Autor Tópico: Ateísmo e Espiritualidade.  (Lida 19631 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Ateísmo e Espiritualidade.
« Resposta #25 Online: 04 de Outubro de 2012, 18:57:31 »
Eu só acredito em espírito de porco.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #26 Online: 04 de Outubro de 2012, 19:30:52 »
Vocês é que precisam pensar mais metaforicamente... é como implicar porque alguém disse que tu tens um "espírito vencedor". "NÃO! Eu não acredito em espíritos, alma, nada! Sugiro que você utilize a palavra 'personalidade' para não me confundir com um espírita! Passar bem. Obrigado, de nada."

:P

Não é esse o problema. O problema é que a palavra "espiritualidade" realmente não remete a o que você está tentando passar. Quando alguém diz "você tem espírito vencedor", todo mundo consegue entender o que a pessoa está dizendo. Já quando alguém diz "Espiritualidade é necessário para a felicidade",  fica subentendido para todo mundo uma relação com religião e crença.

Ninguém vai ler a frase e pensar: "Pois é, devemos sempre ter essa consciência da plenitude do universo e o quão importante e bela é a nossa vida".
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #27 Online: 04 de Outubro de 2012, 19:41:57 »
Vocês é que precisam pensar mais metaforicamente...

Isso é coisa de quem entra em padaria pedindo cacetinho...

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #28 Online: 04 de Outubro de 2012, 19:44:59 »

Big LOL
 :biglol:
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #29 Online: 04 de Outubro de 2012, 20:13:37 »
Quando um psicólogo diz que a felicidade depende da espiritualidade, está se referindo a um estado mental de satisfação cujos motivadores no indivíduo religioso são associados à fé e no ateu/cético se restringem à compreensão ou à aceitação da realidade.

Quando um médico diz que a espiritualidade tem efeito sobre a cura do paciente, está se referindo a um estado mental que pode ser positivo (expectativa de cura, aceitação da realidade), ou neutro, ou negativo.

Em ambos os estados mentais a pessoa (EDIT: seja religiosa ou não) está sugestionável.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, 20:37:00 por Digão »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 04 de Outubro de 2012, 20:24:27 »
Resumindo: espiritualidade é coisa de crente, não importa muito em que.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #31 Online: 04 de Outubro de 2012, 20:32:28 »
Tá, mas disso poderiam sair um ou mais nomes alternativos. :)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 04 de Outubro de 2012, 20:34:53 »
O dr. "inserindo uma imagem de fígado podre aqui" Stéfano sempre indicava um livro intitulado "espiritualidade para céticos", que nunca li.

Spirituality for the Skeptic: The Thoughtful Love of Life

Robert C. Solomon
7 Resenhas
Oxford University Press, 04/12/2006 - 176 páginas
Is it possible to be spiritual and yet not believe in the supernatural? Can a person be spiritual without belonging to a religious group or organization?
In Spirituality for the Skeptic, philosopher Robert Solomon explores what it means to be spiritual in today's pluralistic world. Based on Solomon's own struggles to reconcile philosophy with religion, this book offers a model of a vibrant, fulfilling spirituality that embraces the complexities of human existence and acknowledges the joys and tragedies of life. Solomon has forged an enlightened new path that synthesizes spirituality with emotions, intellect, science, and common sense. His new paradigm, "naturalized" spirituality, establishes as its cornerstone the "thoughtful love of life"--a passionate concern for the here-and-now, and not the by-and-by. Being spiritual doesn't mean being holed up as a recluse, spending hours in meditation and contemplation, Solomon argues. It demands involvement and emotional engagement with others in the struggle to find meaning in our lives. As such, this modern-day spirituality encompasses a passionate enthusiasm for the world, the transformation of self, cosmic trust and rationality, coming to terms with fate, and viewing life as a gift, all of which are explored in depth throughout this book.
Spirituality for the Skeptic answers the need for a non-institutional, non-dogmatic spirituality that leads to personal fulfillment and satisfaction. By examining the ideas of great thinkers from Socrates and Nietzsche to Buddha to Kafka, Solomon arrives at a practical vision of spirituality that should appeal to many seekers looking to make sense of the human condition.

http://books.google.com.br/books/about/Spirituality_for_the_Skeptic.html?id=xGWwgFgCaPkC&redir_esc=y

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 04 de Outubro de 2012, 21:51:21 »
Vocês é que precisam pensar mais metaforicamente... é como implicar porque alguém disse que tu tens um "espírito vencedor". "NÃO! Eu não acredito em espíritos, alma, nada! Sugiro que você utilize a palavra 'personalidade' para não me confundir com um espírita! Passar bem. Obrigado, de nada."

:P

Não é esse o problema. O problema é que a palavra "espiritualidade" realmente não remete a o que você está tentando passar. Quando alguém diz "você tem espírito vencedor", todo mundo consegue entender o que a pessoa está dizendo. Já quando alguém diz "Espiritualidade é necessário para a felicidade",  fica subentendido para todo mundo uma relação com religião e crença.

Ninguém vai ler a frase e pensar: "Pois é, devemos sempre ter essa consciência da plenitude do universo e o quão importante e bela é a nossa vida".
Foda-se.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 04 de Outubro de 2012, 21:52:26 »

Cacetinho e roscas.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 04 de Outubro de 2012, 21:53:08 »
Resumindo: espiritualidade é coisa de crente, não importa muito em que.
:ok:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 04 de Outubro de 2012, 22:16:11 »
Herr Kaleun está furioso.

Corram para as montanhas ou refugiem-se nas cavernas...  :biglol:
Foto USGS

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 04 de Outubro de 2012, 22:28:03 »
Not yet, Kamaraden! Not yet!

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #38 Online: 05 de Outubro de 2012, 02:18:14 »
:medo:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #39 Online: 06 de Outubro de 2012, 07:50:49 »
 Sinceramente,quando escrevi a msg do tópico fiz com um certo trollismo voluntario/involuntario. Pq sabia incoscientemente que chamaria mais atenção do que se colocasse com qualquer outra palavra ali, todos aqui acredito eu, qdo postam em qualquer lugar, gostam que suas postagem promovam discussão(é uma espécie de vaidade, que ideia boa o cara teve), comigo não é diferente. 
 No filme que citei a Dr Cientista do Filme "O contato" queria conhecer algo extraordinário ao tentar conseguir contato com seres alienígenas,o que ela queria era ver uma patinha do dragão(Pra mim este é um dos princípios do encantamento). E quando viu no filme nem conseguiu saber se aquilo era real ou imaginário. E pra quem viu o filme ela sentiu se mais próximos de alguns religiosos, apartir de então. Acredito que ai deva estar um questionamento de Carl Sagan, sobre qual verdade procuramos? Será que uma civilização que por ventura esteja mil anos luz nos daria  uma resposta que gostaríamos de ver e ouvir, ou estaríamos apta para entende-la? Isso me remeteu a uma discussão na antiga STR, perguntaram o que seria uma prova cabal que Deus/ou divindades existem? No tópico em questão ficou bem evidente que não haveria como ter uma prova cabal que Deus existe, pq mesmo que se por exemplo ele visse hj e falasse conosco, como saberíamos que este que nos fala é Deus, poderíamos elaborar hipóteses mil? Poderíamos pensar isto pra Alma por exemplo(coisa que nunca pensei mto)?
 Pq toda essa discussão e em rolação,isto tudo pq pra mim existe um cisma entre nós céticos e os religiosos. Temos um certo ar de superioridade, acreditamos que temos uma avaliação melhor da realidade , como se tivéssemos saído do matrix, ou tivessemos vistos por detrás do mundo das sombras de Platão. Igualmente acontece com os religiosos e ficamos sem conseguir discussão entre este 2 mundos. Mtos não conseguem ver que existem coisa boas na religião, ideias interessantes  e o pouco que dialogamos com este conhecimento, e quando acontece se dá por um certo distanciamento. Bem são só ideias minhas, podem descer o cacete, Elas são pra isso mesmo.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, 08:00:54 por hsfrosa »
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #40 Online: 06 de Outubro de 2012, 07:58:55 »

Vcs nunca sentiram por exemplo uma vontade grande de agradecer por estar vivo por exemplo? Minha ideia não foi esta de fazer uma discussão mistica. Só apenas de sentimento e foi a palavra que achei.

Nunca senti vontade de agradecer por estar viva. Mas nunca passei por situação de alto risco de morte. Certamente agradeceria a quem me salvasse, mas ficar agradecendo assim "pro nada", não faz sentido para mim.
Tipo eu poderia agradecer pro meu pai por estar vivo por exemplo,que foi uns dos principais responsáveis, mas este por sua vez poderia agradecer pro meu avô pai dele, e por dai em diante poderíamos chegar até o BIG BANG.
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 06 de Outubro de 2012, 08:26:53 »

Vcs nunca sentiram por exemplo uma vontade grande de agradecer por estar vivo por exemplo? Minha ideia não foi esta de fazer uma discussão mistica. Só apenas de sentimento e foi a palavra que achei.

Nunca senti vontade de agradecer por estar viva. Mas nunca passei por situação de alto risco de morte. Certamente agradeceria a quem me salvasse, mas ficar agradecendo assim "pro nada", não faz sentido para mim.
Tipo eu poderia agradecer pro meu pai por estar vivo por exemplo,que foi uns dos principais responsáveis, mas este por sua vez poderia agradecer pro meu avô pai dele, e por dai em diante poderíamos chegar até o BIG BANG.

Não seria possível porque o homem não surgiu como espécie no mesmo instante que ocorreu o Big Bang (13,7 bilhões de anos).  :P
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 06 de Outubro de 2012, 08:39:31 »
[...]
Pq toda essa discussão e em rolação,isto tudo pq pra mim existe um cisma entre nós céticos e os religiosos. Temos um certo ar de superioridade, acreditamos que temos uma avaliação melhor da realidade , como se tivéssemos saído do matrix, ou tivessemos vistos por detrás do mundo das sombras de Platão.
[...]

A não ser que você admita que exista algum outro tipo de realidade além do mundo físico, não há a menor margem de dúvida que os céticos escudados na Ciência, tem uma percepção muito mais clara da realidade objetiva.

Igualmente acontece com os religiosos e ficamos sem conseguir discussão entre este 2 mundos.

Discussão há. Aliás é o que mais existiu e existe.

Em menor grau há compreensão e tolerância.

Mas uma convergência total, ou até mesmo em grande medida, não é possível porque os dois grupos partem de premissas muito diferentes. As duas cosmovisões são inconciliáveis.

Mtos não conseguem ver que existem coisa boas na religião, ideias interessantes  e o pouco que dialogamos com este conhecimento, e quando acontece se dá por um certo distanciamento.

Eu acho que quase todos os céticos reconhecem alguma coisa de importante na religião. Mas nos pontos que buscam a descrição e a explicação de aspectos fundamentais da Natureza e do homem são, no meu entender, muito divergentes.
Foto USGS

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #43 Online: 06 de Outubro de 2012, 10:52:14 »
[Espiritualidade=ignorância]...

BINGO! Sei que não foi sua intenção amigão, mas abriste uma chance para eu citar algo que há muito tempo estava com vontade de escrever.
Na revista espírita de 1862, pagina 38 encontramos o seguinte:

"É verdade que esta e outras questões se afastam do ponto de vista moral, que é a meta do espiritismo. Eis por que seria um equívoco fazê-lo objeto de preocupações constantes. Sabemos, aliás, no que respeita ao princípio das coisas, que os espíritos, por não saberem tudo, só dizem o que sabem ou o que pensam saber......"

Para entender ao que o texto se refere, basta uma rápida pesquisa no santo google mas, resumindo, é justamente da ignorância dos supostos espíritos!
Daí a constante insistência do pé de cana aqui em mostrar a parte moral da doutrina e ressaltar a importância da ciência como fonte real do conhecimento humano.   :)

Abraço galera!
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 06 de Outubro de 2012, 11:18:59 »
[Espiritualidade=ignorância]...

BINGO! Sei que não foi sua intenção amigão, mas abriste uma chance para eu citar algo que há muito tempo estava com vontade de escrever.
Na revista espírita de 1862, pagina 38 encontramos o seguinte:

"É verdade que esta e outras questões se afastam do ponto de vista moral, que é a meta do espiritismo. Eis por que seria um equívoco fazê-lo objeto de preocupações constantes. Sabemos, aliás, no que respeita ao princípio das coisas, que os espíritos, por não saberem tudo, só dizem o que sabem ou o que pensam saber......"

Para entender ao que o texto se refere, basta uma rápida pesquisa no santo google mas, resumindo, é justamente da ignorância dos supostos espíritos!
Daí a constante insistência do pé de cana aqui em mostrar a parte moral da doutrina e ressaltar a importância da ciência como fonte real do conhecimento humano.   :)

Abraço galera!

Acho que você não entendeu. Não é a ignorância dos espíritos que faz o espiritismo a espiritualidade ignorante mas a ignorância das pessoas em acreditar em espíritos na espiritualidade. Essa questão moral desaba diante da imoralidade do racismo que existe na DE.

Correio, tenta de novo.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #45 Online: 06 de Outubro de 2012, 11:35:21 »
Sério mesmo Giga? Então tá bom!

" O corpo deriva do corpo, mas o espírito não procede do espírito. Entre os descendentes das raças apenas há consanguinidade" LE 207.

"....o espiritismo, restituindo ao espírito o seu verdadeiro papel na criação, constatando a superioridade da inteligência sobre a matéria, faz com que desapareçam, naturalmente, todas as distinções estabelecidas entre homens, conforme as vantagens corporais e mundanas, sobre as quais só o orgulho fundou as castas e os estúpidos preconceitos de cor." Revista espírita, 1861, pg 432.

Não vou colar o texto agora, estou saindo para trabalhar( YES I DID IT! consegui um trampo!) mas leia o texto da revista espírita, 1867, p 231 e se possível, comente sua conclusão. Obrigado.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 06 de Outubro de 2012, 11:54:16 »
Sério mesmo Giga? Então tá bom!

" O corpo deriva do corpo, mas o espírito não procede do espírito. Entre os descendentes das raças apenas há consanguinidade" LE 207.

"....o espiritismo, restituindo ao espírito o seu verdadeiro papel na criação, constatando a superioridade da inteligência sobre a matéria, faz com que desapareçam, naturalmente, todas as distinções estabelecidas entre homens, conforme as vantagens corporais e mundanas, sobre as quais só o orgulho fundou as castas e os estúpidos preconceitos de cor." Revista espírita, 1861, pg 432.

Não vou colar o texto agora, estou saindo para trabalhar( YES I DID IT! consegui um trampo!) mas leia o texto da revista espírita, 1867, p 231 e se possível, comente sua conclusão. Obrigado.

Os espíritos dizem uma coisa na DE e outra na revista espírita e Kardec resolveu seguir pelo caminho do racismo. Isso mostra como o espiritismo é contraditório. Aliás, tão contraditório que até mesmo Kardec "teria" enviado uma mensagem do além se dizendo arrependido de ter codificado o espiritismo que fez utilizando os médiuns que lhe ajudaram a reunir em vida as mensagens dos espíritos superiores.

Refutado. Tenta mais uma vez...

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #47 Online: 07 de Outubro de 2012, 11:36:32 »
Os espíritos dizem uma coisa na DE e outra na revista espírita e Kardec resolveu seguir pelo caminho do racismo.
Chegamos ao divisor das águas! Sabe aquela estória dos dez (10) mandamentos? Então, não matarás, porém, Moisés faz justamente o contrário no primeiro momento que encontra o povão adorando a imagem de um bezerro.
Isso mostra como o espiritismo é contraditório.
Não! No espiritismo encontramos apenas ensinamentos de amor, perdão e caridade. A contradição está na ação e reação de pessoas, não na doutrina.

Aliás, tão contraditório que até mesmo Kardec "teria" enviado uma mensagem do além se dizendo arrependido de ter codificado o espiritismo que fez utilizando os médiuns que lhe ajudaram a reunir em vida as mensagens dos espíritos superiores.
Uma analogia tola: Imagine Einstein se arrependendo da descoberta da teoria da relatividade. A mesma mudaria com isso? Nossos satélites de GPS não precisariam mais dos ajustes de tempo?
Giga meu amigão, por mais que você odeie o espiritismo, não conseguirás mudar o que o mesmo ensina. Podes até atacar os espíritas. E com razão! A maioria esmagadora são de bestas mesmo! A doutrina fala em acatar a ciência sempre que a mesma demonstrar falhas nas supostas comunicações dos espíritos mas, tem Mané que fala em vida em Marte e casas de famosos compositores em Júpiter! Aí meu camarada, o velho ditado: O pior cego é aquele que não quer ver!
Abraço
« Última modificação: 07 de Outubro de 2012, 11:39:11 por Correio »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 07 de Outubro de 2012, 15:58:25 »
Pelo menos concordamos em alguns pontos.

Offline ss

• Nível 05
  • *
  • Skeptical
« Resposta #49 Online: 07 de Outubro de 2012, 22:31:59 »
espíritos=ignorância
essa também é valida, se discorda me prova que estou errado(com provas não falacias quânticas :chorao:) que ainda te dou um milhão de dólares pelo esclarecimento. :ok:
Somos uma espécie de macaco!!!
Qual o problema nisso?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!