Autor Tópico: Nacionalismo: O que você acha?  (Lida 11349 vezes)

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
Re:Nacionalismo: O que você acha?
« Resposta #150 Online: 19 de Janeiro de 2015, 15:04:56 »
Citação de: Pagão
Discutir a influência das religiões no progresso tecnológico o que tem a ver com proselitismo?

Essa passagem abaixo mostra um tipo de proselitismo [propaganda] dando opinião favoravel ao Cristianismo e ao mesmo tempo desmerecendo outra religiao [no caso o Islã]:

Só queria pegar neste ponto... Atenção a que há quem defenda que religião pode ser muito relevante na questão do avanço tecnológico... O cristianismo ao defender o livre-arbítrio como dádiva divina terá tido um maior impacto na crença do homem no progresso, no valor da sua vontade em mudar e evoluir, em descobrir as leis da Natureza, em valorizar a razão... O islamismo muito mais fatalista e determinista, menos  valorativo da vontade individual, do homem empreendedor, na razão para além do Alcorão...

Então isso não foi tentar puxar o assunto pra area da religiao? O topico é nacionalismo que tem mais haver com politica. cultura do que religiao em si.

A crença no livre-arbítrio como dádiva de Javé ao homem é comum aos cristãos em geral e não o é do mesmo modo aos muçulmanos... O cristão pode "desobedecer a Deus" com muito mais facilidade do que o muçulmano sem que isso implique retaliação da sociedade...

Voce não leu as passagens biblicas que provam que cristianismo afirma crença na predestinação? Ah paciencia.

O cristão pode "desobedecer a Deus" com muito mais facilidade do que o muçulmano sem que isso implique retaliação da sociedade... que seria isso: desculpa esfarrapada pra cristao errar e islamico não? Passagem confusa pra mim. Vou ser honesto: não entendi; tem como explicar melhor?

Posso invocar a 5ª Emenda?   

Mas se era civilização, se era pedra, e se era avançada... como dizer doutro modo?

Existe isso na lei brasileira? 5a emenda? se tem eu desconheço.

E catolicos e protestantes supersticiosos que colonizaram America era civlização de superstição atrasada... como posso dizer de outro modo?

Sem comparação com o grande Afonso de Albuquerque e suas batalhas contra os terríveis turcos, árabes, persas, malaios, indianos... isso sim foram combates na terra e no mar, canhão contra canhão, arma de ferro contra arma de ferro!!!!!....

Os portugueses foram lá invadir mares em outros paises e eles que são terriveis malaios, indianos, etc.? E os terriveis europeus (ingleses, portugueses, espanhois)? Viu como esse deixa a entender preconceito. O outro (xeno) é o terrivel mas ninguem pensa no outro só em si.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #151 Online: 19 de Janeiro de 2015, 16:02:54 »
Invadir mares? Os oceanos são livres... "terríveis" foi uma expressão que usei apenas no sentido de lhes reconhecer valor militar... mais do que a astecas por exemplo. Nada de "xeno" ou pejorativo...

As passagens da Bíblia são uma coisa, as interpretações do clero e dos crentes outra... no cristianismo, as ações e decisões pessoais são consideradas relevantes para a "salvação ou perdição das almas", o livre-arbítrio é reconhecido... se você frequentar fóruns e blogues cristãos verá que eles dão grande valor à liberdade de escolha do crente... faz parte da sua argumentação habitual...

5ª emenda, estava a fazer ironia com a constitruição dos EUA e o direito a não dizer nada que me comprometesse...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #152 Online: 19 de Janeiro de 2015, 17:58:59 »
Invadir mares? Os oceanos são livres... "terríveis" foi uma expressão que usei apenas no sentido de lhes reconhecer valor militar... mais do que a astecas por exemplo. Nada de "xeno" ou pejorativo...

Ok, entendi o terriveis. Mas invadir mares/ tenta entrar sem permissão no espaço maritimo [o limite se estende até alguns Km] de alguns paises pra ver o que acontece.

E os europeu nao se resumiram a ficar só no mar, invadiram as terras tambem. Subjugaram a população local ao dominio deles, etc.

As passagens da Bíblia são uma coisa, as interpretações do clero e dos crentes outra... no cristianismo, as ações e decisões pessoais são consideradas relevantes para a "salvação ou perdição das almas", o livre-arbítrio é reconhecido... se você frequentar fóruns e blogues cristãos verá que eles dão grande valor à liberdade de escolha do crente... faz parte da sua argumentação habitual...

Já fui em muitos. Muitos só dão liberade só pros que concordam com eles. Já vi muitos posts que não foram publicados, a não ser os que concordam com eles, etc., etc. Já que muitos veem questionamentos e ateismo como heresia.

Vejo mais é o contrario, é forum e blog cetico dar liberdade pra religiosos (alguns que praticam até proselitismo disfarçado). Será que posso pregara ateismo lá tembem? ::)

5ª emenda, estava a fazer ironia com a constitruição dos EUA e o direito a não dizer nada que me comprometesse...

Basta pensar mais antes de postar sem pesquisar.
Ficar dizendo que todos indios eram da idade da pedra e atrasados e depois de dizer que Islã é fatalista e Cristianismo não, pode ser comprometedor pra quem defenda isso por preconceito (conceito antecipado sem conhecer) e sem indicios.

« Última modificação: 19 de Janeiro de 2015, 18:05:34 por Agnoscetico »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!