Só eu vi que o DDV acaba de postar dois posts contraditórios ?
Mostre.
É que primeiro você comentou a minha dúvida quando a China ser ou não comunista deixando a entender que a China é uma economia de mercado. Depois defendeu que não poderia ser só um sistema econômico que se sustentasse em outro sistema político que não uma ditadura.
De fato, comunismo só faz sentido numa 'ditadura do proletariado'. Mas fica estranho: então se a China não é comunista, por que a ditadura por lá, já que o mercado é aberto, etc, etc ?
Na verdade a contradição surge porque a China é considerada uma maldita ditadura comunista *ou não* dependento das conveniências.
A mesma coisa sobre ser um império naturalmente líder: no passado já foi mais pobre do que o império britânico, e foi o império mais rico também. Mas para poucos, muito poucos, o que suscitou uma revolução nacionalista de tinte vermelha. Ou você acha que foi coincidência o Exército Vermelho ter vencido a batalha contra os imperialistas ?
Também discordo do seu 99,99% de pessoas pensarem que seja natural oferecer serviços e demais. Isso é falso, inclusive porque nos países onde houve um comunismo, ele foi apoiado tanto pelo proletariado (que não vendia serviços e sim sua força de trabalho, então não estava perdendo nada, e ao mesmo tempo estava ganhando direitos que nunca teria nem no czarismo nem no império chinês), assim como apoiado também por intelectuais que ofereceriam seus serviços ao Estado, na forma de serviços à população. Ou você acha que o Exército Vermelho era feito por 0,01% da população chinesa ?
Na verdade o problema do comunismo, como o de outros totalitarismos parecidos surgidos no século XX, é que se baseiam numa premissa errada: a de que é possível erradicar as diferenças de classe por decreto. Na verdade elas só mudam de personagem (como podemos ler na Revolução dos Bichos de Orwell!).
Mas era perfeitamente entendível como surgiu: séculos de desigualdade social.
E já que tudo isso veio a partir das diferenças e semelhanças com o nazismo, de alguma maneira também era entendível a 'loucura' nazista: um país humilhado, reduzido à escravidão, e com potencial de revidar, gerou uma elite de doidos que ficaram populares no exército, onde também o orgulho nacionalista ainda não havia morrido. Os doidos tomaram o poder e já viu...