Autor Tópico: Ateísmo e Espiritualidade.  (Lida 19632 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re:Ateísmo e Espiritualidade.
« Resposta #50 Online: 08 de Outubro de 2012, 10:03:32 »
Sinceramente,quando escrevi a msg do tópico fiz com um certo trollismo voluntario/involuntario. Pq sabia incoscientemente que chamaria mais atenção do que se colocasse com qualquer outra palavra ali, todos aqui acredito eu, qdo postam em qualquer lugar, gostam que suas postagem promovam discussão(é uma espécie de vaidade, que ideia boa o cara teve), comigo não é diferente. 
 No filme que citei a Dr Cientista do Filme "O contato" queria conhecer algo extraordinário ao tentar conseguir contato com seres alienígenas,o que ela queria era ver uma patinha do dragão(Pra mim este é um dos princípios do encantamento). E quando viu no filme nem conseguiu saber se aquilo era real ou imaginário. E pra quem viu o filme ela sentiu se mais próximos de alguns religiosos, apartir de então. Acredito que ai deva estar um questionamento de Carl Sagan, sobre qual verdade procuramos? Será que uma civilização que por ventura esteja mil anos luz nos daria  uma resposta que gostaríamos de ver e ouvir, ou estaríamos apta para entende-la? Isso me remeteu a uma discussão na antiga STR, perguntaram o que seria uma prova cabal que Deus/ou divindades existem? No tópico em questão ficou bem evidente que não haveria como ter uma prova cabal que Deus existe, pq mesmo que se por exemplo ele visse hj e falasse conosco, como saberíamos que este que nos fala é Deus, poderíamos elaborar hipóteses mil? Poderíamos pensar isto pra Alma por exemplo(coisa que nunca pensei mto)?
 Pq toda essa discussão e em rolação,isto tudo pq pra mim existe um cisma entre nós céticos e os religiosos. Temos um certo ar de superioridade, acreditamos que temos uma avaliação melhor da realidade , como se tivéssemos saído do matrix, ou tivessemos vistos por detrás do mundo das sombras de Platão. Igualmente acontece com os religiosos e ficamos sem conseguir discussão entre este 2 mundos. Mtos não conseguem ver que existem coisa boas na religião, ideias interessantes  e o pouco que dialogamos com este conhecimento, e quando acontece se dá por um certo distanciamento. Bem são só ideias minhas, podem descer o cacete, Elas são pra isso mesmo.

Belo post. :ok:

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #51 Online: 08 de Outubro de 2012, 12:47:08 »
espíritos=ignorância
essa também é valida, se discorda me prova que estou errado(com provas não falacias quânticas :chorao:) que ainda te dou um milhão de dólares pelo esclarecimento. :ok:

Deu uma de Mané agora amigão! Não entendeu a parte que escrevi onde os supostos espíritos são ignorantes? Cara, eu sou uma das bestas espíritas que mencionei para meu camarada Giga, quer provas da existência de espíritos? EU TAMBÉM! Até agora a ciência não deu nenhum parecer positivo e duvido que um dia dará. A doutrina está válida para mim apenas em alguns aspectos e por sorte, justamente no que a mesma mais martela, ser melhor para com o próximo. FIM.
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #52 Online: 08 de Outubro de 2012, 12:51:01 »
O italobarbiot faz dessas, ele escreve sem ler o que os outros postaram, depois acho que nem volta para ler as respostas... em outros tópicos fez isso também...

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #53 Online: 08 de Outubro de 2012, 13:01:57 »
O italobarbiot faz dessas, ele escreve sem ler o que os outros postaram, depois acho que nem volta para ler as respostas... em outros tópicos fez isso também...

Normal isto. Na boa, ele acaba favorecendo de alguma forma, afinal, permite espaço para se colocar alguma opinião.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #54 Online: 08 de Outubro de 2012, 13:09:43 »
Sinceramente,quando escrevi a msg do tópico fiz com um certo trollismo voluntario/involuntario. Pq sabia incoscientemente que chamaria mais atenção do que se colocasse com qualquer outra palavra ali, todos aqui acredito eu, qdo postam em qualquer lugar, gostam que suas postagem promovam discussão(é uma espécie de vaidade, que ideia boa o cara teve), comigo não é diferente. 
 No filme que citei a Dr Cientista do Filme "O contato" queria conhecer algo extraordinário ao tentar conseguir contato com seres alienígenas,o que ela queria era ver uma patinha do dragão(Pra mim este é um dos princípios do encantamento). E quando viu no filme nem conseguiu saber se aquilo era real ou imaginário. E pra quem viu o filme ela sentiu se mais próximos de alguns religiosos, apartir de então. Acredito que ai deva estar um questionamento de Carl Sagan, sobre qual verdade procuramos? Será que uma civilização que por ventura esteja mil anos luz nos daria  uma resposta que gostaríamos de ver e ouvir, ou estaríamos apta para entende-la? Isso me remeteu a uma discussão na antiga STR, perguntaram o que seria uma prova cabal que Deus/ou divindades existem? No tópico em questão ficou bem evidente que não haveria como ter uma prova cabal que Deus existe, pq mesmo que se por exemplo ele visse hj e falasse conosco, como saberíamos que este que nos fala é Deus, poderíamos elaborar hipóteses mil? Poderíamos pensar isto pra Alma por exemplo(coisa que nunca pensei mto)?
 Pq toda essa discussão e em rolação,isto tudo pq pra mim existe um cisma entre nós céticos e os religiosos. Temos um certo ar de superioridade, acreditamos que temos uma avaliação melhor da realidade , como se tivéssemos saído do matrix, ou tivessemos vistos por detrás do mundo das sombras de Platão. Igualmente acontece com os religiosos e ficamos sem conseguir discussão entre este 2 mundos. Mtos não conseguem ver que existem coisa boas na religião, ideias interessantes  e o pouco que dialogamos com este conhecimento, e quando acontece se dá por um certo distanciamento. Bem são só ideias minhas, podem descer o cacete, Elas são pra isso mesmo.

De fato, confesso que fica bem difícil não acreditar que tenho uma avaliação melhor da realidade ao me comparar com pessoas que acreditam em dogmas sem nenhum fundamento concreto e, para mim, não se trata de "ter saído da matrix". Não tenho formação científica, assim como não tenho dúvidas de que um cientista tenha uma compreensão da realidade e do mundo muito melhor e mais útil do que a minha. Mas, afinal, porque isso me interessaria? Não estou participando de nenhum campeonato de lucidez e nem tenho pretensão de ter a minha existência lembrada como sendo de grande utilidade. Minha vida é voltada para vivenciar o máximo de bem estar, estou sempre negociando comigo mesma, planejando e encontrando meios de viver melhor. E o ateísmo, aliado as minhas experiências pessoais, tem um papel fundamental em me dotar de praticidade, em me livrar de adiamentos, em me fazer aproveitar cada oportunidade e valorizar cada momento.

Quanto a isso, sou absolutamente radical. Realmente não desejo envolvimento com nenhuma religião ou doutrina, que em nada tem a contribuir com o meu desenvolvimento. Não vejo muita validade em ensinamentos religiosos como "amar ao próximo como a ti mesmo". Ok, até são bonitos, mas não me farão amar os vizinhos, os transeuntes da rua, os caixas de bancos ou seja lá quem mais. Sinto respeito por essas pessoas -coisa que em geral, falta bastante no comportamento da maioria dos religiosos- , mas continuarei a amar quem já amo. Por puro interesse literário e um apreço antigo por mitologias, tive algum breve contato com certas religiões, mas logo reparei que as religiões ocidentais atuais tem uma mitologia bem menos rica e interessante do que as crenças mais antigas, então ficou só nisso. Não sinto nenhuma vontade ou necessidade de retomar esse contato.

Algumas das pessoas que mais amo são crentes em alguma coisa, todos sabem que sou atéia e apenas alguns poucos ainda tentam alguma doutrinação ou fazem algum comentário de cunho religioso ou espiritual. Quando acontece, eu apenas sorrio, com um olhar de "tá de sacanagem, né?" e, no máximo, digo logo "já falei pra largar essa cachaça". Não me permito transformar em discussão algo tão subjetivo e por isso mesmo não fico exclamando minhas convicções a cada oportunidade. Se alguma forma de espiritualidade funcionar como gerador de bem estar para alguém, entendo o uso desse recurso. Mas se funcionar como gerador de culpa, medo, angústia, intolerância, violência e ignorância, como acredito que funcione para a maioria, simplesmente não faz sentido algum.

E se o forista Herr Kaleun quer chamar de espiritualidade seja lá o que for o que ele sente diante da beleza, complexidade e imensidão do universo, tudo bem.  :ok:
Desde que, é claro, não espere ser compreendido por outros foristas ateus. :wink:

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #55 Online: 08 de Outubro de 2012, 13:23:24 »
Laura, seu post está perfeito, bem claro e elucidativo de sua postura perante a vida. Eu, e creio que muitos que frequentam o fórum, pensamos da mesma forma. Colocou em palavras o que realmente pensamos e sentimos frente à nossa lide diária.

Só uma pequena ressalva:

Não vejo muita validade em ensinamentos religiosos como "amar ao próximo como a ti mesmo". Ok, até são bonitos, mas não me farão amar os vizinhos, os transeuntes da rua, os caixas de bancos ou seja lá quem mais. Sinto respeito por essas pessoas -coisa que em geral, falta bastante no comportamento da maioria dos religiosos- , mas continuarei a amar quem já amo.

No meu entender, esse "amar ao próximo como a ti mesmo" está regulado na medida da solidariedade, da compaixão e simpatia pelas pessoas. Não implica no amor pessoal nem mesmo intenso. Aquele caixa de banco que me atende, aquele jornaleiro que me entrega o jornal e o porteiro do prédio não são alvo do meu amor pessoal, mas por essas pessoas, e por todas com quem cruzo no caminho, eu procuro ter um olhar tolerante, piedoso, desarmado e aberto. Não sei porque, mas essa forma de olhar as pessoas me deixa mais leve. Acho que talvez porque pense que eles têm os mesmos problemas que eu, que compartilham comigo a dureza da estrada, o fardo de estar vivo. Não é hipocrisia nem estou posando de bacana. É o que muitas vezes me flagro pensando, principalmente quando recebo um gesto de gentileza inesperado.

Concordo que devemos amar quem já amamos, e torná-lo bem ciente disso todos os dias. Isso também melhora em muito a minha qualidade de vida. Depois de uma confirmação assim, eu sempre respiro melhor. Seria essa, a espirituaidade citada por Herr Kaleun?

Mas todo o resto do post está impecável.
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #56 Online: 08 de Outubro de 2012, 13:35:26 »
No meu entender, esse "amar ao próximo como a ti mesmo" está regulado na medida da solidariedade, da compaixão e simpatia pelas pessoas. Não implica no amor pessoal nem mesmo intenso. Aquele caixa de banco que me atende, aquele jornaleiro que me entrega o jornal e o porteiro do prédio não são alvo do meu amor pessoal, mas por essas pessoas, e por todas com quem cruzo no caminho, eu procuro ter um olhar tolerante, piedoso, desarmado e aberto. Não sei porque, mas essa forma de olhar as pessoas me deixa mais leve. Acho que talvez porque pense que eles têm os mesmos problemas que eu, que compartilham comigo a dureza da estrada, o fardo de estar vivo. Não é hipocrisia nem estou posando de bacana. É o que muitas vezes me flagro pensando, principalmente quando recebo um gesto de gentileza inesperado.

Canopus, entendi o que disse e concordo com tudo. Fui muito rígida e exigi muita precisão de um texto escrito há muito tempo, sobre um assunto em que interpretações diversas de uma mesma palavra são permitidas. Muito obrigada pela ressalva. :)

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #57 Online: 08 de Outubro de 2012, 13:39:14 »

Vcs nunca sentiram por exemplo uma vontade grande de agradecer por estar vivo por exemplo? Minha ideia não foi esta de fazer uma discussão mistica. Só apenas de sentimento e foi a palavra que achei.

Nunca senti vontade de agradecer por estar viva. Mas nunca passei por situação de alto risco de morte. Certamente agradeceria a quem me salvasse, mas ficar agradecendo assim "pro nada", não faz sentido para mim.
Tipo eu poderia agradecer pro meu pai por estar vivo por exemplo,que foi uns dos principais responsáveis, mas este por sua vez poderia agradecer pro meu avô pai dele, e por dai em diante poderíamos chegar até o BIG BANG.

Já agradeci ao meu pai os cuidados e a educação que me deu, além da enorme influência positiva que teve sobre mim. Agradeci a paciência que teve (e ainda tem) comigo. Mas agradecer pela minha concepção, específicamente, nunca agradeci e acho que não o farei. Por algum motivo isso não faz muito sentido para mim. Talvez por saber que sou fruto de uma noite "muito louca de carnaval", segundo ele mesmo, mas não tenho certeza. :)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #58 Online: 08 de Outubro de 2012, 13:41:43 »
Não apenas perfeito mas, com o acréscimo do mais feliz dos comentários, este feito por você amigão Canopus! Parabéns! Na minha opinião, o sentido de existir está justamente nesta harmonia, solidariedade e respeito entre os humanos. Assim sendo, vocês são melhores que 99,9999 porcento dos religiosos deste planeta. :ok:

Abraços :)

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #59 Online: 08 de Outubro de 2012, 13:44:47 »
:)
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #60 Online: 08 de Outubro de 2012, 16:34:03 »
Sou cristão, e caminho a passos lentissimos no rosacrucianismo (já li os posts do Gigaview sobre isto) e venho de uma familia de "diversidade religiosa".

Diante de tanta diversidade, cresci com a seguinte mentalidade: crenças (ou não crenças)  são individuais e não transferiveis (hereditárias, por exemplo).
Até onde percebi, talvez todos os resultados cientificos agora e no futuro sejam contrários às espiritualidade em geral.

A melhor postura social seria se as pessoas de crenças divergentes, quando forem se comunicar, adotassem o comum acordo de que "o que foi alcançado e o que poderá se alcançado através da metodologia cíentifica atual é o que vale", porque assim teremos provas concretas e válidas dos objetos das discussões e evitaria conflitos.

« Última modificação: 08 de Outubro de 2012, 16:37:43 por JohnnyRivers »
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 08 de Outubro de 2012, 16:40:39 »
Espiritualidade é uma dimensão do ser e está ligado ao modo como a pessoa lida com o transcendental. A forma como se processa essa ligação é que varia de acordo com as várias religiões (ou com nenhuma religião) e não depende da fé em deuses ou espíritos. Quem parece que possui um trabalho interessante sobre isso é o filósofo francês André Comte-Sponville.

Ateísmo espiritual
Espiritualidade ateísta

O título dessa postagem seria um paradoxo?

Não para André Comte-Sponville, um dos mais respeitados filósofos franceses da atualidade. Seus livros já foram traduzidos para mais de vinte idiomas e embora declarando-se ateu, vai contra a corrente de escritores populares que escrevem sobre a temática religiosa, mas que participam de uma verdadeira cruzada radical e militante(eu diria até, religiosa!) pelo ateísmo, como Michael Onfrey, Christopher Hitchens e Richard Dawkings.

Comte-Sponville opta pelo meio-termo e defende um "ateismo fiel", que vem a ser uma espiritualidade forte porém contrária à ideia transcendente de Deus. É uma espiritualidade guiada apenas pelas virtudes e pela sabedoria da tradição filosófica cética e humanista. Para ele, o saber filosófico deveria superar a crença religiosa, inclusive sua dimensão espiritual, o que não significa aversão à religião nem opção pelo niilismo.

"laicidade não significa ódio às religiões"

Para ele, a "laicidade não significa ódio às religiões", mas o niilismo "conduz à idolatria mercantil e à violência". Seu livro mais recente que fez muito sucesso foi "Pequeno tratado das grandes virtudes", marcado pelo estilo direto e acessível. Para quem o critica por ser um filósofo "sucesso de mídia", midiático, Comte-Sponville responde: "sou um filósofo antigo, procuro pensar à maneira dos antigos, especialmente Epicuro e Espinosa, para resolver problemas atuais".

Sobre religião, espiritualidade e sobre o significado do termo "ateu fiel", ele nos diz:

"A religião é uma forma de espiritualidade mas nem toda espiritualidade é religiosa. O que é religião? É uma crença que aponta para o sobrenatural, para o transcendente, para o sagrado, para o divino. Eu não acredito em nada disso! O que é espiritualidade? É a vida do espírito, especialmente em sua relação com o infinito, com a eternidade, com o absoluto. É menos uma crença que uma experiência: É submeter nosso aspecto finito ao infinito, nosso aspecto temporal à eternidade, do nosso aspecto relativo ao absoluto."

"Os ateus não tem menos espírito que os outros. Por que teriam menos espiritualidade? A vida espiritual não é sempre religiosa. O infinito, a eternidade e o absoluto não são transcendentes e sobrenaturais. Como para Epicuro ou Espinosa, o infinito, a eternidade e o absoluto não são nada transcendentes ou sobrenaturais; eles são imanentes e naturais, são a própria natureza. Estamos dentro do infinito (o espaço), dentro da eternidade(o tempo), dentro do absoluto(o todo, ou seja, o conjunto de todas as relações o qual não poderia por definição ser relativo a qualquer outra coisa)."
E por fim,

"O naturalismo desemboca numa mística da imanência. Já estamos salvos, já estamos dentro do Reino: a eternidade é agora".

fonte: http://adrianoped.blogspot.com.br/2010/06/ateismo-espiritual.html

Curiosamente, acho que é blog do Adriano...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 08 de Outubro de 2012, 16:50:01 »
...e caminho a passos lentissimos no rosacrucianismo (já li os posts do Gigaview sobre isto)...

:twisted:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 08 de Outubro de 2012, 16:56:36 »
Espiritualidade é uma dimensão do ser e está ligado ao modo como a pessoa lida com o transcendental. A forma como se processa essa ligação é que varia de acordo com as várias religiões (ou com nenhuma religião) e não depende da fé em deuses ou espíritos. Quem parece que possui um trabalho interessante sobre isso é o filósofo francês André Comte-Sponville.

Ateísmo espiritual
Espiritualidade ateísta

O título dessa postagem seria um paradoxo?

Não para André Comte-Sponville, um dos mais respeitados filósofos franceses da atualidade. Seus livros já foram traduzidos para mais de vinte idiomas e embora declarando-se ateu, vai contra a corrente de escritores populares que escrevem sobre a temática religiosa, mas que participam de uma verdadeira cruzada radical e militante(eu diria até, religiosa!) pelo ateísmo, como Michael Onfrey, Christopher Hitchens e Richard Dawkings.

Comte-Sponville opta pelo meio-termo e defende um "ateismo fiel", que vem a ser uma espiritualidade forte porém contrária à ideia transcendente de Deus. É uma espiritualidade guiada apenas pelas virtudes e pela sabedoria da tradição filosófica cética e humanista. Para ele, o saber filosófico deveria superar a crença religiosa, inclusive sua dimensão espiritual, o que não significa aversão à religião nem opção pelo niilismo.

"laicidade não significa ódio às religiões"

Para ele, a "laicidade não significa ódio às religiões", mas o niilismo "conduz à idolatria mercantil e à violência". Seu livro mais recente que fez muito sucesso foi "Pequeno tratado das grandes virtudes", marcado pelo estilo direto e acessível. Para quem o critica por ser um filósofo "sucesso de mídia", midiático, Comte-Sponville responde: "sou um filósofo antigo, procuro pensar à maneira dos antigos, especialmente Epicuro e Espinosa, para resolver problemas atuais".

Sobre religião, espiritualidade e sobre o significado do termo "ateu fiel", ele nos diz:

"A religião é uma forma de espiritualidade mas nem toda espiritualidade é religiosa. O que é religião? É uma crença que aponta para o sobrenatural, para o transcendente, para o sagrado, para o divino. Eu não acredito em nada disso! O que é espiritualidade? É a vida do espírito, especialmente em sua relação com o infinito, com a eternidade, com o absoluto. É menos uma crença que uma experiência: É submeter nosso aspecto finito ao infinito, nosso aspecto temporal à eternidade, do nosso aspecto relativo ao absoluto."

"Os ateus não tem menos espírito que os outros. Por que teriam menos espiritualidade? A vida espiritual não é sempre religiosa. O infinito, a eternidade e o absoluto não são transcendentes e sobrenaturais. Como para Epicuro ou Espinosa, o infinito, a eternidade e o absoluto não são nada transcendentes ou sobrenaturais; eles são imanentes e naturais, são a própria natureza. Estamos dentro do infinito (o espaço), dentro da eternidade(o tempo), dentro do absoluto(o todo, ou seja, o conjunto de todas as relações o qual não poderia por definição ser relativo a qualquer outra coisa)."
E por fim,

"O naturalismo desemboca numa mística da imanência. Já estamos salvos, já estamos dentro do Reino: a eternidade é agora".

fonte: http://adrianoped.blogspot.com.br/2010/06/ateismo-espiritual.html

Curiosamente, acho que é blog do Adriano...

Como o blog nem menciona a projeciologia, o Waldo e coisas do gênero, suponho que seja da fase em que o Adriano abandonou tudo isso para depois ter uma recaída.

Mas é um blog interessante, pelo menos bem mais claro do que os posts dele aqui no CC.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #64 Online: 08 de Outubro de 2012, 18:36:06 »
Sou cristão, e caminho a passos lentissimos no rosacrucianismo (já li os posts do Gigaview sobre isto) e venho de uma familia de "diversidade religiosa".

Diante de tanta diversidade, cresci com a seguinte mentalidade: crenças (ou não crenças)  são individuais e não transferiveis (hereditárias, por exemplo).
Até onde percebi, talvez todos os resultados cientificos agora e no futuro sejam contrários às espiritualidade em geral.

A melhor postura social seria se as pessoas de crenças divergentes, quando forem se comunicar, adotassem o comum acordo de que "o que foi alcançado e o que poderá se alcançado através da metodologia cíentifica atual é o que vale", porque assim teremos provas concretas e válidas dos objetos das discussões e evitaria conflitos.

Sem nenhum proselitismo, só curiosidade mesmo, pergunto:
01 - Se você atribui a devida importância as evidências científicas a ponto de afirmar: 
"o que foi alcançado e o que poderá se alcançado através da metodologia cíentifica atual é o que vale", porque assim teremos provas concretas e válidas dos objetos das discussões e evitaria conflitos.
Porque é um cristão que caminha para o rosacrucianismo?

02 - Você não acha que se todos adotassem socialmente o acordo proposto por você, apenas o ateísmo seria considerado válido (pelo menos até esse momento) e seria totalmente impossível que as pessoas conversassem sobre suas crenças, a não ser que tivessem a mesma? Sendo um cristão que caminha para o rosacrucianismo, como você se sente?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #65 Online: 08 de Outubro de 2012, 20:23:05 »
Confuso. Agora ele se sente confuso.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 08 de Outubro de 2012, 20:31:24 »
Um cristão que caminha a passos lentíssimos no rosacrucianismo nem desconfia que vai acabar virando espírita com Blavatsky no lugar de Kardec.  :twisted:

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #67 Online: 09 de Outubro de 2012, 10:51:12 »

Sem nenhum proselitismo, só curiosidade mesmo, pergunto:
01 - Se você atribui a devida importância as evidências científicas a ponto de afirmar: 
"o que foi alcançado e o que poderá se alcançado através da metodologia cíentifica atual é o que vale", porque assim teremos provas concretas e válidas dos objetos das discussões e evitaria conflitos.
Porque é um cristão que caminha para o rosacrucianismo?

É apenas uma teoria a ser discutida, como estou fazendo aqui. Concordo que sõe confuso essas minhas idéias. Mas o processo evolutivo não pode ser mais rapido devido a poluição de muitas crenças exageradas. O que  não significa que todos devam ser ateus, dado que existe uma grande incógnita no antes e depois da vida (concepção e morte) e em alguns fatos indiretos da mesma (eventos aleatórios conforme os teorias cientificas, intervenções divinas conforme religiões, etc...). Sou contrário a qualquer fanatismo.

Outra fato é que, devido a falta de informações, infelizmente acontece estes tipos de crimes:

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2012/09/25/familia-e-condenada-por-morte-e-exorcismo-de-mulher-gravida.htm

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/japao-executa-2-presos-e-numero-de-mortos-em-2012-chega-a-7

Também uma falta de senso comum geram as já conhecidas jihads, declarações de tonalidades homofóbicas de pastores, oposições religiosas á pesquisas  cientificas (como é o caso das pesquisas sobre  as células troncos em células embrionárias), "comércio religioso" (expressão dada por mim mesmo, no que se refere ao crescimento de igrejas  e cultos de vários nomes que cobram dizimos em troca de serviços religiosos e são imunes a impostos federais e municipais), gozações ofensivas e públicas por parte de alguns ateus sobre religiões (me refiro só as públicas que ferem o bom senso, já que em grupos fechados obedecem ao direito de livre expressão)

Quanto a sua pergunta sobre mim: Tenho minhas crenças e estou buscando mais conhecimentos sobre elas, mas não tenho palavras para descreve-las e traduzir numa linguagem aceita aqui.

02 - Você não acha que se todos adotassem socialmente o acordo proposto por você, apenas o ateísmo seria considerado válido (pelo menos até esse momento) e seria totalmente impossível que as pessoas conversassem sobre suas crenças, a não ser que tivessem a mesma? Sendo um cristão que caminha para o rosacrucianismo, como você se sente?

Não seria impossivel, porque existem pessoas de mente aberta. E não é que o ateísmo seja considerado válido, mesmo porque há espaço para crenças, mas este modelo reduziria indiretamente a "ignorância" da pessoas em outros assuntos diverso (política, finanças,etc.), pois passariam a questionar mais certas coisas.

O que eu escrevi ainda pode estar confuso, mas não consigo descomplicar no momento... :biglol: To tentando... :biglol:

Um cristão que caminha a passos lentíssimos no rosacrucianismo nem desconfia que vai acabar virando espírita com Blavatsky no lugar de Kardec.  :twisted:

Maldade. Ainda não tinha pensado por este lado.:biglol:

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #68 Online: 09 de Outubro de 2012, 11:10:48 »
Nossa Johnny, que miscelânea! :)

Beleza, perguntei só pra tentar entender como você pensa. Acho que entendi... :lol:

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #69 Online: 09 de Outubro de 2012, 11:15:50 »
Nossa Johnny, que miscelânea! :)

Beleza, perguntei só pra tentar entender como você pensa. Acho que entendi... :lol:

Desculpe-me, sou afobado.... :biglol:

- Skid Row

Offline TBF

• Nível 01
  • *
« Resposta #70 Online: 02 de Novembro de 2012, 03:51:32 »
Não sinto nada parecido com "espiritualidade", conexão com um plano superior ou algo do gênero. Fico embasbacado quando admiro o céu noturno ou uma paisagem natural magnífica, mas não ligo isso com nada parecido com "espiritualidade", e sim com a beleza e a força da natureza.

Agora, se eu acho que um ateu pode sentir algum tipo de "conexão transcedental" com alguma coisa? Pode ué...pode sentir o que quiser.

Para mim apenas não faz sentido. Jamais me passou pela cabeça: "Rapaz....essa Via Láctea é linda demais, ela deve ter sido feita por alguém/alguma coisa muito foda!!"

Offline Espíritos Nunca Mais

• Nível 12
  • *
« Resposta #71 Online: 29 de Novembro de 2012, 23:52:08 »
Credo, que atraso. Ateísmo, espiritualidade? Corpo não tem alma não hem !

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #72 Online: 01 de Dezembro de 2012, 17:46:12 »
Resumindo: espiritualidade é coisa de crente, não importa muito em que.
E pros queridões do:

Espiritualismo = Ignorância

INVENTEM OUTRA! Espiritualidade não precisa ser coisa de crente, claro, as religiões tem todas seus lados espirituais, mas há jeitos diferentes de se construir sua crença espiritual (não espirita), eu sou um exemplo disso, eu acredito em Alma, Eu Maior e Eu Menor, e minhas crenças não são de forma alguma contraditórias com a ciência, e acredito que muita coisa que há no espiritualismo, como existência de alma e paranormalidade deveriam ser estudas a sério pela ciência, mas a sério mesmo, a únicas pesquisas sobre esses temas ou são por PseudoCéticos que pegam "Para"normais charlatões de proposito para provarem suas crenças, mas nem se metem a pegar uns Praticantes de ChiFung.

Eu, apesar do meu grau de espiritualidade não me tornei ignorante, nem fechei minha mente, estou ciente de que posso estar errado em TUDO, mas, você, cético, ateu, saiba que a ciência também pode estar errada, e, ainda bem que algumas pessoas sabem disso, se não a ciencia nunca ia avançar.
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 01 de Dezembro de 2012, 18:24:22 »
Mais perguntas e observações:

e minhas crenças não são de forma alguma contraditórias com a ciência

Não é atributo da ciência provar que Deus ou alma existem. Ela tem coisa muito mais importante pra fazer.

mas nem se metem a pegar uns Praticantes de ChiFung.

Do que se trata? ChiFung?

...mas, você, cético, ateu, saiba que a ciência também pode estar errada...

Essa é uma qualidade da ciência, saber que pode estar errada, ao contrário de alguns crentes.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 01 de Dezembro de 2012, 18:27:57 »
Espiritualismo = Ignorância
INVENTEM OUTRA! Espiritualidade não precisa ser coisa de crente, claro, as religiões tem todas seus lados espirituais, mas há jeitos diferentes de se construir sua crença espiritual (não espirita), eu sou um exemplo disso, eu acredito em Alma, Eu Maior e Eu Menor, e minhas crenças não são de forma alguma contraditórias com a ciência, e acredito que muita coisa que há no espiritualismo, como existência de alma e paranormalidade deveriam ser estudas a sério pela ciência,
[...]

Desculpe caro Filosofo Superficial, mas não existe nenhuma evidência de alma ou de entidades espirituais. Então a Ciência não lhe dá suporte para esta afirmação.

mas a sério mesmo, a únicas pesquisas sobre esses temas ou são por PseudoCéticos que pegam "Para"normais charlatões de proposito para provarem suas crenças, mas nem se metem a pegar uns Praticantes de ChiFung.

Sou pouco afeito aos temas supracitados mas acho que há material científico em abundância para, até o momento, descartar como factíveis tais proposições.

Eu, apesar do meu grau de espiritualidade não me tornei ignorante, nem fechei minha mente, estou ciente de que posso estar errado em TUDO, mas, você, cético, ateu, saiba que a ciência também pode estar errada, e, ainda bem que algumas pessoas sabem disso, se não a ciencia nunca ia avançar.

O "erro" faz parte do avanço da Ciência. Mas isto não significa que crendices e wishful thinking devam ocupar ocupar o lugar do ceticismo e do método científico como meio de aquisição de conhecimento científico, o único confiável para entender a realidade objetiva.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2012, 22:19:50 por Geotecton »
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!