Por que não esperar a criança crescer um pouco, tipo, uns 4 ou 5 anos? Se os pais acharem inconveniente cuidar do pimpolho, aí sim poderiam matá-lo. Teriam mais tempo para decidir.
É verdade. É uma decisão séria demais para ser tomada no calor do parto. Os pais deveriam primeiro ficar pelo menos uns 5 anos com a criança no "corredor da morte". Nesse período eles poderiam ver se a criança é conveniente ou não, e possibilitaria a interposição de recursos por parte de outras pessoas para livrar a criança da pena. Se após esse período a criança ainda for considerada inconveniente, eles matam.
Mas é importante lembrar aos mais sensíveis que isso seria raro, as pessoas não farão geralmente tão tarde assim; por exemplo, mesmo hoje são raros infanticídios tão tardios, geralmente o que há são bebês jogados nas lixeiras ou em rios, ainda recém-nascidos.
É por isso que se deve dar um tempo, pois no calor do parto ou "estado puerperal" a capacidade de julgamento fica reduzida. Com pelo menos 5 anos, os pais poderão decidir racionalmente e com calma se a criança merece morrer ou não.
"Merecer" é um termo não aplicável, que foi usado apenas para apelar ao sentimentalismo, humanizando a criança de até 5 anos.
Só indivíduos podem "merecer" ou não alguma coisa.
(também não quero usar smiley)
Você disse isso com ironia, mas acredite há quem fale isso seriamente. Eu já li livros falando esse tipo de coisas.
Bom, eu me lembre desde os 2 anos e 9 meses, há indicios de que eu tinha essa idade na minha primeira lembrança, e eu também me lembro do meu aniversario de 3 anos, foi um aniversario comemorado em um apartamento em que eu morava, e eu me mudei de lá aos 3 anos de 10 meses, então esse aniversário só pode ser o de 3 años.
Pelo menos, uma idade de que a pessoa se lembra, já é uma idade em que deve ser considerada humana e depois com 2 anos, as crianças já pelo menos entendem um pouco que seja frases com "sujeito verbo objeto", mesmo que só falem palavras soltas e com 3 anos, não só entendem totalmente como geralmente falam também frases com "sujeito verbo objeto" e também com a ordem inversa (e também correta e até mais rica) de "objeto sujeito verbo" (originalmente era um objeto pleonastico, mas hoje todos entendem sem confusão, mesmo sem o pleonasmo, nem, no caso dessa ordem, o objeto direto preposicionado.)