Autor Tópico: Tópico Coringa  (Lida 211180 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico Coringa
« Resposta #2900 Online: 23 de Março de 2017, 16:17:12 »
Sim, não acho que é como se as pessoas treinassem "de propósito", apenas sendo um foco de atenção diferente que o cérebro, provavelmente inconscientemente (mas talvez reforçado conscientemente) acabou tendo.

Se em idiomas tonais as pessoas tendem a desenvolver isso naturalmente, é então uma diferença sonora que as pessoas poderiam mais raramente também aprender a diferenciar fora desse contexto. Talvez um pouco como algumas pessoas desenvolvem sinestesia, mas sem ser algo tão extraordinário. O cérebro autonomamente percebe padrões e os registra de forma "conscientemente acessível".

A própria visão a cores de não-daltônicos talvez seja algo análogo, havendo diferenças culturais na percepção de cores e inclusive a hipótese de que todos enxergavam/distinguiam menos cores em outros períodos da história, pelas cores não estarem tão arraigadas (ou tão "formalizadas") ainda na bagagem cultural.

Pessoas dessa tribo, sem olhos diferentes, tem a mesma dificuldade para distinguir as cores dos quadrados na tela que temos para distinguir esses quadrados verdes, enquanto eles tem a mesma facilidade que nós temos no outro caso para distinguir o verde diferente na segunda.

E também tem outros tipos de "surdez cerebral" para coisas musicais e sonoras, que da mesma forma devem ser déficits por diferentes padrões de atenção mental consciente e inconsciente durante períodos críticos. Eu acho que além de não ter "perfect pitch" também sou ruim em alguma outra coisa, que nem lembro o que é. E mesmo dislexia parece ser uma variação disso, mais comum em idiomas com maior ambiguidade sonora e menor correlação entre escrita e fala.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2901 Online: 30 de Março de 2017, 02:34:21 »
E na Noruega....

http://g1.globo.com/mundo/noticia/noruega-planeja-tunel-de-17-km-para-navios-na-costa-oeste.ghtml

Governo planeja construir um túnel de 1,7 km e 37 m de altura para travessia de navios, evitando uma área perigosa para navegação.

Tempo estimado de construção : Quatro anos.

Deve ser ótimo viver em um país assim.
« Última modificação: 30 de Março de 2017, 02:36:44 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2902 Online: 30 de Março de 2017, 07:29:11 »
Me pergunto em quanto tempo estimam que a obra vai se pagar, em eficiência dessa rota comparada a alternativas.

Imaginaria que trabalhar em segurança em navegação convencional possivelmente daria um retorno maior, além de mais extensa aplicação. Ou talvez mesmo estruturas de segurança para alguma rota, já que vamos ser faraônicos mesmo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2903 Online: 30 de Março de 2017, 08:25:14 »
Noruega. ...

Não é em uma República bananense bolivariana  :lol:

Se gastaram grana com um projeto é justificado.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #2904 Online: 16 de Abril de 2017, 21:39:15 »
Tem algum jeito de fazer uma busca por links no fórum. Em outras palavras, ao invés de usar palavras chaves, quero que a busca me retorne apenas links nos posts de um determinado tópico.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2905 Online: 17 de Abril de 2017, 21:38:41 »
Arcanjo:

Estou querendo comprar um serra circular. A idéia é fazer uns móveis para minha casa.

Qual você recomenda? Pensei numa Makitta 5007N que está em promoção na Leroy. Queria fazer um trilho para ela e cortar MDF e compensados basicamente. Tem uns vídeos no YT mostrando como se faz. Qual disco é ideal para esse trabalho?

Fico com receio de comprar SKILL ou outra coisa barata por causa da segurança. O que acha?

O meu sonho de consumo é uma Makitta SP6000 mas é muito cara, coisa de R$ 1.300,00, coisa prá profissional como você. Mas é um sonho de máquina.

« Última modificação: 17 de Abril de 2017, 21:42:02 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2906 Online: 17 de Abril de 2017, 21:44:19 »
Tem uma serra da makita que já vem com uma guia, se for comprar que seja da linha profissional.

O acabamento do corte e durabilidade são muito melhores.

Disco para compensado é diferente de disco para MDF,  o ângulo dos dentes é  diferente.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2907 Online: 17 de Abril de 2017, 21:51:10 »

Para MDF

Compensado

Para MDF são menores e mais pontudos, com ângulo mais vivo, se usar na madeira estraga na hora.
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, 21:56:04 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2908 Online: 17 de Abril de 2017, 21:53:02 »
A máquina 507n que vc quer é boa, pode comprar.

*Não sei se vc mora em SP,  mas tem lojas que cortam o material na medida que vc quer.

Pode mandar cortar o serviço pesado e se preocupar só com o mais fácil.

Ganha muito tempo e facilita o transporte do material, inclusive tem uma loja que faz revestimento colado na prensa a quente que fica muito melhor que cola de contato, pelo menos no revestimento em madeira.
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, 22:00:53 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2909 Online: 17 de Abril de 2017, 22:10:27 »
Valeu!  :ok:

Estou avaliando essa possibilidade da empresa cortar. Visitei uma hoje que cobra ˜R$ 3,00 por corte. (A Leroy Merlin cobra R$ 10,00...um absurdo). Só mandar o plano de corte para eles que eles executam e entregam. Vou fazer as contas para ver se vale a pena, mas acho que tendo a serra fico mais a vontade para fazer pequenas mudanças e aproveitamentos do material restante.

Tenho uma tico-tico pequena que quebra um galho mas não dá para serrar mais de 1.5 m com ela sem quebrar a serrinha...

E lixadeira? Estou planejando fazer a estrutura em compnsado e revestir com fórmica. Vai precisar muita lixa....

Vale a pena investir numa tupia? De coluna ou perfiladora?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2910 Online: 17 de Abril de 2017, 22:22:32 »
A vantagem de mandar cortar é que vc não se arrebenta carregando peso, vale o gasto.

Uma placa de mdf com 18 mm de espessura mede 2,75x1m83 e pesa uns 80 quilos, pode acreditar que não é coisa que se movimente sem outra pessoa para ajudar.

Com uma tupia manual makita e um jogo de fresas vc faz qualquer coisa e ainda dá para adaptar em um suporte de bancada feito por vc mesmo.

Não vale mais a pena comprar maquina estacionária.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2911 Online: 17 de Abril de 2017, 22:27:15 »
Que tipo de lixadeira vc quer? Manual? Uma orbital resolve para serviço caseiro.

Se for para serviço de acabamento.

Para serviço pesado em madeira bruta precisa de uma lixadeira de cinta, mesmo que manual.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2912 Online: 17 de Abril de 2017, 22:32:45 »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2913 Online: 17 de Abril de 2017, 23:21:35 »
Obrigado Arcanjo.

Essa tupia manual faz o mesmo serviço de uma de coluna?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2914 Online: 18 de Abril de 2017, 04:35:59 »
Para trabalhar com mdf e fazer armários ou móveis com cantos arredondados é suficiente, na loja onde faço compras tem uns 120 modelos diferentes de fresas que podem ser compradas por unidade.

Tem dois tamanhos, um para tupia com eixo de 6mm e se não me engano para tupia maior com uns 10mm para serviço pesado.

Depende da máquina que vc comprar.

Tenho  das duas porque eu usava muito.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2915 Online: 18 de Abril de 2017, 04:37:31 »
Vou postar uma foto de uma mesa de jardim que fiz na empresa usando só uma tupia dessas, usei a de 6mm.

Usei mandeira aparelhada e fiz cantos redondos com a tupia que na verdade é mais versátil que uma estacionaria de coluna.

Ela faz encaixes e trabalhos que não são possíveis na outra.

É mais seguro tb, de cada dez acidentes de trabalho graves uns oito são na estacionaria, é a máquina mais perigosa de uma oficina.

« Última modificação: 18 de Abril de 2017, 05:11:59 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2916 Online: 18 de Abril de 2017, 08:38:48 »
Obrigado. Você me salvou de entrar numa fria. Estava de olho numa tupia de coluna que custa o dobro dessa. Valeu pela consultoria.  :ok:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2917 Online: 18 de Abril de 2017, 19:46:13 »
Valeu, ajudarei sempre que possivel.

*Só para vc ter uma base de preços,  esse é  outro problema da tupia estacionaria em relação a manual.

http://www.madeirasgasometro.com.br/ferramentas-de-corte/fresas-e-cabecotes-para-tupias-estacionarias

Fresa manual fica entre 40 a 150 paus cada, a da estacionaria fica de 150 a quase 800 cada.

Um jogo com meia dúzia de ferramentas pode bater os 3 paus, dependendo do modelo, e para falar a verdade, mesmo lá  na empresa eu uso a manual em 90% dos trabalhos que faço.

Mês  passado só  usei a estacionaria umas três vezes.

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
« Resposta #2918 Online: 19 de Abril de 2017, 10:18:04 »
Vou postar uma foto de uma mesa de jardim que fiz na empresa usando só uma tupia dessas, usei a de 6mm.

Usei mandeira aparelhada e fiz cantos redondos com a tupia que na verdade é mais versátil que uma estacionaria de coluna.

Ela faz encaixes e trabalhos que não são possíveis na outra.

É mais seguro tb, de cada dez acidentes de trabalho graves uns oito são na estacionaria, é a máquina mais perigosa de uma oficina.

Um belo trabalho, parabéns.
"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2919 Online: 19 de Abril de 2017, 19:30:11 »
Valeu.

Postei mais alguns trabalhos antigos espalhados no tópico das fotos dos foristas ou outro qualquer.

Se quiser ver.

Tenho poucas fotos guardadas.

Um dos meus trabalhos que nunca postei aqui:

Uma mesa em fórmica para um auditório, feita em três módulos.

Na foto parece pequena, mas com os módulos tem 5 metros de ponta a ponta.

Na parte inferior central tem um compartimento para esconder fiação de internet, telefone, nobreak (sei lá se é assim que se escreve) microfones, a fiação desce pelo pé central da mesa e passa sob o piso falso até a parede lateral sem aparecer no carpete.

Eu bolei o projeto e fiz tudo sozinho, menos a instalação da fiação e dos eletrônicos.

Eu trabalho com marcenaria há mais de trinta anos.

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
« Resposta #2920 Online: 20 de Abril de 2017, 09:12:40 »
Valeu.

Postei mais alguns trabalhos antigos espalhados no tópico das fotos dos foristas ou outro qualquer.

Se quiser ver.

Tenho poucas fotos guardadas.

Um dos meus trabalhos que nunca postei aqui:

Uma mesa em fórmica para um auditório, feita em três módulos.

Na foto parece pequena, mas com os módulos tem 5 metros de ponta a ponta.

Na parte inferior central tem um compartimento para esconder fiação de internet, telefone, nobreak (sei lá se é assim que se escreve) microfones, a fiação desce pelo pé central da mesa e passa sob o piso falso até a parede lateral sem aparecer no carpete.

Eu bolei o projeto e fiz tudo sozinho, menos a instalação da fiação e dos eletrônicos.

Eu trabalho com marcenaria há mais de trinta anos.

Para mim, mais que técnica, é arte pura.

Dia desses descobri que consigo fazer um cabo para um facão meu. Sabe que fiquei orgulhoso, apesar do corte torto no centro e dos péssimos rebites? Imagino então que tem realmente habilidade para fazer essas peças como as das fotos.
"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2921 Online: 20 de Abril de 2017, 19:01:34 »
Depende de tempo e paciência, não é difícil.

Com o tempo se pega noção de proporção, espaço e coisas assim.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2922 Online: 05 de Maio de 2017, 16:37:15 »
Predicados polêmicos para algumas religiões hodiernas,

Budismo, a mais metida a besta,

Catolicismo, a mais piegas,

Islamismo, a mais estúpida,

Espiritismo, a mais depressiva,

Judaísmo, a mais mala,

Protestantismo, a mais demagógica.

Até onde eu sei eu não sei.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #2923 Online: 05 de Maio de 2017, 17:36:18 »

Por que? :chorao: :?:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2924 Online: 05 de Maio de 2017, 18:02:53 »

Por que? :chorao: :?:
É simplesmente, o que eu acho.
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!