Essa foi um analogia falsa. O fato de você não ter questionado a química do seu corpo não implica que ela não existisse. E não tem nada relacionado a acreditar em alguma coisa envolvida nesse relato. Você não acreditou que ela ia ser sua esposa e vocês seriam felizes só porque você estava apaixonado por ela, isso seria ridículo, tendo em vista que ela poderia não estar apaixonada por você, ou poderia simplesmente não ter dado certo.
Se você foi atraído por essa "força superior" e não se sente disposto a fazer nenhum experimento, ou não pensar racionalmente sobre o que pode ter causado essa atração, ótimo pra você. Mas não faz sentido você se dizer cético, muito menos vir num fórum como esse e achar que essa atitude é racional. Eu acho que se você simplesmente admitir que acredita em um deus puramente por fé, sem querer ser racional sobre isso, ninguém mais aqui vai te questionar.
Esse assunto é agradável pra mim, e acredito que pra muita gente aqui, afinal, se não fosse não teria ninguém aqui debatendo. E você falha em assumir que não temos explicação. Não só temos como é justamente por isso o ceticismo, o ateísmo. Você que é o "engessado" aqui, porque simplesmente segue seus "instintos" sem nem se questionar ou propor uma explicação alternativa, simplesmente existe porque você sente isso e acabou.
Desculpe. Mas as vezes você parece se esforçar para não entender.
Você me questionou:
"de que maneira, exatamente, seus instintos e experiências te levam a acreditar em algo que não é racional?"
Eu expliquei:
"As ferramentas que temos para racionalizar são insignificantes diante da complexidade da essência do instinto ou sentimento".
E nesse caso, posso tomar duas atitudes:
1) por falta de prova, negar meu instinto.
2) por falta de capacidade de racionalizar, aceitar a situação.
Mais claro que isso não pode ser.
Sinto-me atraído por essa "Força Superior" e tenho coragem de assumir isso. Mesmo sem ter como provar. Não tenho cadeias. Sou livre.
E estou aqui, justamente para "fazer experimentos".
Eu jamais "acreditaria em um Deus e pronto".
Esta sua frase é intrigante:
"Você que é o engessado aqui, porque simplesmente segue seus instintos sem nem se questionar ou propor uma explicação alternativa, simplesmente existe porque você sente isso e acabou."
1) Eu não "sigo simplesmente" meus instintos. Se assim o fosse, não estaria aqui.
2) Eu não "Sigo isso e acabou". Eu sigo isso e digo porque. E espero que me digam algo consistente para eu mudar de ideia.
3) Dizer que um ser é "engessado" porque segue seus instintos, é "engessar" todo o reino animal. O instintivo não tem fronteiras nem trilhos como a ciência humana.
4) eu "Ouço" meus instintos. E isso é muito diferente de "Seguir" meus instintos.