Fabi, colocando assim poderia dizer que a monarquia também matou milhões, é tudo uma questão de manipular dados. Ou posso reclamar dos milhares que morrem de fome ou vivem na miséria nos Emirator Árabes, que ainda é um dos países com maior desigualdade social. Posso 'culpar' o capitalismo então, que deixa biloes de petrodólares nas mãos de um punhado enquanto o resto do país vive à míngua ?
É só medir o "grau de capitalismo" dos países usando o índice de liberdade econômica e correlacioná-los com o grau de desenvolvimento humano.
Os Emirados Árabes não têm um grau de liberdade econômica alto (suponho). Também não são famosos por fomes maciças, mas posso estar errado (nunca ouvi falar de grandes episódios de fome lá).
Por mais que você deteste o comunismo, ele levou por exemplo a China a um nível de desenvolvimento + igualdade social que eles nunca tiveram...
99% dos países do século XX nunca tiveram um grau de desenvolvimento econômico e humano maior do que o atual em séculos anteriores. Com a China não seria diferente.
Além disso, a China só começou a se desenvolver à partir de 1978, quando Deng Xiaoping abandonou o socialismo puro e adotou o que ele chamou de "socialismo de mercado" (que posteriormente foi abandonado em 1997). Antes disso, a China só conhecia miséria e fome.
Desde que a China existe como entidade política unida há 3000 anos, ela só não foi o país mais rico, avançado e desenvolvido do planeta por meros 400 anos. A vocação natural da China é estar no topo, devido ao seu gigantismo territorial e populacional. Apenas grandes acidentes históricos podem atrasá-la, mas nunca tirá-la desse caminho (Ex: o desmantelamento da frota no século XV e o comunismo no século XX).