Por evitar entenda primeiramente não provocar diretamente. E se puder fazer alguma coisa para evitar também, tanto melhor.
Substituindo esses conceitos a minha objeção continua a mesma.
Indivíduos que não tem nenhum motivo ou obrigação de evitar o sofrimento de outrem sinceramente me lembra psicopatia.
Obrigação ninguém tem, motivos podem haver, como compaixão, e falta de motivos também, entre um deles se encaixa a psicopatia, que não é o único.
Como explicar o fato de alguns índios que não tiveram contato com outras culturas se revoltarem com esse ritual de sacrifício de crianças? Se nasceram e aprenderam aquilo ali que a tradição os ensinou, algo que alguns dizem que é ético e completamente aceito seria até impossível se ter um comportamento contrario a tradição. Arrisco-me a dizer que talvez isso seja um indício desses valores universais. Acredito que muitos até aceitam determinadas coisas em determinadas culturas, mas sofrem calados ou anestesiados.
Não são universais justamente por que nem todas as pessoas os tem.
Sinceramente vou explicar por que acho essa linha de argumentação de vocês falha:
Vocês me apresentam coisas que são sentimentos inerentes da maioria dos seres humanos. Mas vocês o fazem com intuito de criar um sistema moral que seria legitimo e universal. Só que esta transição de ruim> criar regra universal de que não se deve fazer, é extremamente falha, botando o argumento em forma melhor:
Sofrimento é invariavelmente ruim
Coisas ruins devem ser evitadas
Ergo, É errado causar sofrimento em outras pessoas
Algumas de minhas objeções:
A premissa 2,Coisas ruins devem ser evitadas, não é uma regra universal, na verdade é uma coisa obvia de que algo que não gostamos deve ser evitado, um instinto, mas não é uma regra universal de que EU devo evitar o sofrimento de OUTRO. Na verdade é até ambíguo e traz poucas informações. Coisas ruins devem ser evitadas por quem? Por quem sofre? Por quem causa sofrimento? Por todos? e Por quê?
Não tem nada que torne obrigação de quem causa sofrimento parar esse sofrimento. A única coisa que mudaria esse parâmetro seria o sentimento de compaixão e empatia. Mas, surpresa, nem todas as pessoas possuem compaixão, não precisão nem sequer serem psicopatas, uma pessoa pode ter compaixão com sua família e amigos e não o ter com os traficantes que vendem crack para seu filho.
Penso eu, que não existe um sistema moral universal(que é legitimo para todas as pessoas), nem que possua base racional. Nos sistemas morais as bases mais profundas são sentimentais, compaixão e empatia, mas justamente por serem sentimentos, algumas pessoas podem ter sentimentos diferentes e basearem seu sistema moral nesses sentimentos, o que pode conflitar com o sistema moral "universal".
Penso eu que todos os sistemas morais são formados por axiomas ou dogmas. Sentenças que não possuem uma justificação para estarem lá, são as bases desse sistema, não mate inocentes, não machuque os outros. E se pegarmos os dogmas certos teremos um sistema ético que sera justo e legitimo na visão da grande maioria das pessoas, mas nunca de todas, nunca "universal". Pois é isso que moral é : Uma convenção entre pessoas para se protegerem de si mesmas e de outros.
Como é que voce tem certeza de que ele não experimenta algum desconforto ao fazer mal para alguém?
Sei lá, pergunta pro Sarney.