Amigos,  é assunto grave:
Morte súbita e AVE, ocorrem entre pessoas jovens, nas academias e mesmo mais velhas, claro, que sequer supunham tal possibilidade.
O Arsenal de fármacos contra as cardiopatias é grande e variado mas recentemente voltou à tona um elemento que era fundamental, no passado, e a Indústria Farmacêutica com muito garbo anda distraída, sobre.
Se alguém chegasse a um CTI, com arritmia grave, parada cardíaca, aplicava-se uma solução de Magnésio na veia. Era o suficiente.
Muitos autores e mais recentemente – Ana María La Justicia, formada em Ciências Químicas pela Universidade Complutense de Madrid, publicou recentemente um livro sobre a necessidade do consumo de substâncias e alimentos ricos em magnésio: ‘O magnésio no esporte’. 
Na publicação, ela explica que “este mineral é imprescindível para o relaxamento muscular, a obtenção de energia no ciclo de Krebs (liberação de energia, ao nível celular, de forma gradual, em organismos aeróbicos) para a formação e reparação dos tecidos”. Inclusive, assegura que “muitas pessoas que fazem exercício físico prolongado sabem que a falta de potássio no músculo provoca câimbras, porém, quase ninguém explicou que a falta de magnésio também causa o mesmo efeito”.
O mais perigoso tem relação com a temida morte súbita e os acidentes vasculares cerebrais, mais habituais nas corridas, ultimamente, do que nós gostaríamos. 
Entre os alimentos que possuem o magnésio estão as frutas como uva, banana e abacate; grãos e derivados como a granola, gérmen de trigo e aveia; sementes e nozes como gergelim, amendoim, girassol castanha e amendoim, além de leite, soja, grão de bico, pão, peixes, batata, beterraba, couve e espinafre.
Para suprir as necessidades do organismo, os médicos indicam consumir cerca de 400mg de magnésio por dia. A cada 100g dos alimentos citados acima você terá aproximadamente 30g do mineral.
Alimentos                  Peso   Magnésio    
Sementes de abóbora   57 g   303 mg    
Amêndoas   78 g   238 mg    
Avelã   68 g   192 mg    
Castanha-do-pará   70 g   166 mg    
Amendoim   72 g   125 mg    
Sementes de girassol   68 g   82 mg    
Alcachofra   120 g   72 mg    
Espinafre   100 g   64 mg    
Aveia cozida   234 g   56 mg    
Beterraba fresca cozida   72 g    
Gérmen de trigo   14 g   45 mg    
Iogurte   245 g   43 mg    
Arroz integral   98 g   42 mg    
Abacate   100 g   39 mg    
Ameixa   85 g   38 mg     
Banana   118 g   34 mg    
Leite desnatado   245 g   28 mg    
Suco de laranja   242 g   27 mg 
   
Um adulto saudável necessita de uma quantidade entre 310 mg a 420 mg de magnésio por dia para manter uma vida saudável e um bom funcionamento cerebral.
Mas o melhor, para os que não têm tempo para selecionar criteriosamente o que comem, no dia-a-dia, é que existes suplementos magnésicos comuns e baratos para, particularmente, a prevenção das cardiopatias.