E o seu problema, tal qual a maioria dos esquerdinhas do CC e do mundo afora, é ignorar por conveniência própria que os membros desses movimentos armados só defendiam os próprios interesses.
Começou toda sua contra argumentação com um
Ad Hominen.

Seus argumentos, tal qual a maioria dos esquerdinhas citados é "Eles tudo podiam , afinal "lutavam contra ditadores!", mas ok, vamos esquecer que recebiam grana e treinamento de outro ditador muito pior, que cometia e ainda comete crimes muito piores que os que vc diz que "combatiam", afinal eles são da esquerda e podem tudo, tudo é justificável.
Vamos esquecer que o ditador Castro que bancava esses guerrilheiros tb não apenas apoiou guerrilheiros armados, ele sequestrou, matou, torturou, e subjugou todas as pessoas que se opunham a ele abertamente, armadas ou não, e o resultado disso vc pode ver ainda hoje, mas tudo OK tb, afinal ele é o herói que "enfrenta o imperialismo dos EUA" há 50 anos mesmo recebendo ajuda humanitária dos mesmos EUA e enchendo os bolsos de todos os parentes.
O seu problema é sempre usar dois pesos e duas medidas para tudo no que se refere a criminosos da esquerda, afinal eles defendem uma causa nobre que é a de encher os próprios bolsos usando a desculpa de lutar pela sociedade, afinal como disse um certo mensaleiro condenado, eles fizeram isso para aprovar projetos de interesse do povo...eles sempre têm uma desculpa para tudo.
Lança mão de outro
Ad Hominen e uma generalização. Não relativizo a tortura, os homicídios, os sequestros, a cassação da liberdade individual que qualquer ditadura faz, com qualquer argumento do tipo "os fins justificam os meios" como tal você apontou, para a ditadura de Fidel ou o "mensalão". Não acho e nunca defendi que esses são métodos válidos para alcançar qualquer objetivo, por mais "nobres" que possam ser. Fidel é um canalha e o PT errou ao tentar copiar os mesmos métodos de cooptação política sobre aliados hiper fisiológicos, que o governo anterior fez tão bem e sem uma mídia opositora denuncista e um país mais maduro institucionalmente do qual o próprio PT é grande responsável ao eleger Lula e prosseguir governando bem.
Nunca relativizei uma ditadura qualquer que fosse e ao contrário de você acho abominável a tortura, a prisão política, a guerra desproporcional entre um exército e um bando de adolescentes mal treinados e ideologizados ao extremo. Ao contrário do seus argumentos quando defende a "ditamole", não acho que cassar a liberdade civil como meio de prevenção seja algo minimamente válido, e calar a oposição com terror, opressão e perseguição não justifica nenhum ato, nenhuma tentativa de impedir um "mal maior". Isso é totalitarismo puro.
Engraçado que vc, tão defensor dos direitos humanos, sempre arruma uma desculpa para todos os crimes cometidos por esse pessoal, seja lá quais forem.
Sou mesmo um defensor dos DH e me orgulho muito disso.
E então, a Dilma, o Dirceu, o Genoino, o Martins devem ser acusados do crime de sequestro do embaixador americano já que crimes de sequestro, segundo eles mesmos, não prescreve?
Se assim for o entendimento porque não?
Mas não existe diferença entre o sequestro do embaixador americano por um pequeno grupo de guerrilheiros e entre os milhares de sequestros, mortes, prisões políticas, desaparecimento e o fim da liberdade civil que um exército inteiro primeiramente comandou sobre esses mesmo guerrilheiros?
Isso não está inserido dentro de uma luta política por direitos civis, ainda que seja algo que atente contra os DHs, ainda mais que o interesse era iminentemente político, o de soltar os companheiros que estavam sendo mortos e torturados nos porões dos DOI-Codi e lutar contra uma ditadura?
Vc vai ignorar a pergunta novamente ou responder?
1- Por qual motivo um sequestro cometido por um militar nos anos 70 deve ser julgado hoje e por qual motivo um crime semelhante cometido pelos citados acima deve ser solenemente ignorado?
Talvez pelas perguntas que fiz acima. Os militares instituíram a ditadura, a perseguição política, a tortura... Os militantes de esquerda lutaram pela sua liberdade de expressão, pelo seu direito de opinião sem obrigatoriamente serem aniquilados. Não foram os militatens de esquerda que instituíram a ditadura, e nunca houve no Brasil qualquer movimento revolucionário para instituir uma ditadura socialista, nunca nem chegaram perto disso.
2- O que vc acha de seus heróis terem sido bancados por um criminoso?
Primeiro, não acho que sejam heróis, segundo uma minoria foi bancada pelo Fidel, e terceiro os que foram, não tinham muita opção para lutar contra a ditadura.
3- Por qual motivo os crimes cometidos por eles se tornaram aceitáveis?
Se torturaram, se sequestraram para calar opositores, se mataram em cativeiro, esses crimes não são aceitáveis, nenhum pouco.
4- Quando vc fala de direitos humanos e convenientemente se esquece dos crimes que aconteciam em Cuba, o país que dava treinamento e abrigo para membros da guerrilha que tinham conhecimento de tudo que acontecia lá, não está sendo hipócrita?
Já falei algumas vezes o que acho de Fidel e de seu regime despotista socialista, e acho o mesmo dele do que acho de você, quando defende nossa "ditamole".
E sim, eu não estou nem aí com o que aconteceu com esse pessoal da guerrilha, sabiam no que estavam se enfiando e a ganância deles teve um custo.
Arcanjo, não havia apenas guerrilhas, haviam professores, músicos, estudantes, escritores, sindicalistas, políticos, trabalhadores...
Todos que se opuseram abertamente ao regime, ou foram presos, exilados, condenados, torturados, desaparecidos, mortos. Independente de terem pego em armas ou não, e o detalhe é que mesmo esses, so guerrilheiros, só pegaram em armas depois do golpe de 64. Não houve luta contra o socialismo no Brasil, porque ele nunca existiu por aqui, o que houve foi a tentativa de aniquilar os socialistas, só isso. Se você acha isso válido, eu lamento profundamente por você e sua concepção ética.
Crimes foram cometidos dos dois lados, vamos deixar de ser hipócritas e dizer que esse pessoal da esquerda tinha justificativa para seus atos quando todos nós sabemos exatamente que a única coisa que queriam era tomar o poder para fazer exatamente o que fazem hoje e vc que pode ver no julgamento dos mensalão.
Outra generalização. Crimes como o do mensalão não são exclusividade do pessoal da esquerda, qualquer um sabe disso, inclusive os crimes semelhantes pipocaram por outros partidos, incluído os de direita. Durante a ditadura militar a corrupção foi o mantra que sustentou o regime e suas crias políticas, as estatais foram dilaceradas pelos políticos e e usadas a exaustão para comprar apoio para o regime, as concessões de televisões e rádios para poucos aliados foram instrumentos eficazes para a promoção do regime e sua propaganda ( quem não lembra da "Semana do Presidente" no Fantástico?) e o Brasil viveu mais de 20 anos de estagnação social por causa das políticas mal implementadas por esses militares.
Como eu disse anteriormente, não houve aqui no Brasil um tentativa revolucionária esquerdista, apenas a paranóia do anti-comunismo amplamente divulgada pelos EUA e essa sim sem justificativa para implementar um ditadura e cassar, e também caçar os opositores esquerdistas. Os esquerdistas tinham o direito de lutar dentro da democracia vigente pelo que achavam correto, assim como os direitistas tem o direito hoje dentro de uma democracia governada por um partido esquerdista. Isso sim é simples assim.