“Gigaview” – escreveu:
Houve falha em não perceber a tempo que o destino deste tópico, desde o início, era de ser transferido para a seção de Piadas e Brincadeiras.
Sim, claro... De facto parece-me, que houve foristas que começaram a transfomar este tópico, numa palhaçada...
Acredito nas boas intenções de quem lançou o tópico, mas faltou habilidade em conduzir o tema e tudo mais que se exige numa discussão cética com céticos por todos os lados. Nasceu como um tópico espírita, repleto de afirmações espíritas como se estivesse num fórum espírita.
Aqui, atrevo-me a discordar ligeiramente da sua honesta afirmação.
Afirmar que espiritas/espiritualistas são perseguidos, não tolerados
Admito, que neste particular, você tem alguma razão no que escreve...
e ridicularizados é pura bobagem.
No entanto, nesta frase acima escrita, parece-me evidente, que você está a dar um tiro no próprio pé, utilizando uma expressão já anteriormente usada por si.
Afinal, você teve a a injusta atitude, de me acusar de trolle, quando você com a sua rude linguagem, me levou a contra denunciá-lo como tal; que teve como consequência o meu banimento temporário do fórum. Quando de acordo com a ética e moral fomentada pela administração deste
FCC, em boa verdade, deviámos ser banidos os dois,
ou só você. A moderação está sempre atenta para notificar e punir os infratores.
Tenho bastantes dúvidas, acerca desta sua interessante afirmação.
O que se verifica é o despreparo de alguns foristas recém chegados que lançam tópicos e procuram discutir com céticos mais "rodados" sem dados e informações científicas, baseados em "achismos" e evidências anedóticas.
Depois de terem seus pontos de vista refutados acabam quase sempre apelando para ad hominem que desencadeiam cartões, suspensões e banimentos ou seguem praguejando contra falsas injustiças e perseguições. Existem muitos casos que ilustram esses comportamentos.
Continuo a concordar em parte consigo Ressaltando entretanto - por outro lado - que você está galopantemente, exagerado...
O Lusitano, especificamente, é um caso interessante. Ninguém pode negar de que se trata de uma pessoa inteligente, educada, equilibrada, honesta e interessada em discutir e participar.
Todas as qualidades inegáveis do Lusa lhe concederam naturalmente o previlégio de dizer polidamente e com graça o que lhe viesse "na telha" com o direito de ser tolerado enquanto "especulava o realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado".
Considero muito engraçada e espirituosa a sua humorística explanação...
A Lusa foi questionado e pressionado falhou em apresentar fatos e evidências, se citou como filósofo em sua própria defesa e a despeito de toda a discussão e refutações, montou feito Don Quixote em suas evidências anedóticas para defender o indefensável num fórum cético. O resultado já conhecemos.
Concordo absolutamente consigo, quanto ao que você denominou como
"achismo colectivo". Ou quanto a eu ter, evocado equivocadamente opiniões de filósofos, para dar credebilidade "científica" à existência de sonhos "lúcidos", quando de facto essa expressão só apareceu no século passado, cunhada por um "pseudo-cientista", como você considera "cienfífico" dizer.
Sim é achismo, a menos que você encontre explicitamente citações de Pitágoras, Platão e Descartes sobre sonhos lúcidos. Note que não estou me referindo à descrição de um sonho, como o de Descartes. Como isso nao vai acontecer, trata-se de uma idéia apenas sua que você usa para explicar seus sonhos que são apenas evidências anedóticas.
Sim, já concordei consigo em relação ao seu iluminado ponto de vista... Sobre o que a
elite dominante - "a classe académica " - considera a verdadeira forma de pensar "cientificamente" e fazer "ciência": ou seja; "a correcta aplicação, do autêntico método científico".
Mas discordo inteiramente, quando você catedraticamente,
escreve: ««se citou como filósofo em sua própria defesa e a despeito de toda a discussão e refutações, montou feito Don Quixote em suas evidências anedóticas para defender o indefensável num fórum cético.»»
Embora a título estratégico e provisório, considere vantajoso da minha parte, aceitar temporariamente,
que a sua afirmação, de que os meus sonhos lúcidos, ou de qualquer outro forista, não têm eco em nenhum filósofo e que tudo é uma ilusão inventada pelo nosso fantasioso cérebro.
Não tendo eu portanto o direito de tirar conclusões comparáveis, à " A alegoria da caverna", ou ao mundo das ideias e das formas perfeitas, proposta por Platão e outros filósofos que concordaram com ele; ou até mesmo, às razões oníricas, que motivaram Descartes, a chegar às conclusões filosóficas e científicas a que chegou.
ceptica e amistosamente - artur