Autor Tópico: Ateísmo e Espiritualidade.  (Lida 19630 vezes)

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
Ateísmo e Espiritualidade.
« Online: 01 de Outubro de 2012, 12:55:23 »
Queria saber a opinião de vcs, se um ateu pode ter algum grau de espiritualidade, não no sentido literal. Mas tipo não lembro em que livro de Carl Sagan, mas tem um que ele refere que tinha uma sensação  de plenitude, quando admirava a complexidade do Universo que possivelmente se parece com a elevação espiritual de certo credos religiosos(acredito que este fenômeno tem uma explicação ciêntifica). O próprio Marcelo Geiser narra algo parecido. O filme o contato, não lí o livro só vi o filme, A dra Cientista tem um experiência "mistica" por exemplo, que de certa forma transforma a vida dela. Obviamente ela não perdeu a sua postura cética, mas algo diferente aconteceu com ela. Ainda poderiamos citar alguns outros exemplos.  Mas  enfim vcs não tem curiosidade de experimentar algo semelhante? O que pensam sobre o assunto?
« Última modificação: 02 de Outubro de 2012, 12:20:40 por hsfrosa »
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline ss

• Nível 05
  • *
  • Skeptical
Re:Ateísmo e Espiritualidade.
« Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2012, 22:27:20 »
[Espiritualidade=ignorância]...
Somos uma espécie de macaco!!!
Qual o problema nisso?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2012, 20:33:22 »
Acho que você está estabelecendo uma relação equivocada com a espiritualidade. Quem nunca se sentiu maravilhado ao contemplar o céu numa noite estrelada? De observar a simetria nas plantas e na natureza em geral? De admirar uma obra de arte ou de se emocionar com uma poesia? Se apaixonar? Por que os ateus deveriam estar fechados à essas emoções?

Para admirar e se encantar com universo não é necessário crença alguma, apenas sensibilidade e inteligência.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2012, 21:31:52 »
Para admirar e se encantar com universo não é necessário crença alguma, apenas sensibilidade e inteligência.

Exatamente. As sensações de plenitude e de êxtase diante do universo não tem ligação com espiritualidade. Suponho que as pessoas que acreditam que tiveram uma experiência transcedental, se iludiram com alguma experiência sensorial, que desencadeou algum processo neurológico, que as faz acreditar que "despertaram para o mundo espiritual".

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2012, 21:42:01 »

Seria o caso de se considerar uma epifania? Ou esse termo está totalmente "dominado" pelos teístas?
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2012, 21:52:40 »

Ou esse termo está totalmente "dominado" pelos teístas?

Penso que sim.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2012, 21:59:39 »
Seria o caso de se considerar uma epifania? Ou esse termo está totalmente "dominado" pelos teístas?

Não, não está, porque epifania significa também uma "satisfação por compreender a essência de algo", como são os casos citados pelo Giga.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2012, 23:58:14 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2012, 22:57:50 »

Não, não está, porque epifania signifca também uma "satisfação por compreender a essência de algo", como são os casos citados pelo Giga.

Mas a conotação é bem ligada ao "divino". Possivelmente, se usar o termo entre teístas, será interpretado como algo espiritual.

(Noto que os crentes gostam muito de imaginar que os ateus, apesar de não terem religião, no fundo acreditam em alguma coisa. Depois de contar que sou atéia, frequentemente, ouço a pergunta: "Mas você não acredita em Deus? Em alguma força/energia que rege o universo?".)

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2012, 23:55:19 »
Acho que você está estabelecendo uma relação equivocada com a espiritualidade. Quem nunca se sentiu maravilhado ao contemplar o céu numa noite estrelada? De observar a simetria nas plantas e na natureza em geral? De admirar uma obra de arte ou de se emocionar com uma poesia? Se apaixonar? Por que os ateus deveriam estar fechados à essas emoções?

Tudo bem, a palavra eu sei é uma grande fonte mal entendidos,mas que existe algum sentimento assim que os crentes se referem como transcedental, que possamos sentir tb? Vcs nunca sentiram por exemplo uma vontade grande de agradecer por estar vivo por exemplo? Minha ideia não foi esta de fazer uma discussão mistica. Só apenas de sentimento e foi a palavra que achei. Vcs teriam medo de uma experiência desta?
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Outubro de 2012, 00:04:14 »
Vcs teriam medo de uma experiência desta?

Medo de que?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 03 de Outubro de 2012, 00:04:24 »
Não, não está, porque epifania signifca também uma "satisfação por compreender a essência de algo", como são os casos citados pelo Giga.
Mas a conotação é bem ligada ao "divino".

Sim, a maioria dos teístas acha isto. Quando eles conhecem a palavra epifania, é claro.

Possivelmente, se usar o termo entre teístas, será interpretado como algo espiritual.

Este é um dos motivos pelo qual eu explico aos teístas que a palavra epifania não tem vínculo sequer etimológico com o "divino" ou o sobrenatural.

(Noto que os crentes gostam muito de imaginar que os ateus, apesar de não terem religião, no fundo acreditam em alguma coisa. Depois de contar que sou atéia, frequentemente, ouço a pergunta: "Mas você não acredita em Deus? Em alguma força/energia que rege o universo?".)

Eu assim respondo:

Em negrito: Não há evidências que indiquem a existência de um deus.

Em itálico: Sim. Nas forças eletromagnética, gravidade, nuclear forte e nuclear fraca:P
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2012, 21:49:58 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 03 de Outubro de 2012, 00:11:14 »
Tudo bem, a palavra eu sei é uma grande fonte mal entendidos,mas que existe algum sentimento assim que os crentes se referem como transcedental, que possamos sentir tb? Vcs nunca sentiram por exemplo uma vontade grande de agradecer por estar vivo por exemplo?
[...]

Agradecer a quem ou a o quê por estar vivo? Ao Big Bang por permitir ao (este) Universo existir? À coalescência planetesimal por formar a Terra? À Tectônica de Placas por permitir que uma crosta continental tenha se formado e estabilizado e com isto possibilitou que animais evoluíssem e ocupassem a Terra?

O que você sugere?

Minha ideia não foi esta de fazer uma discussão mistica. Só apenas de sentimento e foi a palavra que achei. Vcs teriam medo de uma experiência desta?

Medo por experimentar um deslumbramento pela Natureza? Eu não tenho, porque quase toda vez que vou para o campo acontece isto comigo.
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #12 Online: 03 de Outubro de 2012, 00:20:47 »
Meu medo é ser assaltado quando paro no meio da rua à noite para contemplar as estrelas. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #13 Online: 03 de Outubro de 2012, 00:46:47 »

Eu assim respondo:

Em negrito: Não há evidências que indiquem a existência de um deus.

Em itálico: Sim. Nas forças eletromagnética, gravidade, nuclear forte e nuclera fraca:P

Provavelmente, quem me pergunta isso ignora essas forças...  :)

Minha resposta padrão: "Acredito no poder da mente."
É uma forma de eu falar o que eu penso, já que realmente eu acredito no poder da inteligência, do engenho, da criatividade, do raciocínio lógico, etc e ver no semblante das pessoas um ar de alívio, ao imaginarem que de alguma forma eu quis me referir a algo místico. Elas param de me importunar com perguntas sem sentido mais rapidamente.  :)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 03 de Outubro de 2012, 00:50:20 »
Corre sérios riscos de começar uma conversa sobre O Segredo. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Outubro de 2012, 00:55:13 »
Corre sérios riscos de começar uma conversa sobre O Segredo. :P

:biglol: Até hoje não aconteceu! Mas é um risco, sem dúvida.

Eu esqueço que a criatividade humana não tem limites e dá um jeitinho de colocar um misticismo em tudo.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Outubro de 2012, 01:30:41 »
Tudo bem, a palavra eu sei é uma grande fonte mal entendidos,mas que existe algum sentimento assim que os crentes se referem como transcedental, que possamos sentir tb?

Sim, o Gigaview já exemplificou sentimentos que eu acredito que sejam o mais próximo possível do "transcedental" de que você está falando. Nunca viu um crente justificar a sua crença com o encanto que a apreciação da natureza causa? Pra nós é um sentimento e para eles uma experiência transcedental.

Vcs nunca sentiram por exemplo uma vontade grande de agradecer por estar vivo por exemplo? Minha ideia não foi esta de fazer uma discussão mistica. Só apenas de sentimento e foi a palavra que achei.

Nunca senti vontade de agradecer por estar viva. Mas nunca passei por situação de alto risco de morte. Certamente agradeceria a quem me salvasse, mas ficar agradecendo assim "pro nada", não faz sentido para mim.

Vcs teriam medo de uma experiência desta?

Considero que eu sou bem sensível e fácil de impressionar (tem cada bobagem que eu acho extraordinária), então eu vivencio essas experiências com relativa frequência. Só não entendo por qual motivo alguém poderia temer isso.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Outubro de 2012, 15:50:30 »
Espiritualidade é necessária para o ser humano. Não só acho comum que o ateu/cético tenha, como acho essencial, já que supostamente ele perdeu o vínculo com alguma religião.

Os budistas são exemplos de ateus extremamente espiritualistas.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #18 Online: 04 de Outubro de 2012, 16:57:32 »
Espiritualidade é necessária para o ser humano. Não só acho comum que o ateu/cético tenha, como acho essencial, já que supostamente ele perdeu o vínculo com alguma religião.

Não acho que a espiritualidade seja necessária para o ser humano. E nem acho comum que um cético a tenha. Um ateu, até tudo bem, mas um cético não pode ter. Porque "espiritualidade" está relacionada a crença na existência de espíritos. E não existe nenhuma evidência de que existam espíritos.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Outubro de 2012, 17:21:36 »
Não acho que a espiritualidade seja necessária para o ser humano. E nem acho comum que um cético a tenha. Um ateu, até tudo bem, mas um cético não pode ter. Porque "espiritualidade" está relacionada a crença na existência de espíritos. E não existe nenhuma evidência de que existam espíritos.

Em algum outro tópico o forista Herr Kaleun apresentou a sua definição de "espiritualidade", que não tinha vínculo com crenças sobrenaturais, incluindo espíritos.
Foto USGS

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Outubro de 2012, 17:27:15 »
Em algum outro tópico o forista Herr Kaleun apresentou a sua definição de "espiritualidade", que não tinha vínculo com crenças sobrenaturais, incluindo espíritos.

Nesse caso, sugiro que ele utilize outra palavra, para que não seja mal interpretado.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Outubro de 2012, 17:51:42 »
Exatamente o meu ponto! Espiritualidade não tem nada a ver com "sentimento de estar vivo", "contemplação da imensidão do universo e da vida", etc.

Acho desnecessário ficar inventando novos significados para as palavras.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Outubro de 2012, 18:18:58 »

Acho desnecessário ficar inventando novos significados para as palavras.

...Sindrome de Lusitano.  :lol:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 04 de Outubro de 2012, 18:51:34 »
Vocês é que precisam pensar mais metaforicamente... é como implicar porque alguém disse que tu tens um "espírito vencedor". "NÃO! Eu não acredito em espíritos, alma, nada! Sugiro que você utilize a palavra 'personalidade' para não me confundir com um espírita! Passar bem. Obrigado, de nada."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Outubro de 2012, 18:53:02 »
Vocês é que precisam pensar mais metaforicamente... é como implicar porque alguém disse que tu tens um "espírito vencedor". "NÃO! Eu não acredito em espíritos, alma, nada! Sugiro que você utilize a palavra 'personalidade' para não me confundir com um espírita! Passar bem. Obrigado, de nada."

:hihi:
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!