É interessante como o Whats App e outras redes sociais estão sendo acompanhadas pelo governo. Anteontem, começaram um "peixe podre" em alguns grupos sobre o abono Copa, que seria pago a policiais civis e outros órgãos, mas não a nós militares.
A proposta é de 2010/2011 e tratava de um acréscimo ao salário dos policiais pelos "transtornos" que teriam durante os jogos da copa e olímpicos. Morreu desde 2012 e nunca mais se falou, mas nesses últimos dias, tem sido discutido pelo pessoal.
Enfim, diante do boato, em menos de 48h tivemos um comunicado oficial do Comandante Geral da PM negando a informação. Se é verdade ou não, nem vou entrar no mérito, em menos de um mês saberemos.
O que me impressionou é que mensagens em um grupo fechado resultaram em uma nota oficial. Quando eu fazia parte do sistema de inteligência, esse tipo de mensagem era tratado como rádio peão sem qualquer impacto. Hoje ela é tratada com prioridade número um pelo risco que trás de movimentos reivindicatórios.
O lado negativo é que existem pessoas do governo infiltradas nesses grupos, já que diversos militares foram chamados pra dar esclarecimentos. Eu mesmo já fui apontado em uma sindicância por comentários em redes sociais. O lado positivo é que a justiça é unânime quanto ao direito à livre manifestação e apesar dos transtornos iniciais, uma ação contra o Estado sempre tem lugar depois, bem como um abuso de autoridade nas fuças de quem assinou o procedimento.