Autor Tópico: Uruguai a um passo da descriminalização do aborto após voto de deputados  (Lida 16216 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Uruguai a um passo da descriminalização do aborto após voto de deputados
« Resposta #25 Online: 18 de Outubro de 2012, 17:52:01 »
Eu ainda não tenho uma opinião formada.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #26 Online: 18 de Outubro de 2012, 17:53:34 »
Laura.
penso que ter informação, não significa que a informação está sendo passada. (vide exemplo da descoberta do Bóson de Higgs, a grande maioria não possui a informação, mas elá é bem difundida).
Como psicólogo, atendo adolescentes que me retratam uma triste realidade, o SUS fornece o contraceptivos, porém os profissionais são altamente preconceituosos: "só o olhar de censura da enfermeira, me fez perder a vontade de sair de lá com a camisinha". Me relatou um dos adolescentes.

Bem vindo pqdrochabm. :)
Obrigado..

Entendo a questão do preconceito, que independe de serem profissionais do SUS, mas reflete o preconceito enraizado em grande parte de nossa sociedade. O Brasil é um país muito peculiar quanto ao pudor, pois embora exista uma banalização do erotismo, existe uma hipocrisia enorme acerca da sexualidade.
Concordo. Vide carnaval, filmes brasileiros (os antigos então!!!), alguns tipos de musicas que rola no meio midiático... e por aí vai...

Mesmo assim, acho loucura se expor a doenças e gravidez indesejada pelo olhar de censura de um desconhecido. :/
Entendo. Mas essa atitude em um adulto, talvez! mas um adolescente??? Não há nada mais intimidador que a reprovação para um adolescente...

Agora, não tem como comparar a informação sobre os métodos contraceptivos, sobre os quais há campanhas na televisão (você pode ir até uma favela, onde não haja saneamento básico, mas haverá uma televisão) e campanhas nas escolas com a informação sobre a partícula Bóson de Higgs.
Sim, concordo também! Mas foi só como exemplo, poderia utilizar qualquer uma outra...
O queria dizer era: jogar a informação para o alto não seguinifica que ela chagará ao conhecimento de todos...
Participei certa vez de um trabalho sobre "Adolescência e Sexualidade" em uma escola de 2º grau, foi impressionante a conceituação equivocada, tanto dos adolescentes, quanto dos professores.

Talvez eu esteja muito enganada, mas não consigo acreditar que um adolescente brasileiro, em 2012, não saiba como evitar uma gravidez. Por outro lado, me surpreenderia muito se ao menos metade deles soubessem o que é Bóson de Higgs. Concorda? :?
Você não está enganada, mas otimista demais. em uma conversa informal com uma colega de profissão, disse a ela que eu e minha esposa planejamos o nosso primeiro filho para 2014. Ela me respondeu: Esse é o tipo de coisa que a gente não planeja, não somos nós que decide...  :( :?
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline Edu

• Nível 02
  • *
« Resposta #27 Online: 18 de Outubro de 2012, 18:01:37 »
Mas lá no artigo da Constituição diz que se garante esse direito aos brasileiros e aos estrangeiros residentes. Se brasileiro o embrião não é, então deve ser um estrangeiro, né? Agora fiquei pensando, estrangeiro que não é residente (turista), também tem direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança etc?  :umm:

Brincadeiras a parte, é difícil definir vida (e morte, por consequência). Acho discutível que o embrião e posteriormente o feto possuam vida, mas, em prol do argumento, digamos que sim. Desse modo, aborto deveria ser ilegal, uma vez que consiste em retirar a vida de outra pessoa.

No entanto, a gravidez causa diversas alterações anatômicas e fisiológicas na mulher, restringindo sua liberdade, sua autonomia e, em certos casos, até colocando sua própria vida em perigo. Ora, é justo violar os direitos da mulher em prol do embrião/feto?

Minha área são as ciências biológicas, de forma que não possuo muitos conhecimentos legais, mas é assim que eu vejo esse debate.

Pessoalmente, eu sou a favor do aborto. Entretanto, mesmo que estivesse escrito na Constituição que aborto é liberado, isto não o torna permissível, e vice-versa.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #28 Online: 18 de Outubro de 2012, 18:06:48 »
Mas e aí, na visão brasileira, o aborto uruguaio é errado ou certo?

Antes de levantar argumentos cientificos, vamos dar uma olhada na Constuição Federal Brasileira de 1988:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...

Alguém é a favor ou contra o aborto por aqui?

Veja que esse artigo da constituição em questão não cabe no assunto aborto. Para ter uma nacionalidade, seja brasileira ou estrangeira, a pessoa precisa NASCER no Brasil ou em outro país. Antes de nascer ninguém é cidadão.

Refutavel: Não precisa ser cidadão brasileiro para ser contemplado por este artigo. Basta apenas estar dentro do território.

A definição que fica pendente é: vida e os crimes contra a mesma em território brasileiro.

E um não-nascido não esta em território brasileiro. A mãe dele esta, quando ele nascer ele estará, enquanto ele não nascer ele não tem direitos civi.

Art. 2º do Código Civil.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #29 Online: 18 de Outubro de 2012, 18:16:07 »

Antes de levantar argumentos cientificos, vamos dar uma olhada na Constuição Federal Brasileira de 1988:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...

Sou a favor.

Também sou a favor.

E sobre a questão da ignorância acerca de métodos contraceptivos: existe sim, muita ignorância, mas também existe conhecimento mal transmitido. Já vi histórias de adoloscentes que sabem que a camisinha previne a gravidez, mas ao mesmo tempo acham que sexo sem camisinha não engravida se for a primeira vez, ou que não sabem colocar a camisinha, e até que reusam (!) a camisinha, etc. E existem outros fatores: alguns rapazes exigem transar sem camisinha com suas namoradas "como uma prova de confiança" (não tente entender a lógica, estamos falando de adolescentes). Muitas meninas têm vergonha de pedir aos namorados para usar, outras têm vergonha de comprar. Enfim, não basta saber o mecanismo, é preciso atentar para a psicologia dos envolvidos e lidar com o machismo que ainda impera aqui.

Sem falar que existem os acidentes. Conheço um cara que tem dois filhos: o primeiro foi resultado da conjunção de um one night stand com uma camisinha furada. O outro foi porque a namorada usava a pílula, mas teve que tomar um remédio que - ninguém a avisou, anulava o efeito do anticoncepcional.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Edu

• Nível 02
  • *
« Resposta #30 Online: 18 de Outubro de 2012, 18:27:15 »
Sobre os anticoncepcionais:

Nenhum método é perfeito, mesmo com uso perfeito. A federação brasileira das associações de ginecologia e obstetrícia (FEBRASGO) publicou um pdf sobre isso: http://www.febrasgo.org.br/arquivos/femina/Femina2009/setembro/Femina-v37n9_Editorial.pdf. Está lá na última página as taxas de falhas de cada método. Faço aqui um caveat para os métodos de estimação dessas taxas.

Na verdade, camisinha é bom e todo mundo deve usar para prevenir DSTs. Para anticoncepção, melhor são os métodos hormonais. Mas camisinha também serve.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #31 Online: 18 de Outubro de 2012, 18:28:41 »

Veja que esse artigo da constituição em questão não cabe no assunto aborto. Para ter uma nacionalidade, seja brasileira ou estrangeira, a pessoa precisa NASCER no Brasil ou em outro país. Antes de nascer ninguém é cidadão.

Refutavel: Não precisa ser cidadão brasileiro para ser contemplado por este artigo. Basta apenas estar dentro do território.

A definição que fica pendente é: vida e os crimes contra a mesma em território brasileiro.

E um não-nascido não esta em território brasileiro. A mãe dele esta, quando ele nascer ele estará, enquanto ele não nascer ele não tem direitos civi.

Art. 2º do Código Civil.

Direito do nascituro é bem diferente se personalidade civil.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #32 Online: 18 de Outubro de 2012, 18:36:24 »

Art. 2º do Código Civil.

Direito do nascituro é bem diferente se personalidade civil.

De personalidade civil, sim, mas de expectativa de direitos e proteção à vida, não.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #33 Online: 18 de Outubro de 2012, 18:39:23 »
Aí falta a definição de vida humana.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #34 Online: 18 de Outubro de 2012, 18:52:12 »
Nisso já temos a do que não tem. Anencéfalo não tem. E não acho que irão flexibilizar a opinião sobre fetos saudáveis tão cedo...

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #35 Online: 18 de Outubro de 2012, 19:46:29 »
Ninguém em sã consciência é a favor do aborto,somos pró escolha. Sou contra o aborto e a favor da descriminalização. Interessante era rever as estatísticas após aprovação da lei, por exemplo se haverá melhora nos indicadores de saúde materna.
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #36 Online: 18 de Outubro de 2012, 19:55:08 »

Nem eu. Acho que alguns métodos anticoncepcionais até podem falhar realmente (discontando as vezes em que a falha não é do método, mas dos usuários), mas deve ser um percentual muito, muito ridículo, que nem de longe corresponde ao número de gravidezes indesejadas.

A população rural e de cidades muito pequenas muitas vezes não tem acesso a rede pública de distribuição de contraceptivos, são pessoas que muitas vezes não tem nem como se deslocar até um posto, ainda mais mensalmente. Mas acredito que a população urbana, mesmo de baixa renda, não tenha desculpa, são vários os métodos contraceptivos oferecidos pelo SUS e distribuídos nos postos. E não acho que falta de instrução tenha a ver com isso, ou alguém acha que é preciso alguma instrução formal para saber a causa da gravidez?

Há muitos anos, eu vi a entrevista de uma moradora de uma comunidade de baixa renda, onde havia tido um programa de contracepção do governo, com distribuição mensal de pílulas anticoncepcionais. Esse entrevista se passou um tempo depois do começo do programa, e a mulher em questão estava grávida. Quando perguntada se ela havia tomado a pílula corretamente, sua resposta foi que, como a pílula lhe causava enjoos, ela e seu marido revezavam, ou seja, um dia ela tomava a pílula e no outro dia ele tomava.

Depois disso, deixei de me surpreender com a ignorância de certas pessoas sobre este assunto.

É, talvez eu esteja subestimando o poder da ignorância.  :/

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #37 Online: 18 de Outubro de 2012, 20:00:56 »
Já vi moleque de 14 anos com 3 filhos e as mães (de 16 anos +-) orgulhosas de serem mães dos filhos "do cara" da favela, saindo no tapa entre elas quando ele foi preso pra ver quem ia acompanhar ele até a delegacia.

Pega uns assistentes sociais e vai lá explicar pra eles pra usarem camisinha, vai... :)

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #38 Online: 18 de Outubro de 2012, 20:21:16 »
Mesmo assim, acho loucura se expor a doenças e gravidez indesejada pelo olhar de censura de um desconhecido. :/

Entendo. Mas essa atitude em um adulto, talvez! mas um adolescente??? Não há nada mais intimidador que a reprovação para um adolescente...
Faz tempo que eu não tenho contato com adolescentes. Na minha época eles eram metidos a contestadores... :?

Talvez eu esteja muito enganada, mas não consigo acreditar que um adolescente brasileiro, em 2012, não saiba como evitar uma gravidez. Por outro lado, me surpreenderia muito se ao menos metade deles soubessem o que é Bóson de Higgs. Concorda? :?

Você não está enganada, mas otimista demais. em uma conversa informal com uma colega de profissão, disse a ela que eu e minha esposa planejamos o nosso primeiro filho para 2014. Ela me respondeu: Esse é o tipo de coisa que a gente não planeja, não somos nós que decide...  :( :?

Você está certo, tenho muita dificuldade de assimilar que algumas pessoas, mesmo com acesso a informação ainda façam tanta confusão com temas bastante simples. E quando a pessoa em questão acha que não é ela quem decide o próprio planejamento familiar, qualquer tentativa de compreensão fica ainda mais difícil. Se não é ela quem decide, não é ela que deve tomar as devidas precauções, não é ela a única responsável... esse tipo de raciocínio e comportamento me deixa totalmente confusa. :?   

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #39 Online: 18 de Outubro de 2012, 20:21:40 »
Já vi moleque de 14 anos com 3 filhos e as mães (de 16 anos +-) orgulhosas de serem mães dos filhos "do cara" da favela, saindo no tapa entre elas quando ele foi preso pra ver quem ia acompanhar ele até a delegacia.

Pega uns assistentes sociais e vai lá explicar pra eles pra usarem camisinha, vai... :)

:o
Ou eu sou muito bobinha ou vivo em outro planeta. :alien:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #40 Online: 18 de Outubro de 2012, 20:25:29 »

Essas crianças... :lol:

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #41 Online: 18 de Outubro de 2012, 20:36:47 »

É o teu trabalho que te dá toda essa bagagem sobre a esquisitice do comportamento humano. Se não, queria só ver...  :lol:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #42 Online: 18 de Outubro de 2012, 20:43:11 »

É o teu trabalho que te dá toda essa bagagem sobre a esquisitice do comportamento humano. Se não, queria só ver...  :lol:

Minha concepção sobre quase tudo virou 180 graus quando me tornei policial. Basta ver meus posts de início de fórum. Até meu namoro anterior começou a afundar com isso, especialmente quando comecei a mudar radicalmente minha visão sobre direitos humanos demais vagabundos. :lol:

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #43 Online: 18 de Outubro de 2012, 21:28:01 »
Você está certo, tenho muita dificuldade de assimilar que algumas pessoas, mesmo com acesso a informação ainda façam tanta confusão com temas bastante simples. E quando a pessoa em questão acha que não é ela quem decide o próprio planejamento familiar, qualquer tentativa de compreensão fica ainda mais difícil. Se não é ela quem decide, não é ela que deve tomar as devidas precauções, não é ela a única responsável... esse tipo de raciocínio e comportamento me deixa totalmente confusa. :?
E não se tratava de uma pessoa ignorante ou sem acesso e sim de uma pessoa com curso superior e trabalhando na área da saúde....  :hein: :hein:

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #44 Online: 18 de Outubro de 2012, 21:46:09 »
Nisso já temos a do que não tem. Anencéfalo não tem. E não acho que irão flexibilizar a opinião sobre fetos saudáveis tão cedo...

Aì que está o X da questão!

Com que argumentos poderemos validar ou não o aborto, sem saber até onde ele fere a Constituição Brasileira?

Ainda não encontrei artigos científicos que definam a vida. Quando nos posicionamos a favor ou contra, qual a base de argumentos?

Mais adiante: Qual a diferença entre um aborto de um feto de 6 meses de gestação, um de 9 meses e um que está sendo retirado da
barriga da mãe?

É um tema complicado, pois tende a colocar qualquer ideologia inconsistente à frente do bom senso.

E posso parecer meio lunático fazendo estas questões, mas elas incomodam... :lol:

Você está certo, tenho muita dificuldade de assimilar que algumas pessoas, mesmo com acesso a informação ainda façam tanta confusão com temas bastante simples. E quando a pessoa em questão acha que não é ela quem decide o próprio planejamento familiar, qualquer tentativa de compreensão fica ainda mais difícil. Se não é ela quem decide, não é ela que deve tomar as devidas precauções, não é ela a única responsável... esse tipo de raciocínio e comportamento me deixa totalmente confusa.   

Essas aí põem a culpa nos filhos indesejados pelos problemas financeiros e tals

Agora, não tem como comparar a informação sobre os métodos contraceptivos, sobre os quais há campanhas na televisão (você pode ir até uma favela, onde não haja saneamento básico, mas haverá uma televisão) e campanhas nas escolas com a informação sobre a partícula Bóson de Higgs.
Sim, concordo também! Mas foi só como exemplo, poderia utilizar qualquer uma outra...
O queria dizer era: jogar a informação para o alto não seguinifica que ela chagará ao conhecimento de todos...
Participei certa vez de um trabalho sobre "Adolescência e Sexualidade" em uma escola de 2º grau, foi impressionante a conceituação equivocada, tanto dos adolescentes, quanto dos professores.

Triste realidade  :(
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #45 Online: 18 de Outubro de 2012, 22:15:51 »
Mas essa atitude acontece, mais por motivos culturais do que por falta de vergonha na cara!
Em sua maioria, colocam a culpa das desmazelas ocorridas em suas vidas, em outras coisas e não assumem essas responsabilidades para si, pois, aprenderam e desenvolveram bem este auto-engano na dinâmica relacional em que vivem.

Também acho. Por isso que faço dinâmicas de grupo com adolescentes, no intuito de reconceituar alguns pressupostos e incentivar o senso critico, estamos andando em passos lentos, mas não acho que tá tudo perdido.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 18 de Outubro de 2012, 22:36:29 »

Aì que está o X da questão!

Com que argumentos poderemos validar ou não o aborto, sem saber até onde ele fere a Constituição Brasileira?

Ainda não encontrei artigos científicos que definam a vida. Quando nos posicionamos a favor ou contra, qual a base de argumentos?

Mais adiante: Qual a diferença entre um aborto de um feto de 6 meses de gestação, um de 9 meses e um que está sendo retirado da
barriga da mãe?

É um tema complicado, pois tende a colocar qualquer ideologia inconsistente à frente do bom senso.

E posso parecer meio lunático fazendo estas questões, mas elas incomodam... :lol:

Você está certo, tenho muita dificuldade de assimilar que algumas pessoas, mesmo com acesso a informação ainda façam tanta confusão com temas bastante simples. E quando a pessoa em questão acha que não é ela quem decide o próprio planejamento familiar, qualquer tentativa de compreensão fica ainda mais difícil. Se não é ela quem decide, não é ela que deve tomar as devidas precauções, não é ela a única responsável... esse tipo de raciocínio e comportamento me deixa totalmente confusa.   

A grande questão do aborto é determinar onde começa a vida que pode ser considerada humana. Por isso sou favorável à permissão do aborto até a formação do sistema  nervoso. É meio aleatório, mas acho que é um bom limite. Seguindo este parâmetro, abortar um feto de 6 ou 9 semanas seria igualmente criminoso.
"Deus prefere os ateus"

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #47 Online: 18 de Outubro de 2012, 22:37:56 »

Johnny, sou a favor da legalização do aborto, até a fase na qual o sistema nervoso ainda não foi totalmente desenvolvido. Pensei hoje sobre o assunto, enquanto fazia uma lista de prós e contras:

//Contras

01 - Com a legalização, poderiam surgir ainda mais clínicas clandestinas e algumas delas com falsa documentação, poderiam se passar por clínicas legais. Teria que haver uma rigorosa fiscalização e todos sabemos das dificuldades disso no Brasil.

02 - Poderia haver ainda mais descaso com o controle de natalidade e um aumento drástico de abortos realizados.

03 - O estado, que já disponibiliza gratuitamente métodos anticoncepcionais, teria que destinar parte da verba do SUS para fazer abortos, ao invés de tratar da saúde das pessoas. (Cogito também a descriminalização, sem que o estado custeie os procedimentos, mas isso não melhoraria em nada a questão dos abortos feitos em clínicas clandestinas.) 

//Prós

01 - As pessoas que já fariam um aborto de qualquer forma poderiam fazer em uma clínica legalizada, com profissionais habilitados, evitando complicações que, além de causarem danos nas pacientes (algumas vezes fatais) não precisariam ser corrigidas pela saúde pública, que muitas vezes tem que fazer uma curetagem para concluir um procedimento mal realizado, além de tratar de possíveis lesões uterinas.

02 - Acredito que ninguém deseje ou fique feliz em fazer um aborto. As mulheres que recorrem a isso devem estar desesperadas. Por isso, acredito que quem decide fazer um aborto o faz mesmo sendo ilegal. Sendo assim, o número de abortos realizados não aumentaria. O que certamente aumentaria seriam os números oficiais.

03 - Penso que uma mãe que deseja abortar provavelmente não será uma boa mãe, pelo menos não nesse momento, sendo incapaz de proporcionar um ambiente sadio para o desenvolvimento pleno de seu filho.

04 - Pesquisando sobre a situação dos países que optaram pela legalização, parece haver um padrão comportamental: nos primeiros anos, um pico de procedimentos realizados e a existência de clínicas clandestinas. Mas a longo prazo as mesmas vão sendo extintas e o número de procedimentos realizados também cai.

05 - O gasto que a saúde pública já tem corrigindo abortos mal realizados poderia equivaler aos gastos com a realização do procedimento. Na maioria dos países em que o aborto é legalizado, a maioria dos procedimentos é feita com medicamentos, que possuem um custo e um risco menor do que uma intervenção cirúrgica.

Vídeo do Guttmacher Institute, instituto de pesquisa sobre sexualidade e reprodução humanas. 

<a href="http://www.youtube.com/v/YVJu61BKpkI" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/YVJu61BKpkI</a>

Na África do Sul, após a legalização em 1996, o número de abortos aumentou e a clandestinidade das clínicas persiste até hoje.
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/reportagens/20968/legalizacao+do+aborto+na+africa+do+sul+nao+impede+clandestinidade+.shtml

Dados sobre a legalização do aborto em Portugal, que ocorreu em 2007.
http://www.litci.org/pt/option=com_content&view=article&id=2281

Dados sobre o aborto na França, legalizado desde 1975. No início houve um aumento no número de abortos realizados, mas com o passar do tempo esse número diminuiu. As clínicas clandestinas existiram em número significativo até 1995 e foram totalmente extintas em 2003.
http://www.doctissimo.fr/html/sante/mag_2000/mag1215/dossier/sa_3400_ivg_niv2.htm

Quarenta anos depois de ter a primeira clínica de aborto, ainda existem protestos na Holanda. Detalhe interessante: a Holanda, sendo um dos primeiros países a optar pela legalização é hoje um dos países com o menor número de procedimentos realizados do mundo.
http://archief.rnw.nl/portugues/article/40-anos-de-clinica-de-aborto-e-ainda-ha-protestos

Guttmacher Institute, tem várias informações e dados sobre o tema.
http://www.guttmacher.org/

Não levei em conta a atual Constituição Brasileira para a formação da minha opinião.

Posso mudar de ideia, especialmente se surgir uma boa argumentação por aqui. :)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #48 Online: 18 de Outubro de 2012, 23:49:42 »

Não levei em conta a atual Constituição Brasileira para a formação da minha opinião.

Estou lendo todo o seu material, mas já adianto que essa palavra que eu coloquei em negrito faz toda uma diferença.
Você acabou lembrando que ela pode mudar ao longo dos anos, e mudar a visão sobre o tema (embora seja burocrático ao extremo, ou via revolução).
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #49 Online: 19 de Outubro de 2012, 00:09:50 »

Estou lendo todo o seu material, mas já adianto que essa palavra que eu coloquei em negrito faz toda uma diferença.
Você acabou lembrando que ela pode mudar ao longo dos anos, e mudar a visão sobre o tema (embora seja burocrático ao extremo, ou via revolução).

:ok: Exatamente. A Constituição deve estar a serviço da segurança, da saúde e do bem-estar da população e é esperado que a mesma revista para atender às necessidades que surgem ao longo do tempo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!