram o poder em Cuba e sim um grupinho que transformou o país numa ditadura, prendendo ou fuzilando os antigos companheiros de luta que se opuseram.

Che Guevara visto por suas vítimas
http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2011/06/o-mito-che-guevara.html

Longe de justificar o deplorável sistema sócio-político cubano, mas foram os E.U.A que empurraram Fidel para a URSS.
Concordo em ambas colocações. Provavelmente se os EUA tivessem encampado Fidel, Cuba teria sido mais uma República de Bananas com um ditador de direita.

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #19 Online: 15 de Setembro de 2011, 16:59:30 »
Citação de: Dbohr
A tal mão invisível do mercado é uma piada de mau gosto, tanto quanto a fantasia do socialismo.

A mão invisível do mercado EXISTE. Apenas não é perfeita como pregam os ultraliberais e anarquistas. Já o comunismo tem amparo ZERO na realidade.

Não dá pra comparar ambos.


Por que o comunismo tem amparo zero na realidade? Nunca, em hipótese alguma, houve uma sociedade comunista?

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #20 Online: 15 de Setembro de 2011, 17:05:19 »
Não conheço o livro, mas quais foram as fontes para ele? É só uma coleção de anedotas? Essa história do Santos-Dumont não me parece correta.

Vou tentar ultra-resumir aqui o caso do Santos Dumont.

A visão mais popular (entre os brasileiros) é que Santos Dumont foi o primeiro homem a oficialmente fazer o primeiro vôo com uma máquina "mais pesada que o ar" e decolando por meios próprios, isso em 1906. 

O vôo de 1903 feito pelos irmãos Wright (que foi testemunhado por uma dezana de pessoas e 1 jornalista, que fotografou) "não valeria".

Entretanto, o võo do 14 bis na verdade foram uns "pulinhos" em linha reta, com uma altura máxima atingida de uns 2 metros. Já na "estréia" dos irmãos Wright em Paris (1907), eles voaram de verdade, como se voa hoje em dia, atingindo alturas gigantescas e com controle total da aeronave. As primeiras encomendas de aviões foram feitas aos Wright ainda em 1908 e toda a estrutura básica das aeronaves atuais deriva dos irmãos Wright. Santos Dumont não legou nenhuma contribuição para as aeronaves viáveis da posteridade (a única possível exceção está nos ultra-leves).

Ou seja, vendo os irmãos Wright dominarem plenamente o seu aparelho voador em 1907, ninguém em sã consciência duvidaria qiue o primeiro vôo deles de 1903 (que teve várias testemunhas e foi acompanhado por 1 jornalista, com fotos) não foi real.

Basicamente é isso.

« Última modificação: 15 de Setembro de 2011, 17:11:47 por DDV »
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #21 Online: 15 de Setembro de 2011, 17:10:56 »
Citação de: Dbohr
A tal mão invisível do mercado é uma piada de mau gosto, tanto quanto a fantasia do socialismo.

A mão invisível do mercado EXISTE. Apenas não é perfeita como pregam os ultraliberais e anarquistas. Já o comunismo tem amparo ZERO na realidade.

Não dá pra comparar ambos.


Por que o comunismo tem amparo zero na realidade? Nunca, em hipótese alguma, houve uma sociedade comunista?

Eu me referia na verdade ao marxismo (me enganei hehe).

Com relação ao comunismo em si, ele só funciona mesmo em sociedades pequenas, onde todos conheçam todos (uma espécie de "grande família"). Não chego a afirmar que é impossível aplicar um comunismo em uma população de milhões (o que exige totalitarismo), mas com certeza o desempenho econômico e a qualidade de vida dessa população será baixíssimo se comparado a uma economia livre.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #22 Online: 15 de Setembro de 2011, 17:28:18 »


E só pra lembrar: existe um mundo de diferença entre ser politicamente incorreto e ser babaca. Cuidado para diferenciar qual é qual :)

Concordo  :ok:

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #23 Online: 15 de Setembro de 2011, 18:12:25 »
Não conheço o livro, mas quais foram as fontes para ele? É só uma coleção de anedotas? Essa história do Santos-Dumont não me parece correta.

Vou tentar ultra-resumir aqui o caso do Santos Dumont.

A visão mais popular (entre os brasileiros) é que Santos Dumont foi o primeiro homem a oficialmente fazer o primeiro vôo com uma máquina "mais pesada que o ar" e decolando por meios próprios, isso em 1906. 

O vôo de 1903 feito pelos irmãos Wright (que foi testemunhado por uma dezana de pessoas e 1 jornalista, que fotografou) "não valeria".

Entretanto, o võo do 14 bis na verdade foram uns "pulinhos" em linha reta, com uma altura máxima atingida de uns 2 metros. Já na "estréia" dos irmãos Wright em Paris (1907), eles voaram de verdade, como se voa hoje em dia, atingindo alturas gigantescas e com controle total da aeronave. As primeiras encomendas de aviões foram feitas aos Wright ainda em 1908 e toda a estrutura básica das aeronaves atuais deriva dos irmãos Wright. Santos Dumont não legou nenhuma contribuição para as aeronaves viáveis da posteridade (a única possível exceção está nos ultra-leves).

Ou seja, vendo os irmãos Wright dominarem plenamente o seu aparelho voador em 1907, ninguém em sã consciência duvidaria qiue o primeiro vôo deles de 1903 (que teve várias testemunhas e foi acompanhado por 1 jornalista, com fotos) não foi real.

Basicamente é isso.


E, ainda assim, ele não deixou de inventar o avião. Na verdade ele voou 60 metros a 2m de altura, totalmente manobrável, quebrando uma roda ao aterrissar (não foram pulinhos). O avião dos irmãos Wright foi catapultado contra o vento (em uma região que venta muito Kitty Hawk) sendo manobrável pela torção da asa. Um não conhecia o trabalho dos outros dois, chegando ao voo manobrável de maneira independente.  O voo dos irmãos Wright que você se refere foi em 1908 com um desenvolvimento do Flyer original. Além da torção da asa, o Flyer original usava a cintura do piloto para realizar a dirigibilidade e foram aperfeiçoamentos de Santos-Dumont e não dos Wright que permaneceram na aviação, como o uso dos ailerons no lugar da torção da asa e, se não me engano, do uso do manche. Então sim, tanto os Irmãos Wright quanto Santos-Dumont inventaram o avião.

Mas talvez não tenham sido os primeiros. Antes deles tem-se George Cayley que criou protótipos de planadores em 1804,  John Joseph Montgomery voou em um planador controlado em 1883, John Stringfellow, em 1848, construiu um avião que decolava sem piloto e voava por 2 ou 3 segundos,  Clément Ader, em 1890, construiu um avião com motor a vapor que conseguiu decolar (ainda que não conseguisse manobrá-lo ou permanecer no ar), Hiram Maxim, em 1894, construiu um avião com motor a gasolina que voou por 61 metros até se chocar contra o solo,  Samuel Pierpont Langley, em 1896, voou 1000m a 40km/h (é considerado o inventor do avião pelo Instituto Smithsonian), Gustave Whitehead teria voado em 1901,  Lyman Gilmore, em 1902,  Richard Pearse, em 1903, na Nova Zelândia, com testemunhos e fotografias.

Pode escolher quem foi o primeiro! :)

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Guia Politicamente Incorreto da América Latina
« Resposta #24 Online: 15 de Setembro de 2011, 18:15:04 »
Citação de: Dbohr
A tal mão invisível do mercado é uma piada de mau gosto, tanto quanto a fantasia do socialismo.

A mão invisível do mercado EXISTE. Apenas não é perfeita como pregam os ultraliberais e anarquistas. Já o comunismo tem amparo ZERO na realidade.

Não dá pra comparar ambos.


Por que o comunismo tem amparo zero na realidade? Nunca, em hipótese alguma, houve uma sociedade comunista?

Eu me referia na verdade ao marxismo (me enganei hehe).

Com relação ao comunismo em si, ele só funciona mesmo em sociedades pequenas, onde todos conheçam todos (uma espécie de "grande família"). Não chego a afirmar que é impossível aplicar um comunismo em uma população de milhões (o que exige totalitarismo), mas com certeza o desempenho econômico e a qualidade de vida dessa população será baixíssimo se comparado a uma economia livre.

Ainda não tenho uma opinião formada sobre isso. Em uma sociedade altamente desenvolvida e tecnologicamente muito mais avançada que a nossa, com uma economia baseada na robótica (só especulando), não poderia ser possível?

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!