Autor Tópico: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %  (Lida 24944 vezes)

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Offline Moro

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #250 Online: 17 de Fevereiro de 2012, 22:06:57 »
concordo. Por isso que disse que deveria fazer os dois.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

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I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #251 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 17:06:36 »
Deveria fazer os dois.

Se continuar a "farra" do crédito e o não-investimento no transporte público ninguém, em sã consciência, vai preterir o automóvel.

Andar de carro na verdade sai mais barato hoje que andar de coletivos, depende da distância e do número de conduções que vc precisará.

Um carro mil faz uma média de uns 10km/l na cidade e com uns 2 litros de gasolina a 3 Reais dá para fazer o trajeto ida/volta de 20 kms por R$ 6,00, para fazer o mesmo trajeto com ônibus ida/volta o preço sai por R$ 6,50 se o ônibus for intermunicipal com passagem a R$ 3,15.

O valor de R$3,15 é o preço que pago hoje para fazer um trajeto de 3 KMs da estação de trem até minha casa, com um carro mil eu faria o mesmo trajeto 3 vêzes com um litro.

Offline HSette

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #252 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 17:22:17 »
Deveria fazer os dois.

Se continuar a "farra" do crédito e o não-investimento no transporte público ninguém, em sã consciência, vai preterir o automóvel.

Andar de carro na verdade sai mais barato hoje que andar de coletivos, depende da distância e do número de conduções que vc precisará.

Um carro mil faz uma média de uns 10km/l na cidade e com uns 2 litros de gasolina a 3 Reais dá para fazer o trajeto ida/volta de 20 kms por R$ 6,00, para fazer o mesmo trajeto com ônibus ida/volta o preço sai por R$ 6,50 se o ônibus for intermunicipal com passagem a R$ 3,15.

O valor de R$3,15 é o preço que pago hoje para fazer um trajeto de 3 KMs da estação de trem até minha casa, com um carro mil eu faria o mesmo trajeto 3 vêzes com um litro.

Tem que incluir outros custos aí: seguro, impostos, manutenção, etc..
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Sergiomgbr

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #253 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 17:26:05 »
Deveria fazer os dois.

Se continuar a "farra" do crédito e o não-investimento no transporte público ninguém, em sã consciência, vai preterir o automóvel.
Anhan... ::)
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #254 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 17:26:11 »
Deveria fazer os dois.

Se continuar a "farra" do crédito e o não-investimento no transporte público ninguém, em sã consciência, vai preterir o automóvel.

Andar de carro na verdade sai mais barato hoje que andar de coletivos, depende da distância e do número de conduções que vc precisará.

Um carro mil faz uma média de uns 10km/l na cidade e com uns 2 litros de gasolina a 3 Reais dá para fazer o trajeto ida/volta de 20 kms por R$ 6,00, para fazer o mesmo trajeto com ônibus ida/volta o preço sai por R$ 6,50 se o ônibus for intermunicipal com passagem a R$ 3,15.

O valor de R$3,15 é o preço que pago hoje para fazer um trajeto de 3 KMs da estação de trem até minha casa, com um carro mil eu faria o mesmo trajeto 3 vêzes com um litro.

Tem que incluir outros custos aí: seguro, impostos, manutenção, etc..

Tente enfiar na cabeça de um cara que levanta às cinco da manhã e volta para casa às 8 da noite depois de pegar dois ou três coletivos em duas horas de trajeto de ida, mais duas horas de volta que esse custo adicional não vale a pena se ele economizar duas horas/dia no caminho.

Offline HSette

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #255 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 18:17:06 »
Deveria fazer os dois.

Se continuar a "farra" do crédito e o não-investimento no transporte público ninguém, em sã consciência, vai preterir o automóvel.

Andar de carro na verdade sai mais barato hoje que andar de coletivos, depende da distância e do número de conduções que vc precisará.

Um carro mil faz uma média de uns 10km/l na cidade e com uns 2 litros de gasolina a 3 Reais dá para fazer o trajeto ida/volta de 20 kms por R$ 6,00, para fazer o mesmo trajeto com ônibus ida/volta o preço sai por R$ 6,50 se o ônibus for intermunicipal com passagem a R$ 3,15.

O valor de R$3,15 é o preço que pago hoje para fazer um trajeto de 3 KMs da estação de trem até minha casa, com um carro mil eu faria o mesmo trajeto 3 vêzes com um litro.

Tem que incluir outros custos aí: seguro, impostos, manutenção, etc..

Tente enfiar na cabeça de um cara que levanta às cinco da manhã e volta para casa às 8 da noite depois de pegar dois ou três coletivos em duas horas de trajeto de ida, mais duas horas de volta que esse custo adicional não vale a pena se ele economizar duas horas/dia no caminho.

Não falei sobre conforto, e sim sobre custos. Aliás, seu raciocínio era financeiro, e agora aparecem outras variáveis tiradas da cartola.  ::)

Ocorre que são questões diferentes, e que na maioria das vezes se excluem.

Tudo bem que é um saco ter que pegar lotações todos os dias, e eu sei disso por viver isso.

Porém, meu caro, comprar um carro está fora do orçamento de muita gente.

Enfim, estamos no mundo real....
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Chaves

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #256 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 22:03:41 »
Deveria fazer os dois.

Se continuar a "farra" do crédito e o não-investimento no transporte público ninguém, em sã consciência, vai preterir o automóvel.

Andar de carro na verdade sai mais barato hoje que andar de coletivos, depende da distância e do número de conduções que vc precisará.

Um carro mil faz uma média de uns 10km/l na cidade e com uns 2 litros de gasolina a 3 Reais dá para fazer o trajeto ida/volta de 20 kms por R$ 6,00, para fazer o mesmo trajeto com ônibus ida/volta o preço sai por R$ 6,50 se o ônibus for intermunicipal com passagem a R$ 3,15.

O valor de R$3,15 é o preço que pago hoje para fazer um trajeto de 3 KMs da estação de trem até minha casa, com um carro mil eu faria o mesmo trajeto 3 vêzes com um litro.

Tem que incluir outros custos aí: seguro, impostos, manutenção, etc..

Tente enfiar na cabeça de um cara que levanta às cinco da manhã e volta para casa às 8 da noite depois de pegar dois ou três coletivos em duas horas de trajeto de ida, mais duas horas de volta que esse custo adicional não vale a pena se ele economizar duas horas/dia no caminho.

Não falei sobre conforto, e sim sobre custos. Aliás, seu raciocínio era financeiro, e agora aparecem outras variáveis tiradas da cartola.  ::)

Ocorre que são questões diferentes, e que na maioria das vezes se excluem.

Tudo bem que é um saco ter que pegar lotações todos os dias, e eu sei disso por viver isso.

Porém, meu caro, comprar um carro está fora do orçamento de muita gente.

Enfim, estamos no mundo real....

Porque não me referia apenas ao lado financeiro, a questão era o motivo do pessoal preferir andar de carro ao invés de coletivos.

Custos adicionais, se vc já tem o carro vai pagar o seguro, o IPVA e a manutenção mesmo que ele fique parado na garagem, não é assim? Supondo que alguém já tenha o carro e mesmo assim ande de coletivos ( Meu caso, tenho um carro que fica guardado porque tem quase 45 anos de uso e não quero estacionar no tempo todo dia, não pago trem para ir trabalhar e desço dele já dentro do pátio de manobras onde trabalho) o custo é igual, andando com ele ou não.

Situação financeira de quem não pode comprar um? Exatamente para isso existe o transporte coletivo, não faz diferença no número de pessoas que já usam hoje.

E NÃO estava defendendo o uso de carro particular contra o coletivo, só explicando o motivo de muita gente preferir.

Offline guicn

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #257 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 23:12:37 »
O que é conteúdo local?


Um dos principais motes da política industrial do governo Dilma são as exigências de maior conteúdo local.

Quem ouve essa música dificilmente deixa de assoviá-la. Ninguém pode ser contra proposta que procure prestigiar o produto nacional, garantir mais emprego no País e contribuir para a expansão do setor produtivo, ainda que provisoriamente tudo fique mais caro e possa não ter tanta qualidade.

Na prática, tanto montadoras como empresas de autopeças importam cada vez mais (veja gráfico). E é complicado definir o que é "conteúdo local" num quadro de aprofundamento da globalização e considerando a baixa competitividade da indústria local.

Há meses, por exemplo, a questão do conteúdo local emperra a adoção de uma política para o setor. O governo exige que montadoras operem com ao menos 65% de peças de fabricação regional (incluído o Mercosul). No caso do acordo com o México, a cláusula é de 50%. Mas o que são esses números?

Montadoras instaladas no Brasil entendem que esse conceito deve ser estendido a todas as despesas que incorram na produção e nas vendas. Por isso, põem na conta não só o que pagam pelas peças adquiridas no País, mas demais despesas administrativas: salários, impostos, verbas de publicidade ou de promoção, gratificações à diretoria, remessas às matrizes.

Por isso, dirigentes do setor de autopeças denunciam que o índice de conteúdo local não ultrapassa os 21%, como mostrou matéria de Anne Warth, da Agência Estado.

Mesmo conjuntos fornecidos por produtores de autopeças instalados no Brasil (um motor da Bosch, por exemplo) podem conter inúmeros componentes importados. No entanto, para efeito dessa contabilidade, essa despesa vem sendo considerada "conteúdo local".

Substituir o critério de preço pelo de custo não dirime o problema. Preço e custo de qualquer coisa se põe onde quer, sobretudo em empresas de capital fechado que não divulgam balanço. Basta levar em conta que o produtor mais ineficiente é o de custos mais altos. Será esse o critério de medição do que seja "conteúdo local"?

Uma das propostas do governo federal é incentivar a criação de tecnologias. E, no entanto, dificilmente o Brasil poderá ser uma plataforma de tecnologia de ponta no setor de veículos. Essas coisas acontecem em centros avançados, nos laboratórios ultra-especializados ou nas pistas de corrida, que custam centenas de milhões de dólares.

Questão ainda mais profunda consiste em saber até que ponto o governo pode exigir conteúdo local (seja qual for o critério que o defina) sem cuidar primeiro da competitividade de todo o setor produtivo (e não só da indústria).

Se tanto as montadoras quanto o setor de autopeças vêm perdendo seguidamente mercado externo porque "não têm preço", novas exigências como as que vêm sendo preparadas pelo governo Dilma conseguirão, no máximo, certa reserva do mercado interno. Não conseguirão levar nem as montadoras nem o setor de autopeças a exportar.

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-que-e-conteudo-local-,837496,0.htm

Offline Geotecton

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #258 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 23:33:20 »
Deveria fazer os dois.
Se continuar a "farra" do crédito e o não-investimento no transporte público ninguém, em sã consciência, vai preterir o automóvel.
Andar de carro na verdade sai mais barato hoje que andar de coletivos, depende da distância e do número de conduções que vc precisará.

Um carro mil faz uma média de uns 10km/l na cidade e com uns 2 litros de gasolina a 3 Reais dá para fazer o trajeto ida/volta de 20 kms por R$ 6,00, para fazer o mesmo trajeto com ônibus ida/volta o preço sai por R$ 6,50 se o ônibus for intermunicipal com passagem a R$ 3,15.

O valor de R$3,15 é o preço que pago hoje para fazer um trajeto de 3 KMs da estação de trem até minha casa, com um carro mil eu faria o mesmo trajeto 3 vêzes com um litro.
Tem que incluir outros custos aí: seguro, impostos, manutenção, etc..
Tente enfiar na cabeça de um cara que levanta às cinco da manhã e volta para casa às 8 da noite depois de pegar dois ou três coletivos em duas horas de trajeto de ida, mais duas horas de volta que esse custo adicional não vale a pena se ele economizar duas horas/dia no caminho.
Não falei sobre conforto, e sim sobre custos. Aliás, seu raciocínio era financeiro, e agora aparecem outras variáveis tiradas da cartola.  ::)
[...]

Então inclua o 'custo do tempo dispendido' com o uso do transporte coletivo e que poderia ser usado em alguma atividade produtiva.

Eu fiz, em 2007, um cálculo considerando o "custo do transporte coletivo x distância x tempo dispendido" versus "custo do transporte privado x distância x tempo dispendido" (incluindo o seguro, os impostos e a manutenção) e a vantagem foi do segundo conjunto para a maioria dos funcionários, ainda que por uma pequena margem.
Foto USGS

Offline Cumpadi

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #259 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 00:05:45 »
Eu vejo 2 possíveis soluções para esses problemas, ou se planeja as cidades com pistas largas, como em Vancouver, ou se faz um sistema para todos andarem de bicicleta, como em algumas cidades da Europa. Para ser sincero acho que a infra-estrutura de Vancouver é mais realista para cidades maiores. Transporte coletivo ajuda muito, mas o simples planejamento das cidades é muito mais importante ao meu ver. Aqui em Brasília carro é necessário, talvez a única possível exceção seja algumas pessoas que pegam o horário de pico todo dia, daí talvez o transporte público ofereça alguma vantagem, mas mesmo assim é possível evitar o trânsito quase completamente se a pessoa sair de casa um pouco mais cedo. (no entorno já não sei como é).
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Sergiomgbr

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #260 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 00:30:16 »

Então inclua o 'custo do tempo dispendido' com o uso do transporte coletivo e que poderia ser usado em alguma atividade produtiva.

Eu fiz, em 2007, um cálculo considerando o "custo do transporte coletivo x distância x tempo dispendido" versus "custo do transporte privado x distância x tempo dispendido" (incluindo o seguro, os impostos e a manutenção) e a vantagem foi do segundo conjunto para a maioria dos funcionários, ainda que por uma pequena margem.
Para qual realidade(qual cidade, tipo de combustível, marca de veículo, quantidade de veículos por pessoa etc.? 
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #261 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 00:52:41 »
Então inclua o 'custo do tempo dispendido' com o uso do transporte coletivo e que poderia ser usado em alguma atividade produtiva.

Eu fiz, em 2007, um cálculo considerando o "custo do transporte coletivo x distância x tempo dispendido" versus "custo do transporte privado x distância x tempo dispendido" (incluindo o seguro, os impostos e a manutenção) e a vantagem foi do segundo conjunto para a maioria dos funcionários, ainda que por uma pequena margem.
Para qual realidade (qual cidade,...

Curitiba. Trajetos de diversos bairros até o Centro, com distâncias variando de 9 a 31 km.


...tipo de combustível,...

Gasolina (principalmente) e álcool.


... marca de veículo,...

GM Astra, GM Corsa, GM Celta, Fiat Uno, Fiat Pálio e VW Gol.


...quantidade de veículos por pessoa...

Uma pessoa por veículo.
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Offline Sergiomgbr

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #262 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 02:50:02 »
Então inclua o 'custo do tempo dispendido' com o uso do transporte coletivo e que poderia ser usado em alguma atividade produtiva.

Eu fiz, em 2007, um cálculo considerando o "custo do transporte coletivo x distância x tempo dispendido" versus "custo do transporte privado x distância x tempo dispendido" (incluindo o seguro, os impostos e a manutenção) e a vantagem foi do segundo conjunto para a maioria dos funcionários, ainda que por uma pequena margem.
Para qual realidade (qual cidade,...

Curitiba. Trajetos de diversos bairros até o Centro, com distâncias variando de 9 a 31 km.

É preciso considerar atualizações desse cálculo contando com o aumento na frota e consequente aumento do tempo dispendido nos trajetos.

 Seus resultados foram ponderados por uma média com todas possíveis variantes? Levou em consideração o custo de estacionamentos e sua variação de preços para cada região? Levou em conta possíveis reposições improváveis de peças(como borracheiro, chuvas de granizo, etc.) e mesmo a água e o sabão e outros gastos com limpeza? Poderia postar esse cálculo?
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2012, 02:52:04 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #263 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 10:03:28 »
Então inclua o 'custo do tempo dispendido' com o uso do transporte coletivo e que poderia ser usado em alguma atividade produtiva.

Eu fiz, em 2007, um cálculo considerando o "custo do transporte coletivo x distância x tempo dispendido" versus "custo do transporte privado x distância x tempo dispendido" (incluindo o seguro, os impostos e a manutenção) e a vantagem foi do segundo conjunto para a maioria dos funcionários, ainda que por uma pequena margem.
Para qual realidade (qual cidade,...
Curitiba. Trajetos de diversos bairros até o Centro, com distâncias variando de 9 a 31 km.
É preciso considerar atualizações desse cálculo contando com o aumento na frota e consequente aumento do tempo dispendido nos trajetos.

Sem dúvida.


Seus resultados foram ponderados por uma média com todas possíveis variantes?

Sim, eu normalizei os dados.


Levou em consideração o custo de estacionamentos e sua variação de preços para cada região?

Sim, na época foi considerado. O mesmo não foi feito para a variação de preço por região porque a sede da empresa fica em um só ponto da cidade.


Levou em conta possíveis reposições improváveis de peças(como borracheiro, chuvas de granizo, etc.) e mesmo a água e o sabão e outros gastos com limpeza?

Não, mesmo porque um veículo estacionado na residência de cada um também fica sujo. Não considerei nem as chuvas de granizo, nem os tsunamis, nem as quedas de asteróides e nem uma guerra nuclear, seja tática ou estratégica.  :)


Poderia postar esse cálculo?

Talvez. Se ainda estiver em arquivo.
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