Autor Tópico: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %  (Lida 24934 vezes)

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Offline Feliperj

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IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Online: 16 de Setembro de 2011, 17:51:54 »
Para estimular as montadoras nacionais e atingir diretamente as montadoras chinesas, botando na bunda do consumidor.

Aposto que o preço das nacionais vai subir, pelo menos, uns 10% e o nível de atividade na indústria não irá ser alterado.

E os excelentes Hyundais e Kia ficarão inacessíveis, pois tb serão atingidos pela medida( a Hyundai talvez não).

E continuamos refém da indústria automobilística nacional.

Abs
Felipe


Offline guicn

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2011, 18:04:02 »
Mas é muita demência. Deveriam é BAIXAR os impostos de importados para tirar as montadoras nacionais da zona de conforto que estão e serem forçadas a baixar os preços.

Offline Feliperj

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2011, 18:15:57 »
Dr. House,

Com a entrada dos Chineses, com 6 anos de garantia, com um preço rasteiro (e ia ser mais ainda, mas houuve uma pressão contrária); a Hyundai arrebentando, a Kia idem...vc acha que as 4 irmães deixariam isso barato....O $$lobby$$ deve ter sido fortíssimo. Acho que o Dirceu deve ter ficado mais milhonário ainda.

Abs
Felipe

Offline -Huxley-

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2011, 22:00:49 »
Assédio dos importados

Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

Em mais uma medida totalmente absurda, sem pé nem cabeça do ponto de vista econômico, o governo Dilma decidiu elevar o IPI de veículos importados. Os preços poderão subir até 28%, penalizando os consumidores brasileiros. Argumenta-se que a intenção é proteger os empregos nacionais. O ministro Guido Mantega afirmou que o Brasil “passou a sofrer o assédio da indústria internacional”. Segundo ele, existe “o risco de exportarmos empregos para o exterior”.

O governo Dilma deixa cada vez mais evidente seu ranço mercantilista. Estas falácias econômicas já foram devidamente refutadas desde o século XVIII. Mas os brasileiros nunca aprendem! Não bastou a “Lei da Informática” para convencer esta gente dos males do protecionismo. Não bastou o país ser obrigado a comprar carroças ao preço de Ferrari antes da abertura comercial. A experiência nunca basta por aqui. É preciso insistir no erro até seu custo ficar alto demais para ser suportado.

Na lógica de Mantega, há muito mais que ser feito para “proteger” os empregos domésticos. Somos “assediados” por eletrônicos importados, como laptops e tablets. Chega da invasão da Apple! Vamos criar reserva de mercado para a Positivo. Somos “assediados” por filmes estrangeiros, especialmente os do “império” americano. Está na hora de aumentar as cotas para cinema nacional e preservar o emprego dos cineastas engajados que fazem filmes horríveis sobre comunistas como Olga e Che. E por aí vai.

Claro que ninguém com um pingo de bom senso cai mais nesse papo de “proteger emprego local”. É história para boi dormir. O dinheiro economizado com a compra do importado mais barato não desaparece, mas é direcionado para outro setor, gerando empregos. O que se deu, na verdade, foi pura pressão do lobby das montadoras, somado ao desejo do governo de aumentar a arrecadação (cumprir a meta fiscal assim é moleza).

No mercantilismo é assim: concentram-se os privilégios e dispersa o custo entre consumidores e pagadores de impostos. Grande modelo econômico!

http://www.institutoliberal.org.br/comentario.asp?cdc=3774

Importadoras de carros vão à Justiça contra aumento imediato do IPI

A Abeiva, entidade que reúne as marcas que importam veículos ao Brasil, deve recorrer à Justiça contra a mudança no regime automotivo do país, anunciada nesta quinta-feira (16) por ministros do governo de Dilma Rousseff. A principal nova medida é um aumento de 30 pontos percentuais no IPI (imposto sobre produtos industrializados) de carros fabricados fora de Brasil, Argentina e México -- estes dois participam de acordo comercial. Essa majoração entrou em vigor imediatamente. Segundo o governo, o objetivo é proteger e incentivar a produção local de carros, preservando empregos e estimulando a evolução tecnológica.

Com isso, os preços de determinados modelos vindos da Ásia e Europa podem aumentar até cerca de 30% já nas próximas semanas.

A associação das importadoras pretende questionar a constitucionalidade da medida especificamente quanto ao prazo para que o novo regime entre em vigor. José Luiz Gandini, presidente da Abeiva e da Kia, sustenta que emenda constitucional promulgada em dezembro de 2003 estabelece que uma alteração tributária desse tipo só pode ser implementada após 90 dias de sua publicação.

Se fosse feito assim, ao menos parte das importadoras teria três meses para adaptar seu cronograma comercial à realidade de novos preços forçados pelo aumento do IPI. "O processo de importação de um carro leva quatro meses", disse Gandini.

O presidente da Abeiva não entrou em detalhes sobre a ação na Justiça, prometendo uma definição para a próxima semana. Essa ideia pode ser aposentada caso haja um recuo do governo -- o que é considerado extremamente improvável. UOL Carros apurou ainda que ao menos uma das 27 filiadas à Abeiva já se dispôs a procurar a Justiça independentemente de a associação fazer o mesmo. 

JEITINHO?
Uma outra queixa, esta bem mais ampla, é a de que o "aumento de 30 pontos percentuais" do IPI na verdade constitui uma majoração de até 428% (segundo a Abeiva) nas alíquotas que já penalizam os carros importados.

Em outras palavras, seria um "jeitinho" para elevar a taxa aduaneira de 35%, definida como teto pela Organização Mundial do Comércio. "Seria o caso até de recorrer à OMC, mas isso quem pode fazer são os governos, não as empresas", disse Gandini, referindo-se à Coréia do Sul e à China, países das marcas mais atingidas pelas medidas oficiais. Não houve tempo, segundo o empresário, para que os governos desses países reagissem à medidas.

Além de Gandini, o empresário Sérgio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil, participou da reunião da Abeiva com a imprensa nesta sexta. De acordo com ele, as medidas do governo atingem duramente "os carros importados que custam até R$ 60 mil", um segmento de preço em que as marcas filiadas à Abeiva detêm 3,3% das vendas. Para Habib, essa participação, bem como os 5,8% de todos os importados das 27 marcas da Abeiva, jamais justificariam medidas protecionistas, porque não há ameaça real à indústria brasileira. "Mas é uma participação que regula preço", disse o empresário.

O que o dono da JAC quer dizer é o seguinte: com marcas chinesas e coreanas obrigadas a aumentar seus preços, as quatro grandes montadoras -- Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford -- e as demais com fábricas no Brasil estariam livres para voltar a fazer o mesmo -- revertendo a tendência de baixar valores (ou aumentar conteúdo de equipamentos) para enfrentar os rivais asiáticos. O símbolo disso foi a equiparação dos preços do Ford Fiesta Rocam completo aos do JAC J3, anunciada poucos dias depois de a marca chinesa começar intensa campanha publicitária focada nos preços de seus carros. Os valores anunciados pela Ford foram exatamente os mesmos da JAC.

Gandini, da Kia, disse que seus carros devem ser vendidos pelos preços atuais por cerca de 30 dias, prazo de duração de seu estoque de veículos já faturados, sobre os quais o novo IPI não incidirá. Habib também garantiu que não haverá aumento de preços da gama JAC. UOL Carros apurou que o estoque da marca pode ser suficiente para atender a até seis meses de demanda sem majorar os preços. Não havia representantes da chinesa Chery na reunião, e a sulcoreana Hyundai -- outra marca duramente atingida pelas medidas -- não é filiada à Abeiva.

TEORIA: CONSPIRAÇÃO
Nem Habib, nem Gandini, quando provocados a apontar o que pode estar por trás da "canetada" governamental, ousaram dizer seu nome, mas o que corre nos bastidores é uma intensa revolta contra o que é visto como uma suposta ação conjunta dos ministérios envolvidos (Fazenda; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e Ciência, Tecnologia e Inovação) com a Anfavea, entidade que congrega as marcas com fábricas instaladas no Brasil.

Sob condição de anonimato, uma fonte disse a UOL Carros que ao menos um empresário ligado à Abeiva teve acesso, recentemente, à informação de que os requisitos para obter isenção do aumento do IPI teriam sido redigidos conjuntamente por governo e Anfavea, com o objetivo específico de tolher o crescimento das marcas chinesas e coreanas no país.

"Do jeito que a coisa ficou, é impossível fazer a fábrica da JAC no Brasil até o final de 2012", disse Sérgio Habib, referindo-se à unidade anunciada no mês passado, ainda sem local definido. A razão: o indice de nacionalização dos carros (vale dizer, a quantidade de peças e componentes de procedência local) deve chegar a 65%. Segundo o chefão da JAC, isso só acontece após três anos de operação. As medidas anunciadas pelo governo valem até 31 de dezembro do ano que vem.

A Abeiva divulgou uma carta aberta à presidente Dilma Rousseff, que deve ser publicada (como anúncio pago) no final de semana em alguns veículos de imprensa. O conteúdo dela é o seguinte:

"Fomos surpreendidos na tarde de quinta-feira 15 de setembro por uma mudança no regime automotivo que fere os interesses do consumidor, as normas básicas do comércio internacional e a Constituição Brasileira.   

O aumento de 30 pontos percentuais na alíquota do IPI representa na verdade um acréscimo de 120% a 428% sobre as alíquotas ate então vigentes. Significa uma ação protecionista às montadoras locais (que são as maiores importadoras ) e ao mesmo tempo inviabiliza comercialmente o setor de importação de veículos automotores.

Os carros importados pelas 27 marcas que não possuem fabrica no Brasil representam apenas 5,8% do mercado brasileiro no acumulado de janeiro a agosto último. E se considerarmos somente os produtos de nossas associadas que concorrem diretamente com a indústria local, ou seja, até  R$ 60 mil por carro , a participação dos importados da Abeiva cai para 3,3%. Logo, argumentar que estas medidas restritivas a veiculos importados proporcionam geração de empregos aos brasileiros e insustentável.

Os carros importados nesta faixa de preço estabelecem um parâmetro mais equilibrado de preços,  proporcionando ao consumidor brasileiro acesso a novas tecnologias com condições de mercado mais competitivas.

Assim a Abeiva, confiando no bom senso do Governo brasileiro,  solicita que o decreto 7567 seja revisto de acordo com a Constituição brasileira e observando as leis internacionais do livre comércio."

UOL Carros procurou a Anfavea nesta sexta-feira, mas não conseguiu localizar algum representante. Até a última atualização desta reportagem, a associação não se pronunciou oficialmente sobre as medidas do governo, nem reagiu às críticas da Abeiva.

http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/09/16/importadoras-de-carros-vao-a-justica-contra-aumento-imediato-do-ipi.jhtm


Offline _tiago

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2011, 22:26:18 »
E eu que sonho com um i30 há anos...  :?

Offline -Huxley-

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2011, 22:34:53 »
Eu tenho curiosidade de saber se a equipe econômica brasileira não parou para se perguntar porque que a indústria local teve um crescimento pífio nas vendas se comparado aos importados em 2011. Digo isso porque a razão não poderia ser mais simples: o consumidor brasileiro está largando de ser trouxa, deixando de pagar preço de Audi por carroças peladas de projetos das décadas de 80 e 90. As montadoras que tem fábrica aqui conseguem lucros exorbitantes vendendo carroças defasadas e vão aumentar ainda mais seus lucros com ajuda do paitrocínio do governo. Não se iludam com esse papinho de "proteger os empregos daqui". Basta ver o caso de uma certa empresa que foi privatizada: se a Embraer tivesse seguido essa política de "alto conteúdo nacional" na década de 90, ela não teria conseguido vender aviões nem para seus funcionários. Enquanto isso, vamos nos conformar com as diferenças entre o 1º e 3º Mundo. Vejam os carros que ocupam o mesmo segmento de mercado em diferentes mundos...

3º Mundo:



1º Mundo

 

3º Mundo:


1º Mundo:


3º Mundo:


1º Mundo:


3º Mundo:


1º Mundo:


3º Mundo:


1º Mundo:


3º Mundo:


1º Mundo:
« Última modificação: 16 de Setembro de 2011, 23:05:05 por -Huxley- »

Offline Titoff

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2011, 09:24:32 »
A galera tem pagado o preço que for. A verdade é essa.

Offline -Huxley-

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #7 Online: 17 de Setembro de 2011, 13:53:37 »
O melhor artigo já postado sobre o assunto:

O ataque dos geiselistas

Eu nunca entendi o fascínio, o verdadeiro tesão enrustido, que os economistas “de esquerda” do Brasil têm pelas políticas econômicas adotadas pelo regime militar nos anos 70 e que causaram uma desaceleração de crescimento que durou mais de 20 anos.

A última de nossos geiselistas redivivos foi estabelecer barreiras de entrada ao mercado automotivo brasileiro via tributação seletiva, em nome de... seja lá o que for que essa jumentada chifruda acredita além de reciclar políticas fracassadas dos governos militares.

Pois não posso dizer qual foi o objetivo do aumento seletivo do IPI para veículos.

Mas qualquer economista não-babão pode dizer o que este aumento acarreta:

(1) cria uma barreira à entrada de novas montadoras no Brasil (devido à necessidade de conteúdo nacional mínimo);

(2) permite que as montadoras aumentem seus preços (e não adianta o jumento mugir, que é isso que vai acontecer);

(3) permite que as mesmas montadoras continuem operando a um custo acima do mínimo eficiente (porque não estão sujeitas às pressões competitivas);

(4) reduz o emprego na indústria automobilística no longo prazo, já que a barreira à entrada de novas montadoras tem o efeito direto de reduzir o emprego no setor, assim como a ausência de pressão para redução de custos e a proteção ao mercado doméstico reduzem a capacidade de exportação da indústria nacional;

(5) aumenta as desigualdades regionais, ao gerar rendas que serão apropriadas por uma indústria concentrada nos estados mais ricos;

(6) quebra compromissos internacionais a que submetemos no âmbito de acordos comerciais (WTO) e fóruns internacionais (G20), o que nos expõe a retaliações e ridiculariza as promessas feitas pelo ex-presidente Lula durante os meses mais graves da crise financeira internacional;

(7) por outro lado, existe um silver lining: com carros mais caros, podemos contar com uma redução marginal na congestão de nossas cidades.

E aí me vem a gringada da imprensa internacional dizer que a presidente quer governar com uma ‘tecnoburocracia’. Faltando um “r” talvez?

Postado por "O" Anonimo às 14:03

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Offline Derfel

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2011, 18:20:45 »
Na verdade o aumento do IPI teve um direcionamento: a JAC Motors. :)

Offline DDV

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2011, 19:15:07 »
Na verdade o aumento do IPI teve um direcionamento: a JAC Motors. :)

Parece que sim.  :(


Pelo visto o patrimonialismo e o paternalismo ainda vão acompanhar esse país por séculos a fio.

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Offline TMAG

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2011, 19:50:30 »
Absurdo isso...
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Geotecton

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2011, 00:05:21 »
Na verdade o aumento do IPI teve um direcionamento: a JAC Motors. :)

Mas alguém realmente acredita que a "força" da JAC vem de suas "qualidades" de empresa capitalista?
Foto USGS

Offline Gaúcho

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #12 Online: 18 de Setembro de 2011, 00:50:25 »
Não existe nenhuma justificativa racional para esse aumento? Nenhumazinha mesmo?
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Offline Adriano

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2011, 01:11:11 »
Não existe nenhuma justificativa racional para esse aumento? Nenhumazinha mesmo?
Essa me pareceu interessante:

Citar
Para os especialistas, a elevação do imposto é um sintoma da guerra comercial que tomou conta do mundo depois do agravamento da crise econômica global. Com o mercado interno enfraquecido, diversos países estão despejando mercadorias nas economias emergentes, que ampliam as restrições comerciais para se defender e proteger as indústrias locais.

http://www.jb.com.br/economia/noticias/2011/09/17/ipi-maior-para-carros-importados-pode-ser-questionado-na-omc/
O restante vejo como retórica dos bons modos comerciais, ao estilo de diplomacia econômica, por parte das instituições que comentam sobre a OMC.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline _Juca_

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2011, 17:54:19 »
Visto que o aumento do IPI, atinge algo em torno de 5% das vendas de carros, toda a gritaria que alguns postaram aqui não se justifica muito. O governo manda um recado bem arguto para algumas montadoras : se querem vender seus carros fabricados na China  aqui? Ao menos tenham uma boa produção aqui, ou 65%. Atinge algumas marcas bem específicas, Hyundai e Kia, e todas as chinesas. Deve levar a chinesas todas embora, pois se torna inviável fabricar esses carros com os preços praticados, e vai acelerar a implementação de uma fábrica de verdade pelas montadoras coreanas. Isso acaba com o dumping chinês/coreano que estava acontecendo.

Daqui alguns meses, o governo deve cancelar o protecionismo, quando essas montadoras redefinirem suas estratégias, ou saindo do Brasil, ou entrando pra valer.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2011, 17:57:27 por _Juca_ »

Offline Gaúcho

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #15 Online: 18 de Setembro de 2011, 18:18:31 »
E qual é o problema, para nós consumidores, das montadoras chinesas não produzirem os carros aqui? Se os preços são bons, eu não me importo se os carros são produzidos aqui ou em Júpiter.
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Offline DDV

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #16 Online: 18 de Setembro de 2011, 18:28:40 »
E qual é o problema, para nós consumidores, das montadoras chinesas não produzirem os carros aqui? Se os preços são bons, eu não me importo se os carros são produzidos aqui ou em Júpiter.

É porque na visão deles nós os consumidores "pertencemos" às empresas nacionais. Uma empresa estrangeira vendendo seus produtos aqui estaria "roubando" clientes das nacionais. Lembra da tradição mercantilista e dos pactos coloniais? É parecido.

 
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Offline Derfel

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #17 Online: 18 de Setembro de 2011, 18:34:55 »
Na verdade o aumento do IPI teve um direcionamento: a JAC Motors. :)

Mas alguém realmente acredita que a "força" da JAC vem de suas "qualidades" de empresa capitalista?
Não sei não. Em algum lugar por aqui eu li que o problema é mesmo que aqui se aceita a pagar qualquer valor e a JAC Motors teve que aumentar seus preços por pressão das montadoras.

Offline _tiago

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #18 Online: 18 de Setembro de 2011, 18:40:43 »
Juca,

Faz sentido. O problema é que essa é a única maneira das nossas montadoras abaixarem seus preços.
Agora, qual carro das coreanas poderia ameaças a nossa indústria da maneira dum dumping?

Offline DDV

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #19 Online: 18 de Setembro de 2011, 18:42:23 »
Eu li alguns anos atrás um caso bizarro, porém real e mesmo comum: em uma grande capital brasileira (acho que foi Salvador), uma empresa de ônibus legalizada foi processada porque estava praticando preços mais baixos do que as demais. A justiça obrigou-a a aumentar os preços.

Na visão dos juízes e administradores da cidade, os usuários são como vacas de leite que "pertencem" a determinadas empresas de transporte coletivo, que atuam em regime de monopólio pleno. Os transportes "alternativos" e os "clandestinos" são severamente perseguidos e punidos (com argumentos de "segurança dos usuários" que não convencem ninguém). Em geral, os próprios consumidores ajudam estes trnasportes coletivos a burlarem a fiscalização.

Os preços que mais puxam os índices de inflação para cima são os "administrados" (leia-se: monopólios concedidos pelo estado). Deveria ser o contrário, já que a suposta função do estado seria ajudar os contribuintes contra as egoístas e gananciosas empresas privadas, e não o contrário.

É um resquício do feudalismo, do pacto colonial e das antigas "companhias de comércio" dessa época.




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Offline Geotecton

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #20 Online: 18 de Setembro de 2011, 18:43:07 »
Na verdade o aumento do IPI teve um direcionamento: a JAC Motors. :)
Mas alguém realmente acredita que a "força" da JAC vem de suas "qualidades" de empresa capitalista?
Não sei não. Em algum lugar por aqui eu li que o problema é mesmo que aqui se aceita a pagar qualquer valor e a JAC Motors teve que aumentar seus preços por pressão das montadoras.

São dos aspectos distintos.

O primeiro é que o cidadão brasileiro tem pouca experiência no que tange à negociação de produtos, pois a maioria das pessoas que eu conheço não barganha o valor deles e são pouquíssimas as que deixam de comprar algo em função do preço.

O segundo aspecto diz respeito à empresa chinesa. Ela não é uma empresa criada e desenvolvida em um ambiente capitalista, pois recebe forte subsídio estatal.
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Offline Derfel

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #21 Online: 18 de Setembro de 2011, 18:56:23 »

São dos aspectos distintos.

O primeiro é que o cidadão brasileiro tem pouca experiência no que tange à negociação de produtos, pois a maioria das pessoas que eu conheço não barganha o valor deles e são pouquíssimas as que deixam de comprar algo em função do preço.
Pois aqui todo dia tem alguém barganhando preço de tratamento! :biglol: Mas, no caso dos carros, o consumidor tem pouco poder de barganha, já que ela se resume ao que é cobrado pelas concessionárias, mas a maior margem é das montadoras.
Citar

O segundo aspecto diz respeito à empresa chinesa. Ela não é uma empresa criada e desenvolvida em um ambiente capitalista, pois recebe forte subsídio estatal.
Imagino que outras empresas recebam também algum tipo de subsídio estatal (a Renault, por exemplo, possui participação do governo francês. Imagino que também tenham algum tipo de incentivo para exportar). Independente da posição tomada pelas empresas chinesas, o aumento do IPI recai sobre todas as montadoras que exportam para cá, chinesas ou não. Se o caso é a proteção contra dumping praticado por empresas chinesas, por que não taxar apenas os produtos desse país?

Offline DDV

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #22 Online: 18 de Setembro de 2011, 18:56:47 »
Na verdade o aumento do IPI teve um direcionamento: a JAC Motors. :)

Mas alguém realmente acredita que a "força" da JAC vem de suas "qualidades" de empresa capitalista?
Não sei não. Em algum lugar por aqui eu li que o problema é mesmo que aqui se aceita a pagar qualquer valor e a JAC Motors teve que aumentar seus preços por pressão das montadoras.

Isso foi até discutido em outro tópico.

Geralmente nos mercados oligopolísticos existe um pacto implícito de nunca, NUNCA tentar ganhar consumidores baixando preços, o que pode iniciar uma guerra de preços que prejudica a todos. As promoções dos produtos oligopolísticos se concentram quase exclusivamente no marketing.

No caso brasileiro isso é ainda mais delicado. O consumidor brasileiro ainda é meio "bobinho" na hora de comprar automóveis, e aceita pagar preços altíssimos por carroças. Isso ocorre porque o brasileiro não busca apenas o conforto, comodidade, desempenho, estética e segurança: ele busca também status (carro ainda é um grande símbolo de status no Brasil). Quando ele compra um carro de 70 mil, ele está importando menos com os componentes "concretos" que está levando e mais com o status de ter algo que nem todos podem ter.

Aí vem a JAC Motors e oferece carros bons, completos, com 6 anos de garantia a preços menores, quebrando o pacto implícito de nunca brigar com base em preços menores, estragando os negócios de todos. 
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Offline Geotecton

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #23 Online: 18 de Setembro de 2011, 18:59:32 »
[...]
Se o caso é a proteção contra dumping praticado por empresas chinesas, por que não taxar apenas os produtos desse país?

Rápida denúncia e possível punição pela OMC.
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Offline Geotecton

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #24 Online: 18 de Setembro de 2011, 19:01:34 »
[...]
Aí vem a JAC Motors e oferece carros bons, completos, com 6 anos de garantia a preços menores, quebrando o pacto implícito de nunca brigar com base em preços menores, estragando os negócios de todos. 

Entre os meus clientes estão duas empresas de reparos mecânicos. E de ambas há críticas contundentes sobre a qualidade dos carros chineses, em particular da caixa e do motor.
Foto USGS

 

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