Autor Tópico: Dilma quer abrir 'caixa-preta' de montadoras e cortar lucros  (Lida 8099 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Dilma quer abrir 'caixa-preta' de montadoras e cortar lucros
« Resposta #50 Online: 28 de Maio de 2012, 10:55:30 »
Não restam dúvidas de que nós brasileiros adquirimos os automóveis mais caros do mundo. Além do elevado percentual de imposto cobrado pelo governo, outro quesito que contribui para esse fator é o alto lucro das montadoras que atuam em nosso País. Porém, isso está prestes a mudar. O governo brasileiro, após a diminuição dos juros dos bancos e do IPI, agora quer que as empresas de veículos revelem suas margens de lucro.

Com isso, o governo deverá cobrar reduções mais agressivas nos preços dos modelos das marcas, sobretudo, quando houver incentivos federais, a exemplo da redução da alíquota de IPI para automóveis nacionais e importados. Companhias de capital fechado, porém, não serão obrigadas a divulgar seus números.

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automores), procurada pela Folha (que publicou esta reportagem neste domingo), não se pronunciou sobre o assunto.

http://www.noticiasautomotivas.com.br/governo-quer-que-montadoras-divulguem-suas-margens-de-lucro/

Skorpios

• Visitante
« Resposta #51 Online: 28 de Maio de 2012, 13:10:59 »
Não é exatamente sobre o assunto do tópico, mas tem a ver.
Pacotes são colcha de retalhos, diz analista

Para Samuel Pessoa, da FGV, as novas medidas de estímulo econômico não darão resultado no longo prazo. Segundo economista, desaceleração do PIB começou em 2009 e decorre do excesso de intervenção estatal.

O governo já anunciou cinco pacotes de estímulo econômico desde agosto, mas o crescimento do PIB neste ano deve ficar em apenas 2,5%, estima o professor da FGV e sócio da consultoria Tendências Samuel Pessoa.

Segundo o economista, que chama os vários pacotes de "colcha de retalhos", a desaceleração econômica não é de hoje. Começou em 2009, diz, e é reflexo de um excesso de intervenção estatal na economia e da falta de reformas estruturais.

O governo já anunciou cinco pacotes de estímulo econômico desde agosto. Essa estratégia é adequada?

Samuel Pessoa - Esses pacotes em geral são voltados para o consumo, são muito pontuais e muito setoriais. É quem grita mais, você vai lá escolhe um setor. É uma colcha de retalhos, uma confusão. Mesmo as desonerações, que são boas para o produtor, aumentam a complexidade do sistema tributário.

O governo deveria ter medidas mais estruturadas?

Sim. Essa política econômica, que a gente chama de "micromanagement", de a cada coisinha você inventar um instrumento, gera confusão regulatória e tem pouco efeito de longo prazo. Falta algo mais estruturado, falta um diagnóstico melhor. Essa desaceleração do crescimento não é fruto só de questões externas. Ela aconteceu desde 2009. A taxa média de expansão do PIB desde 2009 está rodando na casa de 3%.

O que puxa essa desaceleração internamente?

A economia foi impactada pela redução da produtividade. O primeiro motivo é o fim de um grande ciclo de reformas que começou no governo Collor [1990-1992] e foi até 2005. Tudo que se fez: abrir e estabilizar a economia, privatizar setores, melhorar marcos regulatórios, uma mini-reforma tributária no governo Lula [2003-2010], tudo isso foi maturando e explica a aceleração do crescimento no governo Lula.

Em 2007, mudou a gestão econômica e começou-se a fazer um monte de medidas que reduzem a produtividade da economia. É uma política de enorme ativismo estatal, de fechamento da economia, que lembra muito o governo Geisel [1974-1979] e gera ineficiência econômica.

Além disso, depois da crise, você tem um modelo de crescimento liderado pelo consumo que gera uma expansão muito forte do setor de serviços e penaliza a indústria. E como a produtividade nos serviços é menor, a expansão do PIB fica menor.

Isso é ruim?

Esse modelo gera um crescimento menor. Mas qual o problema? As pessoas estão felizes, a popularidade da presidente [Dilma Rousseff] é alta. Mas aí tem uma questão de decisão política. A presidente pensa que a indústria é um setor estratégico para o desenvolvimento de longo prazo, exatamente porque é um setor em que a produtividade média é mais alta.

Só que para ter muita indústria tem que poupar que nem chinês, tem que investir que nem chinês. Crescer não é uma coisa fácil. Todo mundo fica louco com a exuberância da China. Vai morar lá. Vai trabalhar 14 horas por dia, poupar metade da renda.

O crescimento puxado pelo consumo está se esgotando?

A economia brasileira está em fase de transição. Estamos chegando no limite do modelo liderado por consumo e crédito. Tem um pouco de esgotamento de demanda, porque produtos duráveis [carros, eletrônicos] você não compra todo ano, e na saída da crise o governo usou muito a demanda de duráveis para manter o crescimento.

Por outro lado, aumentou muito o volume de crédito. Hoje há menos financiamento de carros não porque os bancos estão restringindo crédito, mas porque os bons tomadores de crédito já compraram seus carros e agora quem demanda crédito é gente que não tem como pagar.

O dólar acima de R$ 2 pode elevar o crescimento do PIB?

Sim. Estimula a exportação e desestimula a importação. O problema é a inflação. O limite da desvalorização do câmbio é o impacto inflacionário. Se começar a dar problema, o governo tira o IOF e esse cambio cai para R$ 1,90.

* Folha de S.Paulo

Fonte

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 28 de Maio de 2012, 13:55:22 »
Evidência de cartel não existe, as circunstâncias indicam, pois parece haver uma combinação de preços para que a margem de todos se mantenha alta. Talvez seja um acordo tácito. Por exemplo: se nessa categoria a média mundial é x, no Brasil ela é 3x. Daí as montadoras fecham o preço assim.

Mas até agora não entendi, além da bola de neve, por que o Barata tem feito esse escarcéu contra o que, até o momento, parece apenas uma conversa no seguinte sentido: se as montadoras quiserem incentivos, deverão comprovar a necessidade. Muito fácil dizer que vai demitir um monte de funcionários, que o "custo brasil" é alto, mas não demonstrar isso. Até onde eu sei, quem alega demonstra. Quem simplesmente acredita é idiota.
Ter taxas grandes de lucro não tem problema, as chantagens são imorais.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #53 Online: 28 de Maio de 2012, 14:04:39 »
Evidência de cartel não existe, as circunstâncias indicam, pois parece haver uma combinação de preços para que a margem de todos se mantenha alta. Talvez seja um acordo tácito. Por exemplo: se nessa categoria a média mundial é x, no Brasil ela é 3x. Daí as montadoras fecham o preço assim.

Mas até agora não entendi, além da bola de neve, por que o Barata tem feito esse escarcéu contra o que, até o momento, parece apenas uma conversa no seguinte sentido: se as montadoras quiserem incentivos, deverão comprovar a necessidade. Muito fácil dizer que vai demitir um monte de funcionários, que o "custo brasil" é alto, mas não demonstrar isso. Até onde eu sei, quem alega demonstra. Quem simplesmente acredita é idiota.

O artigo cita claramente que o governo vai tentar obter os números, se necessário for por meio da força da lei, uma lei dessas é um abuso de poder que interfere na privacidade da empresa. Não quer dar incentivo, não dê, agora usar os incentivos como desculpa para obrigar uma empresa a abrir as contas é absurdo. E esse argumento da chantagem é ridículo, a empresa é particular, se ela ameaça demitir e o governo abre as pernas a culpa é do governo, que deu tanto poder pra meia dúzia de empresas dificultando a importação e impedindo a concorrência.

Como disse tiago, os preços de carros são similares no mundo inteiro, todas as empresas do mundo fazem cartel em todos os países do mundo?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #54 Online: 28 de Maio de 2012, 15:06:13 »
E cabe ao governo resolver a situação sem interferir no livre mercado.

Faz tempo que a porcada não respeita mais os empresários de grande porte. Partir do protecionismo, que já é péssimo, para um totalitarismo é bem fácil. Se hoje eles querem a abertura de balanços, amanha eles podem emendar leis como bem entenderem.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 28 de Maio de 2012, 19:09:39 »
Barata,

Não sabemos como será essa lei, se houver, e não necessariamente ela irá prejudicar as montadoras. Ela pode ser simples, do tipo, quem necessita de privilégios, prove. E o artigo é claro, “se necessário haverá uma lei, iremos conversar antes”. Eu acho muito sensato. Se alguém reclama que está precisando de ajuda, que demonstre, qual a dificuldade sua em aceitar isso? Os incentivos não estão sendo usados como desculpa pra entrar no balanço das empresas, é o contrário, como eu já disse e como eu entendi. Nos últimos dois anos houve a maior choradeira por parte das montadoras, agora elas terão de se justificar. Você está entendendo o inverso: demos o incentivo, agora terão de mostrar tudo. Aliás, em Sociedades Anônimas os balanços não são divulgados?

Independentemente de o governo ser idiota e cair na conversa, chantagem é imoral, até onde eu me recordo. Culpar o governo pra justificar a chantagem, é querer atenuar chantagem, torna-la menos imoral. Você ameaçar demissão em massa para que o governo beneficie seu negócio, é chantagem, é imoral.

Por fim, eu não disse que há cartel, eu só especulei sobre uma possibilidade.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 03 de Junho de 2012, 07:57:30 »

Perfeito, perfeitíssimo:

"Muito fácil dizer que vai demitir um monte de funcionários, que o "custo brasil" é alto, mas não demonstrar isso. Até onde eu sei, quem alega demonstra. Quem simplesmente acredita é idiota. "

Se as montadoras alegam que  o custo Brasil é o responsável  pelo alto preço dos automóveis , eles que provem isso.   

Ou  elas não  conseguem provar,   porque não passa de uma grande  mentira ?    8-)

Quem acredita nessas montadoras escroques (no que os líderes delas falam) ,  sem que sejam apresentadas as provas,  é tão crédulo/crente  (nas montadoras),  quanto é crédulo/crente (na IURD ) quem acredita na Igreja Universal do Reino de Deus  (no que seus pastores falam)  .
 :|

Sugestão para quem acredita piamente nas montadoras: abra uma igreja com o nome  Igreja Universal do Reino das Montadoras , e seja  um membro fiel.   :hihi:

Eu  não sou crédulo  dessa Igreja, eu só acreditarei nessas montadoras se elas provarem as suas alegações.   

:ok:

.

« Última modificação: 03 de Junho de 2012, 08:17:06 por JJ »

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #57 Online: 03 de Junho de 2012, 11:44:54 »
Independentemente de o governo ser idiota e cair na conversa, chantagem é imoral, até onde eu me recordo.
Imoral mesmo é um governo retardado que abre as pernas para toda chantagem (que convenhamos é, uma chantagem que tem como alvo uma criança de 5 anos, por isso funciona bem). Um governo que usa dessas chantagens para acabar com a liberdade dos brasileiros. Isso sim é imoral.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 05 de Março de 2013, 19:15:03 »
Nem vi o vídeo ainda:

DEC
5
CARTEL DAS MONTADORAS É DEMONSTRADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA
Por iniciativa da Senadora Ana Amélia Lemos, o Senado Federal está promovendo audiências públicas para identificar o motivo dos preços dos veículos brasileiros custarem mais do que o dobro de outros países e encontrar soluções para isso.

Na audiência do vídeo abaixo, o SubProcurador-Geral da República, Dr. Antonio Carlos Fonseca da Silva, que também foi do CADE e propõe a revogação da chamada "Lei Ferrari" (Lei. 6.729/79), que permite às montadoras realizar práticas de cartel, impedindo a livre concorrência e mais competição no mercado de veículos.

<a href="https://www.youtube.com/v/k1ifqKqL2i4" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/k1ifqKqL2i4</a>

http://www.rodineicandeia.com/2012/12/cartel-das-montadoras-e-demonstrado-em.html

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 05 de Março de 2013, 20:36:21 »
Eu fico pensando, se o carro brasileiro ficar o preço dos outros países, em que ruas e estradas eles vão andar? Se com o preço do jeito que é, o Brasil é o 4° mercado, e não se aguenta mais o trânsito nem em pequenas cidades, onde é que vão colocar tanto carro? Vai ter rodízio para ir pro sítio?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 05 de Março de 2013, 20:50:36 »
Se não tem mais espaço para carros na rua, o congestionamento seria o mesmo, mas as pessoas teriam mais dinheiro.

Ou comprariam carros mais caros e melhores.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 05 de Março de 2013, 20:51:54 »
do que exatamente se trata a lei Ferrari?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 05 de Março de 2013, 21:10:15 »
Eu fico pensando, se o carro brasileiro ficar o preço dos outros países, em que ruas e estradas eles vão andar? Se com o preço do jeito que é, o Brasil é o 4° mercado, e não se aguenta mais o trânsito nem em pequenas cidades, onde é que vão colocar tanto carro? Vai ter rodízio para ir pro sítio?

Fica do modo que está.

Quem tem um carro novo por um preço baixo não vai gastar grana reformando um carro que precisa de retífica de motor ou que tomou uma porrada no cruzamento.

Financeiramente não seria vantagem ficar com um carro velho rodando, alías nunca foi vantagem, então a frota ao invés de aumentar seria renovada.

Se o preço dos carros novos fosse reduzido a um valor honesto tb haveria uma queda no preço dos usados e no preço das peças de reposição, afinal vc gastaria 3 paus para retificar o motor de um carro que valeria 5?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 05 de Março de 2013, 21:15:36 »

Fica do modo que está.

Quem tem um carro novo por um preço baixo não vai gastar grana reformando um carro que precisa de retífica de motor ou que tomou uma porrada no cruzamento.

Financeiramente não seria vantagem ficar com um carro velho rodando, alías nunca foi vantagem, então a frota ao invés de aumentar seria renovada.

Se o preço dos carros novos fosse reduzido a um valor honesto tb haveria uma queda no preço dos usados e no preço das peças de reposição, afinal vc gastaria 3 paus para retificar o motor de um carro que valeria 5?

Não sei Arcanjo, ainda há muita demanda reprimida, não somos um mercado maduro desse modo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 05 de Março de 2013, 21:24:44 »
Que nada, os pátios estão lotados com carros retomados de inadimplentes que compraram por impulso só vendo o valor das prestações e mesmo que muita gente tenha grana sobrando, carro  ainda é algo que dá despesa mesmo parado na garagem.

Quando muito se tem um carro reserva para esposa ou filhos usarem em dia de rodízio.

Não acredito que aconteça uma explosão de vendas mesmo que o preço diminua, mesmo porque ainda existe o motivo de se precisar de uma garagem para deixar o bicho.

Por exemplo, tenho duas vagas em casa e sou abrigado a deixar a barca véia na casa ao lado que é de um primo meu pelo tamanho dela e a outra é ocupada por um Corsa que fica com meu irmão, imaginando que um dia meu primo venda a casa ou coisa do tipo, eu seria obrigado a pagar um aluguel de estacionamento ou vender a barca véia mesmo com uma vaga vazia.

Espaço tb limita o número de veículos que alguém pode ter, mesmo que alguém tenha muita grana sobrando, não é meu caso.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #66 Online: 05 de Março de 2013, 22:11:08 »
Não entendo essa eterna discussão acerca do lucro das montadoras quando a capacidade instalada das fábricas no Brasil está no limite, diversas obras estão sendo feitas na maioria das fábricas a fim de expandir unidades de montagem, pintura, funilaria e estampagem e, principalmente, há fila de espera considerável para receber um carro depois de feito o pedido. Ou seja, há demanda! E das brutas!

O mercado e o governo brasileiro não se comportam coerentemente, o que também pode se observar em diversas outras frentes tupiniquins.

Contraditoriamente, embora acredite que as saídas legítimas para uma baixa no preço, que provavelmente são oriundas do aumento da competitividade, até então não foram discutidas à exaustão, também penso que há tempos foi feito um acordo de cavalheiros entre os cabeças das montadoras nas reuniões da ANFAVEA que manda evitar a guerra de preços.

Em suma há um conjunto de fatores nesse caso que levam aos preços altos dos automóveis no mercado brasileiro, quando comparados aos do exterior, que supera a questão da lucratividade da montadora. Essa história de prestação de contas me parece política fumaceira e perigosa, pra vender jornal e aumentar nível de aprovação de governante.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 05 de Março de 2013, 22:18:11 »
é que há um cartel, deve ser considerado.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #68 Online: 06 de Março de 2013, 02:27:30 »
É fácil acabar com isso, basta reduzir o imposto sobre os importados e as barreiras para outras montadoras entrarem aqui, ou mesmo para as pessoas comprarem carro no exterior e trazer na PF. Aumentando a concorrência fica impraticável o conluio de preços. Aí a diferença seria o imposto mais o custo de se vender um carro no Brasil (Transporte, imposto, papelada, força de vendas, revendedora, etc...)

Só que isto implicaria em fechamento de fabricas e vagas de trabalho, o que é, além de uma péssima publicidade, um problema para um pais que tenta manter a indústria protegida por motivos estratégicos. O problema maior é a falta de competitividade da industria brasileira, e isso é muito mais complicado de arrumar.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #69 Online: 06 de Março de 2013, 08:37:21 »
Que nada, os pátios estão lotados com carros retomados de inadimplentes que compraram por impulso só vendo o valor das prestações e mesmo que muita gente tenha grana sobrando, carro  ainda é algo que dá despesa mesmo parado na garagem.

Aqui em BH e região metropolitana, proibiram a polícia de rebocar porque os pátios da polícia e do município estão tão lotados que não tem lugar nem pros veículos roubados recuperados.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 06 de Março de 2013, 09:08:40 »
Não entendo essa eterna discussão acerca do lucro das montadoras quando a capacidade instalada das fábricas no Brasil está no limite, diversas obras estão sendo feitas na maioria das fábricas a fim de expandir unidades de montagem, pintura, funilaria e estampagem e, principalmente, há fila de espera considerável para receber um carro depois de feito o pedido. Ou seja, há demanda! E das brutas!

O mercado e o governo brasileiro não se comportam coerentemente, o que também pode se observar em diversas outras frentes tupiniquins.

Contraditoriamente, embora acredite que as saídas legítimas para uma baixa no preço, que provavelmente são oriundas do aumento da competitividade, até então não foram discutidas à exaustão, também penso que há tempos foi feito um acordo de cavalheiros entre os cabeças das montadoras nas reuniões da ANFAVEA que manda evitar a guerra de preços.

Em suma há um conjunto de fatores nesse caso que levam aos preços altos dos automóveis no mercado brasileiro, quando comparados aos do exterior, que supera a questão da lucratividade da montadora. Essa história de prestação de contas me parece política fumaceira e perigosa, pra vender jornal e aumentar nível de aprovação de governante.

Certamente há contas não exatas e difíceis pra qualquer um pelo jeito. 

O que eu fico pensando é o seguinte, leio diariamente em comentários relacionados na internet o mais ou menos o seguinte:" com o preço de um Palio um americano compra um Camaro". O que não entendo é que como é que o brasileiro pode achar natural, sem estranhar o fato de termos o poder de compra de um americano? O natural devido à nossa renda é o brasileiro comprar um Palio enquanto o americano compra um Camaro. Não se me faço entender, mas é estranho que um Palio custe o mesmo que um Camaro mesmo descontando todos os fatores custo x impostos x lucro x câmbio, e mesmo assim compremos tantos Palios/Camaros.  Ninguém explica muito bem esse fator.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #71 Online: 06 de Março de 2013, 09:47:30 »

O que eu fico pensando é o seguinte, leio diariamente em comentários relacionados na internet o mais ou menos o seguinte:" com o preço de um Palio um americano compra um Camaro". O que não entendo é que como é que o brasileiro pode achar natural, sem estranhar o fato de termos o poder de compra de um americano? O natural devido à nossa renda é o brasileiro comprar um Palio enquanto o americano compra um Camaro. Não se me faço entender, mas é estranho que um Palio custe o mesmo que um Camaro mesmo descontando todos os fatores custo x impostos x lucro x câmbio, e mesmo assim compremos tantos Palios/Camaros.  Ninguém explica muito bem esse fator.

Na verdade, se formos relacionar salário minimo x preço do veículo e traçar uma comparação entre EUA e Brasil, veremos que estamos pior do que o imaginado.

Nos EUA o salário minimo é US$ 7,25 por hora.
No Brasil, é R$ 3,08.

Para comprar um Camaro TOP de linha, de valor US$ 54.350,00 nos estados unidos, uma pessoa dispensaria o equivalente a 7.947 horas de trabalho (ganhando o minimo).

Para comprar um Palio Básico no Brasil, no valor de R$ 30.990,00, uma pessoa dispensaria o equivalente a 10.061 horas de trabalho (ganhando o minimo).

Não é um comparatvo 100% preciso, porém minha intenção é trazer um esboço sobre as diferenças.

Fontes:

http://www2.planalto.gov.br/imprensa/releases/presidenta-fixa-salario-minimo-em-r-678-00-e-zera-ir-sobre-participacao-nos-lucros-de-ate-r-6-mil

http://en.wikipedia.org/wiki/Minimum_wage_in_the_United_States

http://www.chevrolet.com/camaro-performance-cars.html

http://centraldeprecos.com/novo-palio-2013-preco/

"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #72 Online: 06 de Março de 2013, 09:57:55 »
No Brasil, para se comprar um carro popular zero em 60x sem entrada, é necessário ganhar pelo menos 2,5 vezes o minimo, e não ter muitas outras despesas além do básico para sobrevivência.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #73 Online: 06 de Março de 2013, 10:23:49 »

Na verdade, se formos relacionar salário minimo x preço do veículo e traçar uma comparação entre EUA e Brasil, veremos que estamos pior do que o imaginado.

Nos EUA o salário minimo é US$ 7,25 por hora.
No Brasil, é R$ 3,08.

Para comprar um Camaro TOP de linha, de valor US$ 54.350,00 nos estados unidos, uma pessoa dispensaria o equivalente a 7.947 horas de trabalho (ganhando o minimo).

Para comprar um Palio Básico no Brasil, no valor de R$ 30.990,00, uma pessoa dispensaria o equivalente a 10.061 horas de trabalho (ganhando o minimo).

Não é um comparatvo 100% preciso, porém minha intenção é trazer um esboço sobre as diferenças.

Fontes:

http://www2.planalto.gov.br/imprensa/releases/presidenta-fixa-salario-minimo-em-r-678-00-e-zera-ir-sobre-participacao-nos-lucros-de-ate-r-6-mil

http://en.wikipedia.org/wiki/Minimum_wage_in_the_United_States

http://www.chevrolet.com/camaro-performance-cars.html

http://centraldeprecos.com/novo-palio-2013-preco/

A conta é realmente cruel e é por isso que disse que não vejo nem o governo nem o mercado brasileiro se comportando coerentemente. As pessoas consomem cada vez mais (óbvio que também encurraladas pelo esquema manco e caro de transporte público), tirando o motivo do empresário baixar o preço e deixando a alma na mão das financeiras.

O cálculo pode ser estendido aos eletrônicos, alimentação (sobretudo quando tratamos de nutrição específica, como a suplementação esportiva), cultura (discos, shows, teatro) e, putz, mais uma porrada de coisas. O que também dá evidências de que o escarcéu feito sobre a margem das montadoras especificamente, pode ser apenas teatrinho.

Pra piorar a situação, embora não tenha meios de disponibilizar aqui a informação, uma vez vi uma demonstração de justificativa de investimento sobre montagem de um modelo específico, aqui  no Brasil, em regime de CKD, tendo todas as peças vindas em caixas dentro de navios. O engraçado é que, depois se descobriu que, o mesmo modelo poderia ser vendido, aqui no Brasil, com preço cerca de 30% menor caso não o montássemos aqui e sim em Toluca no México, mantendo a mesma margem!! Depois é só transportar o carro para cá já pronto, com mil procedimentos de conservação do produto, em navios ou carretas. Ou seja, mesmo adicionando uma etapa perigosa e cara de transporte e excluindo a parte interessante para o país, que é a fabricação, engenharia de produção e desenvolvimento de alguns fornecedores locais, fica mais interessante para o empresário e, importante notar, para o consumidor também, que o carro não seja produzido aqui.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 06 de Março de 2013, 10:46:35 »
Citação de: juca

por mais que fatores macroeconômicos sejam relevantes há questões bem mais objetivas para se detectar uma possível anomalia ou não :

1- As margens das montadoras no Brasil são maiores que países similares (isto é. esquecer o sonho da comparação com EUA e ir para comparações mais reais como MX, CH,  Co, etc)?
Sim, muito maiores

2- Os impostos cobrados aqui são maiores do que em países similares?
Sim,  muito maiores

3- Os carros são similares ou inferiores?
Inferiores

4- Pode-se afirmar que existem barreiras à entrada?
Sim

acho que realmente se configura uma situação onde o governo deve intervir.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!