Autor Tópico: O julgamento da quadrilha petista do mensalão  (Lida 117947 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #75 Online: 28 de Julho de 2012, 20:07:01 »
As brechas jurídicas que podem salvar os réus do mensalão

O iG levantou algumas argumentações das defesas que estão sendo adotadas como estratégias para livrar da condenação os 38 acusados; julgamento começa na quinta

Durante o julgamento do mensalão, marcado para a próxima quinta-feira, os aproximadamente 50 advogados dos 38 réus vão adotar todos os tipos de estratégia para tentar demonstrar que seus clientes ou não tiveram participação ou não sabiam do esquema de compra de votos em troca de apoio durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As defesas também vão insistir na tese de que o mensalão sequer existiu.

Dependendo das provas, as argumentações das defesas podem ser acatadas pelos onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que, com suas sentenças, vão colocar um ponto final no maior escândalo do governo Lula. Os advogados também vão explorar as brechas na legislação.

Leia mais: Defesa de Valério vai admitir caixa 2 e acusar delator de inventar mensalão

O iG levantou as principais manobras jurídicas e estratégias de defesas que devem ser usadas para absolver os réus do mensalão.

STF NÃO É JUSTIÇA COMUM
Uma questão de ordem que vai ser suscitada logo no início do julgamento diz respeito à competência do STF para julgamento de pessoas sem foro privilegiado. Dos 38 réus, apenas dois ainda mantêm foro privilegiado. Os demais, não. A estratégia é simples: remeter os processos à Justiça Federal de primeira instância. Dessa forma, os indiciados teriam condições de recorrer em várias instâncias até o caso chegar novamente ao STF. Na prática, com tantas possibilidades de recursos, aumenta-se a probabilidade de prescrição de vários crimes atribuídos aos réus do mensalão.

Leia mais: Advogado de Valério tentará adiar julgamento do mensalão
Delúbio Soares: “Comprar votos de deputados não é lutar pela democracia”

ESQUEMA SEM CHEFE
Essa tese será defendida pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB). De acordo com a argumentação de Jefferson, ele não pode ser condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um esquema que não tinha chefe. A defesa tem o seguinte raciocínio: se houve esquema de compra de deputados para aprovação de projetos do Executivo, isso somente poderia ter sido comandando pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sem Lula, não há mensalão.

Estratégia da defesa: Réus do mensalão usam brecha que livrou Collor

ATOS DE OFÍCIO I
Várias defesas tentam provar que seus clientes não adotaram atos de ofício que os liguem a um suposto recebimento de propina pelo mensalão. Essa argumentação vale para o crime de corrupção passiva: para ser configurado esse delito, a Procuradoria Geral da República precisa demonstrar que um agente público adotou alguma providência no âmbito do Executivo ou Legislativo após receber uma vantagem indevida. Um exemplo: quando um secretário direciona uma licitação para que uma empresa que lhe deu propina ganhe o contrato, isso se configura em crime de corrupção passiva. Pelo menos doze réus tentam utilizar essa estratégia de defesa e citam até o julgamento do Caso Collor, em 1994, quando também não ficou provada a formalização de um ato de ofício do ex-presidente Fernando Collor de Mello para favorecer o esquema PC Farias.

ATOS DE OFÍCIO II
Ainda como forma de desqualificar a denúncia, os advogados desafiaram a Procuradoria Geral da República a provar os “atos de ofício” dos deputados federais. O problema é que, por conta da imunidade parlamentar, essa tarefa de provar atos de ofícios de deputados caberia à CPI dos Correios, o que não ficou claro, conforme os defensores dos réus do mensalão. Os advogados acreditam que se a Procuradoria Geral não provar no julgamento que os deputados federais mudaram sua posição original em votações, como na Reforma da Previdência em função de recebimento de vantagem indevida, não há como, sequer, falar em “mensalão”.

Economist: Julgamento do mensalão é avanço na luta contra impunidade

LAVAGEM DE DINHEIRO SEM CRIME
Pelo menos 30 réus vão tentar demonstrar que não podem ser condenados pelo crime de lavagem de dinheiro porque, simplesmente, não existiu crime anterior. No Código Penal, configura-se apenas como crime de lavagem de dinheiro quando há uma tentativa de dissimular a origem de determinados recursos que são obtidos de forma ilegal. Exemplo: o comerciante que compra uma mercadoria com dinheiro do tráfico de drogas comete crime de lavagem de dinheiro. Mas se ele compra uma mercadoria com dinheiro obtido de fiéis de uma igreja, ele não está cometendo crime. Esse é o entendimento de cinco ministros que, no mês passado, livraram os réus da Igreja Renascer.

PROVAS ILEGAIS
Essa questão já foi debatida durante o recebimento da denúncia em agosto de 2007. Alguns advogados vão tentar demonstrar que algumas provas do esquema do mensalão foram obtidas de forma ilegal. O conjunto probatório em questão é a quebra do sigilo bancário e fiscal de Marcos Valério, obtido pela Procuradoria Geral da República durante a CPI dos Correios. Alguns ministros do STF demonstraram preocupação com o fato de a Procuradoria ter obtido essas provas sem intervenção judicial, apesar de a CPI ter conseguido autorização para obtê-las. Dependendo do entendimento dos ministros, essas provas podem ser validadas ou não.

EU PARTICIPEI? COMO?
Defesas, como a do ex-presidente do PT José Genoino, alegam que não há como condenar alguém por qualquer tipo de ilicitude, se a Procuradoria Geral da República e o ministro relator Joaquim Barbosa não apontam como se deu a participação de determinadas pessoas no esquema do mensalão. As defesas argumentam que elas são apontadas como criminosas apenas em função dos cargos que ocupam, não porque tiveram alguma ligação com o caso (se é que o caso existiu, segundo os advogados). No caso dos nomes menos importantes, como assessores e auxiliares, as duas defesas argumentam que eles não podem ser culpados ou serem incluídos no esquema porque apenas “recebiam ordens” de seus superiores.

A FANTASIA DE ROBERTO JEFFERSON
Em algumas defesas, como as de José Dirceu e Delúbio Soares, o mensalão é fruto única e exclusivamente da mente do ex-deputado federal Roberto Jefferson. Eles acreditam que Jefferson inventou todo o esquema como forma de desvio de foco do escândalo que deu origem à CPI dos Correios, quando o então chefe do Departamento de Compras e Contratações (Decam) dos Correios é flagrado recebendo propina. Os recursos eram obtidos de forma a abastecer o PTB, de Roberto Jefferson.

MENSALÃO NÃO, CAIXA 2!
Estratégia utilizada principalmente por Marcos Valério e Delúbio Soares. Eles querem demonstrar aos ministros que o pagamento de dinheiro a partidos políticos não passou de um esquema de caixa 2 (repasse de verbas não declaradas à Justiça Eleitoral). Dessa forma, eles seriam passíveis de indiciamento por crime eleitoral, cuja pena é de três anos de prisão, se livrando de outras acusações como corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de dinheiro.

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2012-07-28/as-brechas-juridicas-que-podem-salvar-os-reus-do-mensalao.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #77 Online: 01 de Agosto de 2012, 17:41:40 »
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1129788-justica-torna-delubio-reu-em-sp-por-crime-do-mensalao.shtml

Citar
A Justiça Federal em São Paulo abriu processo criminal contra o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, que passou a ser réu sob a acusação de ter lavado dinheiro no caso do mensalão.

A decisão é do juiz federal Márcio Ferro Catapani, da 2ª Vara Criminal Federal em São Paulo, que aceitou no dia 6 de julho denúncia do Ministério Público Federal resultante do desmembramento do caso de compra de apoio político. O Ministério Público Federal tomou conhecimento do recebimento da denúncia nesta terça-feira (31) e divulgou a informação nesta quarta-feira.

Citar
Delúbio é acusado pelo Ministério Público de receber dinheiro de origem ilícita das agências do empresário Marcos Valério por meio do Banco Rural.

Segundo a denúncia da Procuradoria, "as agências de publicidade repassavam os recursos ilicitamente obtidos a representantes do Partido dos Trabalhadores, entre outros, seja para apropriação pessoal de seus membros, seja para repasse a membros congressistas da base aliada, a fim de obtenção de apoio ao poder executivo", aponta a denúncia principal.

No esquema denunciado à Justiça Federal paulista, o Ministério Público afirma que o Banco Rural, contrariando normas vigentes, autorizou, entre novembro de 2003 e março de 2004, que representantes de Delúbio Soares, sem se identificarem nas operações, realizassem saques em dinheiro. Os cheques eram emitidos pelas duas empresas de publicidade, nominais a elas próprias.

O banco participou do valerioduto para ver "atendidos seus interesses econômicos perante o governo, entre eles obter influência ilícita para aquisição do Banco Mercantil de Pernambuco", de acordo com a acusação.

*Integra da matéria no link acima

**Para não acontecer nenhum mal entendido e falarem que é matéria da Veja: Quem acusa é a Procuradoria e o Ministério Público Federal, o link deixa bem claro.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2012, 17:44:27 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #78 Online: 02 de Agosto de 2012, 19:01:17 »
Começou...

E tem advogados dativos pra todo mundo caso algum advogado se sinta indisposto, se fu.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #80 Online: 02 de Agosto de 2012, 21:15:09 »
Amanhã serão as evidências, tomara que venham coisas consistentes.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #81 Online: 02 de Agosto de 2012, 21:58:52 »
Esse Lewandoski, pelo jeito, vai dar muito trabalho ao andamento processo. Já virou até motivo de piada no twitter seus longos discursos ultra-rebuscados que abusam da paciência dos demais ministros.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #82 Online: 02 de Agosto de 2012, 22:00:57 »
[...]
Thomaz Bastos sofre primeira derrota e atrasa mensalão já no primeiro dia
Decisão do STF contra divisão do mensalão vira exemplo para outra ações

Alguém ficou surpreso que o juiz Ricardo Lewandowski tenha votado a favor do desmembramento (para favorecer os petistas) do processo?
Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #83 Online: 02 de Agosto de 2012, 22:01:34 »
Esse Lewandoski, pelo jeito, vai dar muito trabalho ao andamento processo. Já virou até motivo de piada no twitter seus longos discursos ultra-rebuscados que abusam da paciência dos demais ministros.

Ele faz parte da "patota" governista.
Foto USGS

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #84 Online: 02 de Agosto de 2012, 22:02:22 »
[...]
Thomaz Bastos sofre primeira derrota e atrasa mensalão já no primeiro dia
Decisão do STF contra divisão do mensalão vira exemplo para outra ações

Alguém ficou surpreso que o juiz Ricardo Lewandowski tenha votado a favor do desmembramento (para favorecer os petistas) do processo?

Só veio pra confirmar várias expectativas a respeito da atuação dele.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #85 Online: 03 de Agosto de 2012, 08:21:22 »
Esse julgamento vai ser assim, o juiz que decidir a favor do réus é petista o que decidir contra os réus é psdebista. E sem  apelação... :nao:

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #86 Online: 03 de Agosto de 2012, 08:36:13 »
Esse julgamento vai ser assim, o juiz que decidir a favor do réus é petista o que decidir contra os réus é psdebista. E sem  apelação... :nao:

Não _Juca_, não é isto. É falta de ética mesmo.

No caso de Toffoli é porque ele era advogado do PT e petista de "carteirinha" e deveria ter se declarado como impedido por haver conflito. E no caso do Levandowiski, porque tentou fazer uma manobra para protelar o julgamento, visto que ele já poderia ter feito o pedido de desmembramento do processo há mais de um ano.

« Última modificação: 03 de Agosto de 2012, 11:32:06 por Geotecton »
Foto USGS

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #87 Online: 03 de Agosto de 2012, 08:56:08 »
Esse julgamento vai ser assim, o juiz que decidir a favor do réus é petista o que decidir contra os réus é psdebista. E sem  apelação... :nao:

Não _Juca_, não é isto. É falta de ética mesmo.

No caso de Tofoli é porque ele era advogado do PT e petista de "carteirinha" e deveria ter se declarado como impedido por haver conflito. E no caso do Levandowiski, porque tentou fazer uma manobra para protelar o julgamento, visto que ele já poderia ter feito o pedido de desmembramento do processo há mais de um ano.



O PT não está sendo julgado e o Levandowiski não fez nada que faltava a ética.  :wink:

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #88 Online: 03 de Agosto de 2012, 09:08:46 »

O PT não está sendo julgado e o Levandowiski não fez nada que faltava a ética.  :wink:

Num sentido estrito, é verdade. Porém, num sentido mais amplo, é claro que o PT está sendo julgado. Politicamente, pelo menos. Afinal de contas, a quadrilha era formada em sua maior parte por petistas, e tinha como objetivo beneficiar o governo do PT*. Só lamento que o chefe da quadrilha (Lula) não está entre os réus.

E essa atitude do Toffoli é no mínimo vergonhosa. Se ele tivesse um mínimo de ética não participaria desse julgamento.


*Tu quoque em 4... 3... 2...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #89 Online: 03 de Agosto de 2012, 10:40:59 »

O PT não está sendo julgado e o Levandowiski não fez nada que faltava a ética.  :wink:

Num sentido estrito, é verdade. Porém, num sentido mais amplo, é claro que o PT está sendo julgado. Politicamente, pelo menos. Afinal de contas, a quadrilha era formada em sua maior parte por petistas, e tinha como objetivo beneficiar o governo do PT*. Só lamento que o chefe da quadrilha (Lula) não está entre os réus.

E essa atitude do Toffoli é no mínimo vergonhosa. Se ele tivesse um mínimo de ética não participaria desse julgamento.


*Tu quoque em 4... 3... 2...


Errado, o Supremo não faz julgamentos políticos.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #90 Online: 03 de Agosto de 2012, 11:31:37 »

O PT não está sendo julgado e o Levandowiski não fez nada que faltava a ética.  :wink:

Num sentido estrito, é verdade. Porém, num sentido mais amplo, é claro que o PT está sendo julgado. Politicamente, pelo menos. Afinal de contas, a quadrilha era formada em sua maior parte por petistas, e tinha como objetivo beneficiar o governo do PT*. Só lamento que o chefe da quadrilha (Lula) não está entre os réus.

E essa atitude do Toffoli é no mínimo vergonhosa. Se ele tivesse um mínimo de ética não participaria desse julgamento.


*Tu quoque em 4... 3... 2...


Errado, o Supremo não faz julgamentos políticos.

Voce está brincando, não é mesmo?
Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #91 Online: 03 de Agosto de 2012, 11:33:42 »
Esse julgamento vai ser assim, o juiz que decidir a favor do réus é petista o que decidir contra os réus é psdebista. E sem  apelação... :nao:
Não _Juca_, não é isto. É falta de ética mesmo.

No caso de Tofoli é porque ele era advogado do PT e petista de "carteirinha" e deveria ter se declarado como impedido por haver conflito. E no caso do Levandowiski, porque tentou fazer uma manobra para protelar o julgamento, visto que ele já poderia ter feito o pedido de desmembramento do processo há mais de um ano.
O PT não está sendo julgado e o Levandowiski não fez nada que faltava a ética.  :wink:

Então tá...  :ayes:
Foto USGS

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #92 Online: 03 de Agosto de 2012, 11:40:19 »
Esse julgamento vai ser assim, o juiz que decidir a favor do réus é petista o que decidir contra os réus é psdebista. E sem  apelação... :nao:

Não _Juca_, não é isto. É falta de ética mesmo.

No caso de Tofoli é porque ele era advogado do PT e petista de "carteirinha" e deveria ter se declarado como impedido por haver conflito. E no caso do Levandowiski, porque tentou fazer uma manobra para protelar o julgamento, visto que ele já poderia ter feito o pedido de desmembramento do processo há mais de um ano.



O PT não está sendo julgado e o Levandowiski não fez nada que faltava a ética.  :wink:

Mãe de deus!  :o
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #93 Online: 03 de Agosto de 2012, 11:44:42 »

O PT não está sendo julgado e o Levandowiski não fez nada que faltava a ética.  :wink:

Num sentido estrito, é verdade. Porém, num sentido mais amplo, é claro que o PT está sendo julgado. Politicamente, pelo menos. Afinal de contas, a quadrilha era formada em sua maior parte por petistas, e tinha como objetivo beneficiar o governo do PT*. Só lamento que o chefe da quadrilha (Lula) não está entre os réus.

E essa atitude do Toffoli é no mínimo vergonhosa. Se ele tivesse um mínimo de ética não participaria desse julgamento.


*Tu quoque em 4... 3... 2...


Errado, o Supremo não faz julgamentos políticos.

Voce está brincando, não é mesmo?

Não, porque, faz?  :susto:
« Última modificação: 03 de Agosto de 2012, 11:48:49 por _Juca_ »

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #94 Online: 03 de Agosto de 2012, 12:31:22 »
Você disse que o Toffoli, uma pessoa ligada ao PT, não está fazendo nada de errado ao julgar a quadrilha petista porque "não é o PT que está sendo julgado" e sim petistas do alto escalão. Sério que não vê a doideira da sua frase?  :o

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #95 Online: 03 de Agosto de 2012, 14:56:35 »
Esse Lewandoski, pelo jeito, vai dar muito trabalho ao andamento processo. Já virou até motivo de piada no twitter seus longos discursos ultra-rebuscados que abusam da paciência dos demais ministros.



Piada foi a indicação dele pelo Lula. Dias Tóffoli idem. Não que eles não tenham capacidade, mas pela falta de neutralidade.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #96 Online: 03 de Agosto de 2012, 15:00:59 »
Esse julgamento vai ser assim, o juiz que decidir a favor do réus é petista o que decidir contra os réus é psdebista. E sem  apelação... :nao:

No caso do Lewandovski ficou descarada a manobra anti-ética dele. O Ministro Joaquim Barbosa tem razão de ter ficado puto. Por qual razão ele não se manifestou nesse sentido quando ficou com o processo 6 meses para revisar o relatório do Ministro joaquim Barbosa e quando finalmente fez, por qual razão não se manifestou neste sentido, quando era exatamente este o momento para fazê-lo?

Dias Toffoli também faltou com a ética ao não se declarar suspeito. Ainda aproveitou-se da situação pois já sabia, de antemão, que o PGR não pediria o reconhecimento da suspeição para não atrasar o julgamento, pois se fizesse, não sei se o mensalão seria julgado neste ano.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #97 Online: 03 de Agosto de 2012, 15:02:26 »

O PT não está sendo julgado e o Levandowiski não fez nada que faltava a ética.  :wink:

Num sentido estrito, é verdade. Porém, num sentido mais amplo, é claro que o PT está sendo julgado. Politicamente, pelo menos. Afinal de contas, a quadrilha era formada em sua maior parte por petistas, e tinha como objetivo beneficiar o governo do PT*. Só lamento que o chefe da quadrilha (Lula) não está entre os réus.

E essa atitude do Toffoli é no mínimo vergonhosa. Se ele tivesse um mínimo de ética não participaria desse julgamento.


*Tu quoque em 4... 3... 2...


Errado, o Supremo não faz julgamentos políticos.

Isso no mundo das idéias... existem bilhões de julgamentos políticos. Na seara tributária então, meus deus do céu...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #98 Online: 03 de Agosto de 2012, 15:06:45 »
Você disse que o Toffoli, uma pessoa ligada ao PT, não está fazendo nada de errado ao julgar a quadrilha petista porque "não é o PT que está sendo julgado" e sim petistas do alto escalão. Sério que não vê a doideira da sua frase?  :o



Sem mencionar que ele foi acessor jurídico de José Dirceu, e sua namorada era advogada de um dos investigados. Somado ao fato de ele ter sido advogado do PT e ter tido contato direto com todos os réus, praticamente, tendo em vista que eles eram a cúpula diretiva do PT quando ele era advogado...

É óbvio, ululante, claro, cristalino, que ele é suspeito.

Pode ser que ele fará um julgamento justo? pode ser sim claro, mas é regra processual que nestes casos o magistrado deve se afastar, para que não exista qualquer dúvida da lisura do julgador. Agora a gente fica na mão da consciência dele em demasia. Ainda bem que o julgamento é colegiado.

Chutando, Dias Tóffoli e Lewandovski vão ser amplamente favoráveis aos réus. Não sei dessa Juíza Weber que é nova...

Joaquim Barbosa, Marco Aurélio e Gilmar Mender com certeza contra os réus.

O resto não tenho certeza...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:O julgamento da quadrilha petista do mensalão
« Resposta #99 Online: 03 de Agosto de 2012, 15:13:35 »
Carmen Lucia e Carlos Ayres Britto acho que também condenam. Luiz Fux absolve. Acho que as duvidas são a Rosa Weber e o Cezar Peluzo....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!