Autor Tópico: Perguntas rápidas para ateus e secularistas sensatos  (Lida 11358 vezes)

Offline Laura

• Nível 23
  • *
Re:Perguntas rápidas para ateus e secularistas sensatos
« Resposta #75 Online: 09 de Novembro de 2012, 15:04:28 »

Estou em dívida nesse tópico com você, Johnny. Só terei tempo de responder hoje a noite. :)

Porque, ontem, descobri que a coisa mais esperançosa e pretensiosa que se pode fazer é renomear um arquivo como Final_Valendo.

Relaxa. But what? Renomear arquivo?

É, um trabalho meu... estava tudo pronto quando comecei a receber uma lista de solicitações do cliente, que não para de crescer, mas o prazo não mudou. Resultado; já estou no Final_Valendo_Mesmo_AgoraVai.  :palavrao:
(Hoje a trilha está daquele jeito! :rock:)

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #76 Online: 09 de Novembro de 2012, 15:46:28 »
Não. Falei o mesmo todo o tempo: o combate ao mal com os indivíduos em vida vai contra o livre arbítrio.
Continuo sem entender o porque

A discussão começa quando o Geotecton na Resposta #1 diz:
resolva a questão do problema do mal (Dilema de Epicuro), que é o seguinte: O mal existe. Supondo que deus exista então, ou ele não quis eliminar o mal, e com isto não é "bom" ou ele não pode eliminá-lo, e com isto não é "onipotente".

Por que Deus não acaba com o mal?

Simples. Com a instauração da liberdade de escolha o homem tem a possibilidade de escolher o que fazer de sua vida. A humanidade seria julgada quando todos estivessem mortos, pois mortos os mesmos não poderiam reverter nem agravar sua situação considerando pecados e arrependimentos.

Se o mal fosse combatido, e se o homem fisesse o mal, o combate teria de ser feito com o homem em vida, e o julgamento em vida iria contra o livre arbítrio por impossibilitar o arrependimento.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline M4dM4x

• Nível 10
  • *
« Resposta #77 Online: 12 de Novembro de 2012, 15:07:53 »
or que Deus não acaba com o mal?
Simples. Com a instauração da liberdade de escolha o homem tem a possibilidade de escolher o que fazer de sua vida. A humanidade seria julgada quando todos estivessem mortos, pois mortos os mesmos não poderiam reverter nem agravar sua situação considerando pecados e arrependimentos.
Se o mal fosse combatido, e se o homem fisesse o mal, o combate teria de ser feito com o homem em vida, e o julgamento em vida iria contra o livre arbítrio por impossibilitar o arrependimento.

aahhhh, porque você não disse isso antes! :biglol:
Ok, raciocínio entendido. :ok:
"A loucura é algo raro em indivíduos – mas em grupos, partidos, povos e épocas é a norma".

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #78 Online: 22 de Novembro de 2012, 21:58:10 »

A discussão começa quando o Geotecton na Resposta #1 diz:
resolva a questão do problema do mal (Dilema de Epicuro), que é o seguinte: O mal existe. Supondo que deus exista então, ou ele não quis eliminar o mal, e com isto não é "bom" ou ele não pode eliminá-lo, e com isto não é "onipotente".
Talvez pq mal ou bom são conceitos humanos idealizados, necessariamente a "criação " por assim dizer esta pouco se importando para isto. Num conceito Nietzcheniano isto decorre de uma interpretação de um mundo idealizado perfeito que foi o ranço da filosofia Judaico platônico cristã .
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #79 Online: 27 de Novembro de 2012, 16:32:08 »

Acho que jamais entenderei isso...A questão do livre arbítrio é por si mesma contraditória.
Simples assim...se alguém "por livre arbítrio" dá um soco na sua cara...você não teve o lívre arbítrio de não levar um soco.

A comparação pode parecer inválida e idiota....mas é o mesmo que citar exemplos que não são assim tão "aparentemente idiotas".

Que livre arbítrio um negro de 10 anos filho de uma prostituta e um pai que nunca conheceu, morando numa favela comandada pelo trafico vivenciando a desgraça diariamente? 
Será que o "lívre arbítrio dele é equivalente ao filho do OBAMA?" Acho que não...
Isso do meu ponto de vista (voltando a começo do comentário) já classifica a impossibilidade deu um deus BOM!

A historia de "bem dito sejam os que se lascam a vida inteira pois deles é o reino dos ceus" também é ridícula...
Que dizer que o tal filho do OBAMA vai por inferno porque ele nasceu filho do pai dele?? Isso coloca a possibilidade um deus BOM na lixeira de novo"

Isso é massantemente discutido aqui...todos já sabemos onde vai parar....para cara característica superpoderosa que se atribui a um deus, muitas contra-argumentações aparecem.
Um deus somente se sustenta enquanto não recebe características....assim que atribui-se qualquer característica, já era!
(Bem...acho que se dissessem: deus é louco! Eu não conseguiria questionar. Aí sim...ele poderia fazer o MAL e continuar sendo BOM...hehehe...mas não seria perfeito!)
:)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #80 Online: 27 de Novembro de 2012, 16:47:30 »
Não confunda livre-arbítrio com causa e consequência.
É mais ou menos assim:
O berço que você nasce, é consequência das escolhas de teus pais.
O berço que seu filho vai nascer, é a causa das suas escolhas.
Lógico que esta é uma análise simplificada do livre-arbítrio humano.

Acidentes, sopapos na cara, e outras coisas que queira associar em suas analogias, são consequências e possuem causas que dependeram das escolhas feitas anteriormente.

"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #81 Online: 27 de Novembro de 2012, 16:58:37 »
Não confunda livre-arbítrio com causa e consequência.
É mais ou menos assim:
O berço que você nasce, é consequência das escolhas de teus pais.
O berço que seu filho vai nascer, é a causa das suas escolhas.
Lógico que esta é uma análise simplificada do livre-arbítrio humano.

Continuo achando que meu filho não teve livre-arbítrio até hoje....ele tem pouco mais de 1 ano. (no máximo escolheu quando queria mamar ou comer ou beber....mas se não fizer isso morre de fome....não teve opção...sentiu fome/sede.)

Acidentes, sopapos na cara, e outras coisas que queira associar em suas analogias, são consequências e possuem causas que dependeram das escolhas feitas anteriormente.

Posso admitir que forcei a barra...mas quis apontar que o livre-arbítrio de um fere o livre-arbítrio de outro...ou seja...o livre-arbítrio não é pleno! Você não faz o que bem entende....você escolhe uma entre um número "LIMITADO" de opções...um livre arbítrio "de verdade" seria poder escolher uma entre infinitas opções!

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #82 Online: 27 de Novembro de 2012, 17:11:50 »

Acho que jamais entenderei isso...A questão do livre arbítrio é por si mesma contraditória.
Simples assim...se alguém "por livre arbítrio" dá um soco na sua cara...você não teve o lívre arbítrio de não levar um soco.
O livre arbítrio é a garantia da sua liberdade de escolha, mas não é a garantia que a sua escolha vá acontecer, nem que esta seja possível.

Que livre arbítrio um negro de 10 anos filho de uma prostituta e um pai que nunca conheceu, morando numa favela comandada pelo trafico vivenciando a desgraça diariamente?
Será que o "lívre arbítrio dele é equivalente ao filho do OBAMA?" Acho que não...
A liberdade não é igual para todos, a oportunidade de escolha varia de acordo com o indivívuo. Isso não quer dizer que não há livre arbítrio, e sim que as possibilidades de escolha são diferentes.

A historia de "bem dito sejam os que se lascam a vida inteira pois deles é o reino dos ceus" também é ridícula...
Que dizer que o tal filho do OBAMA vai por inferno porque ele nasceu filho do pai dele?? Isso coloca a possibilidade um deus BOM na lixeira de novo"

Isso é massantemente discutido aqui...todos já sabemos onde vai parar....para cara característica superpoderosa que se atribui a um deus, muitas contra-argumentações aparecem.
Um deus somente se sustenta enquanto não recebe características....assim que atribui-se qualquer característica, já era!
(Bem...acho que se dissessem: deus é louco! Eu não conseguiria questionar. Aí sim...ele poderia fazer o MAL e continuar sendo BOM...hehehe...mas não seria perfeito!)
Eu evito discutir sobre a bíblia por deconhecê-la em sua maioria e porque as discussões quase sempre aparentam ser uma grande especulação. Nesse caso, não posso concordar nem ir contra o que você disse.  :hihi:
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #83 Online: 27 de Novembro de 2012, 17:17:13 »
A liberdade não é igual para todos, a oportunidade de escolha varia de acordo com o indivívuo. Isso não quer dizer que não há livre arbítrio, e sim que as possibilidades de escolha são diferentes.
Se as possibilidades de escolha são diferentes, elas podem ser reduzidas a um patamar onde só existam possibilidades ruins...ou apenas uma possibilidade e isso é o equivalente a não haver possibilidades....por isso digo que  a ideia de livre-arbítrio é contraditória.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #84 Online: 27 de Novembro de 2012, 17:29:24 »
Se as possibilidades de escolha são diferentes, elas podem ser reduzidas a um patamar onde só existam possibilidades ruins...ou apenas uma possibilidade e isso é o equivalente a não haver possibilidades....por isso digo que  a ideia de livre-arbítrio é contraditória.

Se você pode escolher entre o que é ruim ainda há livre arbítrio.

Como eu disse, o livre arbítrio não é pleno, há situações o indivíduo pode escolher mais ou menos, ou não pode escolher devido à falta de opções.

Se em uma situação você não tem nenhuma alternativa, certamente anteriormente você teve alguma que o poderia ter tirado desta situação, mesmo que sem intenção.

Haver situações onde existem mais ou menos possibilidades não influenciam no livre arbítrio, e uma situação que não há alternativa só poderia ser considerável se não fosse fruto de uma decisão anterior (exclui-se a morte, que é inevitável).

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #85 Online: 27 de Novembro de 2012, 17:34:28 »
The Lucks,
Para não ficarmos repetindo pontos já discutidos, dê uma lida no tópico que tem uma discussão sobre o livre-arbítrio. E se puder contribuir lá também, seria bem -vindo.

../forum/topic=18603.100.html
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #86 Online: 27 de Novembro de 2012, 18:45:12 »
The Lucks,
Para não ficarmos repetindo pontos já discutidos, dê uma lida no tópico que tem uma discussão sobre o livre-arbítrio. E se puder contribuir lá também, seria bem -vindo.

../forum/topic=18603.100.html

Amém!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 27 de Novembro de 2012, 21:13:34 »
[...]
Como eu disse, o livre arbítrio não é pleno, há situações o indivíduo pode escolher mais ou menos, ou não pode escolher devido à falta de opções.
[...]

Se o livre-arbítrio não é pleno, então não há como não se falar em uma 'gradação de livre-arbítrio' e, no extremo, não está errado alguem que afirme que "não existe livre-arbítrio".
Foto USGS

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #88 Online: 28 de Novembro de 2012, 08:34:36 »
[...]
[...]

Se o livre-arbítrio não é pleno, então não há como não se falar em uma 'gradação de livre-arbítrio' e, no extremo, não está errado alguem que afirme que "não existe livre-arbítrio".

As pessoas não podem fazer o que é impraticável ou inalcançável. O indivíduo não poder escolher o que lhe é impossibiltado não é a exinção do livre arbítrio, pois uma escolha impossível não é praticável já que ele não pode escolher fazer o impossível.
Enquanto houver possibilidade de escolha há o livre arbítrio, seja minimizado por fatores alheios à vontade do praticante ou não.
Sim, como eu disse podem haver situações em que não há escolha.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 28 de Novembro de 2012, 23:03:30 »
Qual é o livre-arbítrio de um bebê anencéfalo? Poderia ter se dado pelo menos uma chance para ele. Se existe algum Deus, deve estar bem longe daqui.  :(

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #90 Online: 28 de Novembro de 2012, 23:14:49 »
Qual é o livre-arbítrio de um bebê anencéfalo? Poderia ter se dado pelo menos uma chance para ele. Se existe algum Deus, deve estar bem longe daqui.  :(

Esse argumento é absurdo. :lol: As escolhas em não ser deficiente, ter outro sexo e não morrer não são válidas.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #91 Online: 29 de Novembro de 2012, 00:20:04 »

Esse argumento é absurdo. :lol: As escolhas em não ser deficiente, ter outro sexo e não morrer não são válidas.

Bem...então estou concluindo o seguitne:

"Você tem livre-arbítrio para escolher entre as opção que estão disponíveis para você...mesmo que você tenha apenas uma opção o lívre-arbítrio está intocado...seu problema é a impossibilidade de ter acesso a outras opções."

Ou em outras palavras:
"Você tem livre-arbítrio para escolher entre suas opções disponíveis mas não tem livre-arbítrio para escolher quais serão as suas opções disponíveis"

Isso torna (para mim) o conceito de livre-arbítrio "religioso" ainda contraditório...uma vez que DEUS é quem define quais serão as opções que estarão disponíveis para você, você só poderia decidir entre as opções que ELE determinou. - babau livre-arbítrio.

Se considerarmos o livre-arbítrio de um ponto de vista (digamos) laico...ele existe, já que as opções que estão disponíveis a você são definidas por fatores sociais, políticos, temporais, físicos, etc... 

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #92 Online: 29 de Novembro de 2012, 00:46:25 »

Bem...então estou concluindo o seguitne:

"Você tem livre-arbítrio para escolher entre as opção que estão disponíveis para você...mesmo que você tenha apenas uma opção o lívre-arbítrio está intocado...seu problema é a impossibilidade de ter acesso a outras opções."

Ou em outras palavras:
"Você tem livre-arbítrio para escolher entre suas opções disponíveis mas não tem livre-arbítrio para escolher quais serão as suas opções disponíveis"
EXATAMENTE isso.

Isso torna (para mim) o conceito de livre-arbítrio "religioso" ainda contraditório...uma vez que DEUS é quem define quais serão as opções que estarão disponíveis para você, você só poderia decidir entre as opções que ELE determinou. - babau livre-arbítrio. [...]
Se ele existe, como deus te impede de fazer as coisas?

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #94 Online: 29 de Novembro de 2012, 01:31:34 »
1 - Ele não existe!
2 - Segundo a discussão no ponto em que estamos...a resposta seria: Limitando as minhas opções....afinal ele é o sabe-tudo, manda-em-tudo, define-tudo o manda-chuvas. Ele tem o poder de me deixar apenas com as opções que "ele quer que eu tenha", me dando o "pseudo-livre-arbítrio" de escolher entre elas.  Portanto, se ele quer que eu seja um "bandido", pode me dar apenas as opções de roubar um banco ou um pai de família, e não me dar a opção de me tornar um sacerdote. (POR FAVOR: Eu citei exemplos grotescos...não se apegue aos exemplos...apenas ao conceito)

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #95 Online: 29 de Novembro de 2012, 08:22:33 »
1 - Ele não existe!
2 - Segundo a discussão no ponto em que estamos...a resposta seria: Limitando as minhas opções....afinal ele é o sabe-tudo, manda-em-tudo, define-tudo o manda-chuvas. Ele tem o poder de me deixar apenas com as opções que "ele quer que eu tenha", me dando o "pseudo-livre-arbítrio" de escolher entre elas.  Portanto, se ele quer que eu seja um "bandido", pode me dar apenas as opções de roubar um banco ou um pai de família, e não me dar a opção de me tornar um sacerdote. (POR FAVOR: Eu citei exemplos grotescos...não se apegue aos exemplos...apenas ao conceito)

E onde na bíblia tá escrito que ele delimita suas ações?

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #96 Online: 29 de Novembro de 2012, 10:14:20 »
1 - Ele não existe!

Tá escrito lá... com outras palavras mas está:
Ele é o cara que decide tudo...
Tudo o que acontece é da VONTADE dele.
Não cai uma folha de uma árvore sem a "aprovação" dele.
"Se você tem muitas opções para escolher....agradeça a ele....se não tem boas opções de escolha, reze para ele de dar opções melhores, se ele tiver "afim", vai te ajudar."

É isso....tá lá, tem mais lá a respeito...mas vamos desconsiderar, isso já é objetivo e suficiente para o questionamento proposto! Não vá me pedir para transcrever trechos porque aí já é querer demais...abandonei esse livro quando tinha 13 anos.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #97 Online: 29 de Novembro de 2012, 10:29:13 »
1 - Ele não existe!

Tá escrito lá... com outras palavras mas está:
Ele é o cara que decide tudo...
Tudo o que acontece é da VONTADE dele.
Não cai uma folha de uma árvore sem a "aprovação" dele.
"Se você tem muitas opções para escolher....agradeça a ele....se não tem boas opções de escolha, reze para ele de dar opções melhores, se ele tiver "afim", vai te ajudar."

É isso....tá lá, tem mais lá a respeito...mas vamos desconsiderar, isso já é objetivo e suficiente para o questionamento proposto! Não vá me pedir para transcrever trechos porque aí já é querer demais...abandonei esse livro quando tinha 13 anos.

Se você não sabe onde está e por cima diz que está 'em outras' palavras tudo o que você disse é mera suposição. E suposição e especulação não suficientes num debatecomo este.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #98 Online: 29 de Novembro de 2012, 10:50:40 »
Especulação?
A historinha da folha da árvore está no alcorão...

e a bíblia faz várias citações semelhantes que eu não vou ficar caçando porque não estou afim...mas posso citar uma delas, pra ver se você para de fingir que não sabe que a bíblia afirma o que eu escreví.

ISAIAS 45:6-7
"
6 - Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro.

7 - Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.
"

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #99 Online: 29 de Novembro de 2012, 11:01:17 »
Se você tem problemas em embasar o que fala eu me retiro da discussão.

Tchau.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!