essa questão de hierarquia fica difícil no funcionalismo público mesmo, não? Quer dizer, parece que seu chefe não pode te promover nem demitir.
Não me espanta que médicos simplesmente batam ponto e vão embora e não se sintam coagidos a nada.
Existe estatuto do servidor e alguns lugares possuem um pccs com avaliação de desempenho.
vamos que funciona muito.. principalmente com o absentismo. Derfel papel em uma coisa realidade é outra
Avaliação de desempenho tem duas formas de ser aplicada: 10 pra todo mundo, ou 10 pros colegas de bar do chefe e 7,5 pros sem intimidade com a sala da direção e 5 pros desafetos, independente da qualidade do serviço efetivamente prestado (e não estou falando em causa própria, na PCRJ tem avaliação de desempenho há 4 anos e só passei pela experiência de 10 para para os colegas de bar e 7,5 pro resto na primeira vez, desde então mudou a chefia duas vezes e ambas são do time do 10 pra gregos e 10 pra troianos).
complicado, não fica amortecido depois de um tempo, tipo achando que tem que ser assim mesmo.
Não quero parecer exagerado mas isso deveria gerar um p.. impacto na produtividade, quase o que falamos do sistema comunista onde ninguém se diferencia porque ao final, não adianta mesmo. Ou então se diferencia aqueles com forte características políticas (puxa saco, maledicência, mentiras, etc..) o que ao final ainda da uma porrada no bom profissional