não é ad hominen, é a pura realidade. Comparar os dois é absurdo.
Se você me disser Luiz Souto com DDV a coisa pode ser mais interessante, e não é questão de ideologia, já que Luiz Souto é Marxista.
O LS colocou o Marxismo como uma espécie de boa lembrança romantica de sua juventude. Seus argumentos objetivos não são marxistas, apenas a defesa que faz de autores e do próprio o remete ao Marxismo.
Quando for ao RJ vou convidar o Luiz para Jantar e bater um papo, ver se entendo o ponto de vista dele 
Como estou atolado de trabalho , minha conexão da internet em casa está uma m... e a do hospital uma porcaria não estou tendo condições de participar dos debates.
Mas já que o meu santo nome foi invocado gostaria de esclarecer que não sou mais marxista porque não aceito o "primado da economia" na interpretação da realidade ( o que , concordo com Norberto Bobbio , é o que caracteriza o marxista puro-sangue). Não a toa me redefini como "espinozista de esquerda" , uma brincadeira com fundo sério.
Isto não quer dizer que tenha abandonado completamente os referenciais conceituais do marxismo , simplesmente Marx é um (grande) pensador cujas concepções devem ser analisadas criticamente , até porque é o primeiro e ainda fundamental filósofo da Modernidade ( da qual o capitalismo é apenas uma faceta). Da mesma forma como não se abandonou Aristóteles , a despeito do primeiro motor imóvel e de sua cosmologia , não é por causa do materialismo histórico e do economicismo que Marx será abandonado.
Diferente das ciências , na filosofia as questões são mais importantes que as respostas , é por isso que Aristóteles , Platão , Spinoza , Marx , Wittgenstein ,etc... continuam sendo nossos interlocutores , gostemos ou não disso.
No caso de Marx a sua concepção da alienação ( que é o ponto de partida e o l
eitmotiv de toda sua obra) , a avaliação das estruturas sociais como históricas , o capitalismo como sistema estruturalmente instável são concepções atualíssimas. Que a sua filosofia da história tenha falhado , que sua interpretação de sua própia concepção materialista da história tenha falhado não muda a importância dos questionamentos que faz.
Mas assim que o tempo voltar a sobrar e a conexão melhorar a gente volta a discutir.
Quando for ao RJ vou convidar o Luiz para Jantar e bater um papo, ver se entendo o ponto de vista dele 
E aí terá finalmente a oportunidade de retribuir o Douro que te dei de Natal.