Autor Tópico: A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual  (Lida 34220 vezes)

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Offline Gigaview

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #350 Online: 15 de Janeiro de 2012, 02:27:51 »
melhor dizer que a hipótese tem que ser falseável

Sempre indico esse texto do ddv ../forum/topic=16394.0.html#msg330186

Too late.  :)
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Offline lusitano

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #351 Online: 15 de Janeiro de 2012, 08:09:37 »
Caros e respeitáveis moderadores e foristas, deste honorável clube "céptico".

Mais uma vez, venho apresentar-vos o meu sincero arrependimento, por num momento de efervescência visceral, emocional & até intelectual, ter-vos dirigido impropérios verbais pouco elogiosos de forma escrita... :( :arrow: :vergonha:

Nomeadamente, ao moderador "Barata Tenno", ao webmaster "Snowraptor". E a outros moderadores, que eu não mencionei a alcunha informática; salentando os foristas "Gigaview", o "Agnóstico" & outros mais, que eu também não mencionei o "nickname".

Em virtude, de até ao presente momento, ter persistido em teimar, que considero filosófico & científico, invocando a opinião de filósofos, incluindo eu...  :hihi: As interpretações que eu dou aos meus sonhos lúcidos e aos relatos de projecção de consciência, contados por certos foristas de crença espiritualista, nomeadamente o Adriano que se diz"ateu" e a quem eu muito admiro, pela sua honestidade intelectual.

Portanto - caros moderadores & foristas - a partir de agora, a título estratégico, reconhecendo mais ou menos estarrecidamente, que com efeito, não entendo cientificamente o que é pensar cientificamente, nem o que são evidências científicas, pelo menos, segundo os cânones da academia de ciências oficial, e o ministério de educação, que uniformiza a escolariedade tradicional, em termos de elite dominante - "a classe académica" - confesso o seguinte: não mais afirmarei, como valor filosófico ou científico, aquilo que o notável forista "Gigaview", simpáticamente denomina, como "achismo colectivo". :arrow: :oba:

Com o mais absoluto respeito... >---> artur

« Última modificação: 15 de Janeiro de 2012, 13:45:41 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #352 Online: 15 de Janeiro de 2012, 08:26:43 »
_Juca_ escreveu:

Citar
Ele não tem idéia do que é isso, e não a parece disposto a aceitar os fatos...

Pode ser que eventualmente - você de facto - tenha razão... :idea: :arrow: :ok:

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #353 Online: 15 de Janeiro de 2012, 08:36:07 »
"Gigaview" - erscreveu:

Citar
O método científico só se aplica aos fenômenos naturais. Deus(es) é (são) de natureza sobrenatural. Portanto, o método científico é inapropriado para qualquer tipo de validação divina. Além disso, a validação de evidências sobre fenômenos naturais, que você caracterizou como da possível existência de deus(es), jamais conduziria à validação do sobrenatural.

Segundo a minha pobre compreensão das concepções filosóficas de Espinosa, deus e a natureza são o mesmíssimo ser. Logo deus, nunca pode ser sobrenatural.
 :idea:

Citar
Sugiro que você estude mais a metodologia científica e um pouco de Popper.

Sim, concerteza... Que tentarei seguir a sua excelente sugestão, logo que se me afigure oportunidade para tal... :ok:  :arrow: :)

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Offline Contini

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #354 Online: 15 de Janeiro de 2012, 09:15:20 »
Citar
Segundo a minha pobre compreensão das concepções filosóficas de Espinosa, deus e a natureza são o mesmíssimo ser. Logo deus, nunca pode ser sobrenatural.

E como a natureza, por si só, não tem intencionalidade (não pensa) então deus é acéfalo?
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Offline Gigaview

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #355 Online: 15 de Janeiro de 2012, 09:28:27 »
Citar
Segundo a minha pobre compreensão das concepções filosóficas de Espinosa, deus e a natureza são o mesmíssimo ser. Logo deus, nunca pode ser sobrenatural.

E como a natureza, por si só, não tem intencionalidade (não pensa) então deus é acéfalo?

Ou apenas uma palavra.
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Offline Contini

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #356 Online: 15 de Janeiro de 2012, 09:33:37 »
Chegou onde queria... Vou "definir" o gato de minha esposa como deus. E aí, o que isso muda em minha vida em termos práticos?
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Offline Gigaview

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #357 Online: 15 de Janeiro de 2012, 09:48:57 »
Os crentes que são críticos de Espinosa dizem que o panteísmo é o ateísmo com outro nome.

Além disso, não sendo "algo" em particular, como o deus de Espinosa pode ser o criador de tudo que existe? Como pode ter uma relação causal com a natureza? Mesmo recorrendo às causas de Aristóteles, Espinosa sai pela tangente dizendo que todas as coisas encontram sua explicação em deus, isto é, deus está no mundo e o mundo está em deus. Para perceber o que isso significa, Espinosa até cunhou o termo "estado de bem-aventurança" para uma espécie de nirvana.

Pessoalmente, concordo com os crentes críticos de Espinosa. O panteísmo é o ateísmo disfarçado.

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #358 Online: 15 de Janeiro de 2012, 11:42:04 »
Contini - escreveu:

Citar
Citar
Segundo a minha pobre compreensão das concepções filosóficas de Espinosa, deus e a natureza são o mesmíssimo ser. Logo deus, nunca pode ser sobrenatural.

E como a natureza, por si só, não tem intencionalidade (não pensa) então deus é acéfalo?

Teria de simpaticamente, solicitar-lhe a si ou a qualquer outro forista com uma dúvida desse género, que faça uma radiografia ao crâneo, para confirmar se deus, tem ou não tem cérebro. :idea:

Pelo menos pulmões tem, porque eu pessoalmente já fiz diversas radiografias ao tórax.

cepticamente - artur
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Offline genjikhan

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #359 Online: 15 de Janeiro de 2012, 12:20:10 »
Bem,se o conceito de deus filosófico de espinoza for uma entidade consciente,é possivel que essa entidade tenha deixado alguma evidência no universo para poder ser detectável pelo método cientifico?
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

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"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #360 Online: 15 de Janeiro de 2012, 12:29:49 »
Gigaview - escreveu:

Citar
Os crentes que são críticos de Espinosa dizem que o panteísmo é o ateísmo com outro nome.


Ou os ateus, são panteístas com outro nome. :idea:

Citar
Além disso, não sendo "algo" em particular, como o deus de Espinosa pode ser o criador de tudo que existe?

Segundo a minha modesta capacidade de análise, de tudo o que eu li de Espinosa sobre deus, para ele não existe criação. Dado que Deus sendo a natureza e a natureza sendo deus, a natureza sempre existiu.

Citar
Como pode ter uma relação causal com a natureza? Mesmo recorrendo às causas de Aristóteles, Espinosa sai pela tangente dizendo que todas as coisas encontram sua explicação em deus, isto é, deus está no mundo e o mundo está em deus.

Apesar do meu analfabetismo filosófico e científico, atrevo-me a audácia de dizer-lhe, que discordo da sua inteligente opinião.

Repare no seguinte: se deus e a natureza, são a mesmíssima realidade, expressa por palavras diferentes, como é que você infere que Espinosa, sai pela tangente? :| 

Citar
Para perceber o que isso significa, Espinosa até cunhou o termo "estado de bem-aventurança" para uma espécie de nirvana.

Se de facto, estou a compreender os termos que você está a usar, sou obrigado a concluir, que Espinosa de facto estava a consumar a unidade absoluta, entre o conceito de deus e o conceito de natureza. 

Citar
Pessoalmente, concordo com os crentes críticos de Espinosa. O panteísmo é o ateísmo disfarçado.

Também acho :!: :arrow: :ok: O que na minha modesta capacidade crítica, é o mesmo que dizer, que o "ateísmo", é uma espécie de "deísmo". :idea:

artur
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2012, 13:26:33 por lusitano »
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Offline Gigaview

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #361 Online: 15 de Janeiro de 2012, 12:45:20 »
Lusa, você começou a confundir tudo de novo. Você está embaralhando toda a discussão fazendo joguinhos de palavras. Essa conclusão final, por exemplo é desnecessariamente provocativa e só mostra que você entende bulhufas de Espinosa e de panteísmo. Nem vou refutar porque é um assunto que chega a ser enfadonho de tão discutido aqui no fórum. :no:

Você aparece, pede desculpas mas continua o mesmo. Pare um momento para refletir, se reposicionar porque desse jeito ninguém aguenta discutir nada sério com você e fica chato ficar dizendo a toda a hora que você tem um comportamento irritante para não dizer aquela palavra que você buscou definição na wikipedia.

Se manca meu chapa.  :hmph:

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #362 Online: 15 de Janeiro de 2012, 12:54:28 »
genjikhan - escreveu:

Citar
Bem,se o conceito de deus filosófico de espinoza for uma entidade consciente,é possivel que essa entidade tenha deixado alguma evidência no universo para poder ser detectável pelo método cientifico?

Admito perfeitamente, que cada pessoa entenda de modo diferente, a concepção de deus de Espinosa.

Ora bem, meu caro "genjikhan", pela minha interpretação pessoal da filosofia de Espinosa, eu percebo, que você é uma fracção divina consciente, inteligente e intencional, no imenso organismo cósmico que é a natureza...
 
E aqui estamos nós a navegar, a bord'um planeta vivo, numa órbita solar, que demora cerca de 365 dias a completar-se e a interrogar-nos que índícios científicos podemos encontrar na imensidão do corpo de deus, para vermos alguma pista palpável da existência dele, segundo a filosofia de Espinosa, se ele e nós somos o mesmo ser? :idea:

Grotescamente comparando, é como as minhas células a perguntarem-se entre si, aonde é que eu estou e que índicios mínimos é que elas podem ter, que lhe garanta que eu existo? :idea:

artur

 
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2012, 13:35:18 por lusitano »
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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #363 Online: 15 de Janeiro de 2012, 12:58:02 »
"Contini" - escreveu:

Citar
E como a natureza, por si só, não tem intencionalidade (não pensa)

Caro - "contini" - poderá porventura, dar-me a sua esclarecida opinião, sobre o que é a natureza, por si só?

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« Última modificação: 15 de Janeiro de 2012, 13:34:13 por lusitano »
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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #364 Online: 15 de Janeiro de 2012, 13:24:54 »
"Gigaview" - escreveu:

Citar
Lusa, você começou a confundir tudo de novo. Você está embaralhando toda a discussão fazendo joguinhos de palavras.

Honorável e genial interprete de Espinosa, ou de qualquer outro filósofo, perante a sua sapiência "científica", sou obrigado a constatar, que pelo iluminado écran do seu computador, só sai a mais eminente sabedoria. :louva: :arrow: :idea:

Citar
Essa conclusão final, por exemplo é desnecessariamente provocativa e só mostra que você entende bulhufas de Espinosa e de panteísmo. Nem vou refutar porque é um assunto que chega a ser enfadonho de tão discutido aqui no fórum. :no:

Concerteza - eminente académico e cientista, concluo mais ou menos especulativamente, que você é um erudito, da mais rara preciosidade intelectual. :louva:

Citar
Você aparece, pede desculpas mas continua o mesmo. Pare um momento para refletir, se reposicionar porque desse jeito ninguém aguenta discutir nada sério com você e fica chato ficar dizendo a toda a hora que você tem um comportamento irritante para não dizer aquela palavra que você buscou definição na wikipedia.

Sim - amável e simpático forista "Gigaview" - será um prazer mais ou menos controverso, da minha parte, ouvi-lo de novo a dar livre expressão à sua eloquente ideia. :idea:   

Citar
Se manca meu chapa. :hmph:

Estimado e prezado - forista "Gigaview", peço-lhe o favor de não se pôr aos coices, num fórum que tem um regulamento muito específico, acerca das regras da boa educação...
 
cepticamente - artur



 
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2012, 20:08:04 por lusitano »
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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #365 Online: 15 de Janeiro de 2012, 13:41:37 »
"Contini"- escreveu:

Citar
Chegou onde queria... Vou "definir" o gato de minha esposa como deus. E aí, o que isso muda em minha vida em termos práticos?

Sinceramente não sei - caro "Contini" - pergunte ao gato da sua esposa, para ouvir o que ele diz... :idea:

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« Última modificação: 15 de Janeiro de 2012, 13:53:18 por lusitano »
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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #366 Online: 15 de Janeiro de 2012, 14:25:26 »
"Contini" - escreveu:

Citar
E como a natureza, por si só, não tem intencionalidade (não pensa)

Caro - "contini" - poderá porventura, dar-me a sua esclarecida opinião, sobre o que é a natureza, por si só?

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http://pt.wikipedia.org/wiki/Natureza
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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #367 Online: 15 de Janeiro de 2012, 15:15:40 »
"Contini" - escreveu:

Citar
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Caro - "contini" - poderá porventura, dar-me a sua esclarecida opinião, sobre o que é a natureza, por si só?

artur

http://pt.wikipedia.org/wiki/Natureza

Reconheço, que o artigo que transferiu da wikipédia para aqui, é muito instrutivo e interessante; de modo que eu agora pergunto-lhe, se você se considera uma entidade distinta e separada da natureza...? :|

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #368 Online: 16 de Janeiro de 2012, 08:51:42 »
Adriano - escreveu:

Citar
Me desculpem pelos maus modos, principalmente o Giga :vergonha:

Pedir desculpas, nomeadamente ao "Gigaview" - essa está muito boa - meu caro Adriano, ele que foi um dos principais instigadores para você ser injustamente classificado como "troll"... :x

Caríssimo - peço-lhe encarecidamente - para não tomar atitudes masoquistas, perante um forista como ele... :)

amistosamente - artur   
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, 10:33:00 por lusitano »
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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #369 Online: 16 de Janeiro de 2012, 10:31:08 »
"Gigaview" - escreveu:

Citar
Você claramente faz uso da ambiguidade semântica para confundir ciência com pseudociência.

A ciência que o Geo citou não tem nada de ambíguo, mesmo assim você insiste em atribuir outro significado a ela para acomodar as suas crenças e experiências anedóticas.

Caro e prezado forista "Gigaview": na minha modesta opinião, a palavra ciência, é igual à palavra ciência. :arrow: :idea:

Queira ter a simpática amabilidade de apreciar imparcialmente este artigo, que eu me atrevi a colar da wikipédia, para advogar a minha opinião...

Definições filosóficas:
 
Para os filósofos não há uma definição única de ciência.

Contudo, o que esperar deles quanto à definição de ciência? Os filósofos não se entendem nem quanto à definição de filosofia! Embora para um "cientista" a definição de ciência que vale é a estrita, há considerável discussão sobre o que é ciência no meio filosófico, e neste meio acham-se várias definições de ciência, e várias considerações sobre sua abrangência.

A palavra ciência, no seu sentido estrito, se opõe à opinião (doxa em grego), e ao dogma, ou a afirmações de natureza arbitrárias. No entanto a relação entre a opinião de um lado e a ciência do outro não é estritamente sistemática; o historiador das ciências Pierre Duhem pensa com efeito que a ciência é a âncora no sentido comum, que deve salvar as aparências.

O discurso científico se opõe à superstição e ao obscurantismo. Contudo, a opinião pode transformar-se num objeto de ciência, ou mesmo uma disciplina científica à parte. A Sociologia da ciência analisa esta articulação entre ciência e opinião; os relatos são mais complexos ou mais tênues em acordo com a situação, mas de forma geral podem ser resumidos na frase de Gaston Bachelard: "a opinião pensa mal; não pensa".

Em senso estrito a ciência certamente se opõe às crenças em seu método de trabalho, contudo em meios não acadêmicos, ou mesmo acadêmicos, é comum esquecer-se a última parte da frase, e afirmar-se simplesmente que a ciência se opõe às crenças; por extensão a ciência é frequentemente considerada como contrária às religiões.

Esta interpretação é mais comum do que se pensa, sendo frequentemente usada em ambos os lados, embora com maior frequência por cientistas do que por religiosos.

A ideia de ciência com o objetivo de produzir conhecimento é problemática para alguns; vários dos domínios reconhecidos como científicos não têm por objetivo a produção de conhecimentos, mas a de instrumentos, máquinas, de dispositivos técnicos.

Terry Shinn assim propôs a noção de "investigação técnico-instrumental". Os seus trabalhos com Bernward Joerges a propósito da instrumentação, assim permitiram destacar que o critério científico não é atribuído unicamente às ciências do conhecimento.

A acepção da palavra ciência conforme definida no século XX e XXI é a da instituição da ciência, ou seja, o de conjunto das comunidades científicas que trabalham para melhorar o saber humano e a tecnologia, incluso nesta acepção considerações de natureza internacional, metodológica, ética e ou política.

A noção de ciência acima apresentada, ou mesmo outra, está longe, entretanto, de ser consensual. Segundo o epistemologista André Pichot, é "utópico querer dar uma definição a priori da ciência".

O historiador das ciências Robert Nadeau explica, por seu lado, que é "impossível passar aqui em revista o conjunto dos critérios de demarcação propostos desde cem anos pelos epistemologistas [para se definir ciência] ... [e que] pode-se aparentemente formular um critério que exclui qualquer coisa que se queira excluir, e conserva qualquer coisa que se queira conservar."

O físico e filósofo das ciências Léna Soler, no seu manual de epistemologia, começa igualmente por sublinhar pelos limites da operação de definição.

Os dicionários propõem certamente algumas definições. Mas, como recorda Léna Soler, estas definições não são satisfatórias, como quase nunca são quanto o assunto são verbetes ligados às cadeiras científicas.

As noções de universalidade, de objetividade ou de método científico (sobretudo quando este último é concebido como a uma única noção em vigor) é objeto de numerosas controvérsias para que possam constituir o pedestal de uma definição aceitável.

É necessário, por conseguinte, ter em conta estas dificuldades para descrever a ciência. E esta descrição continua a ser possível tolerando-se certa vaporosidade epistemológica.

Das correntes filosóficas à definição estrita.

Empirismo:
 
A ciência busca prever o futuro, contudo usar bola de cristal certamente não é uma forma científica de se fazê-lo! De acordo com o empirismo, as teorias científicas são objetivas, empiricamente testáveis e preditivas — elas predizem resultados empíricos que podem ser verificados e possivelmente contraditos.

Mesmo alheio à tradição empírica há de se compreender que "predição" em ciência refere-se mais ao planejamento de experimentos ou estudos futuros e às expectativas quanto aos resultados do que literalmente predizer o futuro, mesmo que o número de acertos associados à predição - graças a uma teoria bem corroborada - venha a ser considerável.

Certamente consegue-se hoje prever com enorme antecipação a hora de um eclipse, contudo dizer que "um paleontólogo pode fazer predições a respeito do achado de um determinado tipo de dinossauro" também é plenamente consistente com o uso empírico da predição, mesmo que por um azar do destino, este nunca venha a encontrá-lo.

Embora a capacidade de fazer tais predições certamente sejam objetivos destas cadeiras via avanços contínuos nos modelos associados, tem-se ainda que ciências como a geologia ou meteorologia não precisam ser capazes de fazer predições acuradas sobre terremotos ou sobre o clima para serem qualificadas como ciência.

Em particular para a meteorologia, com os avanços tecnológicos verificados nas últimas décadas, não se "prevê" mais o clima, se sim se "vê", via satélite, como estará o clima daqui a uma semana ou mais.

Expandindo um pouco o leque filosófico, o filósofo empírico Karl Popper argumentou que determinada verificação é em verdade impossível, e que a hipótese científica pode ser apenas falseável (falseabilidade).

O Positivismo, uma forma de empirismo, defende a utilização da ciência, tal como é definida pelo empirismo, a fim de governar as relações humanas. Em conseqüência à sua afiliação próxima, os termos "positivismo" e "empirismo" são geralmente usados intercambialmente. Ambos têm sido objetos de críticas.

Realismo científico:

Em contraste, o realismo científico define ciência em termos da ontologia: a ciência se esforça em identificar os fenômenos no meio, os elementos físicos envolvidos nestes fenômenos, suas relações de causalidade, e por fim os mecanismos através dos quais a causalidade se estabelece.

As posturas filosóficas fazem-se mais uma vez presentes:

W. V. Quine demonstrou a impossibilidade de existir uma linguagem de observação independente da teoria, ou seja, compreende-se o desconhecido com base no conhecido. As observações são sempre carregadas de teorias.

Thomas Kuhn argumentou que a ciência sempre envolve "paradigmas", grupos de regras, práticas, premissas (geralmente sem precedentes) e teorias tidas até então como válidas, e as transições entre paradigmas geralmente não envolvem necessariamente a verificação ou falseabilidade de teorias científicas. Além disso, ele argumentou que a ciência não progridiu historicamente com a acumulação constante de fatos, como o modelo empirista expressa.

O melhor de cada uma:
 
A ciência não morde a própria cauda. É contudo verificável que o método científico - base da definição da ciência moderna - preserva os traços mais importantes - estes não conflitantes - tanto da postura empirista como da realista.

A saber identifica-se facilmente, nas teorias científicas modernas e no método, a existência obrigatória de um conjunto de fatos empíricos, a obrigatoriedade do teste experimental, a previsibilidade de fenômenos ou fatos ainda desconhecidos, a causalidade, os mecanismos que implicam a relação de causa efeito, e vários outros.

Em resumo, verificado que os dois juntos funcionam harmonicamente, se é a teoria que determina a observação (realismo), ou a observação que determina a teoria (empirismo) - pelo menos à luz da ciência - não importa.

O problema de se determinar o início e o fim de uma curva fechada (o método científico é descrito por um diagrama fechado) não é um problema para a ciência, quer seja este um problema filosófico, quer não.

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Offline lusitano

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #370 Online: 16 de Janeiro de 2012, 11:07:41 »
"Buckaroo Banzai" - escreveu:

Citar
Como é que o assunto passou de culinária espírita e orgias fantasmas para projeções astrais?

Porque na minha modesta opinião, existe uma relação directa entre esses temas. :idea:

Citar
De qualquer forma, e quanto a possibilidade que haja comidas gostosas e sexo quando estamos nos projetando astralmente?

Segundo Roberto Monroe, o fundador do instituto de pesquisas psíquícas "Monroe", num dos seus livros, ele relata, que em encontros projectivos conscientes, podem ocorrer relações sexo-amorosas de uma emoção e sentimento orgásmico, muito mais prazerozo e intenso, do que quando se está no estado de consciência de vigília normal. :) E com a vantagem, de ser espiritual... Portanto divino :!: :arrow: :P

artur
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, 11:10:57 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

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Offline Adriano

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #371 Online: 16 de Janeiro de 2012, 12:01:27 »
Adriano - escreveu:

Citar
Me desculpem pelos maus modos, principalmente o Giga :vergonha:

Pedir desculpas, nomeadamente ao "Gigaview" - essa está muito boa - meu caro Adriano, ele que foi um dos principais instigadores para você ser injustamente classificado como "troll"... :x
É que me senti culpado em ter influenciado você a chamar o fórum de troll, devido a esta já ter sido uma atitude minha anterior:

Citação de: Adriano
E trollismo é a brecha regimental que aceita qualquer coisa que ofenda os princípios morais do fórum. Mas tenham em mente que vocês estão me trollando e trollando a conscienciologia.

Mas agora a questão é diferente. Por muito tempo andei levantando a bandeira da cientificidade do fCC, sempre foi a minha principal motivação na participação. E se me consideram troll ou "espiritualista", então é porque não estão querendo conversar/debater comigo (e me parece que nem com você). Então estou curtindo mais ficar acompanhando, através das leituras das postagens e ficar mais no papo furado, apenas me divertindo e mantento a amizade, se possível.


Caríssimo - peço-lhe encarecidamente - para não tomar atitudes masoquistas, perante um forista como ele... :)

amistosamente - artur   
Atitude masoquista seria denegrir o aspecto científico da conscienciologia com uma abordagem "espiritual". A questão é científica mesmo, e por isso o ceticismo deve ser o tema central dos enfoques. E não são os componentes da moderação e demais forista que definem o que é ou não ciência  :nao3:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Contini

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #372 Online: 16 de Janeiro de 2012, 13:13:15 »
Citar
Reconheço, que o artigo que transferiu da wikipédia para aqui, é muito instrutivo e interessante; de modo que eu agora pergunto-lhe, se você se considera uma entidade distinta e separada da natureza...?
O que eu ou voce "consideramos" não altera a realidade.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

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    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline lusitano

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #373 Online: 16 de Janeiro de 2012, 18:12:03 »
Adriano - escreveu:

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Pedir desculpas, nomeadamente ao "Gigaview" - essa está muito boa - meu caro Adriano, ele que foi um dos principais instigadores para você ser injustamente classificado como "troll"...


É que me senti culpado em ter influenciado você a chamar o fórum de troll, devido a esta já ter sido uma atitude minha anterior:

Não, não... Na minha opinião, não havia necessidade nenhuma, de você se sentir culpado, de me ter influenciado ou não... :)

As razões que me motivaram a tal, foram completamente independentes: simplesmente atingi a saturação, em relação à forma insistente, com que ele e outros foristas mais, violam as regras de conduta considerada desejável neste fórum, para que haja um ambiente cordial e amistoso, entre todos os foristas. :)

artur
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Offline Geotecton

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Re:A possibilidade de haver sexo e comidas gostosas no mundo espiritual
« Resposta #374 Online: 16 de Janeiro de 2012, 18:37:08 »
[...]
Atitude masoquista seria denegrir o aspecto científico da conscienciologia com uma abordagem "espiritual". A questão é científica mesmo, e por isso o ceticismo deve ser o tema central dos enfoques. E não são os componentes da moderação e demais forista que definem o que é ou não ciência   :nao3:

Exatamente. Nós não "definimos nada" sobre a questão. Há os diversos filósofos da ciência, com a teoria do conhecimento e a epistemologia que o fazem.

E, neste caso, qual filósofo de renome consideraria a conscienciologia como parte da Ciência?
Foto USGS

 

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