Como já previsível de tão recorrente, muito piti e nada de respostas às perguntas.
Peço licença a todos para uma digressão muito off, rápida. Caro sergiomgbr, só agora verifiquei nos e-mails sua mensagem (por vezes, passo dias sem olhar para nada disso). Me desculpe. Não pense que eu o teria ignorado. Terei satisfação em te apresentar minhas ponderações a respeito do assunto. Só gostaria de perguntar/(até sugerir) se você deseja recebê-la em mensagem pessoal ou se aceitaria que eu postasse em tópico dedicado ao assunto, como vários há (especialmente um em que eu abordei a questão por certas declarações da Fabi), compartilhando com mais pessoas a apresentação.
Tupac, depois eu quero pôr umas considerações ao seu comentário aqui.
Cientista, como eu fiz uma pergunta dirigida, optei que fosse feita via MP mas certamente seria magnânimo se pudesse compartilhar suas colocações com todos do forum.
Não, eu não esqueci sua solicitação. Me desculpe, sergiomgbr. Só não tenho podido. Para introduzir uma resposta para você, supondo até que você já possa deduzir caso tenha lido certos comentários meus referentes ao tema, (lembrando que sua pergunta foi sobre minhas *expectativas* quanto ao big bang) minha única "expectativa" (pensadores científicos não têm bem isso) quanto ao big bang é o descarte total na lixeira dos ensaios teóricos. Vejo o big bang e todo o modelo que o engloba como o de Ptolomeu em seu auge decadente -- não sobrará nada além do registro histórico. Há uma enormidade de pontos de vista a evidenciar a insustentabilidade do modelo que, sem trocadilhos, ultrapassa o astronômico. Talvez seja interessante começar pela grande teoria que acreditam dar suporte, notadamente pelo *Geral* da mesma, que é aceito como uma espécie de totalidade, de completeza em possibilidades geométricas. Eu te ponho diante das perguntas: a geometria cósmica é descritível pela relatividade geral? Pode haver uma geometria cósmica de fundo independente do agregado energético-material do universo?
Por indução, a resposta para a primeira pergunta deve ser não. Por extensão, a resposta para a segunda também deve ser sim.
Não que seja para estendermo-nos muito longamente nisto, mas é só para começar porque, para apresentar as razões da minha expectativa (que deve ser o que você deseja de mim), não vejo como eu possa fazê-lo muito resumidamente.
Além disso, aos poucos e com paciência e perseverança, podemos fazer em outros e neste mesmo tópico também pois, considerando com rigor, trata-se de uma questão de ciência e fé.
Vou atrás daquele tópico que mencionei, em que a Fabi fez certas afirmações que contestei. Acabei ficando devendo retorno a ela lá também. Pelo menos a uns 5 ou 6, com obrigatória inclusão do Feynman, antes de me despedir de vez daqui, ainda hei de retornar as devidas réplicas/tréplicas.