Autor Tópico: Sexto sentido?  (Lida 37848 vezes)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
Sexto sentido?
« Online: 22 de Novembro de 2011, 14:12:57 »
Quais os meios pelos quais, posso determinar, no coletivo, se algo existe ou não?
Não tenho dúvidas quanto a objetos concretos. Mas sim as coisas que são apenas percebidas com um sentido ainda não comprovado, como o Amor, a Saudade, a Compaixão, Consciência de si próprio, etc.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Negão

• Nível 07
  • *
Re:Sexto sentido?
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2011, 14:18:00 »
como o Amor, a Saudade, a Compaixão, Consciência de si próprio, etc.
Essas coisas não advém de um "sentido". São algo interno do cérebro, indiretamente ligados aos sentidos da visão, audição, etc.

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2011, 15:00:30 »
Existem mais do que cinco sentidos.
http://en.wikipedia.org/wiki/Sense

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2011, 15:11:55 »
como o Amor, a Saudade, a Compaixão, Consciência de si próprio, etc.
Essas coisas não advém de um "sentido". São algo interno do cérebro, indiretamente ligados aos sentidos da visão, audição, etc.
Mas há algum estudo científico que prove isso?

Offline Negão

• Nível 07
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2011, 15:53:09 »
Sentidos captam informações do meio, como ondas sonoras (audição) ou partículas no ar (olfato). Todos eles dependem de uma "substância" sendo transferida.

"Amor" ou "saudade" são só emoções. Eu não posso colocá-los em um jarro e mensurar. Da mesma forma, nenhum órgão de um ser vivo poderia captá-los.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2011, 15:58:20 por Negão »

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2011, 16:03:22 »
É sobre as emoções que me refiro.
Como pode-se provar que elas existem? Além de experiências pessoais, há algum método?

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2011, 16:05:13 »
Injetar substancias que façam o mesmo papel bioquímico daquelas que originam as emoções e ver os resultados.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2011, 16:09:01 »
Injetar substancias que façam o mesmo papel bioquímico daquelas que originam as emoções e ver os resultados.

Dorgas  :olheira:

Como pode-se provar que elas existem? Além de experiências pessoais, há algum método?

Você não viu os links do gilberto? Para as neurociências isso é mamão com açúcar.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2011, 17:25:16 »

cachaça....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2011, 23:59:01 »

cachaça....

:histeria:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2011, 00:04:00 »
Vamos lá, pessoal. O Jetro tá a ponto de sacar a espada... :lol:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Negão

• Nível 07
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2011, 04:17:20 »
Depende do que você define como "existir".

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #13 Online: 23 de Novembro de 2011, 13:06:46 »
Então a grosso modo, posso dizer que o "amor" é algo assim como uma "reação química" ?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #14 Online: 23 de Novembro de 2011, 13:37:56 »
Jetro, você concorda que uma garrafa de Chateau Lafite 1864 contém apenas substâncias químicas?

Ou você acha que o líquido no interior dela possui alguma essência especial que o torna um vinho superior? Uma pintura de Vermeer é apenas um conjunto de pigmentos aderidos a uma tela. As palavras de Shakespeare são tinta sobre papel.

O ponto é que não importa que o substrato seja "mera" matéria. O que importa é o significado subjetivo da informação contida nesse substrato. E daí que as emoções sejam reações químicas no cérebro? O que importa é que elas possuem significado para nós. É por isso que o amor pode ser algo sublime e ao mesmo tempo ser uma mera reação química. Isso não é um demérito, apenas uma tautologia.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Novembro de 2011, 14:22:49 »
Sem contar que "meras" reações quimicas são a base da vida neste planeta...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #16 Online: 23 de Novembro de 2011, 14:56:39 »
Jetro, você concorda que uma garrafa de Chateau Lafite 1864 contém apenas substâncias químicas?

Ou você acha que o líquido no interior dela possui alguma essência especial que o torna um vinho superior? Uma pintura de Vermeer é apenas um conjunto de pigmentos aderidos a uma tela. As palavras de Shakespeare são tinta sobre papel.

O ponto é que não importa que o substrato seja "mera" matéria. O que importa é o significado subjetivo da informação contida nesse substrato. E daí que as emoções sejam reações químicas no cérebro? O que importa é que elas possuem significado para nós. É por isso que o amor pode ser algo sublime e ao mesmo tempo ser uma mera reação química. Isso não é um demérito, apenas uma tautologia.

Obrigado por me dizer o óbvio de maneira tão clara. (Não é ironia. É um elogio, por sua colocação)
Quanto mais buscamos mais aprendemos. Quanto mais aprendemos, mais nos aprofundamos e por consequência, mais dúvidas temos.
Observando a vida, percebo que tudo que fazemos e sentimos, tem um motivo biológico.  A exemplo disso, temos os sentimentos, que parecem funcionarem como um dispositivo para uma determinada necessidade, como "a paixão por um filho", garante a sua segurança e a permanência da espécie. De uma forma ou de outra, tudo corrobora para o crescimento do indivíduo.
Até posso ver, na ação do tempo, durante a evolução da espécie, o sentido da Paixão, ser formado. É óbvio: O animal que não desenvolveu esse sentido, certamente teve muito maior dificuldade de manter sua espécie em comparação a outro que daria sua vida para salvar sua prole.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Novembro de 2011, 14:57:36 »

Que bonito, Manhattan! Seu texto provocou uma cadeia de reações químicas com efeitos subjetivos muito prazerosos no meu córtex pré-frontal!

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #18 Online: 23 de Novembro de 2011, 15:04:13 »

Que bonito, Manhattan! Seu texto provocou uma cadeia de reações químicas com efeitos subjetivos muito prazerosos no meu córtex pré-frontal!

kkkkkkk

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Novembro de 2011, 15:45:57 »

Assim vc ganha qualquer mulher do mundo.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #20 Online: 23 de Novembro de 2011, 16:17:33 »
Quanto ao sentimento que induz à existência de um Deus, como se pode discernir sua origem? Visto que está presente na maioria dos seres humanos, civilizados ou não. Presente até mesmo nas mais isoladas tribos indígenas que existem.
Qual seria a origem dessa "química" que não agrega nenhuma vantagem no indivíduo?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 23 de Novembro de 2011, 16:52:33 »
Quanto ao sentimento que induz à existência de um Deus, como se pode discernir sua origem?

Não faz sentido dizer que um sentimento induz a existência de algum ser. Acho que você queria dizer "o sentimento que leva alguém a acreditar em deuses". Penso que seja semelhante ao sentimento que leva alguem a torcer por um time de futebol, ou o sentimento que leva alguém a se sentir membro de uma suposta raça superior, ou como o sentimento que leva alguém a acreditar em astrologia.

Visto que está presente na maioria dos seres humanos, civilizados ou não. Presente até mesmo nas mais isoladas tribos indígenas que existem.

Primeiro: olha o argumentum ad populum aí gente!! :)

Que tal: todos os humanos têm impulsos naturais para procurar padrões no mundo, motivações para eventos e também um certo impulso narcisista para procurar explicações que o mostrem de forma favorável, como centro do Universo. Nada mais natural então do que postular um ser com motivações humanas, que é responsável pelo funcionamento do Universo.

Qual seria a origem dessa "química" que não agrega nenhuma vantagem no indivíduo?

Esse sujeito parece estar usufruindo de certas vantagens materiais:

Este também:

E este:

etc.  etc.  etc.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Novembro de 2011, 16:53:32 »

Err... Whatever dude. Falou.

(sai de fininho)

Alan Watts

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #23 Online: 23 de Novembro de 2011, 17:24:15 »
Quanto ao sentimento que induz à existência de um Deus, como se pode discernir sua origem? Visto que está presente na maioria dos seres humanos, civilizados ou não. Presente até mesmo nas mais isoladas tribos indígenas que existem.
Uma analogia simples pode ser a resposta para sua pergunta. Um cão, feroz, quando provocado, pode se tornar incontrolável e atacar até o próprio dono. A ferocidade portanto passa de um estado habitual para um estado alterado, exacerbando-se por algum tempo, até que se estabilize novamente. Com base nisso pose-se estabelecer que a incitação da ferocidade do cão, tornou-o por um certo período de tempo, tendente a exercer sua ferocidade até com quem normalmente isso não ocorreria, ou seja, o seu próprio dono. O mesmo pode-se dizer do homem e sua fé.

Baseando-se na hipótese que temos um mecanismo que nos faz ter determinação e superar etapas. Uns podendo chamá-lo de fé, outros, de impulso de auto preservação, ou outra coisa qualquer que seja, não importa, apenas esse é o objeto da questão. Muito bem, traduza fé como uma fome constante por algo que não possa ser orientado para um só foco. Nesse ponto o homem inventa deus, então terá sua fé dirigida a algo de forma ordenada e perene.

Qual é a relação da fé com a questão da ferocidade do cão? O homem assim como o cão tendo impulsos como fé e ferocidade exacerbadas, tenderão a extender o foco de suas ações baseadas na fé e ferocidade respectivamente a objetos normalmente alienados de sua conjuntura habitual de ação.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #24 Online: 23 de Novembro de 2011, 18:04:41 »
Quanto ao sentimento que induz à existência de um Deus, como se pode discernir sua origem?

Não faz sentido dizer que um sentimento induz a existência de algum ser. Acho que você queria dizer "o sentimento que leva alguém a acreditar em deuses". Penso que seja semelhante ao sentimento que leva alguem a torcer por um time de futebol, ou o sentimento que leva alguém a se sentir membro de uma suposta raça superior, ou como o sentimento que leva alguém a acreditar em astrologia.

Visto que está presente na maioria dos seres humanos, civilizados ou não. Presente até mesmo nas mais isoladas tribos indígenas que existem.

Primeiro: olha o argumentum ad populum aí gente!! :)

Que tal: todos os humanos têm impulsos naturais para procurar padrões no mundo, motivações para eventos e também um certo impulso narcisista para procurar explicações que o mostrem de forma favorável, como centro do Universo. Nada mais natural então do que postular um ser com motivações humanas, que é responsável pelo funcionamento do Universo.

Esse sujeito parece estar usufruindo de certas vantagens materiais:

Este também:

E este:

etc.  etc.  etc.

Tenho admirado sua estabilidade mental e peço que não deixe com que formatações prévias de diálogos com "crentes" interfira em seus posts dirigidos a mim. Existe um abismo intransponível entre esse tipo de "crente" que você está acostumado a lidar e eu. (Julgo pelas imagens que você postou)

Eu disse: Como poderíamos tratar acerca dessa "coisa" que faz com que pessoas (Índios, etc) pensem que existe um ser superior que os observa.

Eu não disse: A força que faz com que pessoas acreditem em Deuses.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!