Barata,
Não sabemos como será essa lei, se houver, e não necessariamente ela irá prejudicar as montadoras. Ela pode ser simples, do tipo, quem necessita de privilégios, prove. E o artigo é claro, “se necessário haverá uma lei, iremos conversar antes”. Eu acho muito sensato. Se alguém reclama que está precisando de ajuda, que demonstre, qual a dificuldade sua em aceitar isso? Os incentivos não estão sendo usados como desculpa pra entrar no balanço das empresas, é o contrário, como eu já disse e como eu entendi. Nos últimos dois anos houve a maior choradeira por parte das montadoras, agora elas terão de se justificar. Você está entendendo o inverso: demos o incentivo, agora terão de mostrar tudo. Aliás, em Sociedades Anônimas os balanços não são divulgados?
Independentemente de o governo ser idiota e cair na conversa, chantagem é imoral, até onde eu me recordo. Culpar o governo pra justificar a chantagem, é querer atenuar chantagem, torna-la menos imoral. Você ameaçar demissão em massa para que o governo beneficie seu negócio, é chantagem, é imoral.
Por fim, eu não disse que há cartel, eu só especulei sobre uma possibilidade.