Quando aparecer outro forista falando da "eficiência estatal e dos empresários malvados que só querem lucro" vou esfregar isso na cara dele.
Calma lá!
Eu não sou nenhum fã da dupla Dilma/Lula nem do PT, muito pelo contrário, e em muitos casos realmente prefiro que a iniciativa privada tome as rédeas dos projetos, mas nese caso, o problema é sim com os "empresários malvados que só querem lucro". Não foi o governo que construiu as casas, não foi do governo que o cidadão comprou a casa. As únicas coisas que o governo fez foi estabelecer um limite de preço para o apartamento, estabelecer que se um prédio for construído em determinada área ele deve ser vendido sob as condiçõres do programa.
Ou seja, os empresários foram obrigados a vender a um preço determinado, sob certas condições de financiamento pela Caixa e, sabendo disso, constroem o prédio mais barato possível. Aí vem a cagada governamental de não inspecionar.
Como eu disse, minha namorada mora em um desses prédios. Do outro lado da rua, tem outro prédio, da mesma construtora, mas que não foi feito para o Minha Casa, Minha Vida. Esse ainda não está pronto, ams já conta com colunas de sustentação, estacionamento, pintura que não vai ficar translúcida daqui a 2 anos etc.
O erro é dos dois, mais da iniciativa privada. O governo não fiscalizou, e a inciativa privada construiu precariamente para manter a faixa de lucro elevada. Mas sim, basicamente o erro é da iniciativa privada, que não deve assumir um projeto e prosseguí-lo do modo que foi feito.
Da parte em vermelho:
Aí vc fica fora do mercado. Uma vez um engenheiro me contou como essa merda toda funciona. Começa com as licitações, o governo impõe uma porrada de exigências técnicas para as empresas participarem e tal, e no final ganha quem der o menor orçamento. Mas o que acontece na verdade é que o empresário quer pegar o serviço e pra pegar o serviço ele tem que garantir o menor orçamento. Como ele faz isso, reduz absurdamente a margem de lucro, não inclui gastos com contingências e coisas do tipo. Orçamento baixo, licitação ganha. O que vem depois é que ele se vira pra "recuperar" o lucro, coloca material mais barato ao invés de usar o material caríssimo do exigido na licitação, usa menos mão de obra, mas tentando manter o mesmo prazo, e todo tipo de maracutaia que puder, pq se ele nao fizer isso, vai quebrar.
As coisas não são tão simples, o mercado é feroz e impiedoso, vc precisa pegar serviços pra se manter nele e, ao mesmo tempo, precisa gerar lucros, claro.
P.S.: há sim, ia me esquecendo, parte da culpa tbm é dos incompetentes e preguiçosos do governo que não atualizam as tabelas de preços de materiais e serviços das Secretarias de Infra-estruturas. Muitas licitações são feitas com base nessas tabelas, cujos valores são impraticáveis no mercado, e os empresários porcos capitalistas que se virem pra manter a saúde financeira da empresa. Se for uma empresa nova então, tá ferrada.