Tem dois meses que mudei radicalmente minha rotina de atividades e um mês que tenho acompanhamento de preparador físico (agora todo mundo no trabalho tem que ter). Continuei com a mesma rotina de exercícios (4x na semana), mas quanto a alimentação, só estou comendo 2x por dia e está muito difícil mudar isso. Faço uma refeição quando acordo, por volta das 16hs e outra de madrugada, lá pras 3hs, basicamente só carne e salada.
Nesse período, perdi muita, muita, muita massa muscular e dei uma emagrecida drástica de uns 5kg. Preciso mudar isso, mas tá complicado. Devo estar morto em um ou dois meses...
Eu mesmo não consigo comer muito em uma refeição só, então tenho 4-5 refeições por dia, para não emagrecer. Perdi 5kgs nos últimos meses por estar fazendo só três refeições ao dia... Se continuar assim bato as botas também.
O que pode ajudar vocês é tomar maltodextrina, que nada mais é do que carboidrato complexo. Especialmente na tua dieta, Diegojaf, que está nitidamente pobre em carboidrato. Porque você só come carne e salada? Aderiu à paleo?
Tomar malto é bem barato, além de prático pra quem estuda e/ou trabalha e tem dificuldade de se alimentar. Provém energia o suficiente para que o corpo não precise catabolizar para se manter. Basicamente, é um pó que misturado a água se transforma num suco de sabor, normalmente, ruim e doce, sendo difícil de dissolver (primeiro, vira uma meleca e lá pelas tantas acaba dissolvendo). Quanto ao bcaa, é bom tomar, porque é impossível obter todos os aminoácidos necessários se alimentando mal.
Quanto ao horário de tomar e a quantidade, pode ser antes e depois do treino, junto com o bcaa. Nesse caso, deve-se incluir uma proteína no pós-treino (pode ser suplemento ou não). Se não treinar, pode tomar entre as refeições, só pra evitar o catabolismo, uma ou duas vezes diárias. A dose normal é uma grama de malto para cada quilo corporal. Eu odeio o gosto (de todos os sabores!), então dissolvo em bem pouca água e tomo de uma só vez fazendo careta, como um remédio.
Mas é frescura minha, nem é tão ruim assim.