Mesmo percebendo os exageros, eu acabei passando a prestar atenção nos rótulos, especialmente nos excessos com açucar em coisas como iogurtes.
Outra coisa, o monte de ingredientes que alguns produtos "simples" têm. Um molho de tomate tem 200 ingredientes e o outro tem 5 ou 6. É muito bizarra essa diferença, especialmente porque o que tem 200 ingredientes é relativamente mais barato.
Sempre presto atenção nestes detalhes, nunca fui, não sou nem pretendo ser natureba mas evito comprar requeijões que perderam toda a proteína e calcio e só ficaram com a gordura no processamento ou achocolatados que são açúcar pintado de marrom com sabor artificial de cacau... Paro e fico lendo rótulo mesmo, de boa na lagoa, mas presto atenção mais na composição nutricional do que nos ingredientes: não ligo que tenha dois mil conservantes, corantes e antioxidantes desde que os valores de proteína e micronutrientes sejam aceitáveis para aquele alimento.
Eu tô cismado até mesmo com as carnes. Comprei um frango outro dia que parecia um pedaço de borracha, coisa mais bizarra. Agora, só frango caipira.
O que tá me deixando mais abismado são os iogurtes, velho.
Iogurte de morango. Ingredientes: Leite integral, açúcar, preparado de morango (açúcar, corante, estabilizante, essência X9, isótopos de plutônio, morango reconstituído)
Iogurte de mel e laranja. Ingredientes: Leite integral, preparado de mel e laranja (açúcar, corante, elemento X, kriptonita laranja, essência, mel, gomo de laranja).
Que miséria é essa? Além de não ter morango ou mel, tem açúcar em cima de mais açúcar. Tô preferindo ter mais trabalho fazendo vitaminas do que comprando esses negócios. E como moro numa região rural, tenho facilidade pra comprar ingredientes como leite e frutas frescas baratos.