A Chery que fabrica o QQ tem uma fábrica no Uruguai, membro do mercosul. Garanto que vão trazer os carros de lá. Os primeiros que vieram para cá, vieram do Uruguai. Mas eles passaram a trazer direto da China pelo fato de que a fábrica no Uruguai tem péssimo controle de qualidade e os carros poderiam arranhar a imagem da Chery.
A JAC se ferrou. Tenho pena de quem comprou um J3, pois não vejo como a JAC atuar aqui por uns 5 anos até ter fábrica e componentes nacionais praticando os mesmos preços. O prejuízo seria imenso.
As outras chinesas como Liffan e Hafei podem simplesmente fechar as portas e irem embora, com prejuízo um pouco menor.
A Kia me parece que terá o maior prejuízo, pois não tem fábrica aqui, todos os carros vem da Coréia e não do México e eles uma ampla rede de concessionárias e devem ter investido muito no Picanto que iam lançar mês que vem e agora tenho minhas dúvidas.
A hyundai também terá prejuízo. Eles somente fabricam aqui o Tucson e ano que em vão lançar um modelo popular fabricado aqui e que já está pronto. Todos os demais como i30, elantra, veloster, sonata e azzera vão ter preços extratosféricos. Acho que eles vão deixar todos a ver navios e vão embora, como fizeram na década de 90.
Talvez a solução para os chineses seria a fusão com alguma fábrica no mercosul, todos sob uma marca só. A Kia que pertence a Hyundai também poderia se fundir com ela por aqui.