Autor Tópico: Sexto sentido?  (Lida 37851 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Sexto sentido?
« Resposta #75 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:44:48 »
Se ao morder um chocolate, uma pessoa sente-se extremamente contrita, introspectiva, com vontade de chorar, sente vontade até de morrer, pensa que pode voar, enxerga a vida diferente, muda de comportamento, deixa de gostar do que gostava, e etc. etc. posso dizer que você tem razão.

E se a pessoa toma LSD ela enxerga a vida diferente e pode pensar que pode voar. Algo parecido se a pessoa tomar mescalina ou peyote.  Como eu disse: significante para quem passa por isso, mas banal e irrelevante.

Se você deixou de crer em Deus, suas experiências são diferentes das minhas. Devo deixar bem claro a "religião" não teve nada a ver com minhas experiências.

Suas experiências parecem ter a ver com estados alterados de consciência. Eles podem ser alcançados de diversas formas: drogas, privação sensorial, derrames, epilepsia do lobo temporal ou até mesmo contemplação mística. Como acima: banal.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:45:24 »
[...]
Se você deixou de crer em Deus, suas experiências são diferentes das minhas. Devo deixar bem claro a "religião" não teve nada a ver com minhas experiências.
A crença ou descrença é irrelevante frente ao fato principal: Não há nenhuma evidência material, seja de qual natureza for, de que um deus exista.
Quem falou em evidência material aqui?

Eu.

Voce até o momento só tem escrito sobre wishful thinking permeado de falácias.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:49:47 »
Meu Deus!!! Eu fiz isso? me perdoe... mas gostaria de ver onde eu fiz isso.

Ora, se seus sentimentos pessoais são o bastante para declarar a existência de um ser inteligente e consciente que criou todo o universo, é exatamente isso o que você está fazendo.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #78 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:59:15 »
Se você sente que sua esposa está te traindo, isto implica que ela está te traindo?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #79 Online: 24 de Novembro de 2011, 19:03:02 »
Se você sente que sua esposa está te traindo, isto implica que ela está te traindo?

[mode=Geotecton]
hehehe
[mode off]
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #80 Online: 24 de Novembro de 2011, 19:20:06 »
Jetro,

vc não consegue entender que as suas idéias e visão de mundo são apenas mitogias e imaginação para nós?

Vc não percebe que as suas alegações e argumentos não faz nenhum sentido para nós, pois temos outras formas de pensar que consideramos bem melhores?

Digo isso pq a sua dificuldade aqui faz vc parecer muito imaturo, e por isso achamos a maioria dos religiosos ingênuos nesse sentido.

Offline Aparecido das Dores

• Nível 02
  • *
« Resposta #81 Online: 24 de Novembro de 2011, 19:42:05 »
O objetivo deste tópico, é fazer com que pessoas que afirmam categoricamente que Deus não existe, conscientizem-se de que pelos mesmos motivos, deveriam dizer que o Amor não exista.
O que me incomoda é o fato de que, tal afirmação, coloca os teístas, como um tipo de esquizofrênico.
Não acho correto dizer que o sentimento de uma pessoa seja irreal.

O que eu não entendo que associação é essa entre deus e amor. Se até o amor é algo que é difícil de definir. Não achei até hoje uma definição de amor muito amplamente aceita (muito embora confesso também que não procurei muito), mas prefiro definir amor pelos atos da pessoa, a prática da reversibilidade (ser capaz de se colocar no lugar da outra, de entender a perspectiva da outra), de ser solidária, comprometida com a sociedade, com o bem estar comum. Ninguém precisa de deus para isto. Não há nada que demonstre que o fato da pessoa frequentar uma igreja, ou ler a bíblia, ou se declarar crente, ou manifeste qualquer atitude afim a estas apresente uma maior propensão a ser solidária ou empática. Os (poucos) estudos que li até hoje a este respeito na verdade negam isto, mostram que a pratica ou atitude religiosa não está correlacionada a atos de solidariedade.
   E quando você questiona as críticas que diz receber, você acha que quem é ateu também não recebe críticas? Acha que é legal ter um bando de ignorantes espalhando que por você não partilhar dos conceitos deles que você é um tipo de monstro, imoral, incapaz de amar e que pode fazer qualquer atrocidade?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
« Resposta #82 Online: 24 de Novembro de 2011, 20:34:53 »
O amor é um sentimento humano expresso de uma forma que pode ser detectado pela experiência.

Deus também.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 24 de Novembro de 2011, 22:16:17 »
O amor é um sentimento humano expresso de uma forma que pode ser detectado pela experiência.

Deus também.

Então Deus é um sentimento? Só "existe" no campo emocional?
"Deus prefere os ateus"

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #84 Online: 24 de Novembro de 2011, 22:17:56 »
E se a pessoa toma LSD ela enxerga a vida diferente e pode pensar que pode voar. Algo parecido se a pessoa tomar mescalina ou peyote.  Como eu disse: significante para quem passa por isso, mas banal e irrelevante.

Voltando ao nosso assunto, devo entender que esses sentimentos do seu exemplo acima não existiram?

Suas experiências parecem ter a ver com estados alterados de consciência. Eles podem ser alcançados de diversas formas: drogas, privação sensorial, derrames, epilepsia do lobo temporal ou até mesmo contemplação mística. Como acima: banal.

Desculpe, mas minhas experiências não estão em questão nesse tópico.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #85 Online: 24 de Novembro de 2011, 22:20:01 »
Voce até o momento só tem escrito sobre wishful thinking permeado de falácias.

Falácia? pode colar o que eu disse aqui para nós? que você considera uma falácia? e de preferência, ceticamente e lucidamente explicar porque?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #86 Online: 24 de Novembro de 2011, 22:23:48 »
se seus sentimentos pessoais são o bastante para declarar a existência de um ser inteligente e consciente que criou todo o universo, é exatamente isso o que você está fazendo.

Peraí... deixe-me recapitular nosso diálogo para ver se te entendo:

Eu disse:
"Você não deve julgar o que os outros pensam baseado em suas experiências pessoais."

Você respondeu:
"E por que você pode julgar a realidade do próprio universo baseado nas suas?"

Poderia citar onde eu julguei a realidade do Universo baseado nas minhas experiências pessoais?

Ps. Eu não falei hora alguma em "Seres inteligentes que criaram o universo"... Pode colar aqui? Ou mudará de assunto?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #87 Online: 24 de Novembro de 2011, 22:26:56 »

Não. De forma alguma... contudo, uma coisa é certa: Meu sentimento existe. (E se não me engano é este o assunto)

Vocês não estão parecendo céticos. Desculpe pela minha sincera opinião.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 24 de Novembro de 2011, 22:29:12 »
Não está falando que Deus existe baseado em sua experência subjetiva? Isso é fazer uma declaração sobre o universo objetivo. Ou não é?

Não sou eu que mudo de assunto, é sua estratégia de confusão terminológica que já está manjada.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #89 Online: 24 de Novembro de 2011, 22:35:03 »
Jetro,
vc não consegue entender que as suas idéias e visão de mundo são apenas mitogias e imaginação para nós?

Gilberto.
Você não consegue entender que sua mente não conseguiu acompanhar o raciocínio do cerne do assunto, e por isso, está de certa forma, (talvez sem perceber) fugindo da conversa?

Uma PROVA disso é que eu não falei nada sobre minha visão de mundo. Tudo que eu disse foi baseado nas citações dos céticos deste fórum.

Vc não percebe que as suas alegações e argumentos não faz nenhum sentido para nós, pois temos outras formas de pensar que consideramos bem melhores?

Não faz sentido enquanto não atinge o lado cego. Desculpe. Mas você consegue se livrar de cadeias mentais e tentar entender o que estou dizendo? Eu não aleguei nada que você anteriormente não tivesse concordado. Releia por favor, nosso diálogo.

Digo isso pq a sua dificuldade aqui faz vc parecer muito imaturo, e por isso achamos a maioria dos religiosos ingênuos nesse sentido.

Estou começando a compreender porque vocês acham a maioria dos religiosos imatura.
Porque eles não concordam com seus pontos de vista.

O que eu estou dizendo aqui é tão claro e óbvio... Preste atenção... Porque vocês complicam tanto?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #90 Online: 24 de Novembro de 2011, 22:41:36 »
O objetivo deste tópico, é fazer com que pessoas que afirmam categoricamente que Deus não existe, conscientizem-se de que pelos mesmos motivos, deveriam dizer que o Amor não exista.
O que me incomoda é o fato de que, tal afirmação, coloca os teístas, como um tipo de esquizofrênico.

O que eu não entendo que associação é essa entre deus e amor. Se até o amor é algo que é difícil de definir. Não achei até hoje uma definição de amor muito amplamente aceita (muito embora confesso também que não procurei muito), mas prefiro definir amor pelos atos da pessoa, a prática da reversibilidade (ser capaz de se colocar no lugar da outra, de entender a perspectiva da outra), de ser solidária, comprometida com a sociedade, com o bem estar comum. Ninguém precisa de deus para isto. Não há nada que demonstre que o fato da pessoa frequentar uma igreja, ou ler a bíblia, ou se declarar crente, ou manifeste qualquer atitude afim a estas apresente uma maior propensão a ser solidária ou empática. Os (poucos) estudos que li até hoje a este respeito na verdade negam isto, mostram que a pratica ou atitude religiosa não está correlacionada a atos de solidariedade.
   E quando você questiona as críticas que diz receber, você acha que quem é ateu também não recebe críticas? Acha que é legal ter um bando de ignorantes espalhando que por você não partilhar dos conceitos deles que você é um tipo de monstro, imoral, incapaz de amar e que pode fazer qualquer atrocidade?

Associação entre Deus e Amor:
Eu tenho dois filhos e só depois disso pude experimentar o amor incondicional
Antes disso eu não poderia discutir sobre o que seja o amor.
Quando você se refere ao amor, fala de compaixão, caridade, etc. Amor é diferente. É incondicional. Não exige nada em troca, nem mesmo ser correspondido. Conheço o amor. Amo alguém. Mato e morro por essas pessoas que amo. É um sentimento muito mais forte do que se colocar no lugar alheio. É uma submissão total. Uma condição de servir por vontade. Eu poderia falar do amor durante muitas páginas.

Eu tive uma experiência com Deus:
Por isso posso falar sobre Ele e comparo o sentimento com o que senti por amar.
Algo muito forte e inexplicável.

Não acho coerente, alguém que não tenha tido uma experiência similar, nega-la ou tentar dizer que eu não senti nada... ou pior ainda... Dizer algo completamente fora do assunto... como por exemplo" A religião... Igreja... crente... "

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 24 de Novembro de 2011, 22:41:45 »
Não faz o menor sentido voce dizer que sente deus e com isto afirmar, indiretamente, que ele existe.

Eu fiz uma comparação com o amor... Se o amor existe, logo Deus de alguma forma existe. E se você negar isso, também negará que o amor existe. Isso é lógico.

Existe como um ser imaginário na mente de quem o sente. Da mesma forma que o bicho papão existe como ser imaginário na mente da criança que o sente escondido no armário ou debaixo da cama.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #92 Online: 24 de Novembro de 2011, 22:42:44 »

Deus também.

Então Deus é um sentimento? Só "existe" no campo emocional?

Isto é um outro assunto. O qual (como já disse) pretendo trazer a tona posteriormente.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #93 Online: 24 de Novembro de 2011, 22:44:40 »
Não está falando que Deus existe baseado em sua experência subjetiva? Isso é fazer uma declaração sobre o universo objetivo. Ou não é?

Não sou eu que mudo de assunto, é sua estratégia de confusão terminológica que já está manjada.

bem. Afrontas à parte...

Mencionar minha experiência subjetiva é o mesmo que fazer uma declaração do universo objetivo? Tem certeza disso?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #94 Online: 24 de Novembro de 2011, 22:47:14 »
Existe como um ser imaginário na mente de quem o sente. Da mesma forma que o bicho papão existe como ser imaginário na mente da criança que o sente escondido no armário ou debaixo da cama.

Isso mesmo. Todos existem. Da mesma forma que o amor. Na mente de quem sente...
há algum erro nessa afirmação?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #95 Online: 24 de Novembro de 2011, 22:47:58 »
Vou largar o PC por hoje.
Obrigado a todos...
Amanhã responderei caso haja alguma citação.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 24 de Novembro de 2011, 22:53:08 »
bem. Afrontas à parte...

Mencionar minha experiência subjetiva é o mesmo que fazer uma declaração do universo objetivo? Tem certeza disso?

Ah tá! Agora eu entendi! Você está dizendo que sente a presença de Deus, mas que isso não tem nada a ver com o fato de ele existir! Em suma, você está dizendo que é louco. Sim, sim, concordo plenamente, por que não disse logo isso antes?

Offline Negão

• Nível 07
  • *
« Resposta #97 Online: 25 de Novembro de 2011, 01:20:41 »
Como você sabe que você está sentindo Deus? Quando descobriram o álcool pela primeira vez, a primeira coisa que pensaram sobre o efeito é que estavam "sentindo Deus".

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #98 Online: 25 de Novembro de 2011, 03:45:00 »

Quando um teísta se prontifica em atravessar oceanos para falar de Deus, ou em outras palavras, compartilhar de seus sentimentos, é porque ele experimentou algo novo! Um sentimento impressionante que só mesmo que experimenta pode relatar.
Por isso, já vi pessoas simples que não sabem se expressar, e nem tão pouco identificar seus sentimentos, subindo em bancos de praças feito loucos gritando e falando sobre Deus.
Jetro, me desculpe entrar assim no meio, e eu realmente não sou afeito a esse tipo de assunto, mas o que você disse aqui, penso que merece uma intervenção minha em prol dos que foram injustiçados por suas palavras. Não conheço ninguém aqui que afirme categoricamente que deuses (qualquer um) não existem. Ninguém além de mim, entendeu agora? Então, se tem alguém "que frequenta" esse forum a quem você se dirigiria com essas palavras, sou eu. E... bem, seja pelos mesmos motivos o não, eu também afirmo categoricamente que não existe amor nem qualquer sentimento e afirmo, por fim, que eu mesmo não existo, como entidade subjetiva, nem você nem ninguém no universo. Existem máquinas que se comportam, reagem a estímulos. Existe comportamento amoroso, comportamento religioso (deixando o behaviorism de Thomas Hobbes de lado porque temos teorizações muito melhores atualmente, veja-se o forista Gilberto que gratifica este ambiente com sua presença).

Bom, Jetro, você tem toda a liberdade (pelo menos, eu a defendo) de achar e dizer que sentimentos são reais e até de achar e dizer que é incorreto dizer que não são. É problema seu pensar assim, embora afete a todos à sua volta (todos afetam-se mutuamente, o que é natural). Mas eu digo, categoricamente, que sentimentos não existem, absolutamente!

E, claro, você pode me achar e me dizer esquizofrênico por isso. É direito seu e eu o defendo.

Os exemplos que você apresentou são simples comportamentos, reações a estímulos que ocorrem de acordo com um background cibernético das máquinas. Nada mais. É só isso o que somos. E já não é muito?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #99 Online: 25 de Novembro de 2011, 08:26:02 »
bem. Afrontas à parte...

Ah tá! Agora eu entendi! Você está dizendo que sente a presença de Deus, mas que isso não tem nada a ver com o fato de ele existir! Em suma, você está dizendo que é louco. Sim, sim, concordo plenamente, por que não disse logo isso antes?

Eu disse, (está escrito) Que Sinto Deus, como quem sente o Amor. Só isso. E isso é algo subjetivo. ...E existe.
O máximo que você poderia fazer, na condição de Cético, seria acreditar em mim ou não. (Ponto final)

É preciso ter muita paciência para dialogar com você.

Mas eu tenho.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!