Autor Tópico: Sexto sentido?  (Lida 37852 vezes)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
Re:Sexto sentido?
« Resposta #100 Online: 25 de Novembro de 2011, 08:34:44 »
Como você sabe que você está sentindo Deus? Quando descobriram o álcool pela primeira vez, a primeira coisa que pensaram sobre o efeito é que estavam "sentindo Deus".

Você conseguiria explicar o que é o amor, a alguém que nunca amou ninguém?

Posso falar das minhas sensações mas as palavras são muito limitadas para explicar isso. Você poderia, (e certamente o faria) comparar com outras experiências.

O fato é que "Sentimos" a experiência, eu e mais alguns milhões de pessoas. E todos nós que sentimos compartilhamos e nos compreendemos. Não tenho como compartilhar tal sensação com alguém que nunca sentiu. É indescritível e é muito mais "forte" do que o próprio amor.

Acho que diante disso que eu disse, você só poderia, na condição de cético imparcial, acreditar em mim ou não. Não faz diferença para mim. Não preciso que aceitem minhas experiências pessoais entende? Mas em contrapartida é muito chato alguém simplesmente tentar decifrar o que sinto e ainda por cima, tentar me convencer de que o que eu sinto, é irreal, ou mera loucura. E que seja loucura, o sentimento existe de qualquer forma e isso é um fato. E é isso que esta em questão: Os mesmos motivos que você poderia usar para negar a existência desse sentimento, serviria para negar a existência do Amor.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 25 de Novembro de 2011, 09:18:51 »
defina cético.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #102 Online: 25 de Novembro de 2011, 09:35:02 »
Jetro, me desculpe entrar assim no meio, e eu realmente não sou afeito a esse tipo de assunto, mas o que você disse aqui, penso que merece uma intervenção minha em prol dos que foram injustiçados por suas palavras. Não conheço ninguém aqui que afirme categoricamente que deuses (qualquer um) não existem. Ninguém além de mim, entendeu agora? Então, se tem alguém "que frequenta" esse forum a quem você se dirigiria com essas palavras, sou eu. E... bem, seja pelos mesmos motivos o não, eu também afirmo categoricamente que não existe amor nem qualquer sentimento e afirmo, por fim, que eu mesmo não existo, como entidade subjetiva, nem você nem ninguém no universo. Existem máquinas que se comportam, reagem a estímulos. Existe comportamento amoroso, comportamento religioso (deixando o behaviorism de Thomas Hobbes de lado porque temos teorizações muito melhores atualmente, veja-se o forista Gilberto que gratifica este ambiente com sua presença).

Bom, Jetro, você tem toda a liberdade (pelo menos, eu a defendo) de achar e dizer que sentimentos são reais e até de achar e dizer que é incorreto dizer que não são. É problema seu pensar assim, embora afete a todos à sua volta (todos afetam-se mutuamente, o que é natural). Mas eu digo, categoricamente, que sentimentos não existem, absolutamente!

E, claro, você pode me achar e me dizer esquizofrênico por isso. É direito seu e eu o defendo.

Os exemplos que você apresentou são simples comportamentos, reações a estímulos que ocorrem de acordo com um background cibernético das máquinas. Nada mais. É só isso o que somos. E já não é muito?

Olá Cientista.

Fique à vontade. Opiniões lúcidas e razoáveis são muito bem vindas.
Não acho que só você neste fórum, afirma que "deuses não existam" mas se é a sua opinião... e fique tranquilo, pois ninguém se sentiu injustiçado com essa afirmação minha, pelo que pode ler.

Mas pelo que pude perceber, nossas diferenças consistem basicamente no sentido da palavra "Existir".
Para mim, tudo que se enquadre num desses verbos, viver; ser; estar; haver; subsistir e durar; Existe.
Por isso, acredito que o Amor exista. Sentimentos existem, e você pode usar todo o seu conhecimento para tentar me provar que eles não existem, mas será muito difícil, porque seja quimicamente, ciberneticamente, eu Sinto e até deixo cair lágrimas por conta dos sentimentos.

Você disse que "sentimentos não existem, absolutamente" mas no último parágrafo, os exemplificou muito bem.
Ops!!! Existe exemplo daquilo que "Não existe" ?

Por fim, você pode acreditar no que sente e eu jamais poderei dizer que não é real. Se você é razoável, cético e imparcial, deveria me compreender e lutar para que neste fórum, os cernes dos assuntos não sejam corrompidos para que seja sempre um bom lugar de se aprender algo.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2011, 09:37:30 por Jetro »

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #103 Online: 25 de Novembro de 2011, 09:44:25 »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 25 de Novembro de 2011, 10:27:00 »
bem. Afrontas à parte...

Mencionar minha experiência subjetiva é o mesmo que fazer uma declaração do universo objetivo? Tem certeza disso?

Ah tá! Agora eu entendi! Você está dizendo que sente a presença de Deus, mas que isso não tem nada a ver com o fato de ele existir! Em suma, você está dizendo que é louco. Sim, sim, concordo plenamente, por que não disse logo isso antes?

Eu disse, (está escrito) Que Sinto Deus, como quem sente o Amor. Só isso. E isso é algo subjetivo. ...E existe.
O máximo que você poderia fazer, na condição de Cético, seria acreditar em mim ou não. (Ponto final)

É preciso ter muita paciência para dialogar com você.

Mas eu tenho.

Eu não.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #105 Online: 25 de Novembro de 2011, 10:33:47 »
bem. Afrontas à parte...

Mencionar minha experiência subjetiva é o mesmo que fazer uma declaração do universo objetivo? Tem certeza disso?

Ah tá! Agora eu entendi! Você está dizendo que sente a presença de Deus, mas que isso não tem nada a ver com o fato de ele existir! Em suma, você está dizendo que é louco. Sim, sim, concordo plenamente, por que não disse logo isso antes?

Eu disse, (está escrito) Que Sinto Deus, como quem sente o Amor. Só isso. E isso é algo subjetivo. ...E existe.
O máximo que você poderia fazer, na condição de Cético, seria acreditar em mim ou não. (Ponto final)

É preciso ter muita paciência para dialogar com você.

Mas eu tenho.

Eu não.

Você não tem paciência com ninguém que pense diferente de você pois não se esforça nem um pouco para entender o ponto de vista alheio.
Isso está provado ao decorrer deste tópico. Os assuntos são básicos e simples e você consegue complicar.

Veja que ao invés de "Concordar ou não" comigo, você optou por dizer que não tem paciência.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 25 de Novembro de 2011, 14:04:13 »
Voce até o momento só tem escrito sobre wishful thinking permeado de falácias.

Falácia? pode colar o que eu disse aqui para nós? que você considera uma falácia? e de preferência, ceticamente e lucidamente explicar porque?

Pois não. Eis algumas delas:

Quanto ao sentimento que induz à existência de um Deus, como se pode discernir sua origem? Visto que está presente na maioria dos seres humanos, civilizados ou não. Presente até mesmo nas mais isoladas tribos indígenas que existem.

01) Ad populum, pois voce está sugerindo a existência de um deus a partir de supostos sentimentos comuns da maioria dos seres humanos.

Qual seria a origem dessa "química" que não agrega nenhuma vantagem no indivíduo?

Agora entendo porque tantas pessoas se apegam a um Deus. Seja real ou irreal. Pelo mesmo motivo que se ama ou que se sente algo.

02) Non sequitur, pois você, na primeira frase, afirma que a não-crença em um deus é uma desvantagem ao indivíduo sem demonstrar como isto ocorre e, na segunda frase, afirma que a sensação do amor e da crença em deus tem o mesmo motivo, mas não o especifica.

Com base na resposta #14 do Dr. Manhattan, bem como, no desenrolar desse tópico, concluo que levar a vida sem acreditar em Deus, seria como observar uma pintura de um quadro como um conjunto de pigmentos aderidos a uma tela, ou dirigir-se ao amor, como uma reação química.

03) Petitio principii, pois você afirma que quem não crê em deus não conseguirá ver uma situação além do seu aspecto puramente materialista.

Afinal, deus é amor!
1 João 4:8.

04) Equívoco, pois você afirmou anteriormente que não usaria, neste tópico, nenhuma  referência às crenças institucionalizadas (religiões), mas no caso supra fez uma citação de um suposto autor de um livro cristão.

Uma coisa é certa: Quem acredita em duendes deve ter mais emoções. De forma que se a vida for algo mais que emoções, até onde está errado quem acredita neles? Mas tudo tem um limite. O equilíbrio é o ideal. Nem tanto ao céu, nem tanto a terra.

05) Reificação, pois você está equivalendo um conceito real (vida emotiva) com entes puramente abstratos (mitológicos neste caso, pois se tratam de duendes).

Nesta noite, se eu puder, posto mais algumas.
Foto USGS

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #107 Online: 25 de Novembro de 2011, 14:27:58 »
Curioso para ver como ele (certamente) racionalizará cada falácia.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #108 Online: 25 de Novembro de 2011, 15:52:08 »
Quanto ao sentimento que induz à existência de um Deus, como se pode discernir sua origem? Visto que está presente na maioria dos seres humanos, civilizados ou não. Presente até mesmo nas mais isoladas tribos indígenas que existem.

01) Ad populum, pois voce está sugerindo a existência de um deus a partir de supostos sentimentos comuns da maioria dos seres humanos.

Porque você não para de tentar entender o que eu subjetivamente esteja "sugerindo" e não se atém ao que eu simplesmente disse no termo literal da frase?
Você não conseguiu entender essa pergunta?
Vou tentar faze-la de forma mais fácil para que você consiga entender:
"Alguma coisa faz com que o homem imagine que exista um Deus e esse fato não está presente apenas no homem civilizado portanto não é fruto de estudos mas sim, algo intuitivo."
Eu só sugeri que procurássemos a origem desse sentimento... (Que aliás, era o assunto)
Caso você não tenha visto, seu amigo compreendeu e respondeu satisfatoriamente essa pergunta em #25.

02) Non sequitur, pois você, na primeira frase, afirma que a não-crença em um deus é uma desvantagem ao indivíduo sem demonstrar como isto ocorre e,(...)

Se eu soubesse "demonstrar como isso ocorre" eu não teria feito a pergunta... Você viu uma "Interrogação" no final da frase?
oras...

(...)  na segunda frase, afirma que a sensação do amor e da crença em deus tem o mesmo motivo, mas não o especifica.

A primeira frase foi #20 e a segunda #29. Entre elas, está a sua resposta.
Diferente de você eu acompanho o que é postado e leio cada linha. Meu objetivo não é apenas refutar alguém.

03) Petitio principii, pois você afirma que quem não crê em deus não conseguirá ver uma situação além do seu aspecto puramente materialista.

Fico no mínimo curioso, como você tem a coragem de pegar apenas um trecho de um contexto e usá-lo a seu favor.
Porque você não "Colou" também o início do texto?

Bem, colarei a seguir:
"Agora entendo porque tantas pessoas se apegam a um Deus. Seja real ou irreal.
Pelo mesmo motivo que se ama ou que se sente algo."

Leia novamente por favor e veja que eu não estava generalizando. Eu me referia aos "crentes".
Outra coisa: Eu não usei "Não conseguirá" onde você viu isso? Eu apenas disse "seria como" isso é uma simples comparação.

Você seria um advogado derrotado.
Do que adianta Colar termos em Latim, se nem em português consegue compreender?

Afinal, deus é amor!
1 João 4:8.

04) Equívoco, pois você afirmou anteriormente que não usaria, neste tópico, nenhuma  referência às crenças institucionalizadas (religiões), mas no caso supra fez uma citação de um suposto autor de um livro cristão.

Não usarei mais. Desculpe.
(Viu como se faz quando se erra?)

Ops!!! Mas isso não é falácia... hehehe

Uma coisa é certa: Quem acredita em duendes deve ter mais emoções. De forma que se a vida for algo mais que emoções, até onde está errado quem acredita neles? Mas tudo tem um limite. O equilíbrio é o ideal. Nem tanto ao céu, nem tanto a terra.

05) Reificação, pois você está equivalendo um conceito real (vida emotiva) com entes puramente abstratos (mitológicos neste caso, pois se tratam de duendes).

Equivalência? você conseguiu enxergar na frase acima que eu "valorizei de igual forma" os "duendes" e as "emoções" ?
Meu Deus! Como você consegue ir tão longe do contexto...?

Nesta noite, se eu puder, posto mais algumas.

Inicie pelo seu post.

Amigo: Você realmente sabe o que é Falácia?

Falácia é o que você fez!!!

Diante do FATO que você claramente mudou os sentidos de coisas que eu afirmei, ao usar apenas algumas partes do texto, cujo sentido lhe favorecesse, você cometeu a pior falácia do tópico.

Isso é Falácia e sofisma.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2011, 15:54:49 por Jetro »

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #109 Online: 25 de Novembro de 2011, 16:08:24 »
Um comentário a parte:
Acho incrível como tantos céticos lêm este tópico e ficam à espreita de algo errado que eu diga, ou tão somente uma oportunidade de me refutar.
Mas são incapazes de se pronunciar quando alguém como o Geotecton se pronuncia como fez no post #106 usando sofismas e falácias.
Duvido que ninguém perceba isso...
Uma coisa eu admiro: São unidos. Mas é uma pena.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #110 Online: 25 de Novembro de 2011, 16:10:21 »
Associação entre Dragões e Amor:
Eu tenho dois filhos e só depois disso pude experimentar o amor incondicional
Antes disso eu não poderia discutir sobre o que seja o amor.
Quando você se refere ao amor, fala de compaixão, caridade, etc. Amor é diferente. É incondicional. Não exige nada em troca, nem mesmo ser correspondido. Conheço o amor. Amo alguém. Mato e morro por essas pessoas que amo. É um sentimento muito mais forte do que se colocar no lugar alheio. É uma submissão total. Uma condição de servir por vontade. Eu poderia falar do amor durante muitas páginas.

Eu tive uma experiência com Dragões:
Por isso posso falar sobre Eles e comparo o sentimento com o que senti por amar.
Algo muito forte e inexplicável.

Não acho coerente, alguém que não tenha tido uma experiência similar, nega-la ou tentar dizer que eu não senti nada... ou pior ainda... Dizer algo completamente fora do assunto... como por exemplo" A religião... Igreja... crente... "

Conheces a analogia, Jetro?

Negritos alterados meus, é claro.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #111 Online: 25 de Novembro de 2011, 16:26:26 »
Um comentário a parte:
Acho incrível como tantos céticos lêm este tópico e ficam à espreita de algo errado que eu diga, ou tão somente uma oportunidade de me refutar.
Mas são incapazes de se pronunciar quando alguém como o Geotecton se pronuncia como fez no post #106 usando sofismas e falácias.

Você já percebeu que diversas vezes você nos acusa de o ter interpretado mal? Você não parou para pensar que  o problema pode estar na falta de clareza dos seus textos?

Você se dá conta de que seus questionamentos são, no mínimo, enviesados? Por exemplo, você pergunta:

"Alguma coisa faz com que o homem imagine que exista um Deus e esse fato não está presente apenas no homem civilizado portanto não é fruto de estudos mas sim, algo intuitivo."

Você considera (e acredito que isso ficou claro de suas mensagens anteriores) que existe algo de "especial" nesse sentimento (que "pode tornar uma pessoa circunspecta, etc."). Você, nessa frase, defende o caráter especial desse sentimento apelando para sua ubiquidade. Portanto, concordo com o Geotecton que se trata de um ad populum.

O seu argumento parece que pode ser resumido ao seguinte: "Eu sinto algo que identifico com deus. Se eu sinto, então é real para mim."

Isso, meu caro, é de uma obviedade sem tamanho. É uma afirmação banal e irrelevante. Não é diferente de afirmar: "Estou pensando em um elefante cor-de-rosa alado. Existe na minha mente, então ele é real para mim." Dizer que esse sentimento tem uma realidade maior do que os seus processos  cerebrais é de fato cometer uma reificação.  Antes de acusar os demais foristas de cometer sofismas, tente arranjar uns argumentos melhores e escrever com mais clareza.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #112 Online: 25 de Novembro de 2011, 16:43:37 »

2     :)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #113 Online: 25 de Novembro de 2011, 16:54:36 »

2     :)
tb vou ficar só na platéia :) , ele até que é engraçado.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #114 Online: 25 de Novembro de 2011, 17:06:42 »
Associação entre Dragões e Amor:
Eu tenho dois filhos e só depois disso pude experimentar o amor incondicional
Antes disso eu não poderia discutir sobre o que seja o amor.
Quando você se refere ao amor, fala de compaixão, caridade, etc. Amor é diferente. É incondicional. Não exige nada em troca, nem mesmo ser correspondido. Conheço o amor. Amo alguém. Mato e morro por essas pessoas que amo. É um sentimento muito mais forte do que se colocar no lugar alheio. É uma submissão total. Uma condição de servir por vontade. Eu poderia falar do amor durante muitas páginas.

Eu tive uma experiência com Dragões:
Por isso posso falar sobre Eles e comparo o sentimento com o que senti por amar.
Algo muito forte e inexplicável.

Não acho coerente, alguém que não tenha tido uma experiência similar, nega-la ou tentar dizer que eu não senti nada... ou pior ainda... Dizer algo completamente fora do assunto... como por exemplo" A religião... Igreja... crente... "

Conheces a analogia, Jetro?

Negritos alterados meus, é claro.

Por mim está valendo... Se você teve uma experiência subjetiva com Dragões... Quem poderá se opor?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 25 de Novembro de 2011, 17:16:50 »
Inicie pelo seu post.

Estou curioso de saber porque.

Amigo:

Desculpe, mas não sou seu amigo porque sequer o conheço.

Mas quem sabe não possamos estabelecer um bom relacionamento em um futuro próximo?  :)

Você realmente sabe o que é Falácia?

Eu tenho uma certa ideia, embora esteja longe de conhecer todas elas.

Falácia é o que você fez!!!

Porquê?

Diante do FATO que você claramente mudou os sentidos de coisas que eu afirmei, ao usar apenas algumas partes do texto, cujo sentido lhe favorecesse, você cometeu a pior falácia do tópico.

Serei direto e objetivo com Vossa Senhoria.

Os seus textos são muito generalistas, usando (e abusando) na amplitude do espectro de definições, sempre deixando uma "porta de escape" quando lhe é mostrada uma refutação específica. Basta ver o caso do tópico "De novo o acaso".

No atual tópico, Vossa Senhoria repete a sua linha de pensamento quando, por exemplo, faz uma analogia entre o amor e deus. Para não me alongar nesta discussão, eu afirmo que, sob o ponto de vista da metafísica, o senhor comete o erro crasso de comparar entes de categorias ontológicas distintas.

Além disto, Vossa Senhoria deve saber que a narrativa de experiências pessoais não passa de uma evidência anedótica. Que é, aliás, um outro tipo de falácia, quando o interlocutor pretende que ela seja tratada como uma evidência empírica.

E se Vossa Senhoria for usar o seu pleno direito de contestar a minha afirmação supra, sugiro que ao menos conheça as diferenças conceituais que a metafísica faz entre entes necessários e contingentes.

Isso é Falácia e sofisma.

:)
« Última modificação: 29 de Novembro de 2011, 22:49:54 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #116 Online: 25 de Novembro de 2011, 17:20:00 »
Se você teve uma experiência subjetiva com Dragões... Quem poderá se opor?

Todos! Todos poderão, deverão e irão se opor!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 25 de Novembro de 2011, 17:25:23 »
Por mim está valendo... Se você teve uma experiência subjetiva com Dragões... Quem poderá se opor?

Depende.

Se for um "dragão" ou um dragão.

No primeiro caso ainda dá para experimentar dependendo apenas do respectivo teor de "CTB TPLZB"!  :biglol:

No segundo caso não dá, porque não tenho uma imaginação muito boa.  :P
Foto USGS

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #118 Online: 25 de Novembro de 2011, 17:38:47 »
Um comentário a parte:

Você já percebeu que diversas vezes você nos acusa de o ter interpretado mal? Você não parou para pensar que  o problema pode estar na falta de clareza dos seus textos?

Você se dá conta de que seus questionamentos são, no mínimo, enviesados? Por exemplo, você pergunta:

Você considera (e acredito que isso ficou claro de suas mensagens anteriores) que existe algo de "especial" nesse sentimento (que "pode tornar uma pessoa circunspecta, etc."). Você, nessa frase, defende o caráter especial desse sentimento apelando para sua ubiquidade. (...)
Até aqui, você falou com muita clareza e razoabilidade.

(...) Portanto, concordo com o Geotecton que se trata de um ad populum.

Mas neste ponto, mudou de assunto. Ou não sabe o que é "ad populum" ou eu não sei o que é "ad populum".

Corrija-me se eu estiver errado:
Argumentum ad populum é um raciocínio falacioso que consiste em dizer que determinada proposição é verdadeira ou falsa simplesmente porque muitas pessoas (ou a maioria delas) acreditam que seja assim. A falácia se dá porque é perfeitamente possível que muitas pessoas (ou a maioria das pessoas) estejam equivocadas.

Na frase em questão, eu não estou querendo dizer que você deva aceitar que Deus existe porque Muitas pessoas aceitam. Nem também, estou tentando dizer que este "sentimento (alguma coisa)" é fato comprovado porque muitas pessoas o sentem.

O "Foco" principal da questão é o "alguma coisa".

O objetivo da questão é tão somente, essa "força externa"... Eu queria dialogar sobre essa "coisa" intuitiva...
Trazer ao raciocínio para que juntos, possamos dialogar a respeito, porque ela, pode ser o "Deus".

Já li e reli a frase e ela está muito simples de se compreender.

Acho que por vocês estarem "calejados" de tanto refutar teístas, não estão conseguindo entender a clareza e preferem garimpar objetivos implícitos. Mas estes não existem. Eu disse apenas o que está escrito.

O seu argumento parece que pode ser resumido ao seguinte: "Eu sinto algo que identifico com deus. Se eu sinto, então é real para mim."
Isso, meu caro, é de uma obviedade sem tamanho. É uma afirmação banal e irrelevante. Não é diferente de afirmar: "Estou pensando em um elefante cor-de-rosa alado. Existe na minha mente, então ele é real para mim." Dizer que esse sentimento tem uma realidade maior do que os seus processos  cerebrais é de fato cometer uma reificação. 

Ah...! Bravo...! Acho que finalmente alguém está começando a me entender...:
Por favor agora preste atenção. Irei até deixar umas linhas em branco para não atrapalhar:

Você pode pensar que existe um "Elefante-alado-cor-de-rosa" (Que imaginação heheheh) e de fato, este pensamento existirá em sua mente.
E eu não estaria "nem aí" para isso. MAS... (e esse "MAS" tem muito peso!) Se uma segunda pessoa viesse me falar que sente a mesma coisa eu já acharia curioso. La vem outro "MAS" de maior peso ainda....

MAS... Se alguns milhões de pessoas viessem me falar que "sentem a presença de um elefante-blá-blá-blá" eu ficaria MUITO curioso e pensaria bastante a respeito.

Antes de acusar os demais foristas de cometer sofismas, tente arranjar uns argumentos melhores e escrever com mais clareza.

Acusei e provei!
E nesse assunto, Porque você ao invés de falar o que disse acima, não comentou sobre as provas que mostrei?

no mais...
Sugiro que desça alguns degraus, para falar comigo.
Talvez, sendo mais simples, consiga entender as coisas simples.

« Última modificação: 25 de Novembro de 2011, 17:44:08 por Jetro »

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #119 Online: 25 de Novembro de 2011, 17:40:03 »
Falo do dragão de Sagan, naturalmente.

Geo, o que é "CTB TPLZB"?   :-)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #120 Online: 25 de Novembro de 2011, 17:48:56 »
MAS... Se alguns milhões de pessoas viessem me falar que "sentem a presença de um elefante-blá-blá-blá" eu ficaria MUITO curioso e pensaria bastante a respeito.

Então você fica MUITO curioso e pensa bastante a respeito quando milhões de pessoas acham que os astronautas na Estação Espacial flutuam em seu interior devido à ausência (ou diminuição) da gravidade terrestre? Mesmo com a inversão, você acredita que possa haver alguma verdade no fato em questão porque "alguns milhões de pessoas" acham que é assim? Como isso não é um ad populum, ainda que eufemizado para o seu "MUITO curioso"?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #121 Online: 25 de Novembro de 2011, 17:50:51 »

Depende.

Se for um "dragão" ou um dragão.

No primeiro caso ainda dá para experimentar dependendo apenas do respectivo teor de "CTB TPLZB"!  :biglol:

No segundo caso não dá, porque não tenho uma imaginação muito boa.  :P

...e ainda há quem me recomende ser mais claro...  :hein:

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #122 Online: 25 de Novembro de 2011, 17:52:20 »

Então você fica MUITO curioso e pensa bastante a respeito quando milhões de pessoas acham que os astronautas na Estação Espacial flutuam em seu interior devido à ausência (ou diminuição) da gravidade terrestre? Mesmo com a inversão, você acredita que possa haver alguma verdade no fato em questão porque "alguns milhões de pessoas" acham que é assim? Como isso não é um ad populum, ainda que eufemizado para o seu "MUITO curioso"?

...eu disse que poderia ser verdade? onde? onde? Leia de novo o que eu disse... Deixei vermelhinho para facilitar.  :ok:

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #123 Online: 25 de Novembro de 2011, 17:56:50 »
Então você fica MUITO curioso e pensa bastante a respeito sobre algo que não tem relação com uma possível verdade? A sua curiosidade (muita curiosidade) e pensamento a respeito brotam de coisas sem relação com uma possível verdade?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #124 Online: 25 de Novembro de 2011, 18:18:12 »
Então você fica MUITO curioso e pensa bastante a respeito sobre algo que não tem relação com uma possível verdade? A sua curiosidade (muita curiosidade) e pensamento a respeito brotam de coisas sem relação com uma possível verdade?

Existem diversas "verdades" e descobrir qual delas é o que me faz pensar a respeito.

Ps. A curiosidade brota da incerteza.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2011, 18:21:40 por Jetro »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!