Interessante notar como o Chile virou um laboratório neoliberal dos economistas norte americanos, por meio do Pinochet. O que levou o Chile à lama econômica. Ou seja, com ou sem marxismo, o Chile se lascou do mesmo jeito, mas se lascou à moda americana.
Estamos falando do mesmo Chile que hoje é a décima-primeira nação em liberdade econômica de acordo com a Heritage e a quinta nação mais livre do mundo de acordo com a CATO, fazendo ela a economia mais livre da América Latina e cujo IDH também é o maior da América Latina (bom, excluindo duas ilhotas caribenhas).
Essa é a sua definição de "lama econômica"? A melhor nação latino-americana para se morar? Ao que parece, a realidade discorda da sua afirmação. 
Me referi à lama econômica em que entrou o Chile logo após o golpe militar, quando Pinochet colocou em prática a cartilha dos liberais de Chicago. Em 1990 o Chile voltou a ser democrático. A teoria econômica de Friedman quando colocada em prática demonstrou que beneficiava somente os mais ricos. Mais de setenta por cento do salário mínimo, na época, era gasto com comida. O resto era luxo para a maioria da população, inclusive leite.
Mas pior do que é atualmente, imagino que não ficaria.
Claro que pode ficar pior. O estado em que nos encontramos atualmente é o melhor na história da humanidade sob quase todo critério objetivamente mensurável, então é meio óbvio que existem muito mais formas de nós "ficarmos pior" do que "melhorarmos" - ainda mais com mudanças bruscas naquilo que tem sido a "sustentação" do sucesso do Ocidente (e das nações que abraçaram isso no Oriente).
É evidente que o mundo entrou num ritmo maior de desenvolvimento, tanto humano como tecnológico durante o capitalismo. Mas isto não anula seus pontos negativos. Simplesmente dizer que o capitalismo é a forma menos ruim de todas as experimentadas, não evidencia de forma alguma que ele é o melhor sistema possível. Podemos dizer que ele foi o melhor tentado até hoje.
Basta ligar a TV e ler jornais para vermos que o sistema atual está muito longe de ser ótimo para a maioria dos habitantes do globo. Uma economia planificada com os atuais recursos tecnológicos traria mais abundância e justiça ainda para a humanidade como um todo.
Entenda que o que foi bom ontem pode não ser a melhor solução hoje, devido ao contexto em que vivemos no presente. E não advogo mudanças econômicas bruscas, do dia pra noite. Ninguém em sã consciência é a favor disto.
Aguardemos o capitalismo ruir e vejamos o que acontece depois
As previsões das quedas do capitalismo tem tido o mesmo sucesso das previsões do Apocalipse. E olha que toda década tem uma uma nova. 
A esperança é a ultima que morre. E ultimamente ele tem me dado muitas esperanças neste sentido

(Se bem que sei perfeitamente que isto seria muito ruim a principio, mas abriria a porta para várias novas possibilidades ainda não tentadas e teoricamente melhores). Mas, além disto não depender unicamente da minha vontade, se ele realmente ruir, não nos restará outra alternativa, apenas tentarmos algo novo.