Estimada e respeitável administração - do instrutivo e interessante - Fórum Clube Céptico.
Venho perante vós – amistoso e modesto - apresentar as minhas humildes e sinceras desculpas, por chamar de hipócritas e trolles, a certos moderadores (não a todos) deste divertido clube, por aceitarem e colaborarem na acusação e denúncia de “trollismo”, sobre a minha pessoa, por parte dos foristas “Agnóstico” e “Gigaview”, respectivamente, entre outros mais…
Claro, que eu estava com um nível de adrenalina mais alto do que é costume ter, quando não me enervam seriamente…
Acusação e denúncia, essas, que eu considero absolutamente injustas e equivocadas: ademais vindas de foristas, cujo comportamento habitual, para comigo e outros foristas mais, tais como o Adriano e o Énio, por exemplo, é que de facto revelam trollismo, conforme o meu pobre entendimento acerca da gíria da internet.
Para vos mostrar a minha boa fé - atrevo-me a audácia - de apresentar um artigo publicado na Wikipédia, sobre esse controverso conceito.
O que é ser troll?
Originalmente, trolls são criaturas antropomórficas do folclore escandinavo.
Na Wikipédia, trolls são editores que promovem tentativas deliberadas e intencionais de perturbar as actividades de editores, administradores, desenvolvedores e outras pessoas que trabalham para criar conteúdo e ajudar a manter a Wikipédia.
O trollismo é assim uma violação deliberada das regras implícitas de convivência social da internet. A sua identificação implica necessariamente um juízo de valor feito por um usuário sobre o valor da contribuição de outro usuário.
Devido a isso, não é considerado mais útil do que um simples "Eu não concordo com você." por muitos usuários, que preferem concentrar-se sobre os comportamentos em vez de presumir intenções.
Trollismo não é necessariamente o mesmo que vandalismo (embora práticas de vandalismo possam ser utilizadas por trolls). Um vândalo pode ter prazer apenas em desfigurar uma página da web, insultar utilizadores aleatoriamente ou divulgar as suas opiniões pessoais de um modo inadequado.
Um troll explora deliberadamente as fraquezas da natureza humana ou de uma comunidade de internautas para perturbar as pessoas.
Existem muitos tipos de usuários perturbadores que não são trolls. Os guerreiros da reversão, os guerreiros do ponto de vista neutro, usuários excêntricos, usuários rudes e vozes críticas das estruturas e processos da Wikipédia, não são trolls.
Um troll está muito mais interessado em como outras pessoas reagem às suas edições, do que com os conceitos com que um wikipedista habitual se preocupa: precisão, veracidade, abrangência e qualidade global.
Se um troll não obtém resposta às suas edições espúrias, então dificilmente pode ser considerado um troll feliz.
A política base em matéria de trollismo é simples: "Por favor, não alimente os trolls".
Definição de trollismo:
A ideia de definir trollismo é, em muitos aspectos, quase cómica. Faz parte da natureza dos trolls escapar a qualquer definição destinada a limitar as suas acções e descobrir novas e inovadoras formas de causar perturbação.
O que segue são alguns comentários que apontam, de forma geral, na direcção do que um troll é e do que um troll faz.
Mas não é possível identificar tudo que alguém pode fazer para deliberadamente causar confusão na Wikipédia, motivo pelo qual não existe qualquer medida de vigilância ou de controlo de trolls em vigor.
O trollismo é uma tentativa deliberada e de má fé de perturbar a edição da Wikipédia.
Ignorância não é trollismo; genuína discórdia não é trollismo; edições parciais, ainda que defendidas agressivamente, não são trollismo; nomeações, votações e políticas mal direccionadas, por si só, não são trollismo.
Estes comportamentos apenas podem ser considerados como tal quando são motivados por malícia e não por ignorância ou parcialidade, o que requer um juízo de valor sobre a motivação pessoal do usuário.
Tal juízo nunca pode ser feito com certeza. Deve manter em mente este facto sempre que se sinta tentado a rotular alguém como um troll.
Caracterizar alguém como um troll simplesmente porque não concorda consigo pode provocar disputas que podem ser muito danosas para a Wikipédia.
Quando se está a tentar decidir se alguém é um troll, procure presumir que não é.
Explique os erros cometidos de forma educada e razoável; indique as políticas, o livro de estilo e as discussões passadas que sejam relevantes.
Não conclua que está perante um troll até que ele tenha mostrado uma completa incapacidade ou falta de vontade em escutar a razão ou moderar as suas posições face ao contributo de outros.
Mesmo nesse caso, provavelmente é melhor ficar em silêncio e deixar que outros concluam o óbvio do que acusar alguém de ser um troll, criando ainda mais confusão.
É preferível aturar um troll por um longo período do que afastar um wikipedista sincero, ainda que mal direccionado.
Tenha sempre em mente e aplique os princípios apontados em Wikipedia: Não morda os novatos.
Respeitosamente – artur