Autor Tópico: Sexto sentido?  (Lida 37850 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re:Sexto sentido?
« Resposta #50 Online: 24 de Novembro de 2011, 17:45:26 »
Importa a origem das opiniões? Você contesta ou não contesta que esse sentimento seja vago, indefinido, ambíguo?

Offline Aparecido das Dores

• Nível 02
  • *
« Resposta #51 Online: 24 de Novembro de 2011, 17:52:10 »
É aí o que está Jetro, praticamente todo mundo tem sentimentos, tem necessidades afetivas, apresenta algum grau de empatia (obviamente estou excluindo portadores de quadros psicopatológicos ou neuropatológicos que posam comprometer estas habilidades).
   A questão é como cada pessoa entende isto. Não se pode dizer que o outro está necessariamente errado, ou que o outro não possua o mesmo sentimento, sendo que o outro tão somente pode entender de maneira diferente o que sente. Esta construção é subjetiva, só isto.
   A questão de deus muda, experiências também mudam. Com relativa frequência os pacientes em tratamento psicoterápico também mudam. Reinterpretam seus paradigmas, amadurecem, se tornam pessoas melhores, mais solícitas e compreensivas com os seus associados. Pode ser que o que você entende como deus possa ser entendido de outra maneira por outra pessoa.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
« Resposta #52 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:03:00 »
Importa a origem das opiniões? Você contesta ou não contesta que esse sentimento seja vago, indefinido, ambíguo?

Para mim, que sinto "Deus" como quem sente "Amor", os sentimentos são autênticos e bem definidos.

Você disse que "Deus está mais para um conceito do que para um sentimento. É mais comparável a, digamos, unicórnios do que ao amor." e eu perguntei qual o seu embasamento. Você não respondeu.

"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #53 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:04:45 »
É aí o que está Jetro, praticamente todo mundo tem sentimentos, tem necessidades afetivas, apresenta algum grau de empatia (obviamente estou excluindo portadores de quadros psicopatológicos ou neuropatológicos que posam comprometer estas habilidades).
   A questão é como cada pessoa entende isto. Não se pode dizer que o outro está necessariamente errado, ou que o outro não possua o mesmo sentimento, sendo que o outro tão somente pode entender de maneira diferente o que sente. Esta construção é subjetiva, só isto.
   A questão de deus muda, experiências também mudam. Com relativa frequência os pacientes em tratamento psicoterápico também mudam. Reinterpretam seus paradigmas, amadurecem, se tornam pessoas melhores, mais solícitas e compreensivas com os seus associados. Pode ser que o que você entende como deus possa ser entendido de outra maneira por outra pessoa.

Pode ser. Mas nem por isso deixa de ser real.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #54 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:11:18 »

Para mim, que sinto "Deus" como quem sente "Amor", os sentimentos são autênticos e bem definidos.

Você disse que "Deus está mais para um conceito do que para um sentimento. É mais comparável a, digamos, unicórnios do que ao amor." e eu perguntei qual o seu embasamento. Você não respondeu.

Você sente deus, muçulmanos sentem allah, espíritas falam com os mortos, budistas que conseguem abrir o "terceiro olho" (:o) enxergam os Devas, os nórdicos sabiam que os deuses viviam em Asgard, os hinduistas têm certeza que a vaca é sagrada...

E eu acho graça disso tudo. :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:11:27 »

Você perguntou se eu tive uma experiência pessoal. Eu respondi que já fui religioso, achei que estivesse subentendido que à época eu tive as experiências pessoais que anteriormente descrevi como vagas e indefinidas.

E Deus se assemelha aos unicórnios no sentido de que, ao contrários desse tal sentimento vago e indefinido a que você se apega; ele é um conceito que pode ser enunciado de forma clara e bem-definida. Deus é um ser inteligente que teve participação na origem do universo. Unicórnio é um cavalo com chifre na testa. Eu me pergunto como você passa do sentimento vago e indefinido para a conclusão de que o conceito claro e bem-definido tem correspondência no mundo real.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #56 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:12:30 »

Pode ser. Mas nem por isso deixa de ser real.

Mas se torna irrelevante.

A emoção que você está descrevendo como deus é qualitativamente semelhante à emoção de um apreciador de chocolate ao pensar no seu objeto do desejo. Ou de algum indivíduo tentando largar o hábito de fumar, ao lembrar da experiência de tragar a fumaça de um cigarro. É real sim - para você, naquele momento. Pode ser intensa. Mas não tem nada de transcendente. E fora do mundo particular da sua mente, é algo banal.

A propósito: eu também já fui religioso e tenho uma boa ideia de como você se sente.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #57 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:15:53 »
O objetivo deste tópico, é fazer com que pessoas que afirmam categoricamente que Deus não existe, conscientizem-se de que pelos mesmos motivos, deveriam dizer que o Amor não exista.
O que me incomoda é o fato de que, tal afirmação, coloca os teístas, como um tipo de esquizofrênico.
Não acho correto dizer que o sentimento de uma pessoa seja irreal.

Quando um teísta se prontifica em atravessar oceanos para falar de Deus, ou em outras palavras, compartilhar de seus sentimentos, é porque ele experimentou algo novo! Um sentimento impressionante que só mesmo que experimenta pode relatar.
Por isso, já vi pessoas simples que não sabem se expressar, e nem tão pouco identificar seus sentimentos, subindo em bancos de praças feito loucos gritando e falando sobre Deus.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #58 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:17:21 »

Você sente deus, muçulmanos sentem allah, espíritas falam com os mortos, budistas que conseguem abrir o "terceiro olho" (:o) enxergam os Devas, os nórdicos sabiam que os deuses viviam em Asgard, os hinduistas têm certeza que a vaca é sagrada...

E eu acho graça disso tudo. :lol:

Sim sim sim... é bem por aí....
mas eu acho triste  |(

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #59 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:20:22 »
Ué, por quê? Isso só mostra que você é como a maioria das pessoas que, ao longo da história, foram se apegando a alguma coisa espiritual, para dar um sentido ao que quer que seja que vocês, religiosos, busquem sentido. :)

Eu acho algo natural.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:22:42 »
Será que um animistas que fala com os espíritos da natureza também não acharia tristes as crenças do Jetro?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #61 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:23:05 »
Você perguntou se eu tive uma experiência pessoal. Eu respondi que já fui religioso, achei que estivesse subentendido que à época eu tive as experiências pessoais que anteriormente descrevi como vagas e indefinidas.
Você não deve julgar o que os outros pensam baseado em suas experiências pessoais.

E Deus se assemelha aos unicórnios no sentido de que, ao contrários desse tal sentimento vago e indefinido a que você se apega; ele é um conceito que pode ser enunciado de forma clara e bem-definida. Deus é um ser inteligente que teve participação na origem do universo. Unicórnio é um cavalo com chifre na testa. Eu me pergunto como você passa do sentimento vago e indefinido para a conclusão de que o conceito claro e bem-definido tem correspondência no mundo real.
Pode até ser... posso instaurar um tópico a respeito disso. Pretendo faze-lo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:23:18 »

Não faz o menor sentido voce dizer que sente deus e com isto afirmar, indiretamente, que ele existe. Voce necessita, no mínimo, de uma definição de deus, e como tal, a afirmação do uili é consistente, pois até que se prove o contrário, tanto deus como o unicórnio são contructos da mente, no qual não há nenhuma evidência de que eles existam fora de nossa imaginação.
Foto USGS

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #63 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:24:19 »
O objetivo deste tópico, é fazer com que pessoas que afirmam categoricamente que Deus não existe, conscientizem-se de que pelos mesmos motivos, deveriam dizer que o Amor não exista.

Isso é um espantalho. Não conheço nenhum ateu que negue que as pessoas que acreditam em deus têm a sensação de que acreditam em deus (que é o que você parece afirmar). É claro que o sentimento dessas pessoas é real. O que os ateus negam[1] é que deuses existem objetivamente, independentemente da existência de mentes.

O que me incomoda é o fato de que, tal afirmação, coloca os teístas, como um tipo de esquizofrênico.
Não acho correto dizer que o sentimento de uma pessoa seja irreal.

Outro espantalho: ninguém aqui disse que o sentimento é irreal. O que se afirmou é que "sentir a presença de algo" é Diferente de "algo existe". Simples.

Quando um teísta se prontifica em atravessar oceanos para falar de Deus, ou em outras palavras, compartilhar de seus sentimentos, é porque ele experimentou algo novo! Um sentimento impressionante que só mesmo que experimenta pode relatar

Claro. Pergunte a qualquer homem-bomba. Pergunte aos seguidores de Jim Jones (se ainda houver um vivo). O grau de convicção de alguém não nos diz absolutamente nada acerca da veracidade de suas crenças.

Por isso, já vi pessoas simples que não sabem se expressar, e nem tão pouco identificar seus sentimentos, subindo em bancos de praças feito loucos gritando e falando sobre Deus.

Sim, e daí? Eu já vi loucos subindo em bancos de praças feito crentes gritando e falando sobre Discos Voadores.

[1] Tecnicamente falando, sou agnóstico.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:25:30 »
Você não deve julgar o que os outros pensam baseado em suas experiências pessoais.

Mas voce está fazendo afirmações taxativas baseadas em sua experiência pessoal. Porque ela tem que ser considerada válida?
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:27:50 »

E por que você pode julgar a realidade do próprio universo baseado nas suas?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #66 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:30:20 »
Mas se torna irrelevante.
A emoção que você está descrevendo como deus é qualitativamente semelhante à emoção de um apreciador de chocolate ao pensar no seu objeto do desejo. Ou de algum indivíduo tentando largar o hábito de fumar, ao lembrar da experiência de tragar a fumaça de um cigarro. É real sim - para você, naquele momento. Pode ser intensa. Mas não tem nada de transcendente. E fora do mundo particular da sua mente, é algo banal.

A propósito: eu também já fui religioso e tenho uma boa ideia de como você se sente.

Se ao morder um chocolate, uma pessoa sente-se extremamente contrita, introspectiva, com vontade de chorar, sente vontade até de morrer, pensa que pode voar, enxerga a vida diferente, muda de comportamento, deixa de gostar do que gostava, e etc. etc. posso dizer que você tem razão.

Se você deixou de crer em Deus, suas experiências são diferentes das minhas. Devo deixar bem claro a "religião" não teve nada a ver com minhas experiências.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #67 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:34:42 »
Não faz o menor sentido voce dizer que sente deus e com isto afirmar, indiretamente, que ele existe.

Eu fiz uma comparação com o amor... Se o amor existe, logo Deus de alguma forma existe. E se você negar isso, também negará que o amor existe. Isso é lógico.

Voce necessita, no mínimo, de uma definição de deus, e como tal, a afirmação do uili é consistente, pois até que se prove o contrário, tanto deus como o unicórnio são contructos da mente, no qual não há nenhuma evidência de que eles existam fora de nossa imaginação.

Eu não entrei no mérito de que "algo" exista fora da nossa imaginação. Você viu isso em algum lugar nesse tópico?

O tema desse tópico é outro.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:34:55 »
[...]
Se você deixou de crer em Deus, suas experiências são diferentes das minhas. Devo deixar bem claro a "religião" não teve nada a ver com minhas experiências.

A crença ou descrença é irrelevante frente ao fato principal: Não há nenhuma evidência material, seja de qual natureza for, de que um deus exista.
Foto USGS

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #69 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:36:53 »
Mas voce está fazendo afirmações taxativas baseadas em sua experiência pessoal. Porque ela tem que ser considerada válida?

Você pode dizer qual afirmação taxativa baseada em minhas experiências eu fiz ?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #70 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:38:35 »
[...]

A crença ou descrença é irrelevante frente ao fato principal: Não há nenhuma evidência material, seja de qual natureza for, de que um deus exista.

Quem falou em evidência material aqui?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:38:52 »
O que seria uma evidência material da existência de Deus? Não dá para desenterrar um fóssil de Deus. Não existe evidência material e nunca vai existir. Por isso os crentes têm que se contentar com o "eu sinto em meu coração."

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #72 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:39:30 »

E por que você pode julgar a realidade do próprio universo baseado nas suas?

Meu Deus!!! Eu fiz isso? me perdoe... mas gostaria de ver onde eu fiz isso.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:42:59 »
Não faz o menor sentido voce dizer que sente deus e com isto afirmar, indiretamente, que ele existe.
Eu fiz uma comparação com o amor... Se o amor existe, logo Deus de alguma forma existe. E se você negar isso, também negará que o amor existe. Isso é lógico.

O amor é um sentimento humano expresso de uma forma que pode ser detectado pela experiência. O caso de deus é bem diferente, pois se trata de um constructo mental em que não se pode senti-lo. É exatamente isto que voce leu:  Voce não pode senti-lo. Voce apenas pensa que pode senti-lo.

Então a sua afirmação de que a analogia é válida, é totalmente inconsistente.

Voce necessita, no mínimo, de uma definição de deus, e como tal, a afirmação do uili é consistente, pois até que se prove o contrário, tanto deus como o unicórnio são contructos da mente, no qual não há nenhuma evidência de que eles existam fora de nossa imaginação.
Eu não entrei no mérito de que "algo" exista fora da nossa imaginação. Você viu isso em algum lugar nesse tópico?

Ótimo. Então posso entender que voce admite que deus é apenas um conceito virtual, um constructo mental.

O tema desse tópico é outro.

Não. Todos os seus tópicos giram em torno de "experiências pessoais" e o desejo de projeta-las para a realidade objetiva.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 24 de Novembro de 2011, 18:44:09 »

Você pode dizer qual afirmação taxativa baseada em minhas experiências eu fiz ?

Que deus é análogo ao amor. Se o amor existe, logo deus...
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!