Não conheço o livro, mas quais foram as fontes para ele? É só uma coleção de anedotas? Essa história do Santos-Dumont não me parece correta.
Vou tentar ultra-resumir aqui o caso do Santos Dumont.
A visão mais popular (entre os brasileiros) é que Santos Dumont foi o primeiro homem a oficialmente fazer o primeiro vôo com uma máquina "mais pesada que o ar" e decolando por meios próprios, isso em 1906.
O vôo de 1903 feito pelos irmãos Wright (que foi testemunhado por uma dezana de pessoas e 1 jornalista, que fotografou) "não valeria".
Entretanto, o võo do 14 bis na verdade foram uns "pulinhos" em linha reta, com uma altura máxima atingida de uns 2 metros. Já na "estréia" dos irmãos Wright em Paris (1907), eles voaram de verdade, como se voa hoje em dia, atingindo alturas gigantescas e com controle total da aeronave. As primeiras encomendas de aviões foram feitas aos Wright ainda em 1908 e toda a estrutura básica das aeronaves atuais deriva dos irmãos Wright. Santos Dumont não legou nenhuma contribuição para as aeronaves viáveis da posteridade (a única possível exceção está nos ultra-leves).
Ou seja, vendo os irmãos Wright dominarem plenamente o seu aparelho voador em 1907, ninguém em sã consciência duvidaria qiue o primeiro vôo deles de 1903 (que teve várias testemunhas e foi acompanhado por 1 jornalista, com fotos) não foi real.
Basicamente é isso.
Olá, sou novo aqui.
Seja bem vindo. Se possível passe no tópico de apresentações.
Mas quero discordar.
É seu direito.
Vamos lá!
Dizer que o avião dos Wright vôou e que o avião de Santos Dumont deu pulinhos, é realmente não saber o que se está falando.
Se o 14Bis deu "pulinhos", o que fez o Flayer ? Lembrando que o 14Bis decolou, mesmo sendo 2mt. Mas, o Flyers foi "jogado", então o vôo de Santos Dumont tem uma importância muito grande para ser debochado dessa meneira.
Acho incorreto desmerecer os feitos de Santos Dumont. Mas também acho equivocado sobrevalorizá-los, em especial quando o que está em jogo não passa de mero ufanismo e nacionalismo, ambos tolos por sinal. Não custa lembrar que todo o trabalho aeronáutico do "mais pesado que o ar" (sic) de Dumont foi realizado na França e não no Brasil, ao passo que o dos irmãos Wright ocorreu todo ele em solo do EUA.
O avião dos Wrights, assim como um tijolo voaria, os Wrights usaram uma catapulta para lançar o "flyer". E tem mais; mesmo com o lancamento por catapulta, precisa de vento de 47 knot?
Um tijolo não tem as características aerodinâmicas de um avião, por mais simples que este seja. E o uso de catapulta é irrelevante para definir um avião, pois do contrário não poderíamos assim chamá-los os que decolam de navios-aeródromos.
Lembrando que todas as replicas do 14Bis voaram.
Errado. Algumas falharam.
Lembrando que todas as replicas do Flyer nunca voaram. 
Errado. Algumas voaram.
E para não esquecer: http://www.nasa.gov/exploration/thismonth/this_month_september.html
Esta página da NASA é o reconhecimento da importância de Dumont, pois ele detém a primazia do vôo sob registro oficial do Aero Clube de Paris. Mas isto não significa que ele realmente tenha sido o primeiro a voar e muito menos que a NASA assim o reconheça, como indica este
link[...]
Flight According to Principle
One very cold and windy morning on a North Carolina beach, a lonely group of men huddled on the sand near their pride and joy: a kitelike contraption, built of cloth and wood and outfitted with bicycle parts. On the count of three, with the motor turning and heavy wind gusting, one man started to run alongside and guide the craft; in an instant, the pilot lying on the wing steered the craft to flight a few feet above the ground.
The aircraft wobbled forward in the air for no more than 12 seconds, and settled triumphantly back to the ground. To an outsider, it would seem like a modest achievement. But it was the first time in history that an aircraft propelled by a motor and controlled by a pilot had left the ground. It was a moment that Wilbur and Orville Wright had labored to achieve for nearly 5 years.
On December 17, 2003, the world will celebrate the 100th anniversary of the first flight of the Wright Flyer. Before 1903, some people had flown gliders without engines; some had piloted lighter-than-air craft like hot-air balloons. Now a pilot would have the power to fly an aircraft at will, over long distances. No one could know in 1903 how that power would change the world.
Today we are so used to seeing jets in the sky, we forget that people were not always able to fly like birds. Some early aviators thought that building wings like those of birds would be enough to accomplish flight. The Wright Brothers, on the other hand, knew that flying would not be so simple. They were willing to think and work—and scratch their heads in perplexity—and think and work again for years to accomplish that first flight:
“… I would hardly think today of making my first flight on a strange machine in a 27-mile wind . . . I look with amazement upon our audacity in attempting flights with a new and untried machine under such circumstances. Yet faith in our calculations and the design of the first machine, based upon our tables of air pressures, secured by months of careful laboratory work, and confidence in our system of control … had convinced us that the machine was capable of lifting and maintaining itself in the air . . .”
—Orville Wright, from “How We Made the First Flight”
In the early days of aviation, flying was extremely dangerous. Many daredevils were killed trying out crazy new flying machines. Otto Lilienthal, the German hang glider and foremost authority on aeronautics, had just been killed in one of his gliders in 1896 when the Wrights started to become interested in the idea of a flying machine. When Wilbur heard about Lilienthal’s accident, he quickly read everything he could find about aircraft and wrote to the Smithsonian Institution for information on aeronautical research.
[...]
Fonte: NASA.