Autor Tópico: A Terra é plana como diz o corão, diz estudo de físico iraquiano  (Lida 18709 vezes)

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
Re:A Terra é plana como diz o corão, diz estudo de físico iraquiano
« Resposta #225 Online: 07 de Abril de 2018, 14:51:22 »
Soda é quando usam o argumento religioso "se o espaço é um vácuo não deveria ter uma atmosfera porque escaparia".

Existe um certo número de técnicas que é usado para construir estes argumentos enganosos. Um deles é manipular a intuição das pessoas.

Por exemplo, se as pessoas costumam ter na vida cotidiana uma determinada experiência relacionada com um determinado fenômeno, e geralmente não param pra pensar no porquê daquilo ocorrer daquela forma, então esse tipo de experiência é usada para criar um argumento que faça parecer que algum conceito ou afirmação científica é falsa.

É o que eles fazem com o vácuo. Por experiência, o vácuo parece sugar as coisas: uma bomba de vácuo suga, um aspirador de pó suga o pó, você suga o milk shake quando faz vácuo no canudinho...

Então, à primeira vista, sem pensar, parece que o vácuo tem essa propriedade de sugar tudo ao seu redor, daí dizerem que é lógico que tenha uma cúpula segurando a atmosfera no planeta, senão o vácuo sugaria. O que parece fazer sentido quando alguém confronta essa afirmação com todas as suas experiências prévias relacionadas com o vácuo.

Mas é claro que é uma falsa impressão, porque o vácuo é o vazio, ele não tem poder de gerar nenhuma força, nem de sucção. Nada é sugado na verdade, tudo é "empurrado" pela pressão atmosférica, que por sua vez é causada pela gravidade do planeta. O ar tem peso, como consequência existe a pressão atmosférica, o que faz com que aqui na Terra o ar esteja sempre sendo empurrado por essa pressão para preencher qualquer espaço onde exista vácuo.

E é claro que a gravidade não poderia empurrar o ar para fora, porque ela faz exatamente o contrário, puxa tudo em direção ao centro da Terra. Mas se a pessoa não observa as causas subjacentes, ela conclui apenas com base nas experiências prévias relacionadas a determinado fenômeno. Isso é o que se chama intuição, e explorar dessa maneira a intuição é uma das técnicas que eles utilizam para iludir as pessoas sobre conceitos científicos.

Dá para catalogar - como já fiz - um pequeno conjunto de técnicas que são usadas para inventar todos esses argumentos falaciosos, o que reforça a minha suspeita de tudo isso partiu de uma fonte original. Que foi uma coisa pensada e muito bem pensada, calculada, porque parece haver, ou estar se utilizando, de alguma espécie de "teoria" sobre manipulação psicológica.

Por um lado é um padrão que sempre se repete ( o uso deste mesmo conjunto de técnicas para construir falácias anti-científicas ), mas por outro a grande maioria dos terraplanistas parece ser realmente muito burra até para esse nível de engenhosidade. O que dá a impressão que eles podem estar apenas repetindo coisas que são pensadas por gente mais inteligente e instruída. Porque  ao mesmo tempo que todos estão usando falácias apoiadas nas mesmas técnicas, muitas destas falácias demandam, para serem inventadas, algum nível de conhecimento que é incompatível com o de uma pessoa que pode ser convencida de que a Terra é plana.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #226 Online: 07 de Abril de 2018, 18:49:52 »
Já me disseram que essa histeria anti ciência vai durar até o pessoal perceber que não tem mais energia elétrica, água tratada, internet e morrer por doenças idiotas, daí a galera volta a estudar.

Que nem aquela idade das trevas que os gregos passaram,  foram quatrocentos anos de dedo no cu e gritaria  :hihi:
Inclusive, há quem defenda que "Dedo no Cu e Gritaria" deveria ser a frase reinante de nosso pavilhão. Eu concordo com isso.

Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #227 Online: 07 de Abril de 2018, 20:40:53 »
Já me disseram que essa histeria anti ciência vai durar até o pessoal perceber que não tem mais energia elétrica, água tratada, internet e morrer por doenças idiotas, daí a galera volta a estudar.

Onde está havendo histeria anti ciência em escala significativa ?

A maioria das pessoas não está preocupada nem com ciência nem com anti ciência,  agrande maioria está  apenas preocupada em ganhar dinheiro  para viver, e com outras coisas realmente importantes em suas vidas.  A maioria é simplesmente relativamente indiferente a ciência e anti ciência.

« Última modificação: 07 de Abril de 2018, 20:44:17 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 07 de Abril de 2018, 20:46:19 »

Os agentes das chamadas ciências  não  chamam tanto a atenção a ponto de fazer com que as atividades deles  sejam uma real preocupação na vida da maioria das pessoas.

Apenas para lembrar e para exemplificar, as atividades dos artistas e/ou esportistas chamam muito mais a atenção da maioria das pessoas do que as atividades desses obscuros agentes  das chamadas ciências.

« Última modificação: 07 de Abril de 2018, 20:56:52 por JJ »

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #229 Online: 07 de Abril de 2018, 20:48:52 »

Onde está havendo histeria anti ciência em escala significativa ?

A maioria das pessoas não está preocupada nem com ciência nem com anti ciência,  agrande maioria está  apenas preocupada em ganhar dinheiro  para viver, e com outras coisas realmente importantes em suas vidas.  A maioria é simplesmente relativamente indiferente a ciência e anti ciência.

No entanto ainda tem quem, mesmo sendo pobre, dá dinheiro pra pastores.
Tira da própria sobrevivência por uma crença.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 07 de Abril de 2018, 20:53:09 »

Dar dinheiro para pastores é interpretação sua,  na interpretação normal deles eles estão dando dinheiro primordialmente para divulgar os evangelhos.  E realmente os evangelhos tem sido bastante divulgados.  Tanto é que o número deles aumentou consideravelmente nas últimas décadas.

« Última modificação: 07 de Abril de 2018, 20:57:28 por JJ »

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #231 Online: 07 de Abril de 2018, 20:55:32 »

Os agentes das chamadas ciências  não  chamam tanto a atenção a ponto de fazer com que as atividades deles  sejam uma real preocupação na vida da maioria das pessoas.

Apenas para lembrar e para exemplificar, as atividades dos artistas e/ou esportistas chamam muito mais a atenção da maioria das pessoas do que a atividade desse obscuros agentes  das chamadas ciências.

Infelizmente ciência que é mais útil é menos remunerada que muitas "artes", que são inúteis, tendo apenas valor artístico, como ser cantor, ator, etc.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #232 Online: 07 de Abril de 2018, 21:01:35 »
Dar dinheiro para pastores é interpretação sua,  na interpretação normal deles eles estão dando dinheiro primordialmente para divulgar os evangelhos.  E realmente os evangelhos tem sido bastante divulgados.  Tanto é que o número deles aumentou consideravelmente nas últimas décadas.

Divulgar o evangelho?
Não, acho que no mais das vezes é por algo bem mais mundano: dou dindin pra igreja e o papai do céu fica meu amiguinho, e arruma minha vida.
O grosso de quem crê o faz esperando algo em troca, tangível ou não, não importa conquanto seja em benefício próprio.
Não passam de puxa-sacos do senhor.
« Última modificação: 07 de Abril de 2018, 21:08:39 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #233 Online: 07 de Abril de 2018, 21:06:36 »

Dar dinheiro para pastores é interpretação sua,  na interpretação normal deles eles estão dando dinheiro primordialmente para divulgar os evangelhos.  E realmente os evangelhos tem sido bastante divulgados.  Tanto é que o número deles aumentou consideravelmente nas ultimas décadas.

Isso aqui é interpretação minha ou fato?

<a href="https://www.youtube.com/v/35bnmSimN9Y" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/35bnmSimN9Y</a>

Mas é melhor voltar pro assunto terraplana, que senão tópico vira outro.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #234 Online: 07 de Abril de 2018, 21:11:57 »

Divulgar o evangelho?
Não, acho que no mais das vezes é por algo bem mais mundano: dou dindin pra igreja e o papai do céu fica meu amiguinho, e arruma minha vida.
O grosso de quem crê o faz esperando algo em troca, tangível ou não, não importa

Sim tangível ou não. Aí nesse caso nem se poderia chamar de materialismo, já que não há interesses materiais (alguns até tem com Teologia da prosperidade), mas ainda continuaria sendo interesseiro sem fins lucrativos.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #235 Online: 07 de Abril de 2018, 23:53:22 »

Dar dinheiro para pastores é interpretação sua,  na interpretação normal deles eles estão dando dinheiro primordialmente para divulgar os evangelhos.  E realmente os evangelhos tem sido bastante divulgados.  Tanto é que o número deles aumentou consideravelmente nas ultimas décadas.

Acreditar que ele não usou o dinheiro recebido para custear  as atividades  da  própria  igreja  em que ele atua,  e/ou para  sustentar  as atividades  de  uma igreja  filial e/ou de  algum missionário,  é uma interpretação e crença sua.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #236 Online: 08 de Abril de 2018, 02:38:54 »
Citação de: Agnoscetico
Infelizmente ciência que é mais útil é menos remunerada que muitas "artes", que são inúteis, tendo apenas valor artístico, como ser cantor, ator, etc.

[Citation needed]. Você está se baseado em um número pequeno de artistas e atletas extremamente bem remunerados em campos incrivelmente competitivos, enquanto o pesquisador acadêmico médio é muito melhor remunerado do que o cantor médio. Além disso - valor é algo que depende do juízo subjetivo das pessoas, não algo objetivamente mensurado.

Citação de: Fenrir
Divulgar o evangelho?
O grosso de quem crê o faz esperando algo em troca, tangível ou não, não importa conquanto seja em benefício próprio.

Jesus, como ateus tem uma tão idealista e irreal da atividade pastoral do que os próprios religiosos - o propósito não é meramente "Papai do Céu fica meu amiguinho", Deus é a parte menos importante da atividade religiosa - mas sim manutenção de uma instituição social que provê uma série de serviços (networking, atividades de culto, instrução religiosa e moral, rede de suporte) para aqueles que são seus afiliados. É mais ou menos o que clubes, sindicatos livres e sociedades de interesses comum oferecem, só que revestida de um discurso religioso e algumas promessas post-mortem.
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #237 Online: 08 de Abril de 2018, 08:07:42 »
Jesus, como ateus tem uma tão idealista e irreal da atividade pastoral do que os próprios religiosos - o propósito não é meramente "Papai do Céu fica meu amiguinho", Deus é a parte menos importante da atividade religiosa - mas sim manutenção de uma instituição social que provê uma série de serviços (networking, atividades de culto, instrução religiosa e moral, rede de suporte) para aqueles que são seus afiliados. É mais ou menos o que clubes, sindicatos livres e sociedades de interesses comum oferecem, só que revestida de um discurso religioso e algumas promessas post-mortem.

(Como já disseram antes, o tema deste post esta desvirtuando...)

Discordo sobre Deus ser a parte menos importante. A crença em uma deidade (ou deidades) é parte essencial de praticamente todas religiões.
Não nego a importância de fazer parte de uma tribo, ser suportado por ela, etc. É uma boa colocação.
Considere o seguinte: porque pesquisas mostram que os paises mais religiosos são justamente os mais pobres? Há claramente uma correlação aí.
Vá a qualquer região pobre, qualquer bairro da periferia de uma grande metrópole e conte as igrejas...
Tambem já deve ter reparado no que os fieis pedem e querem e no que os sacerdotes prometem para aqueles que creem.
Isto não se limita aos cultos que promovem a teologia da prosperidade. Muitos querem o paraíso, outros um bom karma ou karma nenhum, 70 virgens...
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #238 Online: 08 de Abril de 2018, 12:34:10 »

Acreditar que ele não usou o dinheiro recebido para custear  as atividades  da  própria  igreja  em que ele atua,  e/ou para  sustentar  as atividades  de  uma igreja  filial e/ou de  algum missionário,  é uma interpretação e crença sua.

Custear coisas "úteis" como réplicas de templos caros da antiguidade, abter imposto de renda om supostas obras de caridade.

Nem precisa falar do Valdermio Santiago né, ou precisa?

<a href="https://www.youtube.com/v/JCH4473iTlI" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/JCH4473iTlI</a>

<a href="https://www.youtube.com/v/BA6Ry4efOgk" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/BA6Ry4efOgk</a>

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #239 Online: 08 de Abril de 2018, 12:45:16 »

[Citation needed]. Você está se baseado em um número pequeno de artistas e atletas extremamente bem remunerados em campos incrivelmente competitivos, enquanto o pesquisador acadêmico médio é muito melhor remunerado do que o cantor médio. Além disso - valor é algo que depende do juízo subjetivo das pessoas, não algo objetivamente mensurado.

Divulgar o evangelho?

Você está se baseado em um número pequeno de artistas e atletas extremamente bem remunerados em campos incrivelmente competitivos, enquanto o pesquisador acadêmico médio é muito melhor remunerado do que o cantor médio.

[Citation needed]. Já que você pediu citações eu também peço.
Quando eu vejo coisas tipo Michel Telós, eu penso como "sofrido" deve ser vida de artista, quando vejo um biólogo trabalhando ganhado menos do que esse cara ganha quase parado.

Lembrei que o ator Denzel Washignton, que ganhava 20 mihões teria citado "É demais". Acho que nem no primeiro mundo um técnico (em biologia, informática, eletrônica, medicina, etc) ganhe o que um artista ganhe.

Romero Brito sendo uma desenhista de imagens com estilos minimalistas deve ganhar mais que um design de Arquitetura dos mais bem-sucedidos.

valor é algo que depende do juízo subjetivo das pessoas, não algo objetivamente mensurado

Sério? Que matemática você usa? Inexatas? Acha que 1.000.000 Reais pra uma pessoa vale apenas 1 Real pra outra?

« Última modificação: 08 de Abril de 2018, 12:47:43 por Agnoscetico »

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #240 Online: 09 de Abril de 2018, 01:43:45 »
Considere o seguinte: porque pesquisas mostram que os paises mais religiosos são justamente os mais pobres? Há claramente uma correlação aí.

Claro que há uma correlação - que ateus são "crianças mimadas", que só aparecem em números razoáveis em sociedades afluentes onde o Estado assume as tarefas de seguridade social que normalmente são associadas a associações religiosas. Basta qualquer trabalho do Phil Zuckerman (The Nonreligious) ou do Ara Norenzayan (Big Gods).

Quando eu vejo coisas tipo Michel Telós, eu penso como "sofrido" deve ser vida de artista, quando vejo um biólogo trabalhando ganhado menos do que esse cara ganha quase parado.

Lembrei que o ator Denzel Washignton, que ganhava 20 mihões teria citado "É demais". Acho que nem no primeiro mundo um técnico (em biologia, informática, eletrônica, medicina, etc) ganhe o que um artista ganhe.

Romero Brito sendo uma desenhista de imagens com estilos minimalistas deve ganhar mais que um design de Arquitetura dos mais bem-sucedidos.

Detalhe relevante: Você está se baseado em um número pequeno de artistas e atletas extremamente bem remunerados em campos incrivelmente competitivos. Agora faça um favor a você mesmo e veja como é o comportamento do rendimento médio dessas profissões - você verá que sem surpresa, o salário médio de atores é parelho ao de professores de ensino superior (e inferiores ao de profissionais médicos, engenheiros e cargos de colarinho dourado) e o de cantores e músicos, parelho ao de professores de "ensino médio" e técnicos.

Sério? Que matemática você usa? Inexatas? Acha que 1.000.000 Reais pra uma pessoa vale apenas 1 Real pra outra?

:nao3: Estou falando do conceito econômico de valor.
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #241 Online: 09 de Abril de 2018, 08:21:58 »
Dar dinheiro para pastores é interpretação sua, na interpretação normal deles eles estão dando dinheiro primordialmente para divulgar os evangelhos. E realmente os evangelhos tem sido bastante divulgados. Tanto é que o número deles aumentou consideravelmente nas últimas décadas.

Sério JJ?

Você realmente acha que o dinheiro dado pelos otários, digo fiéis, destas igrejas evangélicas neopentecostais é destinado apenas para a pregação da mitologia cristã? Não, não é mesmo. Basta procurar as reportagens mostrando o aumento no patrimônio destes "bispos" asquerosos.

E a própria pregação da mitologia cristã visa apenas aumentar o número de clientes, digo fiéis, pois com isto aumenta a base de arrecadação.

As igrejas em geral, e as evangélicas neopentecostais em particular, são plataformas ótimas para arrecadação financeira sem a incidência de tributação e para a lavagem de dinheiro.
Foto USGS

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #242 Online: 09 de Abril de 2018, 09:23:57 »
Dar dinheiro para pastores é interpretação sua, na interpretação normal deles eles estão dando dinheiro primordialmente para divulgar os evangelhos. E realmente os evangelhos tem sido bastante divulgados. Tanto é que o número deles aumentou consideravelmente nas últimas décadas.

Sério JJ?

Você realmente acha que o dinheiro dado pelos otários, digo fiéis, destas igrejas evangélicas neopentecostais é destinado apenas para a pregação da mitologia cristã? Não, não é mesmo. Basta procurar as reportagens mostrando o aumento no patrimônio destes "bispos" asquerosos.

Eu não afirmei que seria   apenas   para isso.  Certamente que vários pastores também  tem benefícios pessoais com isso.  Mas,  que tem sido usado para espalhar o evangelho, isto é verdade,  e os fiéis concordam com isso.  E muitos também não veem problema em muitos casos onde os dirigentes tem benefícios pessoais com isso.

E afinal de contas os liberais não deveriam ficar incomodados com isso,  pois  afinal de contas os liberais acreditam em livre arbítrio,  e sendo assim os fieis estão o apenas exercendo o seu livre arbítrio de fazerem livremente o que quiserem com o seu dinheiro.  Os pastores não colocam armas nas cabeças dos fiéis para que estes lhes entreguem o dinheiro.  O Estado faz isso, os pastores não.

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #243 Online: 09 de Abril de 2018, 10:50:13 »
Mas,  que tem sido usado para espalhar o evangelho, isto é verdade,  e os fiéis concordam com isso.

Espalhar o evangelho vai se traduzir pelo milagre da multiplicação do dinheiro que vai entrar na direção do bolso dos pastores.
Isso é perfeitamente óbvio e reflete o objetivo desses sujeitos.

Os pastores não colocam armas nas cabeças dos fiéis para que estes lhes entreguem o dinheiro.  O Estado faz isso, os pastores não.

Você quer dizer que o Estado é um exemplo de máfia com organização bastante sofisticada? Pode haver abusos, mas pelo menos há mecanismos de controles (divisão de poderes) que ajudam a prevenir aquilo.
 Acho que pagar impostos é plenamente justificado se você quer usufruir serviços como transporte público
ou chamar polícia ou bombeiros quando necessário.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #244 Online: 09 de Abril de 2018, 11:36:27 »

Sério JJ?

Eu não afirmei que seria   apenas   para isso.  Certamente que vários pastores também  tem benefícios pessoais com isso.  Mas,  que tem sido usado para espalhar o evangelho, isto é verdade,  e os fiéis concordam com isso.  E muitos também não veem problema em muitos casos onde os dirigentes tem benefícios pessoais com isso.

E afinal de contas os liberais não deveriam ficar incomodados com isso,  pois  afinal de contas os liberais acreditam em livre arbítrio,  e sendo assim os fieis estão o apenas exercendo o seu livre arbítrio de fazerem livremente o que quiserem com o seu dinheiro.  Os pastores não colocam armas nas cabeças dos fiéis para que estes lhes entreguem o dinheiro.  O Estado faz isso, os pastores não.

Não fico incomodado com otários que depletam os seus vencimentos e ou patrimônio em favor de bobagens mitológicas ou de "pastores". Se for livre a doação, quero mais é que se fod...!

O que me incomoda é saber da quantidade (e do tamanho!) de mentiras envolvidas neste processo de ampla cooptação de incautos, de ignorantes, de incultos e de desesperados.
« Última modificação: 23 de Maio de 2018, 17:46:43 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #245 Online: 10 de Abril de 2018, 19:34:40 »

Sério JJ?

Não! Só com o fato de que depois, muito desse dinheiro vai financiar pastores que vão usar isso pra fazer lobby político e ter poder pra violar a laicidade do estado o quanto puder.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #246 Online: 10 de Abril de 2018, 19:42:51 »

Claro que há uma correlação - que ateus são "crianças mimadas", que só aparecem em números razoáveis em sociedades afluentes onde o Estado assume as tarefas de seguridade social que normalmente são associadas a associações religiosas. Basta qualquer trabalho do Phil Zuckerman (The Nonreligious) ou do Ara Norenzayan (Big Gods).

Não sei se foi ironia, literal ou a tal de Lei de Poe, mas aqui mais mimados são os religiosos, qu se apegam a crença pra se refugiar do medo da morte (ainda mais num paí cheio da latrocínio), da falta d qualidade de vida, etc.

Ser ateu no Brasil não é tão fácil quanto se pensa. A tendência é pessoas e jogarem, se alienarem, na religião, como outro e jogam na bebida, drogas, etc.

Detalhe relevante: Você está se baseado em um número pequeno de artistas e atletas extremamente bem remunerados em campos incrivelmente competitivos. Agora faça um favor a você mesmo e veja como é o comportamento do rendimento médio dessas profissões - você verá que sem surpresa, o salário médio de atores é parelho ao de professores de ensino superior (e inferiores ao de profissionais médicos, engenheiros e cargos de colarinho dourado) e o de cantores e músicos, parelho ao de professores de "ensino médio" e técnicos.

Quer comparar técnicos (que precisam ter conhecimentos técnicos cada vez mais avançados num mercado competitivo) com artistas dipensáveis, que fazem pouco esforço como cantar refrões que não precisem nenhuma habilidade mental mais avançada?
Quando vejo muitas letras de funk e outros tipos "muito elaborados" eu vejo o quanto a competição torna essas "profissões" melhores. Artista comparado a técnicos, ganham muito por pouco.

:nao3: Estou falando do conceito econômico de valor.

Conceitos econômicos, como esses aí, não valem na prática, se na cabeça de algém 1 dólar vale um 1.000.000 de dólares, isso não torna 1 dólar um 1 milhão de fato.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #247 Online: 11 de Abril de 2018, 01:01:14 »
Não sei se foi ironia, literal ou a tal de Lei de Poe, mas aqui mais mimados são os religiosos, qu se apegam a crença pra se refugiar do medo da morte (ainda mais num paí cheio da latrocínio), da falta d qualidade de vida, etc.

Ser ateu no Brasil não é tão fácil quanto se pensa. A tendência é pessoas e jogarem, se alienarem, na religião, como outro e jogam na bebida, drogas, etc.

Nope, é literal - A maioria dos não-religiosos estão a um colapso societal parcial para "encontrar Jesus", ateísmo como um fenômeno orgânico e socialmente relevante (ignorando aquela minoria de ateus que surgem devido a deficiências em empatia ou estilo cognitivo analítico) só aparece em certos tipos de sociedades incrivelmente funcionais - saia desse tipo de sociedade, e religiões são muito mais resilientes e capazes em organizar grupos de pessoas.

Quer comparar técnicos (que precisam ter conhecimentos técnicos cada vez mais avançados num mercado competitivo) com artistas dipensáveis, que fazem pouco esforço como cantar refrões que não precisem nenhuma habilidade mental mais avançada?

Não sou eu que estou comparando, é você que fez tal afirmação- só estou dizendo que o reconhecimento social, na forma de salário, entre cientistas profissionais associados á Academia e atores ou de técnicos e professores de "segundo grau" e cantores/músicos, são parelhos. Independentemente do que você pense sobre eles, a sociedade como um todo os considera parelhos em importância. Caso isso não o agrade, "tire o escorpião do bolso" e passe a financiar pesquisadores e professores - é o que pessoas fazem para demonstrar o quanto prezam uma profissão e atividade.

Conceitos econômicos, como esses aí, não valem na prática, se na cabeça de algém 1 dólar vale um 1.000.000 de dólares, isso não torna 1 dólar um 1 milhão de fato.

Okay, não vale a pena prosseguir no tópico. Se você não sabe quão a importância prática da compreensão de valor econômico, recomendo que pense porque pessoas pagam tanto para "uma pedrinha brilhante" como Diamantes e quase nada em elementos cruciais para sua existência, como Água ou Pão Francês.  :)

São Beda.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #248 Online: 11 de Abril de 2018, 11:45:23 »
(ignorando aquela minoria de ateus que surgem devido a deficiências em empatia ou estilo cognitivo analítico).

Poderia discorrer mais sobre a parte em negrito ou indicar material para pesquisa, leitura?

Okay, não vale a pena prosseguir no tópico. Se você não sabe quão a importância prática da compreensão de valor econômico, recomendo que pense porque pessoas pagam tanto para "uma pedrinha brilhante" como Diamantes e quase nada em elementos cruciais para sua existência, como Água ou Pão Francês.  :)

Dá um desânimo.  :sleepy:

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #249 Online: 11 de Abril de 2018, 16:00:46 »

Claro que há uma correlação - que ateus são "crianças mimadas", que só aparecem em números razoáveis em sociedades afluentes onde o Estado assume as tarefas de seguridade social que normalmente são associadas a associações religiosas.

Já que o tópico foi completamente desvirtuado mesmo...

A assistência social proveniente de instituições religiosas não pode explicar porque há uma taxa maior de irreligiosidade em alguns países socialmente mais bem estruturados. Não se a tese é a de que a grande maioria dos pobres é, em alguma medida, materialmente atendida por estas instituições, e como consequência abraçam suas crenças e doutrinas.

Mas nem é verdade que aqui no Brasil as igrejas estejam amparando os necessitados da mesma forma que o sistema de seguridade social na Dinamarca beneficia os não tão necessitados dinamarqueses. Se fosse este o caso, poderia haver alguma justificativa para conjecturar que uma coisa substituiu a outra. Mas esta é uma hipótese que não se verifica diante do fato incontestável de que instituições religiosas recebem muito mais dos pobres do que devolvem a estes. Sem dúvida a faceta mais perversa dessa relação entre pobres e religiões, é que são geralmente os "descamisados" - e os que estão mais perto disso - os maiores consumidores destas empresas prestadoras de serviços da fé.

Se assistência social material fosse o anzol que a religião utiliza para fisgar os desassistidos, a Igreja Universal do Reino de Deus não teria hoje mais de 3 milhões de seguidores no Brasil - segundo dados do IBGE. Pois essa organização criminosa é especializada em aplicar o golpe de estelionato em indivíduos de classes C e D, e a coisa mais certa que pode acontecer a um "descamisado" que tem a infelicidade de cair nessa arapuca é descer à condição de "descuecado". Além disso o sucesso comercial da IURD serviu de modelo à centenas de novas igrejas neo-pentecostais, fenômeno que continua proliferando em proporções epidêmicas.

Justamente porque a prática demonstrou que usar religião para tirar quase tudo de quem pouco tem, é ainda muito mais fácil do que a fé sensibilizar aquele que tem muito a doar um pouquinho.

Logo, não tem base na realidade afirmar que a religião preencheu a lacuna da assistência que nas democracias do bem estar social é providência do Estado. Na verdade o produto que estas empresas estão comercializando é a ilusão de esperança para consumidores com perfil de desesperado: a ilusão da esperança de cura pra quem não tem opção a não ser morrer na fila do SUS, a ilusão de prosperidade para quem está desempregado... É o que explica Edir Macedo abrir 200 filiais da sua empresa na África e nenhuma na Suécia. E pode estar bem certo que eles não estão lá fazendo obra social.

Os pobres não dependem das instituições religiosas, são as instituições religiosas que dependem dos pobres. Porque é o pobre que mais frequentemente se vê naquela condição de passageiro em um avião em chamas, impotente diante da realidade e portanto vulnerável e susceptível a ser explorado.

"Não existem ateus em aviões em chamas", mas por outro lado, quando você menciona que a atividade religiosa mantém uma instituição que provê benefícios sociais como "networking, instrução moral. rede de suporte, etc", deve observar que a princípio não há razão para considerar que estes benefícios teriam menos valor para os privilegiados cidadãos do Primeiro Mundo, pois estas demandas não seriam supridas nem mesmo pelos mais eficientes sistemas de seguridade social. Portanto não é diretamente a política de Estado de bem estar social que determina a taxa relativamente alta de irreligiosidade dos países nórdicos.  Claro, há uma correlação sim, mas é a de que com menos ignorância, menos desespero e desesperança, a religião também tem menos instrumentos para impor a chantagem da fé.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!