Quanto ao sentimento que induz à existência de um Deus, como se pode discernir sua origem? Visto que está presente na maioria dos seres humanos, civilizados ou não. Presente até mesmo nas mais isoladas tribos indígenas que existem.
01) Ad populum, pois voce está sugerindo a existência de um deus a partir de supostos sentimentos comuns da maioria dos seres humanos.
Porque você não para de tentar entender o que eu subjetivamente esteja "sugerindo" e não se atém ao que eu simplesmente disse no termo literal da frase?
Você não conseguiu entender essa pergunta?
Vou tentar faze-la de forma mais fácil para que você consiga entender:
"Alguma coisa faz com que o homem imagine que exista um Deus e esse fato não está presente apenas no homem civilizado portanto não é fruto de estudos mas sim, algo intuitivo."
Eu só sugeri que procurássemos a origem desse sentimento... (Que aliás, era o assunto)
Caso você não tenha visto, seu amigo compreendeu e respondeu satisfatoriamente essa pergunta em #25.
02) Non sequitur, pois você, na primeira frase, afirma que a não-crença em um deus é uma desvantagem ao indivíduo sem demonstrar como isto ocorre e,(...)
Se eu soubesse "demonstrar como isso ocorre" eu não teria feito a pergunta... Você viu uma "Interrogação" no final da frase?
oras...
(...) na segunda frase, afirma que a sensação do amor e da crença em deus tem o mesmo motivo, mas não o especifica.
A primeira frase foi #20 e a segunda #29. Entre elas, está a sua resposta.
Diferente de você eu acompanho o que é postado e leio cada linha. Meu objetivo não é apenas refutar alguém.
03) Petitio principii, pois você afirma que quem não crê em deus não conseguirá ver uma situação além do seu aspecto puramente materialista.
Fico no mínimo curioso, como você tem a coragem de pegar apenas um trecho de um contexto e usá-lo a seu favor.
Porque você não "Colou" também o início do texto?
Bem, colarei a seguir:
"Agora entendo porque tantas pessoas se apegam a um Deus. Seja real ou irreal.
Pelo mesmo motivo que se ama ou que se sente algo."
Leia novamente por favor e veja que eu não estava generalizando. Eu me referia aos "crentes".
Outra coisa: Eu não usei "Não conseguirá" onde você viu isso? Eu apenas disse "seria como" isso é uma simples comparação.
Você seria um advogado derrotado.
Do que adianta Colar termos em Latim, se nem em português consegue compreender?
Afinal, deus é amor!
1 João 4:8.
04) Equívoco, pois você afirmou anteriormente que não usaria, neste tópico, nenhuma referência às crenças institucionalizadas (religiões), mas no caso supra fez uma citação de um suposto autor de um livro cristão.
Não usarei mais. Desculpe.
(Viu como se faz quando se erra?)
Ops!!! Mas isso não é falácia... hehehe
Uma coisa é certa: Quem acredita em duendes deve ter mais emoções. De forma que se a vida for algo mais que emoções, até onde está errado quem acredita neles? Mas tudo tem um limite. O equilíbrio é o ideal. Nem tanto ao céu, nem tanto a terra.
05) Reificação, pois você está equivalendo um conceito real (vida emotiva) com entes puramente abstratos (mitológicos neste caso, pois se tratam de duendes).
Equivalência? você conseguiu enxergar na frase acima que eu "valorizei de igual forma" os "duendes" e as "emoções" ?
Meu Deus! Como você consegue ir tão longe do contexto...?
Nesta noite, se eu puder, posto mais algumas.
Inicie pelo seu post.
Amigo: Você realmente sabe o que é Falácia?
Falácia é o que você fez!!!
Diante do FATO que você claramente mudou os sentidos de coisas que eu afirmei, ao usar apenas algumas partes do texto, cujo sentido lhe favorecesse, você cometeu a pior falácia do tópico.
Isso é Falácia e sofisma.