Então, encontrei alguns textos à favor,
Este,
geração mascaradaDo Rubens Paiva onde o mesmo diz sobre a década de 70, mas não relaciona aqueles eventos com os fatos dos episódios atuais. Depois, diz sobre a maneira truculenta como a PM age no campus, mas não menciona ou discute os fatos. Por fim, profere um monte de bravatas como aquelas proferidas pelos estudantes.
Nesse segundo,
Alckmin dá “aula de democracia” na USP A autora começa com um típico
ad hominen ao Alckmin, repetido ao final. Em meio ao texto, apenas discorre sobre como os estudantes foram injustiçados.
Eu acho que, se querem a PM fora do campus conversem com todos os outros alunos e decidam na conversa. Querem fumar maconha, nenhum problema, mas não à vista da PM pois, infelizmente, eles serão obrigados e enquadrá-los. E, presos os colegas, chamem um advogado, acompanhem os mesmo até a delegacia, dê suporte a eles pois eles precisarão. Querer forçar soldados a liberar os colegas na pancadaria sim é um ato de truculência e desrespeito a um profissional obrigado pela lei. Ainda que muitos façam, não se pode fazer vista grossa em nenhum caso de crime.
A minha concepção de estado de direito envolve deveres e obrigações, como a de respeitar ordens judiciais e o interesse da maioria. Querer impor uma vontade à força, promovendo invasões pra atrapalhar o funcionamento duma universidade como se só o seu interesse devesse prevalecer em detrimento de qualquer outro, principalmente da lei, e somente ceder se satisfeita abruptamente e inquestionavelmente essa vontade, não é só egoísmo, mas é duma tremenda irresponsabilidade e arbitrariedade, atitude típica de gente que quer impor sua vontade à força. Infelizmente, tem hora que conseguimos o que queremos, outras não. Mas isso é uma simples questão de calma e conversa!
E outra, num estado composto dos mais diversos interesses, quem quer briga, se arranha.
Alguém aí com algum texto mais interessante ou alguma opinião à favor?