Para se falar em eficiência é necessário alguma métrica. Eficiente em que sentido?
Custo operacional por km? Quantidade de pessoas transportadas por metro quadrado de vagão? Preço do ticket vs. kms possíveis?
Nesse caso, por um ajuste simples de população por milhas de metrô, ou por estações já se vê que realmente o metrô de SP é super eficiente. Agora, isso é o que o Alckmin diria para tentar esconder o que isso significa: povo esmagado sistematicamente, enquanto paga caro pra isso.
Exagerando o argumento, pra ser mais eficiente ainda, poderiam começar a reduzir a quantidade de estações, vagões ou a remover algumas linhas.
É dessa eficiência que está sendo tratada aqui?
Não, é do trabalho do metrô em si. O tamanho reduzido, a falta de eficiência do governo do Estado e os escândalos que acometeram o metrô é outra coisa.
Que trabalho? Boiei.
Levar e trazer as pessoas de um lugar a outro, a função dele.

Aí vou concordar com você, isso realmente faz. Mas isso não quer dizer eficiência, quer dizer no máximo: eficácia.
Agora eu que boiei, qual a diferença?
Resumidissimamente:
Eficácia: relacionado a cumprir ou não a missão. Resultados binários: sim ou não.
Eficiência: relacionado a como cumprir ou não a missão quase sempre envolvendo uma relação entre quantidade de recursos gastos vs. recursos planejados ou na comparação com outros eventos. Resultados normalmente em frações (taxas) ou percentuais.
Nesse caso ele é tanto eficiente como eficaz. Não atrasa, não quebra, as estações são limpas, seguras ( relativamente), os trens são seguros, etc. Não vejo muita deficiência no trabalho do metrô de SP, mas sei lá, faz tempo que não ando. Os paulistanos do fórum podem dizer melhor, o Arcanjo não trabalha na CPTM?
Sim, trabalho lá.
Sou marceneiro, mas uma coisa que sei pelo pessoal que trabalha na manutenção é que boa parte dessas quebras que atrasam os trens são causadas pelos usuários mesmo.
Roubo de cabos de energia da linha em locais afastados do centro de SP, portas quebradas quando os passageiros forçam a abertura para entrar na frente dos outros e coisas assim.
Eu estava em um trem indo para o trabalho lá pelas 5:30 da manhã, alguém jogou um tijolo ou coisa do tipo de cima de um viaduto direto no parabrisas dianteiro na cabine do maquinista, foram mais de 30 minutos até rebocarem o trem pois quebrou tb o pantógrafo, é aquela peça que fica em contato com os fios.
Trens são lotados? São.
Atrasam? Tb, principalmente em dias de chuva pois existem pontos de alagamento nas linhas.
Diferença que eu vejo entre metrô e trens, falando como usuário e não como funcionário? Todas as estações de trens tem wc público, no metrô apenas algumas tem, se usuário precisar de wc no metrô vai passar aperto.
O metrô tem algumas décadas e todas as estações são modernas, o sistema de trens tem estações tombadas pelo governo, simplesmente não dá para demolir e fazer outra.
Até para conservar é difícil pois vc não pode alterar nada.

Estação Jaraguá, está vendo a casinha sob o viaduto? Tiveram que construir o viaduto sobre ela, sem mexer em nada.