Tive um Santana, um Polo e um CrossFox. Foi a sequência mais vencedora de carros que tive. Não consigo me lembrar de nenhum problema mecânico em quase 6 anos, só a troca de peças pelo desgaste natural. Os carros da VW em matéria de confiabilidade e facilidade de conseguir assistência e peças de reposição são os mais tranquilos, na minha opinião.
A mecânica da Volks é ótima e daqui para frente se um dia for pegar outro carro só escolho entre Volks, Fiat e GM.
Eu tenho mesmo é saudade do meu velho Fusca.
Bem, meus Fords foram muito mais confiáveis (nunca quebraram, só manutenção) que os da GM e VW que eu tive nos ultimos anos. Tanto que temos 3 na família hoje. 
Na época (Falo de uns 20 anos para cá em tempo) em que pegamos os malditos Fords, eles eram semi-novos e comprados em lojas diferentes nas quais já havíamos adquirido outros veículos sem qualquer problema.
Tive uma Pampa que usava a trabalho, foi a que deu menos problemas mas tinha um consumo absurdo. O ponto positivo era o sistema de freio de estacionamento que era um quarto pedal bem prático ao lado da embreagem, para soltar era só puxar um botão no painel.
Um Corcel que não dava regulagem de motor nem ferrando, rodamos uns seis meses sem problemas antes de começarem, depois era um atrás do outro.
Tivemos o maldito Del Rey (na época com uns 5 anos de uso apenas) que dava um pau atrás do outro até que pegou fogo em uma estrada sem movimento. Não sei se pegou fogo ou se "pegou fogo" porque meu falecido pai estava sozinho quando aconteceu e ele já estava emputecido com o carro, deu para entender.
Ainda bem que tinha seguro.
E o última tentativa de ter um Ford foi o Escort, vinte minutos dirigindo a merda e acabo com dores nos joelhos, coluna, cotovelo... nem mesmo com os Jeeps que eram duros a ponto de poder sentir as pequenas ondulações do asfalto tive qualquer problema assim, para falar a verdade nem mesmo no Fusca tive qualquer problema com a ergonomia.