Autor Tópico: IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %  (Lida 24943 vezes)

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #225 Online: 11 de Novembro de 2011, 16:52:57 »




Mas o Big Mac também á caro aqui, pelos mesmos motivos que encarecem os carros (perfil do mercado consumidor brasileiro favorável a preços elevados).



Sim ele é mais caro, é o que se espera com o real a entre  1,6 e 1,8 em relação ao dólar. Entenda que é o mesmo produto no mundo inteiro e por isso é utilizado como um parâmetro para o poder de compra da moeda de cada país sem as distorções cambiais. Assim podemos utilizar o Big Mac como  moeda de compra.

Ser o mesmo produto não importa, pois pode ter preços completamente diferentes a depender da estrutura de mercado e dos custos de cada local.

O Big Mac é um produto corriqueiro na lista de consumo de mais de 80% dos americanos (chute meu). Aqui é assim também?



Não acho que o Big Mac tenha essa proporção na mesa do americanos, mas o hamburger (carne), alface, queijo (leite), pão, e outros ingredientes tem, e eles tem na mesa do brasileiro também. Não quer dizer muito. Os custos de produção de alimentos no Brasil são bastante competitivos, tanto quanto lá ou mais.

Juca, se você está dizendo que Big Mac se resume a "carne, alface, pão e queijo" e que apenas os custos importariam (e não o perfil do mercado consumidor), acho que você está sem noção do que estamos discutindo e não me sinto animado a tentar explicar.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

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Offline _Juca_

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #226 Online: 11 de Novembro de 2011, 17:09:08 »




Mas o Big Mac também á caro aqui, pelos mesmos motivos que encarecem os carros (perfil do mercado consumidor brasileiro favorável a preços elevados).



Sim ele é mais caro, é o que se espera com o real a entre  1,6 e 1,8 em relação ao dólar. Entenda que é o mesmo produto no mundo inteiro e por isso é utilizado como um parâmetro para o poder de compra da moeda de cada país sem as distorções cambiais. Assim podemos utilizar o Big Mac como  moeda de compra.

Ser o mesmo produto não importa, pois pode ter preços completamente diferentes a depender da estrutura de mercado e dos custos de cada local.

O Big Mac é um produto corriqueiro na lista de consumo de mais de 80% dos americanos (chute meu). Aqui é assim também?



Não acho que o Big Mac tenha essa proporção na mesa do americanos, mas o hamburger (carne), alface, queijo (leite), pão, e outros ingredientes tem, e eles tem na mesa do brasileiro também. Não quer dizer muito. Os custos de produção de alimentos no Brasil são bastante competitivos, tanto quanto lá ou mais.

Juca, se você está dizendo que Big Mac se resume a "carne, alface, pão e queijo" e que apenas os custos importariam (e não o perfil do mercado consumidor), acho que você está sem noção do que estamos discutindo e não me sinto animado a tentar explicar.

Muito menos eu a discutir o que é paridade de compra se você custa a entender que o Big Mac usa produtos que são consumidos em massa pela maioria da população mundial e portanto é um ótimo índice de paridade por não haver grandes diferenças de escala de produção, produtividade e logística entre os países que os produzem.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #227 Online: 11 de Novembro de 2011, 17:16:11 »


A)Não acho que quase 30.000 por um "popular" seja algo barato, ainda mais se vc levar em consideração que pouca gente compra carro sem financiamento e com a taxa de juros o preço praticamente dobra.

Também não acho que seja tão caro, relativamente ao que era o preço do carro em relação ao salário médio a 10 anos atrás.

B) Se dificultarem o crédito, será que um carro "popular" de 30.000 ainda terá compradores?

Terá menos com certeza, mas o crédito é uma ferramente usada no mundo inteiro (para efeitos comparativos), e ainda é menos usada pelo brasileiro do que em muitas partes do mundo, até mesmo em países da América Latina.

Citar
C)Se é tão fácil comprar carro, não deveria existir demanda reprimida. Capacidade de produção existe.

Talvez você não entendeu, mas muitas famílias ainda não tem um carro na garagem, ou tem um carro que não satisfaz suas necessidades. Basta comparar o número de veículos por habitante por veículos no Brasil e em países com mercados mais maduros, e vai entender que o Brasil tem muito a que desenvolver nesse mercado.





Desculpe, Juca, mas não vejo como um carro pode ser chamado de "popular" se custa à vista quase 30.000 e o dobro disso se for financiado.

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,salario-medio-de-professor-sobe-de-r-994-a-r-1527,452454,0.htm

Só para comparação, o salário médio de um professor estadual em 2010......... R$1527,00

Um carro "popular" aqui custaria à vista quase dois anos de salário de um professor estadual, então é aí que entra o tal "crédito fácil" que faz o cara se sujeitar a pagar o dobro do preço por algo em troca de uma prestação que caiba no salário.

Se cortassem o "crédito fácil" a industria quebraria, e se é menos usado conforme vc afirma, é porque nossos juros são absurdos.


Offline _Juca_

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #228 Online: 11 de Novembro de 2011, 17:44:03 »

Desculpe, Juca, mas não vejo como um carro pode ser chamado de "popular" se custa à vista quase 30.000 e o dobro disso se for financiado.


É que o carro é popular, os juros é que não são. :P


http://www.estadao.com.br/noticias/geral,salario-medio-de-professor-sobe-de-r-994-a-r-1527,452454,0.htm

Só para comparação, o salário médio de um professor estadual em 2010......... R$1527,00

Um carro "popular" aqui custaria à vista quase dois anos de salário de um professor estadual, então é aí que entra o tal "crédito fácil" que faz o cara se sujeitar a pagar o dobro do preço por algo em troca de uma prestação que caiba no salário.

Se cortassem o "crédito fácil" a industria quebraria, e se é menos usado conforme vc afirma, é porque nossos juros são absurdos.



Concordo  :ok:

Offline DDV

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #229 Online: 11 de Novembro de 2011, 20:11:21 »




Mas o Big Mac também á caro aqui, pelos mesmos motivos que encarecem os carros (perfil do mercado consumidor brasileiro favorável a preços elevados).



Sim ele é mais caro, é o que se espera com o real a entre  1,6 e 1,8 em relação ao dólar. Entenda que é o mesmo produto no mundo inteiro e por isso é utilizado como um parâmetro para o poder de compra da moeda de cada país sem as distorções cambiais. Assim podemos utilizar o Big Mac como  moeda de compra.

Ser o mesmo produto não importa, pois pode ter preços completamente diferentes a depender da estrutura de mercado e dos custos de cada local.

O Big Mac é um produto corriqueiro na lista de consumo de mais de 80% dos americanos (chute meu). Aqui é assim também?



Não acho que o Big Mac tenha essa proporção na mesa do americanos, mas o hamburger (carne), alface, queijo (leite), pão, e outros ingredientes tem, e eles tem na mesa do brasileiro também. Não quer dizer muito. Os custos de produção de alimentos no Brasil são bastante competitivos, tanto quanto lá ou mais.

Juca, se você está dizendo que Big Mac se resume a "carne, alface, pão e queijo" e que apenas os custos importariam (e não o perfil do mercado consumidor), acho que você está sem noção do que estamos discutindo e não me sinto animado a tentar explicar.

Muito menos eu a discutir o que é paridade de compra se você custa a entender que o Big Mac usa produtos que são consumidos em massa pela maioria da população mundial e portanto é um ótimo índice de paridade por não haver grandes diferenças de escala de produção, produtividade e logística entre os países que os produzem.

Você está insistindo que o preço do Big Mac é determinado principalmente pela carne, alface, pão e queijo que ele usa...

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #230 Online: 11 de Novembro de 2011, 20:17:45 »
O preço da Barbie seria determinado pelo valor do plástico, tecido, fibras e tinta, Juca?

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #231 Online: 11 de Novembro de 2011, 21:52:18 »




Mas o Big Mac também á caro aqui, pelos mesmos motivos que encarecem os carros (perfil do mercado consumidor brasileiro favorável a preços elevados).



Sim ele é mais caro, é o que se espera com o real a entre  1,6 e 1,8 em relação ao dólar. Entenda que é o mesmo produto no mundo inteiro e por isso é utilizado como um parâmetro para o poder de compra da moeda de cada país sem as distorções cambiais. Assim podemos utilizar o Big Mac como  moeda de compra.

Ser o mesmo produto não importa, pois pode ter preços completamente diferentes a depender da estrutura de mercado e dos custos de cada local.

O Big Mac é um produto corriqueiro na lista de consumo de mais de 80% dos americanos (chute meu). Aqui é assim também?



Não acho que o Big Mac tenha essa proporção na mesa do americanos, mas o hamburger (carne), alface, queijo (leite), pão, e outros ingredientes tem, e eles tem na mesa do brasileiro também. Não quer dizer muito. Os custos de produção de alimentos no Brasil são bastante competitivos, tanto quanto lá ou mais.

Juca, se você está dizendo que Big Mac se resume a "carne, alface, pão e queijo" e que apenas os custos importariam (e não o perfil do mercado consumidor), acho que você está sem noção do que estamos discutindo e não me sinto animado a tentar explicar.

Muito menos eu a discutir o que é paridade de compra se você custa a entender que o Big Mac usa produtos que são consumidos em massa pela maioria da população mundial e portanto é um ótimo índice de paridade por não haver grandes diferenças de escala de produção, produtividade e logística entre os países que os produzem.

Você está insistindo que o preço do Big Mac é determinado principalmente pela carne, alface, pão e queijo que ele usa...



Sim, principalmente isso, mas também existe valor agregado por ser um Big Mac, que também é um componente universal do lanche. Ou o Big Mac é mais Big Mac nos EUA do que no Japão ou do que no Brasil? O pessoal que viaja pro exterior com frequência poderia responder essa.

Offline DDV

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #232 Online: 11 de Novembro de 2011, 23:45:16 »




Mas o Big Mac também á caro aqui, pelos mesmos motivos que encarecem os carros (perfil do mercado consumidor brasileiro favorável a preços elevados).



Sim ele é mais caro, é o que se espera com o real a entre  1,6 e 1,8 em relação ao dólar. Entenda que é o mesmo produto no mundo inteiro e por isso é utilizado como um parâmetro para o poder de compra da moeda de cada país sem as distorções cambiais. Assim podemos utilizar o Big Mac como  moeda de compra.

Ser o mesmo produto não importa, pois pode ter preços completamente diferentes a depender da estrutura de mercado e dos custos de cada local.

O Big Mac é um produto corriqueiro na lista de consumo de mais de 80% dos americanos (chute meu). Aqui é assim também?



Não acho que o Big Mac tenha essa proporção na mesa do americanos, mas o hamburger (carne), alface, queijo (leite), pão, e outros ingredientes tem, e eles tem na mesa do brasileiro também. Não quer dizer muito. Os custos de produção de alimentos no Brasil são bastante competitivos, tanto quanto lá ou mais.

Juca, se você está dizendo que Big Mac se resume a "carne, alface, pão e queijo" e que apenas os custos importariam (e não o perfil do mercado consumidor), acho que você está sem noção do que estamos discutindo e não me sinto animado a tentar explicar.

Muito menos eu a discutir o que é paridade de compra se você custa a entender que o Big Mac usa produtos que são consumidos em massa pela maioria da população mundial e portanto é um ótimo índice de paridade por não haver grandes diferenças de escala de produção, produtividade e logística entre os países que os produzem.

Você está insistindo que o preço do Big Mac é determinado principalmente pela carne, alface, pão e queijo que ele usa...



Sim, principalmente isso, mas também existe valor agregado por ser um Big Mac, que também é um componente universal do lanche. Ou o Big Mac é mais Big Mac nos EUA do que no Japão ou do que no Brasil? O pessoal que viaja pro exterior com frequência poderia responder essa.

Conte- nos então o segredo das lanchonetes e ambulantes que vendem sanduíches feitos com os mesmos ingredientes a menos de 3 reais (Big Mac puro é quase 9 reais). Como eles conseguem?


Citar
Ou o Big Mac é mais Big Mac nos EUA do que no Japão ou do que no Brasil?

Para o consumidor, pode sim ser "mais" Big Mac em um local ou outro.

No Brasil, devido ao perfil do mercado consumidor, é mais vantajoso e seguro concentar em vender bem caro para uma parcela menor da população que paga numa boa. Se eles baixarem o preço para tentar atrair uma fatia maior do mercado, pode ser que o aumento no volume não compense a perda no preço, dado que a renda no Brasil é desigual e com variações abruptas entre os níveis.
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Offline Barata Tenno

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #233 Online: 12 de Novembro de 2011, 02:30:53 »
Um big mac no Brasil é completamente diferente de um big mac em países desenvolvidos. No japão e nos EUA o big mac tem o valor de uma coxinha decpadaria, no Brasil é comida de fim de semana.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #234 Online: 12 de Novembro de 2011, 09:05:26 »
Um big mac no Brasil é completamente diferente de um big mac em países desenvolvidos. No japão e nos EUA o big mac tem o valor de uma coxinha decpadaria, no Brasil é comida de fim de semana.

Em relação à renda percapita isso é fato. Um Corolla lá é carro compacto/popular e aqui é carro médio. Mas a questão é: qual é o custo de produção pelo PPP?

Offline _Juca_

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #235 Online: 12 de Novembro de 2011, 09:18:56 »


Conte- nos então o segredo das lanchonetes e ambulantes que vendem sanduíches feitos com os mesmos ingredientes a menos de 3 reais (Big Mac puro é quase 9 reais). Como eles conseguem?

Ok, apesar de ser difícil encontrar um lanche igual ao do Mac donalds por 3 reais, os custos do Big Mac por PPP são tão diferentes no Brasil em relação a outros países? O valor agregado de propaganda e pontos de vendas diferenciados, e tudo mais que faz a lanche ser um Big Mac, são diferentes aqui e lá fora? Eu acho que não.




Citar
Para o consumidor, pode sim ser "mais" Big Mac em um local ou outro.

No Brasil, devido ao perfil do mercado consumidor, é mais vantajoso e seguro concentar em vender bem caro para uma parcela menor da população que paga numa boa. Se eles baixarem o preço para tentar atrair uma fatia maior do mercado, pode ser que o aumento no volume não compense a perda no preço, dado que a renda no Brasil é desigual e com variações abruptas entre os níveis.

Não acho que eles concentrem a venda para a menor parcela da população, acho que é justamente o contrário, é para a maior parcela da população que seus produtos são voltados hoje em dia, mais de 80% da população tem condições de comprar um lanche desse valor periodicamente. Sua tese não está certa.

O fato é, pela paridade de compra um Big Mac ou um Corolla é mais caro no Brasil que na média dos outros países do mundo? Antes de dizermos que o carro é mais caro no Brasil, essa pergunta tem a obrigação de ser respondida.


Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #236 Online: 12 de Novembro de 2011, 09:23:41 »
Um big mac no Brasil é completamente diferente de um big mac em países desenvolvidos. No japão e nos EUA o big mac tem o valor de uma coxinha decpadaria, no Brasil é comida de fim de semana.

Em relação à renda percapita isso é fato. Um Corolla lá é carro compacto/popular e aqui é carro médio. Mas a questão é: qual é o custo de produção pelo PPP?

Se o valor no Japão é mais baixo em dólares ao mesmo tempo que a renda per capita é mais alta, não é a prova de que os custos e impostos embutidos são bem maiores aqui ou que o preço cobrado é desonesto?

Offline _Juca_

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #237 Online: 12 de Novembro de 2011, 09:29:12 »
Um big mac no Brasil é completamente diferente de um big mac em países desenvolvidos. No japão e nos EUA o big mac tem o valor de uma coxinha decpadaria, no Brasil é comida de fim de semana.

Em relação à renda percapita isso é fato. Um Corolla lá é carro compacto/popular e aqui é carro médio. Mas a questão é: qual é o custo de produção pelo PPP?

Se o valor no Japão é mais baixo em dólares ao mesmo tempo que a renda per capita é mais alta, não é a prova de que os custos e impostos embutidos são bem maiores aqui ou que o preço cobrado é desonesto?

Não.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #238 Online: 12 de Novembro de 2011, 09:41:29 »
Bom, pelo pouco que sei do Japão, a carne bovina por lá é artigo de luxo e precisa ser importada, então proporcionalmente o preço é bem maior que a carne produzida no Brasil.

Japonês não faz churrasco com alguns quilos de carne para festinha de amigos como fazem aqui.

Se o ingrediente principal e o trigo usado para fazer o pão custam bem mais caro, como podem ter preço final mais baixo que o do Brasil?

Sobre o carro, o problema é que nosso governo sempre tratou certas coisas como se fossem artigos de luxo, completamente desnecessários.

Quanto uma empresa paga em impostos embutidos no produto, desde a produção do aço até o consumidor final? Uma empresa extrai o minério, outra produz o aço, outra molda tudo e monta a carroceria, outra revende ao consumidor e todas elas sustentam o elefante branco governamental.

Vc sabe que certos produtos tem mas de 50% de impostos embutidos, não sabe? E então quer dizer que isso não aumenta o preço final?

Offline DDV

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #239 Online: 12 de Novembro de 2011, 09:52:08 »


Conte- nos então o segredo das lanchonetes e ambulantes que vendem sanduíches feitos com os mesmos ingredientes a menos de 3 reais (Big Mac puro é quase 9 reais). Como eles conseguem?

Ok, apesar de ser difícil encontrar um lanche igual ao do Mac donalds por 3 reais, os custos do Big Mac por PPP são tão diferentes no Brasil em relação a outros países? O valor agregado de propaganda e pontos de vendas diferenciados, e tudo mais que faz a lanche ser um Big Mac, são diferentes aqui e lá fora? Eu acho que não.


O Big Mac no Brasil custa 4,91 dólares, nos EUA é 3,73 e na Argentina é 1,78.

O que a Argentina tem de tão diferente do Brasil em relação aos custos de produção?

A única coisa realmente diferente entre esses países é o perfil do mercado consumidor. A maior parte do valor do Big Mac se deve à propaganda e ao valor subjetivo (ou percebido) dado a ele pelo consumidor. Isso vale para qualquer produto de marca famosa.

Citação de: Juca
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Para o consumidor, pode sim ser "mais" Big Mac em um local ou outro.

No Brasil, devido ao perfil do mercado consumidor, é mais vantajoso e seguro concentar em vender bem caro para uma parcela menor da população que paga numa boa. Se eles baixarem o preço para tentar atrair uma fatia maior do mercado, pode ser que o aumento no volume não compense a perda no preço, dado que a renda no Brasil é desigual e com variações abruptas entre os níveis.

Não acho que eles concentrem a venda para a menor parcela da população, acho que é justamente o contrário, é para a maior parcela da população que seus produtos são voltados hoje em dia, mais de 80% da população tem condições de comprar um lanche desse valor periodicamente. Sua tese não está certa.

Eu duvido que 80% da população brasileira esteja disposta a comprar um Big Mac ao menos 1 vez na semana.

Citação de: Juca
O fato é, pela paridade de compra um Big Mac ou um Corolla é mais caro no Brasil que na média dos outros países do mundo? Antes de dizermos que o carro é mais caro no Brasil, essa pergunta tem a obrigação de ser respondida.

Tanto o Big Mac quanto o Corolla, aqui no Brasil, possuem a maior parte do preço determinado pela valor percebido do consumidor. As concessionárias simplesmente "arriscam" colocar o preço nas alturas (com uma grande margem de lucro) e obtêm êxito. Simples.






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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #240 Online: 12 de Novembro de 2011, 09:53:54 »
Um big mac no Brasil é completamente diferente de um big mac em países desenvolvidos. No japão e nos EUA o big mac tem o valor de uma coxinha decpadaria, no Brasil é comida de fim de semana.

Em relação à renda percapita isso é fato. Um Corolla lá é carro compacto/popular e aqui é carro médio. Mas a questão é: qual é o custo de produção pelo PPP?

Se o valor no Japão é mais baixo em dólares ao mesmo tempo que a renda per capita é mais alta, não é a prova de que os custos e impostos embutidos são bem maiores aqui ou que o preço cobrado é desonesto?

Não.

Por quê?

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Offline DDV

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #241 Online: 12 de Novembro de 2011, 10:01:09 »
Citação de: DDV
O Big Mac no Brasil custa 4,91 dólares, nos EUA é 3,73 e na Argentina é 1,78.

E isso sendo a renda per capita PPP de 47.123 dólares dos EUA, 11.281 no Brasil e 15.603 na Argentina.

Ou seja, o público americano com o quádruplo da renda do brasileiro ainda assim tem um Big Mac mais barato. Não deveria ser o inverso?

A conclusão inescapável é que o público brasileiro dá mais valor ao Big Mac (motivos sócioculturais) e a Mc Donalds aqui se concentra no mercado consumidor de mais alta renda.


E tem o Custo-Brasil também.

« Última modificação: 12 de Novembro de 2011, 10:05:41 por DDV »
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Offline Moro

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #242 Online: 12 de Novembro de 2011, 10:02:17 »
engraçado como não conseguimos finalizar essa discussão que deveria ser objetiva.

Para o carro deveria ser fácil

1- As montadoras do brasil tem uma margem enorme, muito maior do que a dos outros países. Donos de frota de taxi conseguem comprar carros (em volume) com quase 20% de desconto, e duvido que a montadora está tomando prejuizo para vender a eles (lembrando que frotas não têm isenção de impostos)

2-Já está claro que os impostos aqui são super altos, tanto os diretos quanto os indiretos.

Se a margem é mais alta e o imposto é mais alto, podemos fugir da discussão de dolar valorizado ou não, renda per capita, etc..  e afirmar que sim o carro é caro. A economia é muito complexa para podermos inferir algo por aí.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

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Offline Negão

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #243 Online: 12 de Novembro de 2011, 13:26:05 »
Concordo plenamente, os carros no Brasil tem um imposto absurdo e as montadoras também tem margens de lucro altíssimas.

Offline Diegojaf

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #244 Online: 17 de Fevereiro de 2012, 12:30:59 »
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17/02/2012 - 07h31
'Protecionista', governo compra carros importados para transportar Dilma
Claudio Luis de Souza
Do UOL, em São Paulo
 
Comentários12

Ford Edge: preço menor fez modelo canadense bater Toyota Hilux SW4 e Kia Mohave
Menos de três meses depois de aumentar em 30 pontos percentuais o imposto sobre produtos industrializados (IPI) dos carros fabricados fora de Mercosul e México, em medida para desestimular as importações e incentivar a indústria automotiva nacional, o governo de Dilma Rousseff comprou 12 Ford Edge para a frota do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que -- entre outras atribuições -- faz a escolta da própria presidente. O modelo é fabricado no Canadá e foi atingido pela majoração do IPI, além de pagar 35% de taxa de importação.

Mais recentemente, o governo Dilma intensificou o viés "nacionalista" de sua política automotiva ao ensaiar o rompimento do acordo automotivo com o México, que garante taxa aduaneira zero entre os dois países.


A presidente Dilma Rousseff em Brasília a bordo de um Fusion sem identificação do Planalto, em 2011

O ex-presidente Lula e o Fusion Hybrid que a Ford cedeu em comodato à Presidência, em 2010
Dez entre os 12 Edge adquiridos pelo governo são blindados e custaram ao GSI R$ 155 mil cada um. Dois não contam com blindagem, e saíram por R$ 105 mil cada. O valor total da compra foi de R$ 1,76 milhões. Os preços foram definidos em pregão eletrônico, modalidade de compra oficial que funciona como um leilão invertido, via internet: os interessados baixam os preços dos lotes até que reste apenas o que pede o menor valor.

No caso desta compra, a Ford começou pedindo R$ 212 mil por unidade blindada do Edge com motor V6 de 3,5 litros, a gasolina. Participaram também a Toyota, cujo primeiro lance foi de R$ 314 mil por unidade do SUV Hilux SW4 3.0 turbodiesel, e a Kia, que ofereceu o Mohave V6 3.8 a gasolina por R$ 343 mil a unidade.

Nenhum dos concorrentes é fabricado no Brasil: o Mohave vem da Coréia do Sul, país-sede da Kia, e o SW4 é produzido na Argentina. A peculiaridade é que, por ser feito no Mercosul, ele está isento de taxa aduaneira e do IPI elevado.

O pregão, realizado em 29 de dezembro do ano passado (13 dias após o IPI especial entrar definitivamente em vigor), durou cerca de 30 minutos. Toyota e Kia baixaram seus preços unitários para, respectivamente, R$ 261 mil e R$ 269 mil, mas não tiveram chance contra a proposta da Ford.

Para o público comum, um Edge igual ao comprado pelo GSI parte de R$ 146 mil sem a blindagem, que deve ser feita por uma empresa terceirizada -- o carro não sai da Ford com a proteção. A Safety Car, do Distrito Federal, fará o serviço no lote adquirido pelo órgão.

UOL Carros questionou o GSI sobre eventual contradição entre a política oficial de proteção a carros fabricados no Brasil e Mercosul e a aquisição, pelo órgão, de uma frota totalmente importada. Em nota, a assessoria do GSI explicou: "De acordo com a legislação vigente, atendidos os requisitos técnicos necessários à segurança presidencial, particularmente a blindagem, foi selecionada a proposta mais vantajosa para a administração pública".

A Lei de Licitações, de 1993, proíbe que haja discriminação de fornecedores devido à nacionalidade deles -- mas ela pode ser critério de desempate, sempre em favor dos brasileiros. Como o valor pedido pelo Edge foi claramente menor, não houve empate. O GSI não informou se os carros já foram entregues.

Procurada pela reportagem, a Ford limitou-se a comentar que, havendo uma licitação, fez suas propostas e acabou vencedora. Em 2010, a fabricante cedeu em comodato (empréstimo com prazo determinado) um Fusion Hybrid à frota do Palácio do Planalto.

O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o modelo no Salão do Automóvel daquele ano. A presidente Dilma também utiliza o modelo Fusion em deslocamentos, inclusive em unidade descaracterizada.

http://carros.uol.com.br/ultnot/2012/02/17/protecionista-governo-compra-carros-importados-para-transportar-dilma.jhtm
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #245 Online: 17 de Fevereiro de 2012, 14:34:14 »



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Diante do IPI mais alto, marcas premium pensam seriamente em produzir no Brasil
Mesmo com exigência de um índice de nacionalização alto, BMW, Mercedes-Benz, Land Rover e, agora, a Volvo têm planos concretos de fábricas nacionais


Ricardo Meier | 17/2/2012 -


Em 2011, a BMW vendeu 217 mil carros na China, quase 19 vezes mais que o resultado no Brasil (11,5 mil unidades). E, mesmo assim, nosso mercado passou a ser tão importante para a marca alemã que o anúncio de uma fábrica no país é questão de tempo.

Se já enxergavam a salvação nos mercados emergentes, as marcas premium agora têm mais um motivo para investir no Brasil: o aumento de 30 pontos percentuais no IPI para veículos importados, decretada no final do ano passado e que atingiu em cheio as pretensões das marcas importadoras.

Enquanto as montadoras coreanas e chinesas correram para anunciar planos de produção local, para as marcas premium era uma questão de absorver parte do imposto e refazer as contas para baixo. A surpresa é que não só a BMW, mas Mercedes-Benz, Land Rover e, agora, a Volvo planejam abrir linhas de montagem no país - o presidente da marca sueca no Brasil, Paulo Solti, disse ao jornal Folha de São Paulo que há estudos nesse sentido, mas sem uma decisão tomada ainda.

Rede de fornecedores

Instalar uma fábrica no Brasil e com um índice de nacionalização de pelo menos 65% é uma tarefa extremamente difícil. Os altos custos do país somados à falta de fornecedores especializados nesse filão tornam o investimento arriscado. Não é só. Por mais que o segmento de luxo cresça ano após ano, ainda é pouco representativo nas vendas globais. Para a Audi, por exemplo, o Brasil não absorve nem 1% das suas vendas globais mesmo sendo o 4º maior mercado de automóveis do mundo.

O outro problema envolve a escolha do modelo a ser feito aqui. Experiências anteriores, como a da Mercedes com o Classe A e da Audi com o A3, não foram bem sucedidas. É verdade que a situação mudou desde então e há alguns veículos importados com uma demanda muito forte. Mas os preços praticados no Brasil estão muito acima da média mundial. Enquanto um sedã Classe C 250, da Mercedes, sai por 34,5 mil euros na Alemanha (R$ 89 mil) e US$ 34,8 mil nos Estados Unidos (R$ 60 mil), no Brasil o preço chega a R$ 191 mil.

Ou seja, nacional ou importado, dificilmente as vendas chegariam a um patamar que justificaria uma fábrica local. Mas, na prática, isso não tem impedido que essas montadoras pensem seriamente em fincar terreno por aqui. Virou uma questão estratégica – leia-se, de sobrevivência.

Offline Moro

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #246 Online: 17 de Fevereiro de 2012, 18:30:07 »
Se ocorrer, o governo terá mirado no coelho e acertado o gato.

E o LOB das montadoras, mirado nas competidores e acertado no próprio pé.

Tomara que ocorra. Vamos esperar.
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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #247 Online: 17 de Fevereiro de 2012, 21:17:42 »
Ao invés de facilitar a entrada de mais montadoras de automóveis, a União deveria estimular a implantação, uso e aperfeiçoamento de sistemas de transporte coletivo.
Foto USGS

Offline Moro

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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #248 Online: 17 de Fevereiro de 2012, 22:01:14 »
Deveria fazer os dois.
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Re:IPI de Carros Importados Irá Aumentar 28 %
« Resposta #249 Online: 17 de Fevereiro de 2012, 22:04:11 »
Deveria fazer os dois.

Se continuar a "farra" do crédito e o não-investimento no transporte público ninguém, em sã consciência, vai preterir o automóvel.
Foto USGS

 

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