Autor Tópico: Comportamento Inacreditável!!  (Lida 15579 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Salazar

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Re:Comportamento Inacreditável!!
« Resposta #150 Online: 27 de Outubro de 2011, 16:51:12 »
E ser mais apto não significa ser mais forte (ou cruel e predador), alguém com traços de anemia falciforme ou talassemia é muito mais apto que você num ambiente onde existe malária mas não é mais forte que você.
Cite aonde eu disse que ser mais apto é ser mais forte. Dependendo do ambiente, ser cruel e predador significa sim, ser mais apto.
Alguém com traços de psicopatia é mais apta que você a se dar bem no meio empresarial, mas não é necessariamente mais forte que o seus concorrentes.
Alguém que seja esperto o suficiente para fraudar e não ser pego é mais apta que você nesse ambiente.
Uma pessoa que mate seus concorrentes e seja esperta o suficiente para não ser pega definitivamente é mais apta que você.


Verdade... :P

Mas por que temos empatia então? Ou sentimentos? Não é muito lógico ter isso numa selva.
É logico, você que não consegue perceber.
Uma mãe que não tenha empatia por seus bebes deixa-os morrerem, acabando assim com as chances da espécie de sobreviver.
Um grupo que não tenha empatia o suficiente para formar uma comunidade é bem menos propicio a sobreviver do que um que tenha.


Citar
Entendo, acho que eu estou exagerando em empregar a palavra "universal". O que quero dizer é que é possível organizar uma ética transcultural que contemple de forma satisfatória pessoas de diversas origens.

Viu, não foi tão difícil assim chegarmos a um acordo.  :lol:

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Comportamento Inacreditável!!
« Resposta #151 Online: 27 de Outubro de 2011, 18:41:55 »
Com relação a essa história de valores universais e, consequentemente, direitos universais, trata-se de uma construção da sociedade no tempo. E pode-se dizer que há um desenvolvimento realmente pelos Iluministas.

Offline Cachaceiro

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 173
  • Sexo: Masculino
Re:Comportamento Inacreditável!!
« Resposta #152 Online: 28 de Outubro de 2011, 13:04:29 »
Falácia naturalista.
Verdade... :P

Mas por que temos empatia então? Ou sentimentos? Não é muito lógico ter isso numa selva.
voce está pressupondo que a empatia serve unicamente para não machucar outras pessoas

mas empatia é também aprendizado,aprender que uma maça é gostosa sem comer,apenas vendo outro comendo,assim como aprender que nao se deve colocar a mao no fogo.......

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Comportamento Inacreditável!!
« Resposta #153 Online: 09 de Maio de 2012, 16:32:17 »
Brasileiro 'bom samaritano' vira herói na China

Oliveira, de 27 anos, ganhou recompensa por dar exemplo e ajudar mulher que estava sendo roubada

O brasileiro Mozer Rhian Oliveira, de 27 anos, está no centro do mais recente caso de heroísmo que levou os chineses a questionar por que há poucos "bons samaritanos" no país. Na sexta-feira, o gaúcho impediu que uma chinesa fosse furtada na rua, mas atraiu a fúria do ladrão e seus comparsas, que o agrediram enquanto cerca de 50 pessoas olhavam impassíveis, sem tentar ajudá-lo.

Oliveira levou 15 pontos na testa e foi recompensado pelo governo com 50 mil yuans (R$ 15,2 mil), como parte da campanha oficial que tenta inspirar os chineses a praticar boas ações. O país vive uma crise de consciência desde outubro, quando uma menina de 2 anos, Yueyue, foi atropelada duas vezes em Foshan e não recebeu socorro de nenhuma das 18 pessoas que passaram pelo local. A criança foi levada ao hospital depois que uma catadora de lixo a retirou da rua e encontrou sua mãe. Mas ela morreu alguns dias mais tarde.

Na sexta-feira à noite o brasileiro atravessava a rua na faixa de pedestres quando viu o ladrão com a mão dentro da bolsa de uma mulher, identificada como Zhu. Oliveira bateu nas costas do homem com seu guarda-chuva (fechado). O ladrão reagiu e logo dois comparsas apareceram e o atingiram no braço com a fivela de um cinto de segurança.

O gaúcho correu para a portaria do prédio onde trabalha e pela qual passa ao menos quatro vezes ao dia. Quando se abaixou para pegar uma placa na tentativa de se proteger, foi atingido na testa por um barra de ferro. A cena foi assistida por várias pessoas que o conhecem, entre elas o guarda do prédio, mas ninguém veio a seu socorro. As agressões só terminaram quando os ladrões viram sua cabeça sangrando e fugiram.

O ato heroico transformou Oliveira em uma celebridade na cidade de Dongguan, na província sulista de Guangdong (Cantão), que concentra a maior comunidade de brasileiros do país, quase todos trabalhando na indústria calçadista.

Ontem, ele recebeu a visita de 20 oficiais dos governos municipal e provincial e foi agraciado com uma placa de honra ao mérito, além de receber a recompensa em dinheiro. Também concedeu entrevistas à imprensa local. "Os representantes do governo me disseram que o povo chinês deve seguir o exemplo dos estrangeiros e também ajudar o próximo", disse Oliveira ao Estado.

Dias depois do atropelamento da menina de 2 anos, uma uruguaia atirou-se no Lago Oeste da cidade de Hangzhou para salvar uma chinesa que se afogava, enquanto os turistas locais tiravam fotos da cena, sem ajudá-la. Em março, um homem estrangeiro foi a única pessoa a socorrer uma mulher no aeroporto de Pudong, em Xangai, depois de ela ter sido esfaqueada pelo próprio filho.

No clima de crise moral, até atos banais como a da mulher ocidental que ajudou um chinês caído na rua em Xian ganharam destaque na internet chinesa. Milhões de comentários feitos online desde o caso de Yueyue criticam omissão dos chineses diante de problemas alheios e questionam as razões da apatia.

Alguns apontam o fato de que os "bons samaritanos" podem ser responsabilizados pelo que vier a ocorrer com a vítima e citam o infame precedente de uma decisão dada por um juiz na cidade de Nanquim em 2006. O episódio envolveu um homem chamado Peng Yu, que socorreu e levou ao hospital uma mulher idosa que havia caído na rua. Dias depois a família o acusou de ter provocado o acidente e pediu uma indenização. O juiz responsável pelo caso o condenou, com um argumento que justifica a lógica da omissão: "Peng deve ser culpado. Do contrário, por que ele estaria disposto a ajudar?". A decisão foi revista depois da enorme indignação popular que provocou, mas Peng ainda foi obrigado a pagar 10% das despesas hospitalares da mulher.

A escritora Lijia Zhang, autora do livro A Garota da Fábrica de Mísseis, acredita que a indiferença tem raízes mais profundas. "Na nossa cultura, há uma ausência de disposição de mostrar compaixão por estranhos", escreveu em seu blog após o caso de Yueyue. "Nós somos educados para mostrar bondade às pessoas de nossa rede de guanxi, parentes, amigos e sócios, mas não particularmente a estranhos, especialmente se tal bondade puder potencialmente afetar seus interesses", ressaltou.

Os oficias que o visitaram ontem perguntaram a Oliveira por que ele agiu para impedir o furto. "Eu disse que sou cristão e acredito no amor ao próximo. Além disso, gostaria que alguém ajudasse minha mãe e minha irmã caso enfrentassem a mesma situação", afirmou.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,brasileiro-bom-samaritano-vira-heroi-na-china,869939,0.htm

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Nome pendente

  • Nível 01
  • *
  • Mensagens: 12
Re:Comportamento Inacreditável!!
« Resposta #154 Online: 11 de Maio de 2012, 16:48:24 »
Vão processar ele por isso.
Editado pela moderação.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Comportamento Inacreditável!!
« Resposta #155 Online: 13 de Maio de 2012, 17:29:25 »
Número um, já que não existe absolutamente valor nenhum aí.


Existe sim,  a ação de não socorrer  pode ter sido motivada por vários   valores como:

- Individualismo: cada com os seus problemas,  eu cuido dos meus e você cuida dos seus;

- egoísmo,  assim como altruísmo o egoísmo também é um valor só que é um valor oposto ao altruísmo ;

-medo de ser responsabilizado economicamente, medo de ser processado.



Um valor não é algo sempre bonito ou de acordo com algum sistema ético, valor é a não indiferença a alguma coisa.  Um valor pode ser positivo ou negativo,  e ser positivo significa simplesmente que a coisa valorada é  atrativa , e ser negativo significa simplesmente que a coisa valorada traz repulsa, e a atração ou repulsa dependerá da necessidade/desejo do sujeito,  já o não valor seria a total indiferença a coisa .  E por alguns comentários postados, parece que este não foi o caso, pois parece que pessoas evitaram ajudar pelo medo das conseqüencias negativas que poderiam vir.









 
« Última modificação: 13 de Maio de 2012, 17:36:41 por JJ »

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Comportamento Inacreditável!!
« Resposta #156 Online: 13 de Maio de 2012, 17:32:11 »
Falta de valores éticos e morais ou valores éticos e morais diferentes dois nossos?


2° opção: valores diferentes das pessoas que os condenam,  ou desconhecimento dos valores que os motivaram a agir da forma que agiram.



 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!