Autor Tópico: Paleodieta  (Lida 15711 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re:Paleodieta
« Resposta #25 Online: 25 de Setembro de 2012, 21:33:52 »
Endosso o que a Laura disse. Também dependendo do que eu fiz/comi, meus intervalos podem ser de 2 ou 4 horas.

Acredito que também comer em intervalos menores faz com que a insulina seja liberada aos poucos no organismo, enquanto que uma pessoa que só janta/almoça teria picos dela.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #26 Online: 25 de Setembro de 2012, 22:27:23 »
"Bem-vindo, Herr Kaleun"

Quem é a figura?

A pergunta não foi pra mim, mas como o próprio Herr Kaleun não respondeu, tomei a liberdade. :)

É o Jürgen Prochnow, no filme alemão Das Boot, como o capitão Heinrich Lehmann.
Esse capitão existiu mesmo, atuou na segunda guerra e, pelo menos no filme, ele era "o cara".
Ainda assim, não justifica tirar o Clint Eastwood, que era o avatar mais sexy de todo o fórum.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 25 de Setembro de 2012, 23:02:38 »
:lol:

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #28 Online: 26 de Setembro de 2012, 05:55:33 »
2
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #29 Online: 30 de Setembro de 2012, 01:08:23 »
Passadinha rápida, quer emagrecer? Coma menos calorias do que gasta, não importando a frequência alimentar, ponto.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19943985
Deem uma procurada sobre intermittent fasting e os estudos relacionados. 3h em 3h já é um mito praticamente derrubado no exterior.
Quanto a paleo, ela é muito marqueteira e realmente vira um "estilo de vida", tipo uma seita para certas pessoas. Mas ela funciona, existem vários atletas de elite que seguem ela e relatam aumento de qualidade de vida e performance. E paleo não é sinônimo de cetogênica, saladas e frutas ainda tem carboidratos, e pessoas que seguem paleo comem grandes quantidades de ambos. Sua justificativa histórica pode ser falaciosa, mas a dieta funciona na melhora da qualidade de vida pelo fato de que retira alimentos que são potencialmente inflamatórios da dieta das pessoas. Um exemplo é o leite, boa parte da população possui algum grau de intolerância ao leite, pode não ser aquela coisa de ir parar no hospital, mas gera uma reação negativa no corpo e na maioria das vezes as pessoas não percebem e acham que os efeitos causados pela ingestão cronica de um alimento inflamatório são "normais do corpo".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 30 de Setembro de 2012, 11:47:08 »
Acho que nas ocasiões em que estive mais magro fazia algo (apenas por acaso, não proposital) que não sei se se enquadraria bem em "intermittent fasting" e os intervalos de 3 horas, talvez uma mistura entre os dois.

Isso de "vários atletas relatam" é muito sujeito a vieses de confirmação pessoal, você provavelmente vai encontrar várias outras dietas sendo apontadas por alguns outros tantos (ou mais) atletas também como eficientes, que melhoram a qualidade de vida. Essas melhorias podem ser reais ou falsas, mas não são facilmente atribuíveis à dieta, mesmo que sejam conclusivamente atribuíveis à mudança de dieta. Contanto que as dietas não sejam absurdas, elas não devem ser prejudiciais*, e se agradarem aos seguidores por qualquer razão (que podem variar em opostos como ser possível comer muito do que gosta ou só poder comer muito pouco do que gosta), eles vão tender a relatar melhoras.

* o que fora os problemas mais conhecidos com dietas vegetarianas muito estritas, já ouvi falar ser o caso com essas dietas de restrição de carboidrato. Tem duas principais, uma é especialmente ruim e mais propensa a aumentar os riscos de problemas cardíacos (dizem) mas ambas em geral tem algum problema em nível teórico que não me lembro bem, mas uma vez uma bióloga me deu uma explicação que pareceu bem convincente/lógica, condizente com o que se conhece de metabolismo.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 01 de Outubro de 2012, 07:07:52 »
É que a paleodieta geralmente utilizada em quem já está fazendo crossfit, ou seja, gente que pratica esporte em um nível mais acima.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #32 Online: 01 de Outubro de 2012, 10:35:21 »
Tem dois meses que mudei radicalmente minha rotina de atividades e um mês que tenho acompanhamento de preparador físico (agora todo mundo no trabalho tem que ter). Continuei com a mesma rotina de exercícios (4x na semana), mas quanto a alimentação, só estou comendo 2x por dia e está muito difícil mudar isso. Faço uma refeição quando acordo, por volta das 16hs e outra de madrugada, lá pras 3hs, basicamente só carne e salada.

Nesse período, perdi muita, muita, muita massa muscular e dei uma emagrecida drástica de uns 5kg. Preciso mudar isso, mas tá complicado.  Devo estar morto em um ou dois meses... :(
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #33 Online: 01 de Outubro de 2012, 10:53:37 »
Comer 2x por dia não cai naquela história de que é preciso alimentar-se com uma certa frequência, e quem pula refeições fica com mais fome na refeição seguinte?

Tem também a tal "janela metabólica": a melhor hora para o corpo absorver proteínas dos alimentos é logo depois dos exercícios (o que é mais fácil de se conseguir através de suplementos, já que esperar sair um franguinho grelhado consome um tempo precioso dessa janela).

Falo isso sem querer generalizar, porque também existe a história de que cada corpo tem necessidades (e portanto dietas) diferentes.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2012, 10:56:37 por Digão »

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #34 Online: 01 de Outubro de 2012, 11:25:14 »
Eu mesmo não consigo comer muito em uma refeição só, então tenho 4-5 refeições por dia, para não emagrecer. Perdi 5kgs nos últimos meses por estar fazendo só três refeições ao dia... Se continuar assim bato as botas também.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #35 Online: 01 de Outubro de 2012, 11:31:45 »
Comer 2x por dia não cai naquela história de que é preciso alimentar-se com uma certa frequência, e quem pula refeições fica com mais fome na refeição seguinte?

Antes eu estava fazendo 4 a 5 refeições por dia. Minha fome diminuiu muito com esses horários malucos e ainda não percebi isso de estar "compensando" a fome nas refeições, continuei comendo a mesma quantidade.

Tem também a tal "janela metabólica": a melhor hora para o corpo absorver proteínas dos alimentos é logo depois dos exercícios (o que é mais fácil de se conseguir através de suplementos, já que esperar sair um franguinho grelhado consome um tempo precioso dessa janela).

Falo isso sem querer generalizar, porque também existe a história de que cada corpo tem necessidades (e portanto dietas) diferentes.

Sim, eu sempre detestei suplemento, mas depois que comecei a tomar BCAA, deixei de ficar tão cansado e consegui observar alguns resultados mais interessantes no rendimento.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #36 Online: 01 de Outubro de 2012, 12:59:48 »
Isso de compensar é balela. Até porque, como o Jaf falou, nós acabamos nos acostumando com os horários e o número de refeições e a fome até diminui, de modo que comendo 2x por dia, na hora da refeição, sua fome vai ser a mesma que quando você comia 5x, por exemplo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #37 Online: 01 de Outubro de 2012, 13:40:55 »
Mas e pra chegar até o ponto de comer só 2x quem antes comia 5x? Depende da força de vontade da pessoa, caso contrário não terá efeito prático. É difícil, e desistir no meio do caminho é uma constante entre as pessoas que tentam fazer dieta.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #38 Online: 01 de Outubro de 2012, 14:06:31 »
Mas e pra chegar até o ponto de comer só 2x quem antes comia 5x? Depende da força de vontade da pessoa, caso contrário não terá efeito prático. É difícil, e desistir no meio do caminho é uma constante entre as pessoas que tentam fazer dieta.

Não é algo que eu queria, mas minha rotina acabou me forçando. Como disse, já perdi muito peso com essa nova rotina e eu não gosto de perder peso.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #39 Online: 01 de Outubro de 2012, 16:54:18 »
E conseguiu porque é disciplinado.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #40 Online: 01 de Outubro de 2012, 17:07:33 »
E conseguiu porque é disciplinado.

Consegui porque durmo o dia inteiro e não tenho onde comer de noite... :lol:

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #41 Online: 01 de Outubro de 2012, 21:51:58 »
É que a paleodieta geralmente utilizada em quem já está fazendo crossfit, ou seja, gente que pratica esporte em um nível mais acima.

Não sei, não. A dieta clássica dos fisiculturistas (o auge da prática esportiva aliada ao culto a corpo) tem bastante carboidrato, porque depois do treino existe de fato a "janela metabólica" sobre a qual o Digão comentou. Existe uma demanda de glicogênio (proveniente dos carboidratos) e de aminoácidos (proveniente das proteínas), nessa ordem, porque a janela dos carboidratos representa um período de tempo muito mais curto do que a das proteínas, sendo que o ideal é que a pessoa reponha os carboidratos até 20 minutos após o término do treino. Depois disso, se não houver glicogênio disponível para reabastecer o corpo, começa o processo de catabolismo (a quebra das proteínas que formam os músculos em proteínas mais simples, que serão usadas para reabastecer o organismo). Logo, sem carboidratos, existe queima de massa magra. Claro que a pessoa pode compensar ingerindo muita proteína. Só que não é muito eficaz pois é justamente o glicogênio que faz o transporte dos aminoácidos para dentro das células que formam o tecido muscular. Então, se não houver uma restrição aos carboidratos por motivo de doença, não faz sentido reduzi-los ou cortá-los da dieta permanentemente.

Acho que a paleodieta é geralmente utilizada por quem gosta de modismo alimentar mesmo.  :)

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #42 Online: 01 de Outubro de 2012, 22:07:06 »
Tem dois meses que mudei radicalmente minha rotina de atividades e um mês que tenho acompanhamento de preparador físico (agora todo mundo no trabalho tem que ter). Continuei com a mesma rotina de exercícios (4x na semana), mas quanto a alimentação, só estou comendo 2x por dia e está muito difícil mudar isso. Faço uma refeição quando acordo, por volta das 16hs e outra de madrugada, lá pras 3hs, basicamente só carne e salada.

Nesse período, perdi muita, muita, muita massa muscular e dei uma emagrecida drástica de uns 5kg. Preciso mudar isso, mas tá complicado.  Devo estar morto em um ou dois meses... :(

Eu mesmo não consigo comer muito em uma refeição só, então tenho 4-5 refeições por dia, para não emagrecer. Perdi 5kgs nos últimos meses por estar fazendo só três refeições ao dia... Se continuar assim bato as botas também.

O que pode ajudar vocês é tomar maltodextrina, que nada mais é do que carboidrato complexo. Especialmente na tua dieta, Diegojaf, que está nitidamente pobre em carboidrato. Porque você só come carne e salada? Aderiu à paleo?

Tomar malto é bem barato, além de prático pra quem estuda e/ou trabalha e tem dificuldade de se alimentar. Provém energia o suficiente para que o corpo não precise catabolizar para se manter. Basicamente, é um pó que misturado a água se transforma num suco de sabor, normalmente, ruim e doce, sendo difícil de dissolver (primeiro, vira uma meleca e lá pelas tantas acaba dissolvendo). Quanto ao bcaa, é bom tomar, porque é impossível obter todos os aminoácidos necessários se alimentando mal.

Quanto ao horário de tomar e a quantidade, pode ser antes e depois do treino, junto com o bcaa. Nesse caso, deve-se incluir uma proteína no pós-treino (pode ser suplemento ou não). Se não treinar, pode tomar entre as refeições, só pra evitar o catabolismo, uma ou duas vezes diárias. A dose normal é uma grama de malto para cada quilo corporal. Eu odeio o gosto (de todos os sabores!), então dissolvo em bem pouca água e tomo de uma só vez fazendo careta, como um remédio. :nojo:
Mas é frescura minha, nem é tão ruim assim. :)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #43 Online: 02 de Outubro de 2012, 01:03:55 »
Odeio malto... tem um saco de 1kg praticamente cheio em casa. Mas como você disse, dá uma baita energia pro treino. Se não fosse tão horrível no gosto e no cheiro, eu conseguiria tomar sem problemas.

Eu levo o pó na garrafa e só misturo na hora de tomar, já que normalmente saio do trabalho e já vou direto. Mas eu acho que meu subconsciente me manda esquecer de fazer o preparado...:lol:

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #44 Online: 02 de Outubro de 2012, 01:15:34 »
Odeio malto... tem um saco de 1kg praticamente cheio em casa. Mas como você disse, dá uma baita energia pro treino. Se não fosse tão horrível no gosto e no cheiro, eu conseguiria tomar sem problemas.

E da onde você acha que sai essa "baita energia" quando você treina e não bebe malto?  :hein:
Deixa de frescura e toma esse negócio! :enjoo:  :)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #45 Online: 02 de Outubro de 2012, 01:20:59 »

E da onde você acha que sai essa "baita energia" quando você treina e não bebe malto?  :hein:
Deixa de frescura e toma esse negócio! :enjoo:  :)

:(

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #46 Online: 02 de Outubro de 2012, 12:47:09 »
HC alerta para cuidados com ‘dietas da moda’
Yahoo! Brasil – 2 horas 8 minutos atrás

Cuidado com as dietas da moda!
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP alerta para os riscos que as dietas da moda, tidas como “milagrosas”, podem representar à saúde da população. Segundo a nutricionista Maíra Branco, a perda de peso rápida está relacionada a um maior risco e facilidade de reganho de peso.

“A perda de água e massa magra, mantendo gordura corporal ocasiona a maior chance de flacidez. Além disso, as dietas muito restritas podem causar deficiência de vitaminas e minerais, trazendo futuros problemas para a saúde”, explica.

Uma das dietas mais comentadas atualmente é a do óleo de coco. Ela vem com a promessa de estimular o metabolismo, promover queima de gordura e reduzir a fome. Nela, recomenda-se o consumo de três colheres de sopa de óleo de coco associado a uma dieta equilibrada, na qual sugere um cardápio com 1.200 calorias diárias.

“Uma dieta com esta quantidade calórica é considerada hipocalórica, o que levaria ao emagrecimento de quem a seguisse independentemente de outras substâncias associadas”, afirma Maíra.

A nutricionista diz, ainda, que o óleo de coco é rico em gordura saturada, que em excesso tem efeitos maléficos ao organismo. O consumo excessivo de gordura saturada está associado ao aumento do colesterol.

A recomendação de ingestão total de gordura saturada, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, Associação Médica Brasileira e American Heart Association, é de até 7% de todo o valor calórico consumido.

Com essa proposta de dieta de 1.200 calorias associada a três colheres de sopa de óleo de coco, o consumo de gordura saturada chegaria a cerca de 20% do valor energético total. Isto corresponde a mais que o dobro do consumo máximo recomendado. Além disso, não existe comprovação científica sobre as propriedades atribuídas ao óleo de coco.

O segredo para o emagrecimento saudável está na reeducação alimentar através de uma alimentação equilibrada, com todos os nutrientes necessários em quantidades adequadas (carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais).

Os carboidratos devem ser preferencialmente complexos, como grãos integrais, por exemplo. As gorduras devem ser consumidas com moderação e provenientes, principalmente, de óleos vegetais, sementes oleaginosas e peixes ricos em Omega três. Já as proteínas estão presentes em leites e derivados, carnes bovinas, suínas, aves e peixes e também leguminosas.

“Lembrando que a água é essencial para compor uma alimentação equilibrada, além de atividade física regular para manter a saúde em dia”, finaliza a nutricionista.

Mitos e verdades
Comer de três em três horas emagrece
- O ideal é fracionar a alimentação em várias refeições ao dia, comendo a cada três horas. Isso favorece a manutenção do metabolismo ativo, mantendo gasto energético. É importante não confundir o comer a cada três horas com “beliscar” ao longo do dia.

Comer somente até 20h - As pessoas têm um ritmo de atividades reduzidas no período noturno, sendo por isso indicado um consumo de menores quantidades de alimentos à noite.

Café - A cafeína age como um estimulante moderado, aumentando o alerta mental e acelerando o processo do raciocínio. Pesquisadores estudaram os seus efeitos metabólicos e verificaram que a substância não só faz aumentar o gasto de energia (em aproximadamente 13%), como também eleva a termogênese celular, a mobilização de ácidos graxos e a oxidação lipídica. O consumo recomendado de café é de três xícaras pequenas de café ao dia.

Água com limão - Não existe comprovação de que auxilie no emagrecimento, mas como não há relatos de malefícios, ela pode ser consumida, sem adição de açúcar, com o objetivo de hidratação.

Remédios naturais -  Não existem comprovação de seus efeitos no emagrecimento e também não se sabe se eles podem causar algum malefício a saúde dos indivíduos que os utilizem.

fonte

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #47 Online: 02 de Outubro de 2012, 13:27:34 »
Tou assustado com os conhecimentos da Laura em metabolismo. E não é formada nisso, vai dizer: "é que já fiz muito regime..."  :biglol:

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #48 Online: 02 de Outubro de 2012, 15:01:49 »
Tou assustado com os conhecimentos da Laura em metabolismo.

Eu também caí o queixo.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #49 Online: 02 de Outubro de 2012, 16:56:21 »
Tou assustado com os conhecimentos da Laura em metabolismo. E não é formada nisso, vai dizer: "é que já fiz muito regime..."  :biglol:

É mais ou menos isso... eu fui bailarina clássica e, como sempre fui magra, emagreci ainda mais naquela época. Então comecei a fazer um acompanhamento com uma nutricionista, para ganhar massa, e faço uma manutenção até hoje.

Falando assim fica parecendo que eu sou super regrada, mas não é bem assim. Adoro gordura, bacon, essas coisas... mas vou balanceando tudo. E quanto mais eu sei a respeito disso, mais livre fico para comer o que eu gosto, sem que isso tenha muita repercussão no meu corpo e na minha saúde.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!