Possui médicos, farmacêuticos, epidemiologistas...
Não parece.
Porque, infelizmente, é assim que se processa a ciência. Estudos de longa duração e de coorte podem mostrar que o risco a que estão submetidos os usuários de certas drogas não compensam o seu uso, enquanto outra que está no mercado há 5 anos se mostra mais eficaz (lembrando que esses 5 anos representam outros 12 a 15 anos de estudos).
Eu ví um estudo de caso de uma combinação da sibutramina com uma pomada dermatológica que levou a pessoa a um surto psicótico, por causa da combinação dos dois.
E um livro de 2004 não é suficiente pra proibir anfepramona, femproporex e manzidol(sim, é isso que tá no relatório da anvisa). E a proibição desses medicamentos vai trazer muito mais problemas do que solução.
Só a Anvisa aparelhada e técnicos fora da realidade do brasileiro que não vê isso.
Poderia me mostrar uma só droga que não tenha efeitos colateriais? O fato da obesidade ser uma pandemia significa que deva ser liberado qualquer coisa medicamentasa comprovada ou não, independente dos riscos que traz? Já ouviu falar de dieta e exercícios físicos?
Diga isso pra quem sofre de obesidade e para casos onde dieta e exercícios não funcionam.
E a questão é que proibiram uma opção de tratamento sem deixar outra, e como consequência estão pondo em risco a saúde de várias pessoas.
Não sei em que mundo, ou em que realidade alternativa que remédio injetável pra diabete é melhor que inibidor de apetite.
E a Anvisa se superou dessa vez, daqui a uns 10 anos metade dos brasileiros vão ter obesidade, e não regulam os níveis de sódio nos alimentos industrializados (que deveriam fazer). Mas proibir remédio de emagrecer e deixar de alternativa um coquetel molotov, um remédio de diarréia, e outro que sei lá o efeito que dá no corpo, por causa de um livro de 2004....

Quando aparecer as primeiras mortes eu volto aqui pra falar da anvisa de novo.
Vou ver os links pra ver se acho a comissão
iluminada que fez aquele relatório.