Autor Tópico: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %  (Lida 24937 vezes)

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Offline Barata Tenno

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #75 Online: 19 de Setembro de 2011, 16:29:25 »
Eu não lamento, estou apenas debatendo. Afinal, aqui serve pra isto. Quem sabe, eu e outros que tenham esta visão, possam infuenciar outros a não aceitarem migalhas e acharem que estão no céu.
Acabou o debate, apresentamos dados e todos concordamos com os números, achamos que são resultados positivos e você acha que são negativos. A partir dai é só lamentação ou exaltação.

Agora, se voce quer pregar uma revolução, monte um blog, pois pregação é proibido pelas regras do fórum. :D
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Offline DDV

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #76 Online: 19 de Setembro de 2011, 16:33:07 »
Eu aposto que se o Brasil tivesse o IDH da Espanha, o ByteCode estaria aqui se lamentando porque o IDH não é igual o sueco.

E se o Brasil tivesse um padrão de vida sueco, ele estaria se lamentando porque a maioria das pessoas não tem um padrão de vida igual o do Bill Gates.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline ByteCode

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #77 Online: 19 de Setembro de 2011, 16:34:33 »
Negativo, eu concordo que está melhorando, como já afirmei antes. Mas a passo de tartaruga manca e, pra mim, isto não é motivo de comemoração, ao contrario do que é pra vocês. E eu demonstrei que os numeros apresentados, não são grande coisa assim. Bastou somar e ver.

Offline ByteCode

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #78 Online: 19 de Setembro de 2011, 16:37:44 »
Eu aposto que se o Brasil tivesse o IDH da Espanha, o ByteCode estaria aqui se lamentando porque o IDH não é igual o sueco.

E se o Brasil tivesse um padrão de vida sueco, ele estaria se lamentando porque a maioria das pessoas não tem um padrão de vida igual o do Bill Gates.

É justamente por isto que o Brasil não vai pra frente, por que o brasileiro se satisfaz com pouco, qualquer migalha já é motivo pra festa. Alias, aqui tudo é motivo pra festa :D

Offline Mr. Mustard

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #79 Online: 19 de Setembro de 2011, 16:47:40 »
Eu aposto que se o Brasil tivesse o IDH da Espanha, o ByteCode estaria aqui se lamentando porque o IDH não é igual o sueco.

E se o Brasil tivesse um padrão de vida sueco, ele estaria se lamentando porque a maioria das pessoas não tem um padrão de vida igual o do Bill Gates.

É justamente por isto que o Brasil não vai pra frente, por que o brasileiro se satisfaz com pouco, qualquer migalha já é motivo pra festa. Alias, aqui tudo é motivo pra festa :D

Byte,

Eu entendo que mensurar uma melhora ou piora é algo muito complexo.

Você vai a uma padaria e repare os clientes: uns vão dizer que o pão está claro demais, outros vão dizer que o pão está moreno demais, outros vão dizer que o pão tem pouco miolo... Mas todos estão falando de pão.

Quando se fala em melhorar a vida de quem nada tinha, eu não sei se comparar a realidade "A" com a "B" seja muito eficiente, pois se a realidade "A" eventualmente não tinha 1/3 do que a realidade "B" possui ou já possuía.

Talvez este seja seu desacordo. Pense na época dos gatilhos: hoje eu posso comprar uma cesta básica no início do mês e muito provavelmente sua variação no final do mês será mínima.

Offline Luiz F.

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #80 Online: 19 de Setembro de 2011, 16:49:02 »
Juca,

Faz sentido. O problema é que essa é a única maneira das nossas montadoras abaixarem seus preços.
Agora, qual carro das coreanas poderia ameaças a nossa indústria da maneira dum dumping?

Carros importados de ultima geração, com todas as taxas de importação inclusas, que  são muito altas, com valores iguais ou mais baratos que seus similares nacionais. Aí tem indícios de dumping...

Pra mim tem indícios de oligopólio... Das montadoras daqui... E com características de cartel.
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Offline Luiz F.

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #81 Online: 19 de Setembro de 2011, 17:10:46 »
Caro Byte, vou dar um depoimento baseado na minha vida.

Desde que eu era criança minha vida foi muito difícil, meu pai era pedreiro e mal conseguia nos alimentar (eu e meus quatro irmãos). Chegamos ao extremo de passarmos fome. Ao longo dos últimos 10 anos a vida da minha família foi melhorando muito mesmo meu pai continuando como pedreiro. A profissão foi sendo continuamente valorizada, o salário foi cada vez comprando mais, as condições de vida foram melhorando, podíamos nos dar ao luxo de comprar bobeiras de vez em quando, comprar eletrodomésticos, roupas e etc.

Hoje não moro na casa dos meus pais, mas a vida deles continua melhorando, eles tem carro, estão construindo uma casa maior e melhor, viajam de vez em quando, tem um terreno bem localizado e etc.

Eu mesmo hoje tenho condição de pagar aluguel, alimentar minha família, ter minha moto, meu computador, minha internet, mesmo tudo sendo pago em trocentas prestações.

Então meu caro, não diga que isso é se contentar com migalhas, ser pouco ambicioso, acomodado ou seja lá o que você pense. Essas pequenas melhoras na vida de pessoas que quase não tinham nada, apesar de parecerem pouco aos olhos dos mais abastados, é uma coisa muito boa.
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Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #82 Online: 19 de Setembro de 2011, 17:40:33 »
A Chery que fabrica o QQ tem uma fábrica no Uruguai, membro do mercosul. Garanto que vão trazer os carros de lá. Os primeiros que vieram para cá, vieram do Uruguai. Mas eles passaram a trazer direto da China pelo fato de que a fábrica no Uruguai tem péssimo controle de qualidade e os carros poderiam arranhar a imagem da Chery.

A JAC se ferrou. Tenho pena de quem comprou um J3, pois não vejo como a JAC atuar aqui por uns 5 anos até ter fábrica e componentes nacionais praticando os mesmos preços. O prejuízo seria imenso.

As outras chinesas como Liffan e Hafei podem simplesmente fechar as portas e irem embora, com prejuízo um pouco menor.

A Kia me parece que terá o maior prejuízo, pois não tem fábrica aqui, todos os carros vem da Coréia e não do México e eles uma ampla rede de concessionárias e devem ter investido muito no Picanto que iam lançar mês que vem e agora tenho minhas dúvidas.

A hyundai também terá prejuízo. Eles somente fabricam aqui o Tucson e ano que em vão  lançar um modelo popular fabricado aqui e que já está pronto. Todos os demais como i30, elantra, veloster, sonata e azzera vão ter preços extratosféricos. Acho que eles vão deixar todos a ver navios e vão embora, como fizeram na década de 90.

Talvez a solução para os chineses seria a fusão com alguma fábrica no mercosul, todos sob uma marca só. A Kia que pertence a Hyundai também poderia se fundir com ela por aqui.

 



Acho que o governo petista deu um tiro no pé mais uma vez, não confio em produtos chineses mas se abrissem algumas fábricas por aqui gerariam um monte de empregos diretos e indiretos.

Por tabela vão acabar afastando as empresas de outros países como o Chapolim fez na Venezuela, quem vai investir tanta grana em um país onde se mudam as regras do jogo a toda hora?

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #83 Online: 19 de Setembro de 2011, 17:43:23 »
Isso me lembra CCE e Gradiente antes da abertura para importados....

A CCE só fabricava tranqueira, se não me engano a Gradiente dançou quando deram garantia por um tempo absurdo em véspera de Copa do Mundo para vender mais.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #84 Online: 19 de Setembro de 2011, 17:44:56 »
O Brasil ainda é, infelizmente,  um país que muda as regras do jogo no meio do jogo (como os demais países atrasados da América Latrina). Ainda exige bastante cautela dos investidores e consumidores.

Complexo de vira-latas detectado. O Brasil é um dos países que mais atraem investimentos diretos e financeiros, ninguém está cauteloso em investir aqui e muito menos em consumir,  e os países ricos cansaram de usar medidas protecionistas como essa contra outros.

 
E o Brasil sempre reclamou disso, principalmente o PT. Mas pra que ser coerente?

Ué, não eram os petistas que viviam arrotando contra as multinacionais?

Offline Diegojaf

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #85 Online: 19 de Setembro de 2011, 18:15:43 »
Caro Byte, vou dar um depoimento baseado na minha vida.

Desde que eu era criança minha vida foi muito difícil, meu pai era pedreiro e mal conseguia nos alimentar (eu e meus quatro irmãos). Chegamos ao extremo de passarmos fome. Ao longo dos últimos 10 anos a vida da minha família foi melhorando muito mesmo meu pai continuando como pedreiro. A profissão foi sendo continuamente valorizada, o salário foi cada vez comprando mais, as condições de vida foram melhorando, podíamos nos dar ao luxo de comprar bobeiras de vez em quando, comprar eletrodomésticos, roupas e etc.

Hoje não moro na casa dos meus pais, mas a vida deles continua melhorando, eles tem carro, estão construindo uma casa maior e melhor, viajam de vez em quando, tem um terreno bem localizado e etc.

Eu mesmo hoje tenho condição de pagar aluguel, alimentar minha família, ter minha moto, meu computador, minha internet, mesmo tudo sendo pago em trocentas prestações.

Então meu caro, não diga que isso é se contentar com migalhas, ser pouco ambicioso, acomodado ou seja lá o que você pense. Essas pequenas melhoras na vida de pessoas que quase não tinham nada, apesar de parecerem pouco aos olhos dos mais abastados, é uma coisa muito boa.
Pois é. Também tive infância beirando o miserável com minha mãe solteira deixando de comer pra dar de comida pra eu e minha avó em casa. Graças ao fato de ela ter ralado muito, feito uma faculdade e se dedicado de forma quase maníaca aos estudos, hoje ela tem uma situação que é de longe a melhor da família.

No seu caso, hoje você tem condições de dar a seus filhos uma base muito melhor do que a que seus pais te deram, e a probabilidade de seus filhos estarem em condição melhor do que você na mesma idade também serão significativas graças a essa base que você dará a eles.

Não tem nada de "se contentar com migalhas".
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

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Offline Geotecton

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #86 Online: 19 de Setembro de 2011, 18:30:17 »
Eu não lamento, estou apenas debatendo. Afinal, aqui serve pra isto. Quem sabe, eu e outros que tenham esta visão, possam infuenciar outros a não aceitarem migalhas e acharem que estão no céu.

A que voce se refere que não de deve "aceitar migalhas"?

Disto desta forma, dá a impressão que voce, ou qualquer outro, merece mais do que tem e que só não conseguiu por que está sendo espoliado ou enganado.

É isto?

E se a resposta for "sim" aí eu pergunto: Porquê?
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Offline Geotecton

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #87 Online: 19 de Setembro de 2011, 18:32:27 »
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Offline Geotecton

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #88 Online: 19 de Setembro de 2011, 18:33:20 »
Complexo de vira-latas detectado.
[...]

Voce realmente gosta de vira-latas, não é mesmo? :)
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Offline Geotecton

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #89 Online: 19 de Setembro de 2011, 18:35:42 »
O Brasil ainda é, infelizmente,  um país que muda as regras do jogo no meio do jogo (como os demais países atrasados da América Latrina). Ainda exige bastante cautela dos investidores e consumidores.
Complexo de vira-latas detectado. O Brasil é um dos países que mais atraem investimentos diretos e financeiros, ninguém está cauteloso em investir aqui e muito menos em consumir,  e os países ricos cansaram de usar medidas protecionistas como essa contra outros.

Os contratos de pesquisa e exploração petrolífera representam um caso típico de mudança de regras que trazem desconfiança.
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Offline Barata Tenno

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Offline _Juca_

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #91 Online: 19 de Setembro de 2011, 19:19:00 »
Complexo de vira-latas detectado.
[...]

Voce realmente gosta de vira-latas, não é mesmo? :)

Fato.  :lol:

Offline Diegojaf

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #92 Online: 19 de Setembro de 2011, 20:03:17 »
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/977710-montadoras-nao-descartam-aumento-no-preco-de-carros-nacionais.shtml


Citar
Questionado nesta segunda-feira se as montadoras se comprometeriam a manter os preços pelo menos no nível atual, o presidente da entidade, Cledovino Belini, disse que "se fizermos [esse] compromisso, é cartel".

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/977037-ipi-maior-para-carros-importados-e-protecionismo-admite-governo.shtml

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

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Offline Geotecton

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #93 Online: 19 de Setembro de 2011, 20:11:33 »
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/977710-montadoras-nao-descartam-aumento-no-preco-de-carros-nacionais.shtml

Citar
Questionado nesta segunda-feira se as montadoras se comprometeriam a manter os preços pelo menos no nível atual, o presidente da entidade, Cledovino Belini, disse que "se fizermos [esse] compromisso, é cartel".

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/977037-ipi-maior-para-carros-importados-e-protecionismo-admite-governo.shtml

Quando é para, pelo menos, manter o preço atual em conjunto eles dizem que é "cartel". Mas quando é para subir o preço em conjunto, aí é "livre-mercado".
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Offline -Huxley-

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #94 Online: 19 de Setembro de 2011, 22:45:25 »
Novo IPI de carros pode levar Brasil a guerra na OMC:

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/novo-ipi-de-carros-pode-levar-brasil-a-guerra-na-omc

Estou torcendo para que a China e Coreia do Sul entrem com a reclamação e vençam, mesmo que não haja nada claro sobre isso nas regras da OMC. Contra bandidos sugadores de impostos injustos, tudo é válido...
« Última modificação: 19 de Setembro de 2011, 22:51:03 por -Huxley- »

Offline Pregador

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #95 Online: 20 de Setembro de 2011, 10:16:09 »
Novo IPI de carros pode levar Brasil a guerra na OMC:

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/novo-ipi-de-carros-pode-levar-brasil-a-guerra-na-omc

Estou torcendo para que a China e Coreia do Sul entrem com a reclamação e vençam, mesmo que não haja nada claro sobre isso nas regras da OMC. Contra bandidos sugadores de impostos injustos, tudo é válido...


Verdade, seria legal o Brasil se ferrar na OMC...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline -Huxley-

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #96 Online: 20 de Setembro de 2011, 13:03:11 »
A continuação do artigo que postei na página 1 do tópico...

O ataque dos geiselistas II

Lendo os comentários a meu post anterior (O ataque dos geiselistas), fica claro que alguns de meus pontos precisam ser elaborados, a saber, a questão de como a política de barreiras à entrada e tributação seletiva na indústria automobilística é danosa ao emprego e produto daquela indústria no longo prazo.

Não é um argumento complicado, mas é um tanto contra-intuitivo para muitos de nós que fomos doutrinados ainda jovens dentro da visão nacional-desenvolvimentista do geiselismo, de direita ou de esquerda.

A indústria automobilística pode ser caracterizada como um setor que exibe economias de escala, não só ao nível da firma, como a nível nacional. Como isso funciona? Ao nível da firma, o custo por unidade de se produzir 10 mil carros por ano é mais alto do que o custo por unidade de se produzir 100 mil carros por ano. Isto ocorre porque existem custos fixos (por exemplo, no P&D da melhor forma de se produzir) que podem ser ‘distribuídos’ para um maior número de unidades. Já a nível nacional, as economias de escala ocorrem porque uma maior produção local cria incentivos para uma maior densidade local das atividades de suporte (por exemplo, autopeças ou consultorias de serviços) e um mercado de trabalho mais ativo e especializado (por exemplo, quando a Ford demite João, ele ainda pode arrumar emprego na Volks, portanto ele tem melhores incentivos para adquirir habilidades específicas à indústria de veículos).

Carros também são um bem comercializável e em geral barreiras ao comércio internacional são pequenas e em boa parte do planeta, inexistentes. Por isso mesmo, alguns países como o Japão e a Coréia do Sul são capazes de produzir muito mais carros do que seu mercado interno pode absorver. Em outras palavras, existe um grande potencial para exportação do excedente se o produto tiver qualidade/preços competitivos.

Considerando essas duas características (economias de escala e possibilidade de se exportar o excedente), qual deve ser então o objetivo de qualquer política industrial? A resposta é auto-evidente: conquistar participação no mercado (market share) global.

Como isso pode ser feito?

 Reduzindo-se custos. A redução de custos tem um componente macroeconômico (uma política fiscal mais apertada ou um salário mínimo indexado menos agressivamente ajudariam), além de um componente microeconômico (menos regulação das empresas já instaladas ajudaria). Existe claramente um papel para o Estado aqui.
 Melhorando os produtos. A melhoria dos produtos naturalmente depende das pressões competitivas. Um mercado doméstico cativo é um subsídio à produção de calhambeques e um imposto sobre as exportações.
 Facilitando entrada de novas firmas. Como existem ganhos de escala a nível nacional, a exigência de conteúdo nacional deveria ser zero (digo mais, qualquer exigência de conteúdo nacional acima de zero é equivalente a passar um atestado de burrice nacional) e a premissa básica da política industrial deveria ser criar nenhum empecilho para a expansão da capacidade e número de firmas operando no Brasil, tanto montadoras quanto seus fornecedores. Se temos capacidade de produzir parafusetas a custo mínimo, fábricas de parafusetas no Brasil vão vicejar com a expansão da capacidade das montadoras; por outro lado, se nossas parafusetas são caras, a exigência de conteúdo nacional mínimo funciona como um imposto sobre nosso consumidor e um dreno na competitividade da indústria.
 Integrando a produção globalmente. Semelhante ao item acima. Os geiselistas originais achavam que investir em diversificação da estrutura produtiva e completar as indústrias de base levaria a indústria brasileira ao Nirvana. Erro crasso, pois nosso desenvolvimento industrial estagnou depois de duas décadas de crescimento acelerado exatamente PORQUE os geiselistas tiveram sucesso em usar a máquina estatal para diversificar a estrutura produtiva e completar as indústrias de base. Uma indústria de base completa e ineficiente é a melhor garantia que podemos ter que nossa indústria de bens de consumo vai ser ineficiente também. Quem ainda não entendeu isso merece ser exposto ao ridículo no debate.

Como discuti anteriormente, o aumento seletivo do IPI gera incentivos contra a redução de custos e melhoria dos produtos na indústria, além de dificultar a entrada de novas firmas e taxar as firmas já existentes (via requerimentos de conteúdo nacional).

Hoje em dia, a produção de carros no Brasil é da ordem de uns 3.4 milhões por ano (2010, Anfavea). Deste total, uns 0.5 milhões de veículos montados foram exportados em 2010, em sua vasta maioria para mercados marginais como o Mercosul, a África do Sul e o México, enquanto o Brasil importou um pouco menos que 0.5 milhões de carros, dos quais uns 0.3 milhões do Mercosul e uns 170 mil de fora do Mercosul (Ásia, Europa, EUA).

Ao mesmo tempo, países como o Japão e a Alemanha produziram 9.6 e 5.9 milhões de carros em 2010, o que nos coloca na posição de um produtor de tamanho médio, atrás também da China (18.3 milhões!!), Coréia do Sul (4.3 milhões) e Estados Unidos (7.8 milhões). http://oica.net/category/production-statistics/

Com esse arcabouço conceitual e os dados acima, podemos nos perguntar quais devem ser os objetivos de nossa política industrial.

Podemos imaginar um cenário em que nossas exportações passam a atingir mercados menos marginais que o Mercosul e a África do Sul, e chegamos a uns 2 milhões de automóveis exportados por ano. Para chegar a esta posição faz-se necessário que a indústria instalada no Brasil possa reduzir custos e melhorar a qualidade para competir com os carros asiáticos. Isto não vai ser atingido dando-lhes uma carta branca para não competir com os carros asiáticos no mercado doméstico. Poderíamos ter dado grandes passos em direção a esse objetivo se não tivéssemos virado as costas para a ALCA, mas esse trem já deixou a estação.

Por outro lado, podemos garantir o mercado doméstico de uns 3 milhões de carros por ano, via proteção à nossa ‘indústria nascente’. A indústria instalada no Brasil não teria que fazer um ajuste para se manter competitiva, portanto deixaria de explorar o potencial de exportação para novos mercados. É possível até que percamos participação nos mercados para os quais já exportamos, como a África do Sul e o México, afinal o lobby da ANFAVEA deve ser menos convincente em Pretoria ou no México do que em Brasília. Note também que se a indústria automobilística se restringir ao mercado doméstico e Mercosul, podemos estar certos que não vai ser dessa cartola que vai sair a aceleração do crescimento. Esta parece ser a nossa escolha de política atual.

Postado por "O" Anonimo às 10:28

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Offline Diegojaf

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #97 Online: 21 de Setembro de 2011, 09:07:07 »
JAC nacionalizou os carros na alfândega antes de alta do IPI
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DE SÃO PAULO
DE NOVA YORK

A chinesa JAC nacionalizou todos os seus veículos que estavam na alfândega uma semana antes do governo brasileiro anunciar o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros importados, informam Venceslau Borlina Filho, Cirilo Júnior e Álvaro Fagundes na edição desta quarta-feira da Folha.

A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

IPI maior para carro importado pode frear investimento chinês
Mudança no IPI pode beneficiar produção de carros no México
Montadoras não descartam aumento no preço de carros nacionais
Saiba quais importados serão sobretaxados

O presidente da empresa no Brasil, Sérgio Habib, negou que tomou a decisão baseado em informações privilegiadas do governo, mas afirmou que esperava uma alteração no imposto.

No mercado, a medida da JAC foi tida como estratégica para driblar o aumento do IPI. Assim como ela, outras empresas também se armaram contra a decisão do governo.

A KIA, segundo o presidente José Luiz Gandini, recebeu seis navios seguidos de veículos vindos da Coreia do Sul. Ele negou que a importação tenha sido feita com base em informações de que o governo aumentaria o imposto.

Ontem, a chinesa Chery informou por meio de um comunicado que está "concentrando todos os esforços para continuar oferecendo carros completos com preços justos, qualidade e tecnologia a todos os brasileiros".

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/978358-jac-nacionalizou-os-carros-na-alfandega-antes-de-alta-do-ipi.shtml
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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #98 Online: 21 de Setembro de 2011, 09:25:10 »
Provavelmente o próprio governo avisou antes para posar de não tão malvado. Agora, duvido que esses carregamentos durem até dezembro de 2012...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

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Re: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #99 Online: 21 de Setembro de 2011, 09:35:01 »
Eu ia comentar isso. Esse estoque não deve durar muito.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

 

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